FCP vs Benfica – parte I

Espero que os jogadores do Inter odeiem a sua profissão durante 90 minutos“.

Domingo.
20h15.
É este o espírito.

14 comentários

  1. Esse Piqué não conhece o Mourinho senão saberia que ele adora este tipo de frases para "picar" os seus jogadores. Foi um dar munições ao inimigo por parte do jogador do barça.
    Espero que o Mourinho chegue à final e… perca. Depois de sair do FC Porto veio dizer que o FC Porto sem ele não voltaria a ganhar uma competição europeia (depois corrigiu e disse durante muito tempo mas mantendo o "sem ele" armado em Deus na terra), pois eu faço votos de que a "praga" que ele rogou lhe sirva também a ele. Nos campeonatos por onde passe que ganhe tudo mas a nível europeu desejo que tenha o mesmo sucesso que o FC Porto.

  2. O espírito que se vive na Catalunha é algo quase inagualável, mas gostava que o Porto e o Norte também tivessem um pouco mais desse espírito. Infelizmente ainda há muitos ignorantes que são do Norte e são Benfiquistas. Quase todos os dias me pergunto como isso é possível (desde logo, ter de fazer 300km para ir ver um jogo da sua equipa ao vivo a jogar em casa + Centralismo, etc..), e só encontro uma razão: provavelmente foi-lhes imposto pelo seu pai, que viveu no tempo da ditadura. Enfim..

    Já agora, Jorge, dá uma vista de olhos neste post: http://misticadodragao.blogspot.com/2010/04/apitos-que-definem-epocas.html

    Ainda está fresquinho, e já tenho pessoal a falar-me em mais lances para lá colocar.. :))

  3. @ André Oliveira

    Bem, sou de BGC e sócio do SLB. Como cálculas não gostei do teu comment e já não é a 1ª vez que me dizem isso…

    1º nem toda a gente da catalunha é do Barcelona, muitos adeptos são do RMadrid e do Espanyol (2ª equipa).

    2º Sou do SLB, não por ter sido imposto, tive liberdade de escolha. Cresci a ouvir o pinto da costa a falar na TV e nas rádios e nunca gostei do estilo incendiário dele o que ajudou a que não "escolhesse" o FCP. Jogadores como João Pinto (o vosso 2) e paulinho santos, entre muitos outros ajudaram a que nunca pudesse ser portista (fazem parecer o Alves um anjo…).
    Claro que também poderia ter optado por um salgueiros ou boavista, mas como não sou portuense não se justificava…Restava o GDB que enfim, qd era pequeno só jogavam lá os filhos de papás… O SCP é o clube da aristrocacia e eu sou do povo…

    3º o ponto 2 serve para justificar a escolha, mas se calhar (é assim que penso) estava destinado a ser do SLB nem que tivesse nascido na Austrália, não consigo explicar…

    4º Se a única razão para seres do FCP é a região, então acho que tens o mundo ao contrário..

    5º Não sei como podem apoiar o vosso eterno presidente, isso sim bem mais grave do que viver a 500 Km do estádio…

    6º Os adeptos não se conquistam só com vitórias…
    Cumps

  4. O comentário do miguel é de uma desonestidade intelectual gritante.
    As desculpas esfarrapadas para ser adepto de um clube que lhe foi imposto não "colam".
    Eu não tenho nada a ver com isso mas depois de ler o comentário e para quem sabe "ler" as pessoas percebe tão facilmente que o clube que ele apoia não lhe é assim tão importante e nota-se até um certo ressentimento por nunca ter mudado de clube.

    A seguir virás com mais explicações (se calhar não, depois de ler isto) mas não adianta pois eu dou-te exemplos a seguir das tuas falácias.
    Não há adeptos (em numero significativo) do Real em Barcelona nem ao contrário, assim como não há adeptos do Manchester em Londres (em numero significativo) nem adeptos do Bayern Munique em Hamburgo. Podem os grandes colossos europeus ter adeptos em todo mundo mas são colossos que chegam com a sua maquina de propaganda (maquina criada e suportada por dinheiros deles próprios, e eficazes) a todo o lado. Já o teu clube tem essa maquina sem custos alguns. Coisa única no mundo e típica de países mais "atrasados mentais". Não existe clube que tenha sido apoiado e sustentado por uma ditadura que depois desta cair tenha continuado a ser apoiado por todo um país que se sentiu livre para optar (o Real Madrid podia ser outro benfica mas os espanhóis pelos vistos são mais inteligentes) e livres para deixar de apoiar o clube que lhes tinha sido imposto. A região, o sitio onde nasces e/ou onde vives é o teu sitio. Não é por acaso que nos campeonatos distritais vês pessoas que apoiam o clube do sitio onde moram e quando mudam de casa mudam de clube "pequeno" que apoiam.

    Quanto ao apoiar o presidente que temos só te digo: Querias.
    Querias tu tê-lo como teu presidente. E deixo-te um link de um blogue que explica muito facilmente de onde vem esse teu pensamento criado (sim esse teu pensamento não é teu, absorveste-o) e como todos os benfikistas lá chegaram, e aliás serve para te contrariar tembém o teu 2º ponto.
    http://misticaazulebranca.blogspot.com/

    E quanto ao teu ultimo ponto, seria mais fácil ser usado por nós Portistas que por benfikistas.
    É que vocês tentam diminuir as vitórias dos outros mas este ano de certeza que têm vergonha da forma como vão ganhar o campeonato (ou não, a maioria anda tão desesperada que acham que vale tudo) e no entanto dizem (dizem mas não é o que pensam) que foi um campeonato limpinho), aliás para isso até tenho outro link:
    http://misticadodragao.blogspot.com/
    Nós só nos contentamos com vitórias a sério não é com vitórias no bilhar e hóquei ou noutra qualquer modalidade. Este fim de semana FC Porto ganha em hóquei patins o 9º campeonato seguido e nós: Normal, somos os maiores e ainda bem mas o que interessa para os adeptos do futebol é mesmo o futebol.
    Benfikistas ganham no futsal ou no ciclismo ou no berlinde: Somos os maiores de tudo e não há clube como o nosso e ninguém nos pára. Podem não ganhar nada durante anos no futebol mas de repente as outras modalidades são as mais importantes de sempre.
    Ou seja a desonestidade intelectual é típica do benfikista.

  5. @ Steve Bracotelli
    A minha única resposta a tudo o que escreveste é

    Se a única razão para seres do FCP é a região, então acho que tens o mundo ao contrário..
    Cumps

  6. Desculpa Jorge tou a ser chato…

    O texto que escrevi dirigia-se mais para a parte de se ser do clube da mesma cidade e não para outras questões…

    Acho o título do SLB justíssimo. Melhor defesa, melhor ataque, mehor futebol jogado e equipa mais consistente.

    Deixo-te uma pergunta Steve:

    Os títulos ganhos pelo porto na época da fruta (2003 a 2005) achas que foram justo? Eu também, pelas razões que indiquei acima, mas desta vez a favor do FCP. Se recuares no tempo irás ver que aconteceram "casos" muito piores do que estes. De repente lembro-me de 2, a camisola rasgada do Rui Jorge e bota do Deco no árbitro…

    Eu sei que custa muito perder, só espero que se não ganhares o campeonato durante uma decada continues a apoiar o teu clube como o fazes hoje, é que posso te garantir, não é nada fácil ir para o café ver um jogo do teu clube a luar pelo sexto lugar a 3 jornadas do fim com o mesmo entusiasmo de ser a luta pelo título no próximo fim de semana.É que pra mim ver jogar o SLB é sempre um prazer, seja para que lugar for.
    cumps

  7. Ó meu amigo,
    por algum motivo eu destaquei o Real Madrid não?
    Assim como em Portugal também em Espanha houve tendência para querer concentrar o poder futebolístico no mesmo clube a seguir à ditadura mas depois desta acabar os nuestos hermanos não foram no engodo e rapidamente as pessoas assumiram o seu cantinho como algo pelo qual vale a pena lutar. O que não quer dizer que não haja nichos de adeptos em várias regiões de Espanha, não só na Catalunha, agora o tal numero que falaste não o vi em lado nenhum do link, mas não duvido do que escreveste, sei é que comparado com os portugueses benfikistas espalhados por Portugal são de certeza menos que em Espanha os madridistas fora da capital. O contrário é que não acontecerá nunca (adeptos do barça na capital) pois nunca teve a tal máquina ditatorial a impor-lo ao povo espanhol nem teve ou terá gente que vá mudar do clube da sua cidade só porque ganha Ligas dos Campeões. E o resto dos exemplos que dei continuam válidos para justificar o que quis dizer.

  8. Vi agora a parte do tal milhão ou mais.

    "Cuántos madridistas hay en Cataluña?
    Somos un millón o más, pero a efectos de los medios y de las instituciones como si no fuéramos ninguno, no existimos para ellos."

    Se conseguiste ler a parte do numero também devias conseguir ler a parte que ele diz que é como se não existissem. Não lhes dão crédito e eu também não. Aliás o tipo até podia ter dito que são mais de 2 milhões, ninguém sabe, são como se não existissem. É um bom argumento a meu favor. Ninguém na Catalunha lhes liga e nem na capital querem saber de adeptos "traidores". São provavelmente os restantes resistentes do resultado da máquina propagandista do tempo de Franco, com fim anunciado. Este tipo se tem filhos provavelmente até serão adeptos do barça.
    Muito ao contrário de Portugal, onde a "maquina" não dorme não relaxa e não dá tréguas até conseguir os seus intentos ou até ser derrotada numa batalha mas se o for estará sempre a "arranjar" novas. Mas isso só dá mais valor à nossa luta e … garanto-te que enquanto houver um Portista…um só que seja… há luta.

  9. Vejo que censuraste o meu último comment, estás no teu direito como moderador. Penso que não ofendia nada nem ninguém, até te elogiava…
    Fiquem todos com as vossas opiniões unanimes (haverá alguma piada nisso?).

    PS-Existirá a possibilidade remota de não teres recebido o comment?
    Cumps

  10. @miguel: garantidamente não censurei comentário nenhum! enquanto a discussão decorrer de uma forma educada e civilizada não vou usar desses mecanismos! o último comentário teu que recebi começava com "Desculpa Jorge estou a ser chato", e para além de não estares a ser chato, tens todo o direito a defender a tua dama, por isso publiquei-o :)
    se era outro comentário, manda-o outra vez, pode ter ficado perdido pelo caminho por algum motivo…
    é por estas e por outras que eu não queria activar a moderação de comentários, porque Às vezes um gajo pode não reparar num comentário X ou Y e depois arrisca-se a que achem que estamos a censurar :(

  11. Também ponderei essa hipotese (achei estranho não publicares), ainda bem que foi isso.:)
    O comment ainda era da "discussão" com o steve e já não me lembro de tudo o que dizia (e não o guardei…).

    Resumindo penso que dizia que não ia entrar em testamentos como ele faz, que para isso uso o meu blog, e que aqui não iria alongar em casos de arbitragem, e recomendava que ele fosse ver alguns posts do meu blog para ver o "meu" lado. Sei que é preciso coragem para ver as opiniões do "inimigo" mas a mim, por exemplo deixa-me menos indignado quando vejo blogs afectos ao FCP. Cada um queixa-se dos lances em que é prejudicado e esquece-se dos lances em que foi beneficiado. Por isso a leitura de blogs opostos fara sempre bem (nos limites da moderação e do insulto).
    Cumps

  12. a discussão com o Steve está animada e nem me meti ao barulho para vos deixar extravasar à vontade. acaba por ser uma conversa de "tolos" porque cada um vai continuar a defender a sua posição. continuo a concordar com o Steve em termos da implementação da cultura de clube na região, e quanto a blogs de outros clubes…é isso que faço, sempre que posso. convém conhecer o "inimigo" para conseguir perceber o que pensam e, mais importante, porque o pensam!

    @ Steve: não leves a mal, concordo contigo e não com o miguel, e ele sabe disso ;)

Deixar uma resposta