Carta aberta a João Moutinho

Bom dia, João.

Esta é uma semana complicada para ti, não tenho dúvidas. O regresso a Alvalade vai ser difícil, logo tu que como filho pródigo regressas a uma casa onde quais pais super-protectores te tentaram impedir de crescer e de jogar a outro nível. Não sei o que se passou entre ti e os teus antigos patrões e sinceramente não me interessa.

Tens de entrar em campo com a mesma fibra que tens mostrado. Em nenhum momento podes ceder à enorme pressão que vais carregar em cima dos teus ombros até porque, meu amigo, prepara-te para uma sessão extra de agressões verbais, cânticos insultuosos, arremesso de isqueiros (Dupont, claro), canetas Mont-Blanc e latinhas de caviar. Não se pode censurar a atitude dos adeptos (a parte que não magoa), ainda me lembro de ter feito a mesma coisa ao Drulovic, ao Zahovic, ao Jardel e ao Paulo Assunção e sei o que o pessoal sente. Os adeptos não sabem ver a diferença entre fé cega, devoção desmedida e a pura realidade analítica da vontade de sair, é impossível conseguirmos fazê-lo, a incapacidade deve estar embebida no nosso ADN, não vale a pena contestar. Já estarás habituado à tua dose de insultos, mas estes vão ser especiais, garanto. Vão bater lá no fundo, vão-te fazer cerrar os dentes e impelir-te a jogar a um nível diferente, quiçá mais agressivo que o normal, porque não haveria ambrósia mais doce para um sportinguista que te ver a ser expulso em Alvalade.

Resiste.

Puxa pelas forças que consigas juntar, acalma a mente e joga. Mostra-lhes que o que os transforma em símios a ganir (eu que já o fui) é a pura constatação que aquele puto, aquele talentoso rapaz que desliza pelo relvado com passes certeiros e que organiza o jogo como poucos…já não usa as cores deles. E isso, como compreendes, dá cabo de um gajo.

Por isso a única coisa que me causa alguma apreensão é a tua cabeça. Espero que estejas bem para jogar, que leves contigo vontade de mostrar aos teus novos adeptos e ao teu novo patrão que estás cá de corpo e alma como o tens feito nestes curtos meses desde que decidiste ganhar a vida 300 quilómetros a Norte do que era hábito.

Estamos contigo. Todos menos o Sousa Tavares, mas acredito que até ele vai acabar por te dar o mérito que mereces. É redundante mas é verdade.

Um abraço e até sábado,
Jorge

11 comentários

  1. De facto a semana não podia ter começado melhor. Além da crónica do Miguel Sousa Tavares (só pode ser para diversão própria…), també a capa do record onde o responsável pela segurança diz que não vai haver problema… era o que mais faltava!

    Uma boa semana… principalmente para o Moutinho!

    Abraço
    FOOT-BLOG CLUB DO PORTO

  2. fónix, Jorge.

    sempre na antecipação. deixa algo para os outros «opinadores oficiosos» do Clube, car@go! ;)

    no fundamenta: muito bem postado, sim senhor!

    saudações PENTAcampeãs!

    Tomo I

  3. O Moutinho, como grande e abnegado jogador que é, vai ser grande e viver uma grande jornada em Alvalade, na afirmação do título. Força Moutinho!

  4. 90+3'

    Com o resultado em 0-0, Moutinho recebe a bola de Hulk e faz uma cueca a rui patricio :-p

    Golo…Bola ao centro…E fim do jogo :-p

    Tá feito :-)

    Abraço

  5. Caro Jorge,
    Independentemente das qualidades do jogador JM e que, mais uma vez, as demonstra no seu clube ( e ainda bem para o FCPorto ), não podem os Sportinguistas deixar de achar que este minorca ( se calhar um problema dos jogadores pequenos ) não tem carácter e que também não tem uma das maiores qualidades de um ser humano: ser grato.
    Mas pronto, nem todos são grandes.
    Este é pequeno também nisto.
    E os adeptos e sócios vão reagir.
    Não creio que seja pela camisola que veste mas sim pela ' bosta ' de homem que é!
    Espero obviamente, como Sportinguista, que o meu clube ganhe, embora lhe confidencie que não acredito, mas se lá fosse iria assobiar o anão II.
    Mas para lhe dar um exemplo, nos tempos de Quaresma não assobiava.
    Para terminar, espero que JM não se meta em maus negócios com o paizinho dele e perca uns valentes milhões… depois pode ser que ele peça para sair…
    Mas aí no seu clube, pelo que sabemos cá na Moirama, não há desses filmes…
    ( ele também já foi ao ' gabinete de filosofia ' do João Pinto… )

    Saudações desportivas
    ( esperando que sejam bem recebidos em Alvalade em contraste com as recepções na lixeira lá do fundo da 2ª circular )

  6. @porta10a: não tenho dúvidas, foi exactamente por isso que escrevi este post. é natural que haja um certo sentimento de traição pela parte dos adeptos, mas temos de perceber que a Direcção do teu clube não o despediu nem o vendeu por meia dúzia de tostões. foi um negócio com o aval das três partes, por isso se houve chatices é entre ele e a vossa Direcção (pelo menos por agora, nunca se sabe o que o futuro nos reserva…)

    um abraço e que seja um excelente jogo de futebol, sem casos, sem pancada, só bola. afinal é o que todos nós, os normais, queremos!!!

Deixar uma resposta