Baías e Baronis – Olhanense vs FC Porto

foto retirada do Record

Vi o jogo sem ouvir os comentários, por isso não me apercebi se a dupla Valdemanha fez o tradicional trabalho de denegrir aquilo que foi uma vitória justíssima num jogo disputado a um nível muito alto. Se a primeira parte terminou a zero, por culpa da organização defensiva do Olhanense e de alguma lentidão na execução principalmente perto da área contrária, a segunda parte mostrou um FC Porto com um futebol implacável, a responder à letra à agressividade positiva de uma equipa do Olhanense que mostrou o porquê do bom campeonato que tem vindo a fazer. Fomos rijos, fomos trabalhadores e merecemos o resultado de uma forma brilhante. Vamos a notas.

(+) Belluschi O golo que marcou fez-me imediatamente lembrar o que tinha marcado aqui há uma dezena de meses contra o Benfica. Domínio de peito e remate por cima do guarda-redes, com força e colocação perfeitas. É capaz do melhor e do menos melhor, mas este ano tem mostrado o valor que lhe apontaram quando cá chegou e que raramente tinha exibido em campo. Luta imenso, trabalha como poucos e é capaz de andar a correr durante todo o tempo que está em campo. Adorei.

(+) Fernando Se Belluschi está a ser o expoente do jogo imprevisível e criativo, Fernando voltou à forma que o notabilizou. Recebe, domina e roda a bola quando a equipa está no ataque; recupera, domina e roda a bola quando a equipa defende. Esteve perto da perfeição hoje à noite no Algarve e ocupa o lugar sem qualquer contestação.

(+) Hulk Não marcou mas trabalhou muito para o ataque da equipa, levou tanta porrada como um puto de óculos numa escola de bairrantes e tentou sempre marcar mas só acabou por assistir Falcao para o segundo golo do clombiano. Rematou mais de dez vezes à baliza e tem de continuar a fazê-lo mas precisa também de melhorar a pontaria que está desafinada como se tem notado nos últimos jogos. O amarelo que levou é justo e impede-o de jogar em casa contra o Guimarães. Espero que a equipa saiba dar a volta ao facto de não o ter em campo.

(+) Falcao Não há dúvidas: com Falcao em campo o FC Porto é melhor. Muito melhor. Inequivocamente melhor. A forma como aparece nos espaços certos nas alturas certas é vital para uma equipa que joga apenas com um avançado no centro do ataque, e por muito que não consiga vencer muitas bolas com a cabeça e continue a parecer-se com Farías na velocidade de execução (é verdade, desculpem, o rapaz é lento), compensa a lentidão com a inteligência e uma finta de corpo que não devia fazer os defesas cair mas o que é certo é que funciona. Dois golos à ponta-de-lança, mais dois do melhor avançado-centro do nosso campeonato.

(+) Intensidade de jogo de ambas as equipas Pensei antes do jogo que este em nada se iria parecer com um jogo europeu como tivemos na passada quarta-feira. Os jogos da nossa liga tendem a ser mais lentos, mais calmos, com menos emoção e um ritmo bastante mais baixo. Nada disso. O Olhanense joga bem, joga rápido e joga prático e Daúto Faquirá, um dos melhores nomes do futebol português desde Marlão Brandão, conseguiu colocar a equipa a pressionar baixo mas intenso, a trocar bem a bola para o contra-ataque e a obrigar o adversário a trocar a bola com velocidade para tentar chegar à baliza. Nós? Respondemos à letra, com um jogo fluido e bem aberto nas alas, com Álvaro e Fucile (na segunda parte) a romperem pelo meio-campo fora em apoio a Hulk e James para aparecerem em posição de cruzamento, Falcao a servir como pivot e Belluschi ao lado de Moutinho a pautar o jogo como sabem. Gostei muito de ver.

(-) Varela Hoje há poucos Baronis, dirão. É verdade, poucos jogaram mal, com uma excepção: o shôr Silvestre. Uma pequena miséria espalhou-se pelo campo com o número 17 nas costas azuis-e-brancas e trouxe infelicidade a quem o viu a “correr”. Tem tido altos e baixos esta segunda parte da temporada de Varela, e este foi talvez o ponto mais rasteiro. Fraco para o 1-contra-1, lento a passar e a mexer no jogo, foi muito bem substituído ao intervalo por um James que mostrou muito mais em 5 minutos que Varela em 45. Tem obrigação de fazer muito mais, porque hoje se tivéssemos entrado em campo com 10 jogadores não se tinha notado a diferença.

 

Foi um excelente jogo que decerto não terá impacto nos artigos dos jornais e muito menos nas capas. Se é também com jogos como os que fizemos contra o Rio Ave ou o Portimonense que se ganham campeonatos, ninguém contestará que estes dão muito mais gozo ver e vencer. Foi um jogo rijo, bom, rápido, agressivo, com duas equipas a jogar para ganhar e uma delas com mais e melhores argumentos. O resultado aceita-se mas talvez o Olhanense merecesse um golinho para irem para casa mais bem dispostos. É que não mereciam apanhar três batatas em casa por tudo o que fizeram em campo.

16 comentários

  1. Subscrevo praticamentetudo, mas tenho de confessar que me parece um crime não colocar André Villas-Boas e James nos Baías!!!

    André age de forma soberba no momento certo. Dupla substituição ao intervalo que transfigura o jogo, a tempo. Algo que seria inimaginável com Jesualdo por exemplo.O jogo foi ganho aqui.

    O James, de tenra idade e ainda com pouco tempo na Invicta, entra e assume a responsabilidade de um jogo difícil. Pega na batuta e transforma-se em maestro.
    Está nos 3 golos!!! Delicioso vê-lo jogar. Trouxe frescura, qualidade de passe, técnica de deitar abaixo qualquer adversário.

    Este míudo é ouro e aquele pé esquerdo merece um seguro maior do que o bumbum da Jennifer Lopez mereceu há uns bons anos.

    http://thebluefactoryofdreams.blogspot.com/

  2. Bom dia Jorge,

    Grande vitória, num terreno difícil!

    Primeira parte com pouca pressão. Varela e Sapunaru muito abaixo das suas reais capacidades, e Villas-Boas a ler bem o jogo, e sem perder tempo a colocar um endiabrado James e Fucile, que trouxeram um FC Porto mais agressivo na segunda parte, sempre em busca do golo.
    Grande jogo de Belluschi com um grande golo. Falcao fantástico depois da lesão bisou e fez excelente jogo. Hulk sempre a desiquilibrar, uma defesa segura, um tridente de meio campo trabalhador e com laivos de magia … enfim temos tudo para sermos campeões.

    Abraço e bom domingo

    Paulo

    http://pronunciadodragao.blogspot.com/

  3. Boas! Vi o jogo na RTPi e o comentador é uma abestunta anti-portista (Albuquerque qq coisa…), irritante, a certa altura diz o gajo (o Belluschi tinha feito um passe em profundidade para o Falcão, mas com muita força, o rapaz correu mas não chegou à bola): “Falcão não é o mesmo, está sem ritmo, sem velocidade, sem explosividade, blablabla”. Claro, a seguir o rapaz fez dois golos e alguem teve que engolir um sapo… Para além de todas as tiradas sempre contra nós. É realmente lamentavel o serviço que estes senhores (não) prestam.
    Quanto ao jogo, concordo com a tua análise. Só uma nota, não gostei do Sapunaru (nunca fui sem serei um fã) e não percebi porque saiu, mas ainda bem que alguem o tirou.

  4. num aspecto a dupla Valdemanha tem valor… parecia q estava um jogo equilibrado e qualquer uma das equipas podia ganhar dada a maneira como os senhores deliravam com um passe da equipa algarvia quando esta entrava no ultimo terço de terreno e a calma com que relatam uma bola a trave do porto… foi bom de ver os niveis de entusiasmo dos comentadores e das bancadas repletas de vermelhos( de olhao claro) qnd o falcao fez o 2o golo… pareceu um velorio
    Força Porto rumo ao titulo

  5. Gostei,muito.Descomplicaram o que,aos poucos,se estava a tornar complicado.O tempo ia passando e foi óptimo constatar que os nossos rapazes não estavam a perder ponta de calma,serenidade e fibra,e é isto,a juntar a momentos como aquele do Belluschi,que fazem verdadeiros Campeões.Siga

  6. Acho que o James, apesar de só ter feito 45m, merecia um Baia. Acho que foi dos mais influentes na nossa bela segunda parte.

    Os comentadores (vi com com) ate nao foram muito maus, ate conseguiram dizer que foi um jogo muito interessante e de nivel elevado. Mais espantoso para mim é que deram merito ao Porto pela vitoria :-)

    Abraco

  7. 1º – então não há “Baía” para o James ?? !!!

    2º – amarelo ao Hulk é falso… engana, mas veja bem…

    3º – Fiquei radiante, se calhar não é dia de falar nisto, mas meio a sério meio a brincar, venho pedir aos Portistas que conheçam o André, ou o encontrem na Foz, no Pingo Doce, onde for, peçam-lhe por favor ANDRÉ TREINEM AS BOLAS PARADAS !!!!

  8. Jogo agradável com duas faces. Primeira parte complicada, sem espaços e com os jogadores portistas a sentir muito essa postura do Olhanense.

    Segunda parte bem diferente, com a entrada de James que foi a figura do encontro. Com ele as jogadas de ruptura sucederam-se e num ápice o marcador funcionou por duas vezes com duas assistências suas.

    Demonstração de querer e ambição, de boas condições física e mental.

    Se continuarmos assim, poderemos bem festejar mais cedo.

    Um abraço

  9. Vá lá o Jorge que habitualmente não elogia o Beluschi (diz que falha muitos passes, e nem é dos que falha mais, como isso não fosse habitual num médio criativo), desta vez não pode poupar os elogios.

    1. ehehe, desta vez não me deu chance! mas devo dizer que critico porque estou a gostar muito dele e acredito que ainda pode render mais! repara que critico as falhas, não a tentativa “per se” :)

      abraço,
      Jorge

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.