Baías e Baronis – FC Porto vs Sevilla FC


Nunca saí do Dragão tão aliviado depois de ver o FC Porto a perder. Custou ver a quantidade absurda de golos falhados e perceber que com mais um bocadinho de calma podíamos ter goleado o Sevilha. No entanto, à imagem de muitos outros filmes do género em cenário europeu, mal se acaba de falhar (mais) um golo, o adversário aparece à frente e…pumba. Eficaz. Tudo o que nós não conseguimos ser hoje à tarde. Depois veio o abanão, o receio e a incapacidade de conseguir parar de tremer e jogar com a consistência que tínhamos mostrado na primeira parte. Natural? Sim, mas não podemos continuar assim nestes ambientes. Se a sorte nos sorriu nesta eliminatória, na próxima podemos estar a lamentar os remates de Hulk ao lado ou a cabeçada de Falcao ao ferro. Mas acima de tudo ficou uma tarde emocionante com muitas ex-unhas no chão e um alívio tremendo quando o careca de amarelo apitou para o final. Passamos. Next, please! Notas seguem abaixo:

(+) Espírito de luta De início a fim do jogo houve uma dedicação à partida e um espírito de luta e sacrifício que mostraram que os nossos rapazes querem ganhar, vencer, triunfar. Por muitos remates que falhassem, por muitas bolas que fosse parar às luvas do guarda-redes ou aos painéis publicitários atrás da baliza, a equipa nunca desmotivou e baixou os braços. Enervou-se, é verdade, tremeu um pouco, está certo, mas lutou. E se o dia não era claramente bom para os avançados, o meio-campo conseguiu (enquanto teve pernas) fazer uma primeira parte muito boa e apenas se deixou cair um pouco na segunda. Gostei, aplaudi, vibrei com os nossos putos.

(+) Fernando Foi o varredor de serviço na zona central e interceptou inúmeros ataques do Sevilha pela zona frontal. Já se sabia que os espanhóis eram mais fortes pelas alas e apenas usavam o meio para Kanouté olhar do alto dos seus sei-lá-quantos-metros e cabecear a bola para o lado. Fernando rarametne o deixou fazer isso mesmo e passou o jogo todo a rodar a bola para onde era preciso e a cortar lances de perigo do adversário. Foi simples, prático e eficiente, exactamente o que era preciso.

(+) Belluschi Mais um jogo em que era fundamental termos um Belluschi em forma. Mais uma vez falhou passes como se não houvesse dia seguinte, mas o que mais me impressionou foi vê-lo a correr como um louco depois de 90 minutos de alta rotação em campo. Fica na memória uma bola que salva na nossa área e que ia dar quase de certeza o 0-2 para o Sevilha (tendo em conta que era um deles a rematar e não um dos nossos). Esforçou-se imenso e reconquistou os adeptos. Pelo menos um.

(+) Falcao Com este rapaz a conversa é diferente, minha gente. Não marcou por 4 ou 5 centímetros mas durante toda a primeira parte conseguiu fazer o que Hulk não fez em mais que uma dezena de jogos: jogo de pivot. É a diferença de ter um jogador na sua posição natural a conseguir fazer naturalmente o que a sua natureza lhe deu de talento. Saiu por imperativos tácticos mas acredito que se tivesse ficado em campo não tínhamos falhado tantos golos.

(+) Trinta e cinco mil 17h de uma quarta-feira e o estádio estava com 35 mil pessoas. Se eu tenho a sorte de me ser permitido sair mais cedo compensando noutros dias o tempo dispensado, outras pessoas tiveram de fechar mais cedo a loja, faltar ao trabalho, matar um ou dois tios ou arranjar “más-disposições” e “consultas” no sôtôr para aparecerem no Dragão. Foi bonito de ver.

(-) Ineficácia Faça-se uma estatística dos remates ao lado/defendidos/interceptados da nossa equipa e podemos ter uma noção do quão infrutífero foi o nosso ataque hoje. Em conversa animada com um dos meus colegas de Porta discutíamos o nosso eterno fado, falado nas bancadas há muitos anos, que podia ter como estrofe qualquer coisa como “o golo falhado não será perdoado…perilimpimpim”. Já vi isto tantas vezes que já se tornou rotineiro, infelizmente, mas este ano está-se a tornar recorrente. Fica-me para o futuro aquela jogada do Guarín que depois de passar por dois jogadores do Sevilha com brilhantes fintas de corpo e colocar a bola pronta para o pé direito…acaba por “passar” a bola ao portero. Foi mais um lance numa sequência ridícula que contou igualmente com duas bolas a cruzar a pequena-área de ponta a ponta. Não sei o que se pode fazer para melhorar os índices de aproveitamento, mas alguma coisa tem de ser feita e rápido. Ponham-nos a acertar num poste ao longe, espetem os pais deles na baliza e apontem-lhes uma faca à traqueia se eles não marcarem golo, obriguem-lhes a usar os fatos do Rui Santos, qualquer coisa. Mas por favor metam a bola DENTRO da baliza.

(-) Álvaro É com um coração pesado que falo deste puto nesta secção. Estava a fazer um excelente jogo, a regressar em grande ao flanco que sempre foi seu e a brilhar tanto na defesa ao inconsequente Navas e a desfazer a cabeça ao Cáceres. E depois do golo sofrido…uma imbecilidade que não é admissível. Todo o estádio percebeu que Álvaro ia ser expulso antes mesmo de Howard Webb colocar a mão no bolso. Pôs a equipa em risco, pôs a eliminatória em risco e pôs-se de fora dos próximos jogos europeus do FC Porto.

(-) Hulk Não pode falhar tantos golos como hoje. Não está em grande forma, é verdade, mas se hoje à tarde no Dragão estivesse o mais humilde avançado do Atlético da Verga Mole era capaz de rematar na direcção da baliza mais vezes que o nosso 12. Em jogos europeus este tipo de falhas pagam-se…com golos na outra baliza. Safaste-te hoje, rapaz, mas tens de subir a produção. Se calhar já não estavas habituado a jogar nas alas, diz lá…

(-) Petardos Já há algum tempo que ando para falar disto mas hoje foi um exagero. Até compreendo as tochas, têm luz e côr e são tão lindas e lançam fumo e criam ambiente. Ok, as tochas entendo. Agora os petardos, palavra de honra que não chego lá. Quem é que gosta de ouvir mono-estouros monumentais durante um jogo? Pum. Eiiiii. Pum. Eiiiii. A única forma de entender o que é que o pessoal admira naquela manifestação sonora seria se fossem pré-pré-adolescentes a olhar para o céu no meio do Senhor de Matosinhos a dizer “Oh mãe, mãe! Olha os pum-pums! Góto dos pum-pums!”. E se dissesse isso mais que duas vezes levava-o ao pediatra para lhe dar umas vitaminas.

E agora…Moscovo. Não me incomoda jogar contra este CSKA como não me incomodou enfrentar o clube búlgaro homónimo. Se queremos chegar longe nesta competição temos de ganhar a todas as equipas que aparecerem pela frente e estes não vão ser diferentes. São bons? O Besiktas também era. São muito bons? O Sevilha também era. São geniais, ilustres magos da bola? Não, não são. E vão cair à nossa frente. Haja confiança!

17 comentários

  1. Desabafei e ainda a quente sobre o jogo no meu espaço, onde a ineficácia e aarbitragem foram medonhas e marcaram o jogo, jogo esse que teve o onze mais forte do FC Porto que proporcionou um belo espectáculo mas que esteve mais perto do que seiria suposto de uma catástrofe.

    O futebol é assim e as frases-chavão como “quem não marca sofre” mostram a sua razão de ser.

    Como vi que escreveste um post de elogio ao Webb, que é outro árbitro da moda e com bom rótulo publicitário, este incompetente fez uma arbitragem escandalosa, tendenciosa, protagonizou um autêntico roubo.

    Tinha que ser um grande Baroni!!!

    O SEvilha tinha de estar com 10 ainda na primeira parte, na segunda um murro no estômago do Fucile e uma entrada com pitons ao Belluschi que lhe rasgou as meias passaram impunes, para depois expulsar o Álvro Pereira por menos. A seguir ao golo do Sevilha.

    Isto para não falar das constantes “pequenas” coisas..

    Vergonhoso.

    Quanto ao Porto, é bom ver a equipa de volta, o nosso onze. Mas não se pode falhar assim, não se pode, por muito bem que se tenha jogado. Ao mais alto nível estas taxas de ineficácia pagam-se muito caro.

    O Hulk passou o jogo a falhar golos, o Fabiano entrou e facturou, não dá prazer nenhum criticar o Hulk pois toda a equipa falhou e ele não foi o único a falhar golos feitos…

  2. Boas Jorge,

    Excelente analise do jogo. Não era preciso tanto sofrimento… Acho que nunca chamei FDP ao Hulk tanto como fiz neste jogo. A este nível não se podem falhar jogadas daquelas!

    Concordo que o Webb devia ter levado um Baroni tb. Fomos roubados e bem roubados. Concordo que o Alvaro se esticou um pouco naquela entrada, mas aquilo é amarelo. Enfim, se fosse um gajo do Sevilla, no passa nada hombre!

    Ah, só mais uma palavra para o Guarin. “Não sei o que mais posso fazer para ser titular!” – Deixa-me explicar-te, não podes falhar 2 golos limpos. Agora já sabes e boa sorte para a próxima.

    Abraço,
    João

  3. Bom dia Jorge,

    Ontem o FC Porto fez um jogo quanto baste, para vencer novamente este Sevilha.
    Fomos infelizes e trapalhões na finalização. Dominamos o jogo, e sofremos um golo da única forma que o Sevilha poderia criar perigo … em contra-ataque.
    O Sevilha conta com jogadores de excelente qualidade, e teve como estratégia clara, não atacar desenfreadamente, mas sim esperar pela sorte de obter um golo, e depois sim tentar discutir a passagem.
    Mesmo depois de terem obtido vantagem no marcador, foi o FC Porto que esteve mais próximo de marcar, tendo os andaluzes uma única oportunidade por Perotti, que entra em campo sem que os jogadores do Porto se apercebam, e mesmo ele por entrar à pressa não consegue ter discernimento para finalizar.

    O árbitro inglês esteve péssimo no capitulo disciplinar. Navarro deveria ter sido expulso na primeira parte, e depois na segunda parte.
    Perotti agride sem bola Fucile e não é expulso, Kanouté dá uma cotovelada em Varela numa disputa de bola no ar …
    Alvaro é mal expulso no meu entender, ele tenta disputar a bola com afinco, e não tem travões … enfim uma péssima arbitragem do ponto de vista disciplinar de um árbitro que já na final do campeonato do mundo, havia cometido erros de avaliação disciplinar prejudicando na altura a Espanha diante da Holanda (Webb bateu o recorde de cartões em jogos de final de Mundial. Foram 14 amarelos e um vermelho).

    Destaques na nossa equipa para Fernando, Rolando, Otamendi, excelentes na defesa.
    Belluchi fez um excelente jogo.
    Varela, Hulk e Falcao foram uma carga de água para os andaluzes e foi pena não terem finalizado com sucesso as oportunidades.

    Nota positiva para o público que compareceu em excelente número apesar de ser dia de trabalho.

    Nota positiva para Villas-Boas que após a expulsão mexeu e bem na equipa, travando por completo a reacção do Sevilha.

    Agora temos pela frente mais uma equipa forte técnicamente, e com uma deslocação sempre difícil à Rússia.
    Mas o CSKA de Moscovo é uma equipa ao alcance de um Porto ao seu melhor nível.

    Abraço e boa semana

    Paulo

    http://pronunciadodragao.blogspot.com/

  4. Boas,

    Sobre o jogo de ontem não ha muito a dizer. Jogamos bem, fomos organizados, solidarios, tivemos empenho, criamos varias oportunidades … e perdemos. Posto isto o importante é que passamos e que venha o CSKA … espero só parar em Dublin !!!

    um abraço

  5. Jogar para a goleada e acabar perdendo. Esta frase sintetiza o que se passou ontem no Dragão.

    Tanto golo falhado! Estamos nos oitavos, como ambicionávamos, com todo o mérito, diga-se.

    Agora toca-nos o CSKA de Moscovo.

    Vamos lá a afinar a pontaria para continuarmos a sonhar em Dublin.

    Um abraço

  6. O mais impressionante é o constante falhar do objectivo do jogo chamado futebol: o golo.
    Ganhar largos milhares de euros por mês e treinar todos os dias não é suficiente para no seu próprio estádio marcar a porcaria de um único golo?

    Coisas em comum nas derrotas desta época, ou coincidências se preferirem:
    3 derrotas em taças – taça da liga, taça de Portugal e “taça UEFA”.
    3 derrotas em CASA
    3 derrotas em que a exibição da nossa equipa não foi em nada, a não ser nos golos, inferior à dos adversários.
    Conclusão; POR FAVOR TREINEM MAIS A FINALIZAÇÃO, ou então a direcção que lhes comece a cortar nos salários. 5000 euros por cada 2 falhanços escandalosos a ver se eles não afinam.

  7. Não acho que se possa dizer que o Hulk ou o Álvaro foram Baronis…o que de mal fizeram, foi suplantado por muitas jogadas magníficas e muita qualidade e disponibilidade…
    (Há dias piores que outros; e o broá do estádio nas últimas jogadas deve tê-los deixado ainda mais ansiosos…)
    Acho que toda a equipe esteve muito bem; – já se sabia que o Sevilha tinha que jogar tudo na 2ª parte para tentar não deixar tempo de recuperação ao Porto – é dos livros – e isso à medida que os golos na baliza do Sevilha não apareciam – critica-se os falhados de Hulk, Fernando e Guarin frente ao guarda-redes, e os de Falcao, e Moutinho? – poderia ter levado ao desequilíbrio mental, mas não levou…
    Quanto ao Álvaro, o juiz da partida quiz-se armar! O homem foi imprudente, mas estava a avançar com a bola no terreno; foi fome de bola, não foi vontade de magoar!… – Quantas vezes o Hulk foi puxado? Eram dois ou três pendurados em cima dele!… Lá por ele ser forte não quer dizer que tenha que ser um bombo de festa!…

  8. caríssimos,

    penso que o encontro de ontem já foi conveniente e superiormente escalpelizado no post e demais comentários ;)

    deixo só esta nota: é (também) com encontros como o de ontem que se sente o nosso Portismo! mesmo a roer as unhas e com (algum) credo na boca, acreditámos sempre na Equipa.

    @ Jorge

    marcámos-te falta ontem, no Porta29 ;)

    @ BlueFactoryofDreams

    acho que o novo nome do sr. árbitro é Coward Webb ;)

    saudações desportivas mas sempre pentacampeãs! ;)

    Miguel | Tomo I

  9. @penta: pois…mas já cheguei ao estádio depois do jogo começar (uns minutinhos) por isso não tive hipótese de lá passar. fica para a próxima!

    @reine: os Baronis são merecidos pelos motivos que coloquei. o Hulk não pode falhar tantos golos “feitos” e o Álvaro não pode pôr a equipa à rasca por causa de uma infantilidade. mas tens razão quando dizes que o resto do jogo foi bom e produtivo! quanto à lista de blogues, não era a minha ideia original, mas não me faz mossa. se a malta prefere assim, não me vou armar em arrogante, afinal o blogue é para ser visitado e não apenas um pedestal para as minhas idiotices, berdad? :)

  10. comentário fora de tópico.

    vi hoje pela primeira vez em muitos anos um pouco dum jogo de futebol na SIC. com som.

    percebo agora e finalmente muitos dos comentários sobre o futebol que leio por esta internet fora. aquela gente não vê o mesmo jogo que o resto do mundo. e tu vais-me dizer agora, mas na SportTv é ainda pior. chiça. conseguem transformar um jogo perfeitamente normal numa sucessão de casos, falhanços escandalosos, provas óbvias de incapacidade física, mental e psíquica, destroem jogadores elevados a mitos dez minutos antes. é mesmo mau, jorge. mesmo muito mau. estou em choque. diz-me que vês a bola sem som, diz.

    eu só ouço comentários feitos pelo rui pataca. às vezes, é bom ser emigrante.

  11. Jorge, quanto à lista de blogues, se o “prob” é a extensão da mesma…não dá para limitar a lista de actualizações como no blogger»?

    Fica lá tudo na mesma, vão aparecendo os mais recentes e quem quiser ver o resto clica em “Ver todos”..

    Abraço!

  12. @nuno: é muito mau e o que mais me impressiona é que as pessoas comem e calam. não gosto de tirar o som porque o ambiente também conta mas ver o jogo a ouvir aqueles gajos é como estar ao lado de gente que nunca viu futebol.

    @bluefactory: vou investigar, boa ideia. fico muito satisfeito quando leio sugestões para melhorar o espaço, continuem! :)

    @Palavrossaurus: homem…foi para testar a máquina que bombeia sangue…:)

  13. Oh Jorge, mete lá o link com o facebook. As vezes é mais fácil comentar por lá, mas depois os comments não apararecem aqui e vice-versa…

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.