Baías e Baronis – Spartak Moscovo vs FC Porto

 

foto retirada d'a bola

10-3. Dez contra três. E não foram 8-0 e depois uma derrota por 2-3. Foram duas vitórias consistentes, coerentes e por diferenças similares, porque depois da vantagem de quatro golos ganha no Dragão fomos a Moscovo enfiar mais cinco na pá russa. Surpreendente? Só para quem não viu os jogos. Este, especialmente na segunda parte, foi jogado a ritmo de treino com os jogadores a recusarem meter o pé às bolas contrárias, acabando por sofrer dois golos que não seriam facilmente digeríveis em situação normal de jogo (ver aquela torre manca a fazer uma cueca ao Otamendi e uma “comidela” ao Rolando…só a brincar) mas desta vez posso deixar passar sem lhes bater metaforicamente. Sorrisos, muitos sorrisos para todos os Portistas, porque estamos de novo numa meia-final europeia! Da notes:

 

(+) Guarín Mas este rapaz vai parar de marcar golos? Aparece em todo o lado na primeira parte, a arrumar jogo e a pressionar o Spartak no meio-campo deles, cheio de força e de vida, a jogar e a fazer jogar (muito embora continue a passar a bola com muita força) e, com maior surpresa ainda, a marcar. Conseguiu a proeza de tirar o lugar a um Belluschi que estava a fazer uma temporada excelente e cheia de futebol, esforço e sacrifício. Que grande mea-culpa que eu tenho de fazer, um dia destes em forma de ode, como fiz a Mariano no passado.

(+) Hulk Não só pelo primeiro golo mas pelo facto de ser notório que sempre que tinha a bola nos pés havia um tremor a atravessar a espinha dos russos, tal era o cagaço de ver Givanildo a voar por lá fora e eles sem capacidade pulmonar/muscular/anímica para conseguir chegar perto dele. É um perigo constante quando está em campo, esteja a brincar com passes de calcanhar ou a rematar de longe.

(+) Cristián Rodríguez Em 2010/2011 a visão do Cebola a fazer um jogo completo já é peculiar. Vê-lo a marcar um golo, ainda mais. De cabeça, upa upa. Depois de um canto? É a loucura, amigos! O rapaz jogou muito bem, com garra e alta intensidade, a mostrar que tem vontade de continuar a ser opção. A experiência que tem neste tipo de provas, a somar a algum cansaço de Varela fez dele uma escolha muito boa para este jogo, salvaguardando sempre uma eventual estupidez que o leve a apanhar um ou outro amarelo.

(+) Imagens de Villas-Boas no banco Vencer o Spartak por 5-2? Excelente. Arrumar a eliminatória com 10-3? Brilhante. Observar a euforia com que o nosso André celebrava cada golo da equipa? Priceless.

 

(-) Álvaro Pereira É verdade que a equipa estava a jogar em ritmo de treino. Mas a partir do momento em que o Spartak começou a atacar pelo seu flanco, qualquer gajo de vermelho e branco que queria passar tinha uma passadeira a fazer lembrar a festa das flores de Campo Maior. Álvaro relaxou demais, confiou numa eventual lusitanização do árbitro húngaro (vá-se lá saber porquê) ao atirar-se para o chão ao mínimo contacto e pareceu sempre distraído e fora do jogo. Até um certo ponto compreendo o relaxamento, mas não perdoo. Foi das únicas notas negativas da equipa hoje em Moscovo, já que decido não incluir as falhas de Rolando e Otamendi ou as hesitações de Helton na segunda-parte porque percebi que não queriam abusar de entradas mais rijas para evitar cartões. Mas ao menos pareciam mais ou menos atentos, ao contrário do uruguaio.

(-) Lesão de Fucile Não sei se o problema foi do relvado ou só da infelicidade da queda do Jorginho. Mas o que é certo é que o perdemos para algum tempo e nesta altura em que estava cheio de moral, a jogar bem e a regressar à forma que mostrou no Mundial, é uma perda enorme para a equipa. Sapunaru não tem estado mal mas todos sabemos que são dois jogadores incomparáveis quando Fucile está em forma. As melhoras, muchacho!

 

 

Segue-se o Villarreal. Lembram-se de Abril de 2003? O adversário na altura chamava-se Lazio e tinha um plantel muito experiente, com jogadores de alto nível e, para além disso, eram italianos. Estes são de outro país, mais parecidos cá com a malta, mas igualmente perigosos e será um desafio enorme. Vai ser uma meia-final entre os dois principais favoritos (Benfica e Braga que me perdoem) à vitória final e vamos encontrar aquele que é na minha opinião o adversário mais forte que já encontramos até agora nesta época. Apelando à simetria, primeiro foi uma espanhola, depois uma russa e depois outra russa. Só falta…outra espanhola! Venha ela!

17 comentários

  1. Boa analise Jorge, mas dava mais um Baroni. Desta vez ao Rolando. Lento, falhou nas marcações e teve medo de meter o pé. Não gostei nada.

    Qto ao Cebola, este plantel está a revelar-se fantástico. Titulares e suplentes de grande nivel. Acho que só precisamos de um mais um matador, um bom central e um lateral esquerdo para irmos longe na Champions.

    Agora é esperar que o Braga encave as galinhas! :) São tão modestos que até á têm grupos no facebook a dizer Benfica campeão da liga Europa. Enfim…

    Abraço,
    João

    1. Eu falei disso no Baroni ao Álvaro, mas compreendo que tenham “travado”, tanto ele como o Otamendi e o Helton. não valia a pena arriscar amarelos ou outra coisa ainda pior…

  2. Jorge, caríssimas(os):

    mais um jogo «banalíssimo», de uma equipa «banalíssima», de um clube (dito) «regional» com um plantel «banalíssimo», orientado por uma equipa técnica «banalíssima», superiormente dirigida por um Presidente que é odiado por todos aqueles que gostariam de o ter – ao ponto de já lhe desejarem uma morte prematura.

    «este é o nosso destino»: «a vencer desde 1893»!

    saudações desportivas mas sempre pentacampeãs! ;)

    Miguel | Tomo I

  3. Pois! Não gostei do Guarin. Marcou um golo numa altura importante? também é verdade. Mas foi muito trapalhão (convenhamos que ele é um pouquinho tosco), fez muitos passes absurdos a que às tantas os colegas já não tinham paciência para tentar apanhar… enfim.
    Quanto aos Baía quem falta? O tal que no jogo contra o portimonense teve um baroni; o Rúben.Que desta vez até marcou um golo e tudo!…

    1. é isso…Domingo ele vai desfazer tudo e depois leva um Baía :)
      mas não penses que estou a mover uma perseguição ao rapaz. fez um bom jogo, é verdade!

      o guarín desapareceu na segunda parte mas compreendo, é preciso descansar um bocado…

  4. Bom dia,

    Mais uma grande noite europeia do nosso FC Porto, que presenteia a Europa do futebol coma sua classe.

    Este é de facto o nosso destino … vencer, convencer e ser o orgulho de uma região e de um país.

    A imprensa internacional está de olho em nós (http://edition.cnn.com/2011/SPORT/football/04/04/football.boas.porto.mourinho/index.html), e poderíamos entrar em euforia demasiada, mas ontem demos uma resposta séria dentro de campo. Os nossos jogadores jogaram como se não tivesse havido aquela goleada na primeira mão que tinha definido a passagem às meias-finais.

    Presentearam-nos com uma grande exibição, sem sofrimento, e com jogadas de grande classe, como foi a que deu o golo a Hulk.

    Guarin, Moutinho e Fernando são fantástico na destruição e na construção de jogo. O nosso tridente ofensivo mesmo ontem sem Varela, esteve fantástico, com Cebola a rubricar uma excelente exibição.

    Hulk e Falcao são do melhor que anda aí na Europa.

    Helton é um guarda-redes seguro, maduro e que transmite confiança quando a defesa vacila. Ontem Rolando mais uma vez não esteve tão bem. Otamendi cumpriu.

    Destaque para Ruben … mais uma fantástico jogo! Que é uma pena não poderem jogar 13 :)

    De lamentar a lesão de Fucile, que estava a regressar às boas exibições, e que por certo irá falhar o resto da época.

    Agora vamos apanhar uma equipa espanhola, que por tradição são aguerridos e lutadores. Este Villarreal que está a fazer uma época fantástica, é acima de tudo um grande colectivo, onde se destacam alguns jogadores. Esta meia-final vai ser uma final antecipada, pois sem desprimor para Benfica e Braga, Porto e Villarreal são as melhores equipas da Liga Europa.

    Abraço e bom fim de semana

    Paulo

    http://pronunciadodragao.blogspot.com

  5. Já repararam que de repente o nosso Porto começou a marcar vários golos de bola parada?
    Só prova o trabalho que esta equipa tem feito para melhorar cada vez mais.. :D

    1. ia referir isso mesmo… já marcamos mais golos de bola parada, sobretudo canto, que nos anos todos do jesualdo…

      isso é excelente e foi sempre algo que nos faltou…

  6. Mais uma bela página portista para juntar à bem recheada história gloriosa do nosso Clube.

    Jogo muito bem disputado, com carácter, classe e ambição.

    Gosto desta atitude. O FC Porto já não adormece com o 1-0, como noutros tempos. Procura sempre mais e mais.

    AVB mudou esta mentalidade. Parabéns também por isso.

    Agora é continuar a acreditar e a trabalhar para as coisas lindas que esta equipa ainda pode fazer até final da época.

    Esta equipa merece o Dragão cheio no próximo Domingo!

    Um abraço

    1. hesitei em dar-lhe um Baía, só não o fiz porque sofreu dois golos em que teve culpa, principalmente no primeiro. mas compreendo que não quisesse arriscar um vermelho…

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.