Novos equipamentos: ideias?

Podemos pensar que ainda não terminou a época de 2010/11, mas 2011/12 já está a ser preparada há muito tempo. Em termos de equipamentos, as grandes empresas já começaram a lançar alguns dos equipamentos dos clubes de topo por esse mundo fora.

No nosso caso, desde que seja azul e branca não me importo muito qual o padrão. É óbvio que por motivos de marketing e exposição mediática, todos os anos se muda o número de riscas, a posição das cores no fluxo do padrão, se no centro está branco ou azul, se o logo fica ao meio ou de lado, o logo da marca a amarelo, branco, vermelho ou azul, com ou sem colarinho, gola em V ou redonda…as possibilidades são imensas.

Então quando passamos para as alternativas, ui. Antigamente eram uma de duas: toda branca ou toda azul. Hoje em dia, mais uma vez por imperativos marketingueiros, muda-se a côr, o estilo, as nuances, o patrocinador, um bocado de tudo.

Como coleccionador de camisolas de futebol fico sempre ansioso por ver o novo modelo dos nossos equipamentos, e vocês? Interessa ou nem por isso?

16 comentários

  1. Sinceramente, eu gosto imenso do alternativo deste ano, acho brutal mesmo. Mas não sei bem porque, gostava de um alternativo branco ou preto. Acho que nunca tivemos um preto e seria bonito. já o principal, desde que não mexam muitos nas riscas, será sempre lindo de se ver!

    eternomagnifico.blogspot.com

  2. Eu gosto muito dos equipamentos alternativos com as riscas finas, ja que os meus equipamentos alternativos preferidos são o deste ano e o de 2007/2008…Se forem com riscas finas fico feliz :)
    Já o principal concordo com o Diogo desde que nao mexam muito nas riscas fica sempre bonito
    :P

  3. Para mim só as camisolas tradicionais, usadas até finais dos anos noventas, são do meu agrado total, como é o caso the celebrizada de Viena em 1987, a verdadeira. A partir do ano 2000, quando começaram as trocsas comerciais, o clube deixou de ter essa imagem de marca e hoje, como todos os anos é uma diferente, ninguém consegue ter no imaginário pessoal e colectivo Portista a camisola do clube… É o grande erro the gerência the SAD, que historicamente fica associado à posteridade, sem uma camisola certa, contra o que está consignado nos Estatutos do F. C. Porto. Já ouvi dizer que foi uma iniciativa do Antigo basquetebolista e depois director Fernando Gomes the Silva, e até por isso, sendo ele o que parece ser, já era tempo de retornar à tradição de séculos – à camisola usada desde os anos 30, pelo menos, até finais the década dos anos 90, até 1999…

    1. pois é, Armando, mas até o Barcelona já cedeu ao vil metal…é muito dinheiro em jogo e compreendo os imperativos financeiros que levam à constante mudança.
      sinal dos tempos, caro amigo…

  4. Para mim o equipamento deste ano está brutal.Um equipamento preto seria engraçado ate porque nunca tivemos um, mas desde que não seja cor de rosa tudo bem!

  5. Sem dúvida a “pele” que os nossos jogadores vai vestir é importante e se for bem parecida, melhor ainda. Das últimas épocas que puseste Jorge, dos equipamentos de casa, o que mais gostei foi o de 2009/10 (lindíssimo). Nas alternativas também simpatizo com a de 2007/08 e a de este ano.

    Também concordo com a sugestão do Nuno Costa, em termos uma alternativa em preto, seria diferente e decerto uma boa camisola de usar.

  6. Interesso-me sim,muito (é o genético interesse feminino em roupas a falar mais alto.não,não estou a dizer que é abichanado um homem interessar-se com as camisolas de futebol :D)

    Pessoalmente,não gosto muito do estilo 2009/2010 por exemplo.Apesar de ser uma das camisolas que tenho,e ainda por cima com o meu nome,mas como foi oferecida por amigos acaba por ter um significado especial.Mas que não gosto lá muito do padrão não…

    Prefiro ver a camisola com riscas,ou pequenas faixas,como quiserem chamar.
    No entanto,odiava o desenho da de 04/05(não consigo dizer “odiava aquela camisola,credo,até neste contexto soa mal)mas gostava muito da de 2002/2003.Não sei se era a gola,ou aquela parte azul nos ombros,mas achei aquele padrão como um dos mais feios que me lembro.

    Se calhar a esta altura estás a reparar numa tendência: os desenhos que eu menos gosto coincidem com épocas de menor sucesso :p mas olha que eu acho que é mesmo só coincidência,em parte…

    Quanto às alternativas,a meu preferida é a branca com linhas azuis,de 07,08.Por acaso também tenho essa e acho-o mesmo linda,a par da 08/09,um azul muito porreiro.

    Gostava de voltar ao branco,mas todos os anos penso num preto.Acho que ficava brutal.

    Percebo que,de vez em quando,lá tenham que eliminar as riscas e pôr faixas,e até pq com riscas não há muito por onde inventar…vão-se alterando os pormenores da gola,dos “acabamentos” das mangas,coisa que também acho importante numa camisola.

    1. O interesse não é só feminino, isso era dantes…
      Concordo, a de 04/05 era horrível mas a melhor de todas continua a ser a da Adidas antiga, do primeiro ano do Oliveira, 96/97. Linda :)

  7. Olá Jorge,

    este é um tema que me interessa bastante e penso que à maioria dos adeptos.

    O FC Porto está mal em diversas àreas, como no marketing e departamento comercial, por exemplo…
    Quanto aos equipamentos estes não são apresentados no tempo certo, não são colocados no tempo certo à venda, não são devidamente distribuídos e é um milagra arranjar qualquer exemplar em grande parte do mundo.

    Falando da estética da coisa, tal como o caro Armando Pinto, não gosto nadinha desta excessiva alternância de padrões, algo que é fácil saber gerir.
    Oo equipamento principal deve ter um padrão definido e manter-se fiel ao longo dos tempos.
    Podem alternar a gola talvez, uma inscrição, uns rebordos nas mangas, uns pormenores se assim fizer sentido…mas o padrão das listas e cores pode e deve manter-se inalterável.
    Deve também haver um mínimo de coerência no logótipo de publicidade a estampar na mesma. Cores aberrantes, dimensões exageradas, entre outros pormenores podem estragar completamente uma camisola e torná-la pouco ou mesmo nada “vendável”.
    O FC Porto deve impor estas condições.
    Vejam-se os estádios de várias equipas onde o padrão se mantém e os adeptos pintam o estádio com uma camisola idêntica.
    Compare-se com a vista das bancadas do Dragão, por exemplo, nde por vezes aparecem planos de televisão com 10 adeptos que vestem 9 camisolas diferentes…

    Quanto às alternativas, aí pode-se dar muito espaço livre à criatividade, que tenha algum bom gosto…porque convém até para as vendas…
    Não tenho gostado nada, mas mesmo nada, do que temos recebido da Nike. A branca de 2007/08 é a que escapa, mas exige-se mais, pode-se fazer muito melhor.
    A Nike tem-nos brindado com padrões e modas de muito mau gosto, a última colec~ção a nível europeu trouxe-nos aqueles devaneios dos trovões e desenhos animados r/ou vídeo jogos dos anos 80…
    Temi o pior para a do FC Porto, vá lá que entre todas dos trovões que saíram, não foi tão má…

    Tenho gostado mais de outras marcas no mercado a nível estético. A Nike temºme defraudado expectativas, mas a SAD quer é saber dos cifrões, levando em pouca conta qualquer outra coisa, quem paga…pode fazer quase tudo…quando até não faz sentido nem beneficia ninguém.

    Não ficava triste se outra marca quisesse “roubar-nos” à Nike ;)))

    Tenho de deixar o meu desejo para este ano…gostava de um regresso saudável ao velho clássio e lindo principal.

    Por outro lado podíamos fazer pelo menos 2 alternativos. Um branco agradável e um para um maluco qualquer criar algo especial.

    Podiam trabalhar mais o marketing e a distribuição das mesmas. Se têm de chamar a atenção da Nike,…chamem!

    Grande abraço a todos!!

    1. O Liverpool vai passar a ser patrocinado por uma marca americana (Warrior) que não tem tradição de criar equipamentos de futebol, e vai-lhes pagar 25 milhões por época…raios partam os americanos!!!

  8. melhor principal 08/09
    melhor alternativo 06/07

    mas mais bonitos seriam era sem aquela coisa tmn meo pt mais o rais cos partam…

  9. Money, money, money…it`s a rich mans world.

    Nada a fazer…por muito que nos custe. Todos os clubes se “vendem” ao que as marcas lhes querem dar.

    A NIKE tem, nos nossos equipamentos, alternado entre o muito bom e o muito mau. Ainda que isso dependa obviamente dos gostos. Para mim, as camisolas do ano passado (uma ou outra) estavam bem a forrar um qualquer caixote….

    Quanto à principal para mim os requisitos era manterem sempre o mesmo padrão/número de riscas (e o meu preferido, neste particular, é o deste ano ou 2008/2009) e fazer fincapé com os patrocinadores…aquele logo da TMN ou MEO é simplesmente de fugir…

    No que toca Às riscas, este é de bradar aos céus:

    http://bp3.blogger.com/_NrSK1onL2Lc/SEepD_oXWKI/AAAAAAAAB3g/SsSrVoCVwT4/s1600-h/p2001_02.jpg
    (para mim claro está, mas respeito quem gosta….se gostássemos todos da mesma coisa isto era uma seca!)

    Quanto aos alternativos…tanto se me dá como se me deu….adoro o deste ano ou de 07/08. Também gostava do roxo do ano em que fomos campeões europeus. Dos laranjóides nem gosto muito (acho muito vivos) mas houve um, o da kappa, laranja, com o dragão a azul escuro que era um mimo! Creio que de 97/98. Adorava esse (ainda que o dragão estivesse desenhado de forma meio manhosa…quem desenhou aquilo havia de estar com a pinga).

    1. ah…o clássico das metadinhas…só me lembro do Pena com essa camisola a rasgar relva…

      esse laranja com o dragão a azul escuro, que me falta na colecção, vendeu-se na eBay na semana passada por 64€…fiquei lixado por ter perdido o leilão!

  10. Eu só tenho um pedido que acho que deveria ser obrigatório. O nosso patrocinador não deveria impor as suas cores no desenho frontal da camisola.

    Onde já se viu azul bebe, ou vermelho da PT, ou o verde do sapo?

    As grandes equipas europeais – e nós somos a maior delas todas – têm o logo do sponsor em cores neutras – branco ou preto. Real, ManUtd, Chelsea, Arsenal…

    A TMN (ou a PT) podem fazer publicidade – nada contra – mas devem-no fazer nas nossas condições, não na deles.

    De resto, mais risca menos risca é a lei do mercado.

    PS: Um absurdo a camisola custar 75€. Estamos (quase) em Maio…

Deixar uma resposta