Porta19 entrevista Marcelo Silva (Porta10A.wordpress.com)

Retomando a rubrica que abri aqui com a entrevista a Wim Nijst, continuei aqui em conversa com João Paulo Meneses do Reis do Ave, seguindo-se Carlos Ribeiro, co-autor do brilhante Vimaranes e PETZL, gestor do maior blog do União de Leiria na web, o uniaodeleiria.blogspot.com, com a última entrevista a ser feita a Pedro Simões, um dos autores do Portimonense 1914. Hoje, uma incursão pelo mundo sempre revolto dos blogs sportinguistas pela mão de Marcelo Silva, um dos autores do Porta10A, um blog quase homónimo ao meu (e que aproveito para novamente pedir desculpa pelo quase plágio não-intencional) e que trata do dia-a-dia de um dos nossos rivais com educação, fair-play e sempre na demanda de levar o seu clube de coração para a frente. Assim sendo, ‘bora lá:

 

Porta19: Novo presidente, o mesmo treinador, a mesma equipa. Todo o país sabe que o Sporting estará em gestão até Maio, quer termine em 3º ou 4º lugar no campeonato. Ainda há margem para melhorias até ao final da época?

Marcelo Silva (Porta10A): Poucas, a modos que ligeiras. Os vícios apanhados nos meses das trevas passados com o moço-forcado deixaram marcas que já não saem nesta época. Foram dias e dias sem conta a desaprender, pelo que agora nos resta tentar chegar ao fim em 3º, mínimo olímpico para uma equipa sem forças – físicas e anímicas . E também na esperança de um ‘pequeno milagre’ dos deuses da bola…

Porta19: As trocas entre FC Porto e Sporting já são um hábito cá no burgo. Achas que se vai voltar a fazer o mesmo neste próxima janela de transferências?

Marcelo Silva (Porta10A): Se nos mandarem Rui Jorges, não me importo nada. Não vejo porque, entre clubes civilizados, não possa haver boas relações, interesses comuns, como troca de jogadores. O FCPorto pode mais, pelo que se houver algum que precisem, digam. Ah, temos lá um que, creio, só dava um grande jogador no vosso clube: o Djaló. Ou mandamos para lá este cromo e vocês despacham para cá um outro mono. Pode ser que resulte…

Porta19: Ainda há salvação para a “besta negra” do plantel? Traduzindo para português, para um adepto há lugar para o Maniche no plantel do Sporting 2011/12?

Marcelo Silva (Porta10A): Na minha opinião o Maniche foi um completo erro de casting. Acredito que ele seja Sportinguista desde pequenino, mas não foi uma mais-valia. Ou seja, mais-valia ter ido parar a outro sítio. Num plantel renovado e com um novo espírito, julgo que ‘ el gordo calceteiro ‘ não tem lugar.

Porta19: O Sporting foi, a par do Guimarães, uma das duas únicas equipas a tirar pontos ao líder no campeonato. Quais são as expectativas de um Leão para este clássico?

Marcelo Silva (Porta10A): Muito honestamente, poucas. O vosso Mister, já disse que quer bater o recorde e chegar ao fim do campeonato sem derrotas. Tendo dito isto, ninguém vai deixar de querer este objectivo e tudo vão fazer para o cumprir. Ficar na história é muito bonito. E AVB sabe que estas ‘ pequenas coisas ‘ ( que são grandes feitos ) mexem com os jogadores. Para além do apoio da ‘ malta lá de cima ‘ ( leia-se da Direcção ), que tantas vezes se vê ao nível do campo como diria o inenarrável Gabriel Alves, que apoia e instiga ( no bom sentido claro! ) para estas conquistas. Se der um empate, já será fantástico. Se perdermos, que não seja um enxovalho como os ‘ lamparinas ‘ levaram…

Porta19: Vens ao Dragão ver o jogo? Tens algum receio de problemas para um adepto sportinguista no estádio ou nos arredores?

Marcelo Silva (Porta10A): Não poderei estar presente. Mas não teria qualquer problema em ir ao Dragão, onde já estive. Digo desde já que acho o estádio absolutamente lindo, confortável e muito bem construído.

Podemos e devemos ser civilizados, pelo que é possível conviver desportivamente com os nossos adversários. Acrescento que jamais iria ver um jogo na companhia de uma claque do meu clube, como gosto de alguma distância das claques dos outros clubes. E acrescento mais duas coisas: o meu Pai e a minha Irmã são Portistas e depois do verde, gosto do azul.

Porta19: Prognóstico? Não vale dizer “Só no fim do jogo”, essa tem direitos de autor e é de um dos nossos!

Marcelo Silva (Porta10A): Um 2-0, golos de Falcão e Varela ( este só para nos aborrecer ainda mais ), tendo o jogo sido disputado sem problemas, sem Duartes Gomes, sem apagões e regas ligadas. Poderia ficar 2-1 não fosse uma perdida escandalosa do mono do Djaló que tem dois tijolos em vez de pés e que se engana de vez em quando, marcando golos ( também para me aborrecer ).

Saudações desportivas aos leitores campeões do Porta19 e muito agradecido pela lembrança.


 

Aproveito para agradecer ao Marcelo pela disponibilidade. Começa a ser uma raridade hoje em dia conseguir ter uma conversa educada com algum elemento de blogs afectos a clubes rivais do FC Porto, por isso fico muito satisfeito quando encontro gente deste calibre. É malta decente, correcta e bem-formada que precisamos para discutir futebol, em que as únicas pedras atiradas sejam as garrafas que o Cintra mandava contra o vidro do carro. Ah, bons tempos :)

4 comentários

  1. Grande iniciativa Jorge esta de convidar os bloguistas doutras cores! (E obrigada ao Marcelo Silva).
    Quanto ao jogo de amanhã, esperemos que não haja cenas e lesões, e claro que os prognósticos da vitória do porto prevaleçam… – acho que ninguém iria perdoar ao Couceiro!…
    Deixo aqui também os comentários à excelente entrevista do João Pinto; uma lufada de ar fresco nos dias que correm…- um jogador que tanto ganhou, vir dizer que nunca foi tecnicamente evoluído e tinha de saber que tinah de sofrer aqui e ali para não lhe tirarem o lugar, e que se ri das tiradas que teve, é verdadeiramente alguém muito especial…
    Obrigada por partilhar.

Deixar uma resposta