Baías e Baronis – Vitória Setúbal 0 vs 4 FC Porto

 

foto retirada do MaisFutebol

 

Não há dúvidas quanto à alta qualidade do plantel do FC Porto 2010/2011 e quando me pareceu que a equipa poderia ter alguma instabilidade quando fosse necessário rodar um pouco da estrutura titular, os meninos que disputaram este jogo fizeram tudo para me roubar o resto das dúvidas. Não faço ideia se a época foi preparada por forma a que os jogadores atingissem o pico de forma nesta altura, até porque alguns me parecem cansados, mas o que é verdade é que os nossos rapazes mais cansados parecem bem mais frescos que os mais frescos dos outros. Hoje, para além da excelente exibição de James, Walter, Beto e Sereno, todos eles suplentes ou nem isso, tivemos um ritmo de jogo de um campeão que economiza pouco e que mostra mais vontade de vencer que os próprios adeptos. Eles que são o principal foco da nossa atenção desportiva, os heróis de uma época que está a ser brilhante, são os mais esforçados de todos. E dão-me orgulho vê-los a jogar como fazem e a esforçarem-se como hoje. A vitória era certa. A goleada era provável. Check e duplo check. Notas:

 

(+) James Rodriguez Excelente jogo do colombiano mais jovem do plantel. Assistências (três, meus amigos, que isto agora com colombianos temos de ter mais que uma coisa boa por jogo), bons cruzamentos, magnífica técnica individual e acima de tudo a noção que o puto está mais maduro. Continuo a gostar mais de o ver a jogar no meio mas hoje, a voar pelo flanco, foi um perigo constante para a tremidíssima defesa do Setúbal e mostrou que é um valor cada vez mais seguro no nosso plantel. Varela, põe-te fino.

(+) Walter Gordo sim, mas com golos. É este o Walter que precisamos para o campeonato? Se mantiver o nível de jogo que hoje mostrou em Setúbal, sim. Não é rápido mas mexe-se bem e consegue arrastar bem os defesas a jogar como pivot central, atraindo os adversários para rodar a bola rapidamente para os flancos e surgindo em boa posição no ataque para marcar. Fez um golo mas podia ter feito pelo menos mais dois e fica-me na memória uma excelente desmarcação depois de um cruzamento do Guarín onde espetou com o esférico na trave. Precisa de manter este nível para ser alternativa a Falcao…quando fôr preciso, claro!

(+) Beto Defendeu um penalty. Só isso chegaria para receber um belo dum Baía, mas a postura activa e interventiva durante o jogo fez dele um elemento importante da equipa que hoje goleou o Setúbal no Bonfim. Para além da boa defesa no penalty esteve sempre muito bem a rechaçar bojardas de longe de Pitbull & Cª e entendeu-se bem com a estrutura improvisada da nossa defesa.

(+) Sereno O rapaz passa-se, é verdade. Continua a não saber o que fazer à bola depois de galgar dezenas de metros em grandes piques. Mas não resisto a dar os parabéns ao moço, não só porque consegue arrastar o jogo desde a nossa zona defensiva até à grande-área adversária, mas pelo empenho em campo e pela produtividade elevada (ao seu nível, atente-se) que um central consegue demonstrar enquanto joga como lateral. Não me lembro de ver Otamendi, que hoje esteve de volta às boas exibições, a fazer o mesmo enquanto jogava na selecção argentina naquela hibridização Maradoniana. É verdade que precisamos de um pouquinho mais de “hmmph” num lateral de topo, um pouco à imagem do que Fucile dá ao jogo quando está com a cabeça no sítio, ou Sapunaru…quando está sóbrio, mas Sereno tem-se revelado uma alternativa viável para quando é preciso dar descanso a um ou, neste caso, a todos.

 

(-) Desiquilíbrio na Liga Quando a segunda equipa do FC Porto, composta por jogadores do calibre de Souza, Sereno e Mariano, que por muito esforçados que sejam (foram e continuam a ser) provavelmente nunca chegarão a ter um estatuto de titular, chega a Setúbal e goleia por quatro pazadas a zero…algo está mal. Há equipas, tal como este Setúbal, que não deveriam receber o prémio de figurar na lista dos melhores clubes de Portugal. É pena, mas é verdade.

 

 

Um jogo fácil demais mesmo para as nossas segundas linhas. Quando vi o onze, especialmente o ataque, pensei que o jogo ia ser enfadonho e que estaria mais tempo na conversa com a minha mãe que bem merecia. Acabei por passar mais tempo atento ao que se passava na televisão, mas a minha mãe compreende. Ela não gosta muito de futebol. Muito é favor, não gosta nada. Mas sabe que quando me vê a ver a bola e o meu clube está a jogar, compreende. Porque é mãe. E é minha. E é a melhor de todas. E, puxando a brasa à minha dourada escalada, aposto que se gostasse de futebol, gostava de ver este FC Porto a jogar.

12 comentários

  1. Mesmo quando e muito bem, resolvemos poupar. E hoje poupamos quase uma equipa inteira – dos que jogaram frente ao Villarreal, só jogaram de início, Álvaro, Otamendi e Guarín, mais tarde, Fernando e Varela, que jogaram 26 e 17 minutos, respectivamente, sendo que o português tinha jogado apenas na segunda-parte frente aos espanhóis…
    Começamos a dominar, mas lentos, sem criar oportunidades e é verdade que tivemos a sorte de marcar, num auto-golo de Valdomiro, mas a partir daí e até ao fim do jogo, foi mais um passeio do Campeão.

    Sob a batuta de um menino de 19 anos, James Rodríguez, colombiano e que não quer ficar atrás dos seus compatriotas, os muito badalados F.Guarín e R.Falcao, o conjunto de André Villas-Boas dominou, controlou marcou e com o 2-0 em cima do intervalo, o jogo ficou resolvido. Só um tipo “passado”, como Ricardo Silva – nunca mais perdoou ao F.C.Porto tê-lo dispensado -, é que pode colocar reticências ao triunfo do Dragão. E meus caros, não há muito mais a dizer sobre o jogo a não ser que Walter voltou a marcar, Otamendi também, assim como Varela. Que é a 16 vitória consecutiva; que temos 80 pontos e que o mais, maior, melhor, grande clube do mundo já está a 21 pontos, até ao momento, a maior diferença da história; e que estamos a duas vitórias de fazer mais história, conseguir um campeonato sem derrotas e com apenas dois empates, igualando o feito do Benfica de Hagan, nos longínquos anos 70, do Século passado.

    A naturalidade com que o F.C.Porto ganha e não só ganha, como goleia, é algo que nos faz recuar e relembrar a frase de Jesualdo: “No F.C.Porto, ganhar é como escovar os dentes”.
    Uma palavra final de parabéns ao Beto, que faz anos e deu uma prenda a ele próprio: defendeu um penalty – é um especialista. E para Kieszek que se estreou e assim, também é Campeão…

    PS – Mais um fim-de-semana em Grande para o Dragão. Vitórias no futebol, hóquei, andebol e basquetebol.
    No futebol já somos Campeões em seniores e juniores; no andebol lideramos e precisamos apenas de uma vitória, em três jogos, para sermos Campeões, Tricampeões, quero dizer; no hóquei a quatro jornadas do fim, também vamos em primeiros e podemos ser…Decacampeões; no basquetebol e nas meias-finais do play off temos a vantagem de 2-0 e estamos a apenas a uma vitória da final, onde teremos o factor casa a nosso favor.
    Se isto não faz de nós um clube fantástico, não sei o que é um clube fantástico…

    Um abraço

  2. Boas Jorge,

    Mesmo assim ainda consigo dar um baroni ao Maicon. Irrita-me tanto a displicência com que ele joga, mesmo num jog fácil.

    De resto boa analise. Agora é confirmar a final em Dublin :)

    Já agora, se por ventura ganharmos a final, já imaginaram como será um Porto – Barça na supertaça europeia? :)

    Abraço,
    Joao

  3. Jorge, estamos praticamente de acordo em relação a tudo nas nossas análises ao jogo, por isso aproveito o ponto em que tocas no adversário.

    eu também o fiz na minha análise e sei que serão poucos a fazê-lo.

    É triste, para ser simpático, ver como anda o futebol em Portugal além clubes de milhões (euros e/ou adeptos).

    Equipas fraquíssimas, condições físicas paupérrimas, jogadores, treinadores e dirigentes na sua maioria sem o mínimo de qualificações ou competência.

    Como é que o Setúbal hoje perante a segunda ou terceira linha (em alguns casos) do FC Porto, faz tão pouco e estoura tão rapidamente num jogo decisivo para eles, há muito mérito do FC Porto. Ressalvamos isso bem. Mas a coisa não pode ficar por aí.

    Clubes completamente falidos, sem adeptos e os que há são biclubistas, na sua quase totalidade.
    O comportamento dos animais presentes nas centrais Bonfim, que eu já tive oportunidade de conhecer bem por diversas ocasiões, foi bem esclarecedor.
    Nojentos anti-Portistas primários, que não estão ali para ver futebol ou apoiar o clube da casa, mas sim a torcer por um clube de lisboa e pela derrota do FC Porto.
    A forma como quase incendiaram o ambiente por uma queda anedótica de um incompetente avançado do Setúbal foi esclarecedora.

    Tudo isto vai mal e tende a piorar.

    De vez em quando apanho uns fogachos dos jogos daquela liga dos sumos. Aquilo é tão medonho que até dói de ver.
    E é basicamente aquilo a realidade do futebol luso além milhões (euros e/ou adeptos).

    Basicamente retirando os clubes que vivem na Uefa, ou os que vivem do Governo Regional da Madeira, a coisa dirige-se a todo o gás para o abismo.

    Há décadas que se avisa, há décadas que se vêem os problemas e os caminhos errados, algumas soluções.

    Não há quem queira resolver.

    A negociação colectiva dos direitos televisivos seria um bom e forte primeiro passo…mas quem é que fez algum esforço por isso? Quem fala nisso? quanto mais no resto…

    Então aquele presidente profissional da Liga, bendita a hora que saiu do FC Porto, arre…

    1. há tanto tempo que isto assim anda mas como são os clubes que mandam na Liga, ninguém quer fazer nada para manter a cadeirinha bem firme.
      já os adeptos do Setúbal não serão diferentes de muitos outros que por aí andam e que não gostam de nós. é infelizmente uma consequência natural do que se vive no nosso futebol ao nível mais alto, mas como já deu para perceber aqui neste nosso país de brincadeira poucas pessoas conseguem assumir um clube principal que não lute para ser campeão.

      de resto tudo na mesma…

  4. Bom dia,

    Excelente jogo da nossa equipa, com muita ambição conquistou uma vitória “gorda” num terreno difícil.

    Excelente exibição de James. Beto grande jogo também, mereceu a titularidade em dia de aniversário. Otamendi é um grande central muito forte nos lances de bola parada e está a fazer uma excelente época.

    Poupamos espingardas sem perder a ambição e garra e isto enche-nos de orgulho. Somos uma equipa na verdadeira acepção da palavra. Villas-Boas está a fazer um fantástico trabalho. Estou convicto que vamos terminar o campeonato sem derrotas.

    Excelente o apoio dos nossos adeptos.

    Abraço e boa semana

    Paulo

    http://pronunciadodragao.blogspot.com

  5. Para além de termos nascido com sorte, por sermos adeptos deste clube, eu acho que fomos completamente abençoados este ano, porque se juntou tudo: um conjunto de jogadores escolhidos a dedo e muito bem preparados; um final de época anterior em remontada, depois do sabor amargo das injustiças que fez juntar o grupo; um presidente de novo centrado no clube (parece que até com a namorada tivemos sorte); o Antero no banco; e o treinador ideal para esta estrutura. – Tenho a certeza que o AVB sabia que queria chegar a esta altura com a equipe em pleno, e com a pequena ajuda do clube em 2º lugar conseguiu que isso fosse mais fácil; juntamos ainda um departamento médico que soube cuidar dos males adiando o que podia ser adiado em termos de cirurgias para épocas mais a jeito…
    De resto, a estrutura é a base de tudo: mesmo quando os astros não se alinham, permite preparar o futuro com alguma antecedência…
    E o mal do futebol português é este é: Ninguém estrutura nada, ninguém pensa que pode acontecer isto ou aquilo, todos só trabalham para uma tal glória… que nunca vem! Por isso há equipes que se afundam e afundam e afundam. – Para mim o benfas também está de rastos em termos físicos e só pode ser pela falta de planeamento… tentaram salvar uma época que estava perdida, em vez de terem percebido que mais valia preparar a próxima à la Mourinho! –
    Enfim, também é injusto comparar este Setúbal ao Porto. Creio que na Holanda ou na Bélgica não haveria clube que não levasse chapa 4 do porto, e mesmo em Espanha até o 4º levou…

  6. Bem,não vi o jogo mas fio-me a 100% na tua análise,que é sempre acertada.
    Dá sempre gozo ganhar,mas quando se joga com os suplentes e ainda se espetam 4…apesar de ser o Vitória,mas normalmente jogar no Bonfim não é nada fácil.

    O Beto defendeu um penalty? O “meu menino” está-se a portar tão bem…confiei tanto nele quando o Helton se lesionou,quando já diziam que com ele na baliza não iamos a lado nenhum bla bla whiskas saquetas

  7. Jogo para cumprir calendário, assumido com responsabilidade e seriedade timbres do Dragão, apesar da massiva gestão efectuada por AVB.

    Ficou demonstrado que para além de constituirmos a melhor equipa nacional temos também o melhor plantel.

    Os diferentes objectivos que a equipa persegue continuam intactos, que a serem alcançados, fará desta equipa a mais «arrasadora» da história do futebol português.

    Um abraço

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.