Baías e Baronis 2010/2011 – Ruben Micael

 

foto retirada de fcporto.pt

Época: Uma pequena decepção. No ano passado, quando apareceu em Janeiro para tentar ajudar uma equipa desmoralizada, partida e com algumas das suas peças mais importantes postas de lado, surgiu como um rei mirolho num grupo de invisuais, porque não sendo genial acabava por estar acima dos colegas…até porque com Raul Meireles a jogar como um refugiado somali, notava-se bem a diferença. Prometeu muito e talvez por isso a malta estava à espera que confirmasse o bom arranque, mas a lesão que sofreu no final da temporada (e que o afastou do Mundial de 2010) levou a que o início de época não corresse muito bem. Belluschi pegou no facho e tirou-lhe o lugar de vez, para depois ceder a posição a Guarín que não deu hipótese a mais ninguém. Ruben nunca conseguiu surgir a um nível que o pudesse fazer recuperar uma posição no onze. Medroso, quase sempre com pouco ritmo e com pouca vontade, só em Fevereiro/Março voltou a jogar decentemente, mas nunca como tinha feito no Nacional, por isso espero muito mais da parte dele em 2011/12. Em termos númericos é evidente: em meia temporada de 2009/10 levou 8 Baías e 1 Baroni. Em 2010/11 foram 5 Baías…e 8 Baronis.

Momento: Houve poucos, mas relembro o golaço contra o Rapid Viena na fase de grupos da Liga Europa. Falcao amortece para trás e Ruben surge com um remate bem colocado e  faz o terceiro para o FC Porto.

Nota final 2010/2011:

BARONI

6 comentários

  1. O Rúben Micael é um Baía!

    E o Belluschi é um Baroni… aliás, é um Belixo.

    O Souza também é um Baía.

    Jogadores como o Rúben Micael e o Souza tiveram poucas oportunidades, e (quase) sempre jogaram bem quando as tiveram.

    Outros como o Belixo tiveram imensas oportunidades durante a época e pouco fizeram. Aliás, o ponto de viragem da época, para mim, é quando o André Villas-Boas tira o Belixo e mete o Guarín. É aí que ele ganha a época. Se não tivesse feito isso, o FC Porto teria perdido a Liga Europa, a Taça de Portugal, e teria feito um campeonato bem mais sofrido.

    1. não podíamos estar mais em desacordo, caro João. as poucas oportunidades que dizes terem sido dadas ao Ruben e ao Souza foram na minha opinião severamente mal aproveitadas e houve vários jogos em que não concordei com a entrada em campo. então chamar o que chamas ao Belluschi, que fez uma temporada excelente, não é bonito. quanto à futurologia de dizer que o campeonato seria mais sofrido e não teria ganho nada…pois não sei, nem tu, nem ninguém :) o guarín esteve muito bem, sem dúvidas, mas o Belluschi até então tinha sido um dos melhores jogadores da equipa.

      no entanto agradeço a opinião. se víssemos todos o jogo da mesma forma…o que seria do Mariano? ;)

      um abraço,
      Jorge

  2. um grande baroni.. esperava muito mais dele esta época.. e ainda espero. a ver vamos se consegue dar dois passos com a bola nos pés e progredir… é que esta época só soube receber, rodar e passar (será falta de confiança?).
    com a ascensão que james rodriguez está a fazer ruben micael ficou na 14/15 escolha… a ver se recupera.

  3. Boa tarde Jorge.

    Rúben Micael ainda não tenho a ideia formada se será um “baía” ou um “baroni”. É certo que a temporada passada chegou numa fase em que a equipa estava desmotiva, partida e sem rumo, então evidenciou-se mais porque era alguém fresco. Este ano teve mais dificuldades (também por causa da lesão), mas porque Belluschi fez mais uma boa temporada (apesar da lesão que também o afectou) e o Fredy que encantou tudo e todos. Este ano vai ser mais uma luta entre o Fredy, Rúben Micael e Belluschi (para jogar ao lado do João), e nenhum quer ficar para trás apesar do Rúben ser o que teoricamente irá conseguir menos (mas eles até são jogadores diferentes).

    Se entrar como na temporada passada, irá dar gosto ver a “batalha” entre estes três pela titularidade, se estiver como este ano e não melhorar é capaz até de sair em janeiro, e o Porto contratar outro.

    Esperemos para ver!

  4. Custa,mas é merecido.Gosto bastante do Ruben e espero que na próxima época volte ao seu nível.E acredito que isso vai acontecer!

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.