Baías e Baronis 2010/2011 – Walter

 

foto retirada de fcporto.pt

Época: Foi uma novela do carago no início da temporada, nunca percebi porquê. Walter tem talento mas é óbvio que teve algumas (muitas) dificuldades de adaptação ao nosso futebol e acabou por pagar uma factura muito elevada pelo excesso de peso, já que Villas-Boas nunca teve problema nenhum em encostar o rapaz na bancada enquanto não emagrecesse. Compreendo que seja complicado para um rapaz humilde, que tinha maus hábitos na curta trajectória profissional antes de chegar ao FC Porto, subir a produção ao ponto de se transformar numa opção útil e válida a jogadores que já estão habituados a um ritmo diferente e a uma atmosfera europeia que tem níveis de exigência muito acima do que Walter estava habituado. São problemas que ele parece decidido a ultrapassar e é isso que quero ver na próxima temporada porque esta, apesar dos 11 golos marcados, nunca fez de Walter uma alternativa viável a qualquer um dos elementos do ataque portista a não ser em jogos de menor importância.

Momento: O jogo do ano para Walter. Um hat-trick, ainda que tenha sido contra o humilde Limianos, é sempre algo a festejar e Walter mostrou bom serviço nessa partida. Pena não o ter confirmado no resto da temporada.

Nota final 2010/2011:

BARONI

12 comentários

  1. Mais um Baía/Baroni que não concordo.

    O Walter é Baroni porquê?
    Ele é o ponta-de-lança suplente do Falcao, já se sabia que jogaria pouco tempo, e o pouco tempo que jogou, normalmente cumpriu.
    Em tempo de jogo não fez nem nove jogos completos (menos de 810 minutos), nos quais marcou 10 golos. E não foi só o hat-trick com o Liminanos, na Liga marcou ao Portimonense, Paços, Sporting, Vitória Setúbal e Marítimo.

    Ele veio do Internacional, que era só o campeão sul-americano. Não vejo que exigência é essa a que ele não estaria habituado, a exigência no Internacional e no FC Porto deve ser a mesma.

    O Walter fez uma época “à Farías”, com pouco tempo de jogo, mas com muitos golos… e com escassa ou quase nula utilização nos jogos europeus.

    Baías e Baronis que até agora discordo:
    Sereno – BARONI
    Maicon – BARONI
    Souza – BAÍA
    Belluschi – BARONI
    Rúben Micael – BAÍA
    Cristián Rodríguez – BAÍA
    Walter – BAÍA

    Se a “correria” do Sereno contra o Sporting lhe garantiu um Baía, então a jogada do Cristián Rodríguez contra o Sevilha garante-lhe 100 Baías! É que a do Sereno foi num jogo sem importância, enquanto a do Cristián Rodríguez foi só A JOGADA que transformou a época que seria de fracasso em sucesso.

    1. Julgo que todos as opiniões contrárias que manifesta em relação aos Baías/Baronis terão argumentos a suportá-las e concorde-se ou não são respeitáveis. Menos uma. Julgo que dizer que Belluschi é Baroni não tem argumentação possível…

      Cumprimentos dum Portista em Sesimbra

    2. Posso ter lido mal, mas o João está a sugerir que se tivéssemos sido eliminados da Liga Europa a época teria sido um fracasso? LOL

      Já agora, dar um “Baroni” ao Belluschi não faz o mínimo sentido…mas já não é a primeira pessoa a ter essa opinião. Curiosamente nunca explicam o porquê. Calculo que não gostem da maneira de correr do homem ou qualquer coisa.

      Sobre o Walter concordo plenamente. Aliás basta dizer que o Lisandro na sua primeira época ao serviço do Porto marcou apenas 9 golos, apesar de ter jogado cerca de 1700 minutos ou seja, mais 1000 (!) que o Walter.

      Também ninguém dava nada pelo Guarín e agora é o que se vê…

      Moral da história: é preciso ter mais confiança em quem já deu tantas provas de competência ao longos dos anos. ;)

    3. não é preciso ficar zangado; são opiniões e todos as temos em quantidade e diversidade para encher muitas caixas de comentários… O Jorge tem-se baseado nas apreciações aos jogos para fundamentar as escolhas finais; por isso apareceu a correria do Sereno, uma homenagem a alguém que se está a moldar ao clube e a outras posições, com a ironia do dito ser alentejano…- não é para comparar com os jogos do Rodriguez de quem se esperava muito mais… e claro Bellushi nunca na vida poderá ser um baroni!

  2. Concordo com todos os Baías/Baronis do João Diogo Reis , excepto no caso do Belluschi! O Belluschi fez uma grande primeira volta, ultrapassado apenas pela super forma do Guárin.

    Saudações Portistas

  3. E o de Cristián Rodriguez. Não me dá aquele fulgor que dava na primeira época no Porto, principalmente por causa da lesão, mas tem estado mal fisicamente, e saltou para terceira opção.

  4. em primeiro lugar, não tenho problema nenhum quando discordam da minha opinião, desde que o façam com correcção. já em termos de argumentos utilizados, há que usar os correctos, que no caso do Belluschi não creio terem sido os melhores. quanto ao Walter, é uma questão da forma como se vê o jogador, e eu sempre que o vi em campo ficava sempre com a ideia que não se podia depender dele para servir como alternativa aos titulares. e tanto não o foi que Hulk foi “obrigado” a jogar como ponta-de-lança quando era óbvio que não é lá que mais rede.

    mas, caro João, venha de lá essa indignação! não sou detentor da verdade, homem :)

    um abraço,
    Jorge

    1. Caro Jorge, a razão para o Walter não ter sido opção quando o Falcao esteve ausente (e repare que não foi não ser titular, ele nem convocado era) foi explicada pelo próprio: o AVB disse-lhe que enquanto não perdesse peso não seria opção.

      E o que é certo é que quando voltou o Walter estava notoriamente mais magro e até ao fim do campeonato ainda foi titular em algumas ocasiões.

      Mas enfim, face às últimas notícias esta discussão acaba por não ter grande importância… :(

        1. Tem razão, e como dizia o outro “the show must go on”, mas ainda estou meio atordoado. Confesso que não estava nada à espera disto…

          Enfim, toda a gente tem um preço e o do André parece que são 5M€/ano.

          Legítimo, mas não posso deixar de ficar extremamente desiludido. Isto se as notícias se confirmarem obviamente.

  5. Concordo com o reine margot. Toda a gente tem o seu ponto de vista em relação a cada jogador e na maneira em que interpreta cada jogo. Somos todos livres de opinar, e para bem do Jorge, opinamos sempre com sinceridade (pelo menos no meu caso), para ajudar o nosso caro amigo a melhorar cada vez mais o blog. Se ele já é bom , porque não fazê-lo melhor? :)

    Um abraço e continuação de um excelente trabalho,

    Paulo Ferraz

  6. noticia de ultima hora… Chelsea paga clausula de rescisão de Pinto da Costa..eleições no FCP próxima sexta feira.
    agora a serio …se for mesmo para o Chelsea nao percebo o porque de tanto alarido… temos que nos mentalizar… batendo a clausula nao podemos fazer nada. Boa sorte e venha o proximo para fazermos mais um campeão.
    Quanto aos baronis/baias

    “Baías e Baronis que até agora discordo:
    Sereno – BARONI – Foi bem dado o Baia Pela Raça.
    Maicon – BARONI – Considero Baia tambem mas com adeptos a zumbir ao primeiro toque de bola qq um erra.
    Souza – BAÍA – BARONI …so por ter falado no twitter.
    Belluschi – BARONI – TAMOS MALUCOS? é o jogador com melhor tecnica no Porto. BAIA
    Rúben Micael – BAÍA – Quem? Baroni completamente não fez nada.
    Cristián Rodríguez – BAÍA – Outro Baroni… Mais bem pago do plantel tem de pelo menos se manter no 11 ou 14!
    Walter – BAÍA – Unico que concordo mas ha um grande senao… quem se deixou engordar foi ele … não o vilas boas… isso diz muito de um jogador”

    Todos temos ideias diferentes mas há umas mais consensuais que outras e temos de ouvir as outas e respeita-las entendendo-as.
    Quanto a vendas? … Não me preocupo… Nós sempre estaremos aqui para ajudar quem está connosco.
    força porto e não liguem ao alarido da CS.

Deixar uma resposta