Na estante da Porta19 – Nº1

Mais uma pequena inauguração aqui no Porta19. Nada de bases de dados com jogadores, equipas com camisolas parecidas ou crónicas do jogo com nomes pomposos. Desta vez lembrei-me de me transformar pontualmente num Marcelo Rebelo de Sousa da bola e recomendar livros que possam ser interessantes para a malta que gosta do FC Porto mas acima de tudo que também goste de futebol nas suas várias vertentes. Nem tudo são tácticas mas também nem tudo é sociologia. Às vezes aparece um gajo como o Pena. Enfim, pode passar aqui um bocado de tudo, desde que tenha relação com o desporto que me move…e nem imaginem as dificuldades que às vezes a locomoção me provoca.

O primeiro livro a fazer parte das minhas sugestões chama-se “Why England Lose: And other curious phenomena explained”, da autoria de Simon Kuper e Stefan Szymanski e é a versão futebolística do popular Freakonomics. É um livro de leitura fácil, com análises interessantes sobre a economia do futebol e a forma como por vezes temos a ideia errada do que se está a passa no mundo da bola, com uma perspectiva crítica não de factos mas da interpretação dos mesmos. É curioso percebermos as vantagens que há em marcar primeiro ou não uma sequência de grandes penalidades, ou o impacto que um determinado treinador ou táctica tiveram na evolução do futebol moderno. As histórias são engraçadas, bem escritas e aprofundadas ao ponto de serem interessantes mas não aborrecidas, com algumas verdades que parecem contra-natura.

Sugestões de locais para compra:

11 comentários

  1. Deixo-te mais dois sites, que beneficiarão o potencial comprador por não terem portes para o mercado tuga: play.com e o zavvi.com.

    Não vi se têm exemplares do livro em causa, mas são uma réplica do site da amazon, onde se encontra também muita literatura sobre desporto.

  2. Nem táctica, nem sociologia=Pena?
    Interessante…

    Sem ter lido o livro, que procurarei ler em breve, queria dizer assim:
    Os ingleses apesar de terem inventado as regras do jogo, às vezes não compreendem tudo:- Porque perde a Inglaterra? Quem tem acompanhado o Ronaldinho no Flamengo, vê bem que para um génio, a táctica só atrapalha, os treinos são muito chatos, as noitadas muito boas, quem marca primeiro ou depois só chateia se for na vez em que ele queria marcar-… os ingleses não têm génios dentro de campo, that’s why they lose!… (os brasileiros têm, e, é por isso que às vezes – muitas – ganham!…)

  3. Achei interessante a sugestão e depois de uma pesquisa pela net decidi comprar o dito livro ao book depository. Vamos a ver se o meu caro amigo tem o bom gosto de leitura equivalente ao bom gosto de escrita.

    Cada vez mais interessante o porta19, parabens.

  4. Já agora partilho o único livro sobre futebol (e não sobre o FCP) que li. Chama-se “Brasil: Futebol ao Ritmo do Samba” e já foi há uns anos largos que o li, mas lembro-me que é escrito por um jornalista inglês, correspondente dum jornal britânico no Brasil, e fala de como o Brasil e o Futebol acabam por se fundir num só. Gostei bastante.
    Cá vai o link http://www.livrarialeitura.pt/livro/brasil-futebol-ao-ritmo-do-samba-bellos-alex/?from_page=Redirecionamento+da+Listagem&UDSID=%A7%A7%A7%A705110630110516007747077891%A7%A7%A7%A7

    Boas leituras!

    1. já vi o livro mas ainda não o comprei. só recomendo livros que já tenha lido, mas o mais provável é enfiar isso na próxima lista de compras, obrigado pela recomendação!

  5. Sugestão para um futuro numero nesta rubrica. O Fever Pitch (Febre no Estádio) de Nick Hornby. Encontrei, com dificuldade, a versão traduzida, numa feira do livro, por 7,5 €. É um livro excelente, mostrando o mundo (fascinante) de um viciado no mundo da bola, neste caso de um adepto dos gunners. Vale a pena.

Deixar uma resposta