Mil postas

Aqui há alguns dias atingi uma marca interessante: mil posts.

Não quero começar a discorrer como sei que por vezes tenho a tendência de fazer, mas há várias coisas que gostava de partilhar convosco para marcar a data. Foram mil posts muito diversos, com prosa e poesia, reportagens fotográficas e conversas intelectuais, insultos variados e análises tácticas. É curioso perceber que a forma como tenho encarado o blog é diferente do que fiz no início, porque todos os homens vão mudando de opinião ao longo da sua vida e eu não sou excepção a essa bela regra, e quando olho para o que escrevi em Maio de 2009 e reparo no tipo de textos que agora saem do choque desenfreado dos meus remanescentes neurónios, reparo na diferença no estilo e na atitude.

Apesar do site ter muitas categorias, algumas das quais são os pontos mais mediáticos e mais conhecidos (Baías e Baronis e Ouve lá, ó Mister à cabeça, responsáveis por mais de 25% do total dos posts), gostava de puxar a brasa à minha sardinha e de salientar três posts que me são muito queridos: “Ode a Mariano“, “Rui Moreira ou a nobre arte de mandar pró caralho” e “E começam as imbecilidades“. O primeiro porque é um poema e como nunca fui dado ao estilo, surpreendi-me quando vi que tinha ficado engraçado; o segundo porque aborda a temática da imprensa e da defesa dos valores Portistas para o exterior, algo que me interessa muito; e o terceiro, porque gosto de pensar que me coloca ao nível dos adeptos que pensam pela própria cabeça. Se ainda não conhecessem o Porta19 e me pedissem alguns posts para recomendar, era estes que escolhia. Se não concordarem, eu compreendo.

A nível pessoal tem sido uma viagem curiosa. Tem servido para alimentar um ego que nunca foi muito grande, ajudou a retirar ainda mais horas de sono às poucas que já são entregues à almofada, criou uma certa atmosfera de nano-celebridade à minha volta ao ponto do meu próprio chefe se referir a mim como “Porta19”, o que já aconteceu várias vezes, possibilitou o contacto pessoal com muitos e bons portistas, desde malta de outros blogs portistas – Bibó Porto, Carago!, Dragão até à Morte, Reflexão Portista, A Mística Azul e Branca, Mística do Dragão, Revolta Azul e Branca, Dragão Crónico, Tomo II, entre outros – e também criou condições muito especiais para que fosse conhecendo outras pessoas à distância mas com quem parece ter-se criado um elo curioso ao longo destes vinte e tal meses de vida nova: os habituées dos comentários, pessoal interessado e opinativo, que já levou a salutares trocas de ideias sobre muitos posts que escrevi – João Amorim, Ana Luísa, Reine Margot, Manuel Vila Pouca, André Oliveira, penta1975, José Correia, Armando Pinto, Dragão dos Diabos, Ferrone, Fleming, The Blue One, P.Ungaro, Azul Dragão, Paulo Pereira, Romeu Silva, Nelson Machado, Vila, Paulo, Sergio, Hintze, joshua, hmocc, The Blue Factory of Dreams, só para citar alguns dos mais participativos, e até alguns adversários – Paulo, José Luís Carriço, Luís Rosário, Marcelo Silva e muitos outros que contribuiram sempre para bom diálogo e discussão acesa mas inteligente. Não é suposto ser um concurso de popularidade nem um discurso de agradecimento dos Óscares, mas se virem que o vosso nome não está ali e acharem que merecia um heads-up, estão à vontade para me insultar. Um gajo não se pode lembrar de tudo mas se me esqueci, mea culpa.

Acima de tudo, esta brincadeira tornou-se parte integrante da minha vida e permitiu-me evoluir como portista e como pessoa. Obrigado a todos pelo vosso contributo, pelos comentários, pelas visitas e pelas palavras de incentivo. Espero contar convosco para os próximos mil.

17 comentários

  1. Parabéns pah!

    Sinto muito orgulho em pertencer a esta família do Porta19 e, consequentemente, da blogosfera Portista.

    És grande!

    Já agora, vê se ganhas o Euromilhões amanhã para irmos todos ao Mónaco, ok?

    Abraço! :D

  2. Parabéns pelo numero alcançado. E como se costuma dizer: “quem escreve por gosto, não se cansa” (versão blogger) :)

    Abraço

    P.S.- Chegou hoje o livro Nº1 da “estante” do Porta19. As primeiras impressões são muito positivas!

  3. Quando há qualidade nos posts é normal eles terem também quantidade.
    E esses tais 1000 posts são a prova disso. Para teres mudado, como dizes teres feito, é porque percebes-te o que o “público” pede e soubeste satisfazer os seus gostos, e como o público Portista é por definição gente exigente levou a que houvesse da tua parte essa tal evolução.

    Penso eu de que.

    Não leio o blog desde o inicio da sua existência por isso não noto tanto essa evolução que dizes ter percebido em ti próprio e na forma como abordas a escrita mas desde que o leio sempre gostei da forma escorreita como escreves e do tom cordial e apaziguador que tentas manter mesmo nas discussões mais acesas.

    Parabéns e continua o bom trabalho, se fizeres o favor.

    PS: Continuo a dizer que gostava mais de comentar usando o perfil de blogger.

  4. Que marca bonita Jorge, 1000 posts.

    Muitos parabéns e que esses dedos tenham cabedal para escrever muitos mais!

    Repito-o muitas vezes, mas também nunca é demais, és o melhor da blogosfera azul e uma referência para muito boa gente.

    Um grande abraço

  5. Tornou-se parte da NOSSA vida Jorge. De tal maneira que até me permito tratá-lo pelo primeiro nome, sem o conhecer mais que deste fantástico espaço. Coisas da cibernética. Muitos parabéns, até amanhã. :)

  6. Ups! Chego tarde, mas chego…é como o Paulo diz: tornou-se parte da vida.Passagem obrigatória. – Obrigada por este espaço, pela abertura, pelo “convívio”… exemplo para tantos do que deveria ser um blogue.
    Santa paciência para escrever sempre, mas ainda bem que a tem.
    Gostei muito da evocação dos mil golos do pelé. (se bem que os golos ninguém tem bem a certeza se foram 1000…) Espero que continue por mais mil, e outros tantos, e por aí fora. Até sempre.

  7. caro Jorge,

    penso que já foi tudo dito e desejado.

    Muitos Parabéns! pela brilhante marca (esplendoroso feito!) e estou com o André: se venceres o EuroMilhões lembra-te da gente ;)

    «este é o nosso destino»: «a vencer desde 1893»!

    saudações desportivas mas sempre pentacampeãs! ;)

    Miguel | administrador do (agora) Tomo II

  8. Mainada.

    É sempre um regalo lêr os teus posts, como já tive a oportunidade de te dizer pessoalmente.

    Continua o excelente trabalho, venham mais 1000!

    Grande abraço

  9. Jorge!

    Desculpa o atraso desta minha saudação em tão especial data.

    1000! E,mais que a quantidade,há que realçar a verdadeira qualidade de todos e cada um deles.

    Venham mais 1000 carago

  10. Viva, Jorge!

    Desculpa o atraso, mas nos últimos tempos tenho acompanhado um bocadinho ao retardador.

    No entanto, mesmo atrasado, não podia deixar de te dar os parabéns, pela tua disponibilidade, pela qualidade da escrita, pela permanente inovação, e pela constante boa disposição. Ah, e pela forma apaixonada e simultaneamente clarividente com que escreves, o que não é muito comum quando se escreve de bola. Com estes ingredientes, só poderíamos estar perante um dos melhores da bluegosfera!

    1000 posts em pouco mais de 2 anos dão quase uma média de 2 por dia, e também quase sem férias! Ou seja, não tarda, inscreves-te nas Novas Oportunidades e tens uma carteira de jornalista, concerteza com muito mais qualidade do que alguns da nossa praça.

    Last, though not the least, acho que já deu para perceber que perdi certas manias, um homem não pode negar as suas origens, contrariar o ADN só dura algum tempo. Por isso desde 2009 que sou sócio (até já tive direito a 2 números), redimi-me, pá, ovelha tresmalhada. Ou seja, incluiste-me no lote errado.

    Abraço, ficamos agora todos à espera do post 2000.

  11. Fodasse, é mesmo verdade afinal… um gajo quando faz o que gosta é mais feliz e o sucesso vem por arrasto! Jorge, és uma fonte de inspiração e de reflexão para a minha pessoa. Vou deixar-te uma sugestão que, para um ego desmensurado, não servirá de muito: que tal, começares a postar no blog, com cerimónias de palco rincipal opiniões, mails ou comentários que porventura aches relevante abrir ao people. Entendo-te bem , sei que é o teu bunker, mas se abrires CONTROLADAMENTE a participação, só tens a ganhar!

Deixar uma resposta