Adios, muchachos!

Gostava de descobrir agora uma prosa adequada para dedicar à saída de Falcao, mas não consigo encontrar palavras melhores que as que escrevi sobre ele em Junho deste ano, no resumo da temporada:

“Como é que se descreve uma temporada do nível que Falcao fez desde Agosto de 2010? Podia citar os quase quarenta golos que apontou. Ir buscar as dezenas de artigos que foram escritos a louvar a capacidade goleadora do nosso Radamel. Podia até citar montanhas de opinadores, analistas, treinadores, jogadores, agentes, velhos e novos, todos a elogiar os feitos do colombiano. Chegava o camião de estatísticas que provam que foi um dos melhores jogadores da Europa na época que agora terminou. Decidi, como fiz para o compatriota Guarín, ir buscar um texto que escrevi sobre ele depois do “poker” ao Villarreal: “Quatro golos. Quatro lanças, quatro facas, quatro patadas, quatro tacadas. Quatro vezes me fizeste saltar em euforia nas bancadas hoje no Dragão, distribuindo high-fives pelos meus companheiros. E a cada um desses pulos de puro êxtase futebolístico, só conseguia pensar: que privilégio é ver-te a jogar ao vivo. Assistir às desmarcações, às fintas de corpo, aos remates e aos cabeceamentos que fazes e continuas a fazer. Já levas quinze golos marcados na Europa esta temporada e gostava muito de te ver a fazer qualquer coisa de parecido na próxima com a nossa camisola. Uma vénia para ti. Uma não, perdão: quatro!”. Falcao é dos melhores pontas-de-lança que já vi jogar. Ponto.”

Já sobre Ruben, recupero o que escrevi sobre ele na mesma altura:

Uma pequena decepção. No ano passado, quando apareceu em Janeiro para tentar ajudar uma equipa desmoralizada, partida e com algumas das suas peças mais importantes postas de lado, surgiu como um rei mirolho num grupo de invisuais, porque não sendo genial acabava por estar acima dos colegas…até porque com Raul Meireles a jogar como um refugiado somali, notava-se bem a diferença. Prometeu muito e talvez por isso a malta estava à espera que confirmasse o bom arranque, mas a lesão que sofreu no final da temporada (e que o afastou do Mundial de 2010) levou a que o início de época não corresse muito bem. Belluschi pegou no facho e tirou-lhe o lugar de vez, para depois ceder a posição a Guarín que não deu hipótese a mais ninguém. Ruben nunca conseguiu surgir a um nível que o pudesse fazer recuperar uma posição no onze. Medroso, quase sempre com pouco ritmo e com pouca vontade, só em Fevereiro/Março voltou a jogar decentemente, mas nunca como tinha feito no Nacional, por isso espero muito mais da parte dele em 2011/12. Em termos númericos é evidente: em meia temporada de 2009/10 levou 8 Baías e 1 Baroni. Em 2010/11 foram 5 Baías…e 8 Baronis.

Boa sorte, rapazes. Não guardo rancores, garanto. Para vosso bem,  só espero que tenham feito a opção certa.

11 comentários

  1. A verdade é que só me apetece chamar ao Falcao pesetero, mas se formos a ver ele podia ter saido por 30M e aceitou renovar (mto provavelmente com a promessa que sairia) para sacarmos mais 10M. Obrigado!

    Desportivamente, és burro! :D

    Quanto ao Ruben, tem sido uma desilusão, siga buscar o Castro! :)

    Grande abraço

  2. Um singelo obrigado. Pode parecer pouco, mas encerra um mundo de gratidão. Basta, muitas vezes. Falcao é um dos nossos. E não é fácil ser adoptado por este clã, sempre tão rígido nos seus códigos morais.

    Não faço comentários quanto ao destino final. O dinheiro, logicamente, faz com que ele tenha mesmo feito a opção certa. Não vai para melhor, mas escolhe o melhor. Para ele.

  3. Boa noite,

    Com estas duas transferências fizemos um excelente encaixe financeiro, embora tenhamos de ir ao mercado contratar um ponta de lança.

    Resta-nos agradecer aos dois atletas tudo o que deram pelo nosso clube, e desejar-lhes as maiores felicidades neste novo desafio da carreira.

    Pessoalmente fico triste, porque acho que ambos tinham valor para jogar num clube maior que o Atlético de Madrid, uma vez que o Atlético é um clube demasiado modesto para a valia destes dois jogadores.

    Então Falcao no Atlético é um sacrilégio … o melhor marcador da Liga Europa, eleito para melhor jogador da UEFA, cair no Atlético … enfim, acho que merecia e tinha condições para jogar num clube de outra dimensão, que lutasse pela Champions, tal como o FC Porto!

    Abraço

    Paulo

  4. Falcao, es dos melhores avançados do momento! Tenho pena é que queiras andar de cavalo para burro, pois os trofeus acabaram, ok tudo bem, vais ganhar muito dinheiro.. mas acho que podias ir para clubes com mais objectivos pois tens lugar em qualquer equipa! de qualquer forma obrigado por tudo e boa suerte!;)

  5. Falcao, conheço poucos jogadores que tenham singrado no Atlético de Madrid, espero que te tornes num deles. Tal como o outro de Madrid (pelo menos até à chegada do Mourinho), parece-me um bom clube para estragar jogadores.

    Quer-me parecer que ainda não acabaram as mexidas no mercado. Andamos a gastar demasiado dinheiro para o habitual, vamos ter de vender para equilibrar. Só espero que todos estes jogadores que estão a entrar tão caros sejam realmente bons e não nos saiam uns baronis, bolattis ou valeris.

  6. Triste.

    Desde o meu ídolo de infância,Jardel,que não admirava tanto um avançado.

    Falcao é…um abuso.Acho que nem vale a pena entrar em grandes descrições,já todos sabemos como é.Não sei muito bem porquê mas festejava os golos dele com mais entusiasmo,era diferente.

    Já estava mentalizada para a saída dele,mas dói vê-lo sair para uma equipa inferior.Um campeonato muito melhor,um salário muito melhor (claro…nisto são todos iguais) mas…para o patético?Alguma perspectiva para a próxima vez que vais levantar uma taça ou festejar um título? Talvez isso já não seja tão importante agora…
    Dá-me a sensação que aquilo que ele vai ter a mais lá não vai compensar o que tem a menos,ou o que perde.Mas eu sei lá

    Do fundo do meu coração,gracias Radamel.

    Ah,falta o Rúben…pareceu-me mais vendido que comprado,mas pronto,toda a sorte do mundo

  7. Boa sorte aos dois e obrigado.. custa muito ver falcao sair para um clubzeco mas enfim, quanto ao Ruben depois do Castro e a sabermos que o Fernando não esta contente e quer sair só teremos Sousa Guarin Beluchi e Moutinho(duvida?) mais o belga e o marcelo em janeiro. não será curto?
    Por mim iamos buscar o Castro outra vez..digo eu

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.