Ouve lá ó Mister – Gil Vicente

Amigo Vítor,

Não esteve mal para primeiro jogo. Segundo, pronto, porque a Supertaça também conta. Amigáveis não interessam a ninguém, certo? Certo. Continuando. Não esteve mal, mas podia ter sido melhor. Ainda deu para roer um naco de meia-dúzia de unhas, mas se calhar eu é que continuo a ser pessimista, até porque ainda me lembro em jogos com o Mourinho que eram daquele estilo: “Pronto, já está 1-0, acabou o jogo aos 34 minutos”. Até nesses jogos eu me enervava e já se sabia que raramente havia alterações no marcador para a outra equipa. E ainda não estamos lá, nem sei se vamos estar, porque tu não és o Mourinho e ainda bem. Gostas mais de atacar, de cascar no adversário, deixas-te estar menos na retranca à espera que os gajos façam pela vida. Pelo menos é isso que dás a entender e concordo contigo. Para além disso, as gabardines do Mourinho são caras e o contrato com a Armani ainda não chegou para as tuas bandas, mas estás a caminho disso, pá. É só trabalhar e ter fé! (e um bom agente não faz mal nenhum)

E agora, de volta ao Dragão para o primeiro jogo a sério em casa. No meio desta salgalhada de transferências para aqui e para ali, com gajos novos a chegar e tipos conhecidos (quase) a sair, tens um belo dum caldo para mexer. Os sócios estão em sobressalto com o Radamel e o Ruben, anseiam por ver jogar Mangala, Defour, Alex Sandro e Iturbe, lamentam Castro, desistem do Cebola e do Fernando…e tu estás no meio de tudo. As decisões são tuas mas para além da definição de quem vai e quem fica, que ainda vai aguentar mais uns dias, é preciso ir ganhando jogos. O Gil é daquelas equipas que não assusta mas é preciso ter cuidado. Olha o que aconteceu ao Benfica…e não me venhas dizer que os vermelhões não tem equipa para ganhar aos galitos! Nestas alturas é que a superioridade teórica tem de ser mostrada ao nível da relva, homem, e há que manter a distância.

Vai gerindo as situações o melhor que puderes, porque já percebemos que ainda não sabes com que forno vais pôr a assar o plantel. Estou farto de metáforas de retrosaria, pronto.

Sou quem sabes,
Jorge

6 comentários

  1. Bom dia,

    Depois de uns dias turbulentos no mercado, com a saída de Falcao e Ruben e a entrada de Mangala e Defour, o FC Porto recebe hoje um Gil Vicente motivado, sem nada a perder, que vem ao Dragão para tentar pontuar.

    Espero que este “entra e sai” não tenha afectado o grupo na sua concentração para este jogo.

    É importantíssimo ganhar hoje, mas para tal é necessário ser mais agressivos e mais pressionantes, do que fomos em Guimarães.

    O Gil tem bons jogadores, com destaque para Hugo Vieira, ao qual nenhum clube do topo da tabela prestou a devida atenção no mercado de transferências.
    Paulo Alves é um treinador jovem e ambicioso, e por conseguinte é necessário empenho e concentração, para levar de vencida o Gil.

    Espera-se uma boa casa, e com um grande apoio à equipa.

    Abraço e bom fim de semana

    Paulo

  2. Nunca lá estive mas a expressão “feira da ladra” define o que é, neste momento, o negócio das transferências de jogadores. No meio desta salgalhada toda, os treinadores bem podem fazer crer que tudo está bem, que só faz falta quem está e todo o mundo está tranquilo e na paz dos anjos. Pois, sim. Os que ficam, vêem os outros partir para o eldorado e não descolam do ouvido o telemóvel à espera do convite que há-de chegar de um qualquer rei do petróleo, está prometido. Outros chegam, prenhes de valor e dando garantias de que estão prontos para ganhar. Há, é essa chatisse (podia ter escrito estupada mas é termo que eles não usam) de ter que jogar as partidinhas das provas oficiais, contra uns tipos com os salários em atraso que deitam os bofes pela boca a correr, e com os adeptos à perna a exigir qualidade e golos. Foram uns e podem sair outros, raios partam que nunca mais é dia 31, para ao menos acabar o chinfrim até que venha o Pai Natal.

    Basta!

    1. a janela foi alargada até 31 de Agosto para que os clubes se pudessem precaver contra lesões e inadaptações nos primeiros jogos da época…mas acaba por desestabilizar muito mais os plantéis. é aguentar, amigo Remígio!

      um abraço,
      Jorge

  3. A dita janela, Jorge, foi alargada por interesses dos agentes… e nada mais. E, claro que a Fifa está onde está o dinheiro. E, mal. E o Rummenige já ameaçou que os clubes não vão ficar parados…

    Já agora, ouvi ontem numa curta intervista ao agente do Neymar, a apologia do Real, e porque ele achava que o Neymar tinha que ir para o Real e não para o Barça, e uma das razões é que no Braça pagam aos jogadores (cá para mim não deve ser a todos) com 6 meses de adianto!! Ou seja, no início do primeiro semestre e no início do segundo… ( – Só uma palavra: porrrra!…)

    Quanto ao VP, ele atira-se para a frente como um leão, e deve saber das movimentações, claro, mas deve estar que nem um feijão lhe cabe! Alguém já imaginou a tarefa de ter que por uma equipe a jogar contra o Barça, sem o Falcao, e, eventualmente sem o Moutinho e o Álvaro? …
    (Espero que sejam só bocas ds contra-informação…)

    1. quem não tem tigre, caça com gatinho bébé. kléber, you’re up!
      quanto à dimensão da janela, já disse isto várias vezes: deixa-me ser ostensivamente ingénuo, carago!!! :)

  4. Eu só me pergunto se com a saídad e Falcao o Hulk não vai querer sair também, o Moutinho não vai querer sair também e se o Fucile não vai fazer ainda maior pressão para também ele sair!

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.