Wait and ye shall…wait again.

Se Alex Sandro era expectável que ficasse de fora (estrangeiro, a recuperar de lesão e só disponível lá para Outubro…), Walter e Iturbe foram surpresas. Walter porque só teremos um avançado “de área”, o que leva a pensar que Hulk pode ser atirado lá para o centro, deixando espaço para…outro fazer o lugar dele. Mas mais uma vez, é estrangeiro e não formado no clube, o que limita as oportunidades que poderá vir a ter na Europa, o que é mau para o jogador e para o clube.

Já a situação de Iturbe deixa-me desiludido. Não sei se nos virá a fazer falta na Champions’ porque ainda é muito novo e provavelmente terá de se adaptar a um estilo muito diferente do que vinha habituado, mas estava à espera que o rapaz por lá pudesse andar para ir ganhando calo. A questão que já li a ser comentada em vários sites em que muitos afirmam que a idade lhe permite ser inscrito pela Lista B, pelo que vejo nos regulamentos está posta de parte.

Reparem no que diz a alínea 18.17 do Regulamento da Champions’ League 2011/2012:

Conditions for registration: List B

18.16 Each club is entitled to register an unlimited number of players on List B during the season. The list must be submitted by no later than 24.00 CET on the day before the match in question.
18.17 A player may be registered on List B if he is born on or after 1 January 1990 and has been eligible to play for the club concerned for any uninterrupted period of two years since his 15th birthday by the time he is registered with UEFA. Players aged 16 may be registered on List B if they have been registered with the participating club for the previous two years without interruption.

Ora estas condições não se aplicam a Iturbe, que apenas foi contratado este ano. Já Tiago Ferreira ou alguns outros júniores que pertençam aos quadros do FC Porto desde 2009/2010, pelas minhas contas, podem ser inscritos na Lista B até ao dia anterior ao jogo.

Todos os elementos que estão à frente do FC Porto sabem destas regras, como é evidente, por isso a não-aposta em Iturbe foi pensada. É evidente que todos temos esperança de o ver a jogar (e muito, e bem), mas achou-se que terá de esperar. A possível convocatória para os Jogos Pan-Americanos pode estar relacionada com a escolha, mas é sobre os ombros de Vítor Pereira que recai a selecção dos jogadores. Selecção essa que é sempre limitada por regras de mercado, mas a pressão para uma boa Champions’ (leia-se “passar a fase de grupos”) é intensa e qualquer resultado abaixo disso vai colocar em cheque qualquer naipe de jogadores que fossem ou não seleccionados.

Não quero começar a contestar políticas de gestão de plantel ou de activos quando ainda não vejo os resultados concretos, mas uma coisa é certa: estamos a ficar limitados nas escolhas que fazemos para compôr uma equipa de sucesso.

PS: Já agora, e Danilo? Entra para a lista quando chegar em Janeiro? Se sim, quem sai?

8 comentários

  1. Boas Jorge,

    Sinceramente n percebo esta lista e axo q o Vitinho anda a arranjar maneira de ir fazer companhia ao Libras Boas (tao amiguinhos q eles andam la no forum da uefa).

    Atacar a champions com um ponta de lanca e burrice a mais. Se por ventura o Hulk e castigado e o Kleber se lesiona, como e?

    E os reforcos?! E cada vez menos identidade tuga??? Nao compreendo e fico chateado. N vamos ter forca suficiente na minha opiniao.

    Abraco

  2. No caso de Danilo não se coloca

    à lista da Champions pode ser adicionados jogadores em Janeiro.

    Penso que se podem adicionar + 2 e trocar outros 2.

    Mas que estou desiludido estou e muito… Não percebo o que o Djalma faz na lista em vez do Iturbe, já que o Iturbe é mais versátil, pois pode jogar na linha, como “10” num 4-4-2 (que já testamos com James e Kelvin na Pré Temporada) e mesmo como 2º Avançado no mesmo esquema.

    Agora o Djalma, nem vai sentar na CL e ainda para mais, só pode jogar a extremo.

    Portanto estou muito preocupado… mais com isso do que com a ausência de alternativa ao Kleber, que me parece que vamos jogar em 4-3-2-1 ou em 4-3-3 com um falso ala, e o Kleber menos central e o Hulk um pouco mais para o meio, se preferirem…

    1. O Djalma é um dos “tuga”, porque joga em PT há não sei quantos anos…
      Mas alguém acha que o Iturbe ia jogar já? Um miúdo que nunca jogou na Europa? Vocês têm visto o nosso clube jogar? Acham que somos o Benfica ou quê?

      Respondam-me a uma coisa: quando começou o James a jogar o ano passado?

      1. my point exactly…mas ainda assim o James foi inscrito na fase de grupos da Liga Europa…
        a gestão tem de ser cuidada e pode demorar algum tempo, mas não deixo de ficar desiludido por não poder ver o rapaz. até podia nem ser convocado…mas assim não pode mesmo :)

  3. Bom dia Jorge,

    Eu ainda estava na esperança de que Iturbe integrasse a lista, pois pensava que o motivo para a não inscrição seria a pré-convocação para os Pan-Americanos.
    Mas desfizeste a dúvida com o regulamento que eu desconhecia.

    Assim Iturbe fica de fora mesmo. Complicado para o mister gerir esta questão. Temos só 5 portugueses no plantel (Rafa, Moutinho, Rolando, Varela e Djalma que deve gozar de dupla nacionalidade) e nenhum jogador da formação em idade sénior. Vítor Pereira teve assim de gerir a questão dos extra-comunitários, na escolha dos atletas a inscrever.

    Ruben foi apanhado no tapete que o presidente puxou ao Jorge Mendes. Agora não temos atletas no plantel representado por este senhor, que terá tido muita influência na pressa inesperada de sair de Falcao que semanas antes renovara feliz da vida.

    Castro e Sérgio Oliveira poderiam ter ficado no plantel.

    Mas o futebol mudou e apostamos em jovens da mesma idade mas extra-comunitários como Souza.

    Espero que esta gestão de plantel ao cargo de Antero Henrique não afecte o desempenho da equipa na champions, cujos euros são essenciais para equilíbrio orçamental.

    Abraço

    Paulo

    Pronuncia do Dragão

  4. A prestação do Iturbe no mundial sub-20, mostrou-nos um jogador muito em baixo de forma… ele está com ganas de jogar, mas deve ter que demonstrar que o pode fazer para o bem da equipe… se tudo correr bem, chega ao Natal e troca por outro qualquer… Quanto ao Walter, para além lá da questão da filhinha, houve rumores que iria ser emprestado. Provavelmente poderá estar aí a razão para a não inscrição.
    O que é que isto quer dizer? Que eventualmente se vai jogar certos jogos noutro esquema qualquer, que não o amado 4x3x3…
    Não acredito que no ano passado todo não se tivessem treinado já outros esquemas, e este ano é só dar continuidade…

    Temos de aguardar para ter mais dados, antes de crucificarmos a SAD, o Sr Antero e o treinador, João Amorim… calma!

  5. Pois, mas o Iturbe não tem o campeonato e as taças para jogar? Anderson quando chegou ao Porto não andou a penar na equipa B?

    Depois de uma época extraordinária, com os jogadores todos super-valorizados, aguentando com pressões, chantagens, notícias diárias para confundir e mexer com as cabeças dos jogadores, conseguir mater e até reforçar o plantel, apenas com a não substituição do Falcao, merece críticas? Aí, portistas exigentes…coitado do F.C.Porto se deixa de ganhar 3 anos seguidos…utilizando a infeliz expressão do Bento, vão ser só desertores..
    Um abraço

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.