A "crise" vista da bluegosfera

Não tenho a certeza se sobrevalorizo o efeito que o meu e outros blogs portistas têm sobre a opinião pública. A que interessa, pelo menos, porque se quiser ouvir o Rui Santos a falar sobre os nossos problemas posso sempre tentar enfiar a cabeça num tambôr dos Mareantes do Rio Douro e mandar arrancar a fanfarra porque o efeito seria o mesmo. Adiante.

A bluegosfera (termo cunhado por outro e abusado por mim, com todo o crédito ao seu autor, seja ele quem for) é ampla e vibrante. Há actualmente cerca de sessenta blogues portistas, mais ou menos activos, vários fóruns de opinião, centenas de perfis no Facebook, montanhas de twitteradores, páginas no LinkedIn…por toda a web fora há Porto, à imagem do que acontece no Mundo por estes dias. Focando-me um pouco nos blogues, desde o museu online do Armando Pinto no Lôngara ao excelente grafismo (e bons artigos) do SuperPorto ou do Mística do Dragão, do louvável trabalho do Coluna Azul na apresentação de dados sobre os nossos jogadores emprestados ao revivalismo da nossa história no Paixão pelo Porto ou no Dragãopentacampeão, do trabalho de recolha da Ana Ferreira no FCP para sempre às análises financeiras no Mística Azul e Branca, entre vários outros que estão aqui na coluna ao lado direito, há muito trabalho, muitas noites com sono roubado, muito esforço e dedicação para manter sempre uma atmosfera viva e dinâmica, que me deu vontade de arrancar também um que posso chamar meu.

Que me perdoem a heresia de colocar alguns acima de outros, mas há cinco que por vários motivos se conseguem destacar dos demais. Não falo numa questão de Portismo porque não devo nem posso afirmar que A é mais portista que B, longe disso. O quinteto fantástico de blogues a que me refiro são alguns dos mais activos, actualizados, interventivos e históricos em termos de actividade corrente ou passada sobre o FC Porto. São feitos sobre o clube e para o clube, criticam quando acham que devem criticar, louvam quando é merecido e analisam com a imparcialidade que os óculos da nossa cor lhes permite, e fazem-no há vários anos com a perseverança de quem sabe o que faz e acima de tudo gosta do que faz. Concorde-se ou não com eles, são a créme de la créme da opinião Portista nos intertubos, na minha opinião. Eles são, ordenados alfabeticamente:

Qualquer um deles tem estilos díspares, desde a análise fria e objectiva do Zé Luís ao espalhafato do José da Silva Pereira, passando pela língua afiada do Vila Pouca, o intervencionismo do BlueBoy ou do Lucho e pelas crónicas do José Correia ou do Alexandre Burmester. Cada um deles vê o FC Porto à sua maneira, a quente e a frio, intenso ou tranquilo, pacífico ou guerreiro. E nesta altura, quando as opiniões se dividem quanto aos culpados, se é que os há, da crise exibicional que estamos a atravessar, os blogs portistas continuam a defender o clube, a puxar pela intervenção correcta e adequada dos adeptos, a puxar para o mesmo lado aqueles que querem apoiar, lutar, vingar pelo nosso FC Porto. Vila Pouca, por exemplo, defende o clube mas não deixa de apelar a que o treinador não seja abandonado a navegar o barco sozinho por entre mares tempestuosos, como o faz neste artigo. Zé Luís atira-se de unhas, dentes e um fueiro bem afiado à imprensa, tão ágil a atacar-nos e sempre tão hábil a esconder os problemas dos outros e a exacerbar os nossos. Já José Correia opta por uma crítica mais directa à gestão do início de época portista e às opções do treinador, ao passo que José da Silva Pereira, no seu estilo cheio de smileys e piadinhas revisteiras (não gosto, mas há quem goste e louvo o extenuante trabalho estatístico), acaba por defender o treinador das bicadas permanentes dadas por tudo que é outsider ao FCP. Finalmente, o Bibó Porto apela aos adeptos, a todos nós, que nos unamos para atravessar um período menos bom para que todos juntos possamos regressar ao nível de futebol que desejamos.

Todos diferentes, todos portistas. Identifico-me com todos em determinadas alturas, mas nem sempre. E é assim que deve ser, cada um com as suas ideias e o fórum disponível para que ela seja publicada e avaliada pelos outros. Coloquem os vossos olhos nestes artigos e nestas opiniões, porque é este conjunto de pessoas que fazem da experiência uma arma tão útil, que já passaram por momentos destes e muito piores, que percebe muito mais disto que tanto comentador desportivo na TV ou nos jornais. Porque ao contrário desses, que ganham para dizer alarvidades, estes que estão do lado de cá trabalham pelo verdadeiro amor à camisola.

E não se pode pedir mais a quem corre por gosto. Só honestidade.

39 comentários

  1. Boas Jorge,

    Bom post. De facto, há muita gente a “perder” algum do seu tempo a escrever sobre o nosso clube. Eu só tenho que vos agradecer…

    Desses 5 só há um que não suporto minimamente e aqui fica a opinião.
    Deve ser o único que não admite comentários aos “posts” diários(?): “Sou Portista com muito orgulho”. O blog dos antis e da malta do contra. Deixei de frequentar o espaço já há bastante tempo, porque chega a ser insuportável o nível das criticas a tudo o que é do Porto, misturando política de forma ofensiva. Enfim, quem está mal muda-se e foi o que fiz, não gosto não visito, mas tinha que dizer/escrever isto.

    De resto, a todos os outros deixo um “obrigado” que continuem a dar notícias/posts ao pessoal e, já agora, Parabéns pelo trabalho!

  2. Jorge, não te agradeço da minha parte, até por não concordar com a descrição que fazes de cada um desse top e, até, por alguns deles nem consultar, um até risquei-o em absoluto das minhas consultas por achá-lo disparatado em todas as vertentes.

    A “crise” pode ser enfrentada de várias maneiras, seja a corrente do futebol portista ou a do País que consegue deixar-me ainda mais irrequieto. São as diferentes maneiras de ver a “crise” que nos distingue. Confesso que, de momento, há vários blogs que nem abro, portanto nem sei se dizem bem ou mal, correcta ou incorrectamente. Sei de ciência certa que não é só a ver o FC Porto que tomamos conta da realidade exterior e daí podemos usar como um espelho para ver a realidade interna do clube/equipa. E eu vejo muito para além do FC Porto.

    Mas também é por coisas como as que tu fazes, com distanciamento, racionalmente, que nos ajuda a compreender algumas facetas da “crise”. E és modesto o suficiente para te auto-excluires do crème de lá crème abordado.

    E se estás numa de apelar à introspecção de alguma forma, uma das coisas que me irritam é não assumirem muitos blogues as opiniões aí expendidas amiúde sacadas de outros. Agora que criaste o problema de nos olharmos a nós próprios, como sabes fazer, resta saber do que cada um é capaz. Sendo que, como é o teu e o meu caso, quem faz isto sozinho, com canseira mas com gosto, torna o fardo mais pesado. Devia levar-nos a sofrer mais ou menos? Eu, ainda por cima, nem sócio sou.

    1. não estava à espera de agradecimentos, como é evidente. e os que decidi salientar do resto da massa bloguística são diferentes exactamente porque mantém o seu próprio estilo há tanto tempo e não se limitam a transcrever opiniões de terceiros. como também disse, não concordo com algumas coisas que são escritas em diversos blogues, (até no teu, vê lá :) ), mas reconheço o valor e o esforço na sua manutenção e o empenho na transmissão da palavra. tanto tu como o Vila Pouca ou o Hintze do Reino do Dragão, até o José da Silva Pereira, com o estilo que tem, acabam por ser nomes reconhecidos como a cara dos portistas na web por muita gente e por muito disparatado que seja, a imagem é passada para fora, questionemos ou não o estilo.

      um abraço,
      Jorge

  3. Nesta fase da “crise”, aliás, creio ter sido o único a defender o treinador. Porque na pré-época também antevi o que poderia passar-.se. E por ser extemporâneo dizer-se que não tem unhas para esta guitarra. O que não quer dizer que não venha a contestá-lo, mas há tempos próprios para uma crítica mais individual e focalizada e tive muito desgosto de ver, na generalidade, que culpam VP e montaram o pelourinho.

    1. Zé Luís, no que diz respeito ao treinador principal do FC Porto, penso que o Mário Faria (um dos co-autores do Reflexão Portista) tem uma perspectiva muito semelhante à tua. Isso só não é mais visível porque, ultimamente, ele tem publicado poucos artigos, deixando apenas, de vez em quando, uns comentários em artigos de outras pessoas.

      1. Zé Correia, o RP bateu tanto no VP – e chamei-te a atenção para um post despropositado – que perdi vontade de consultar o blog e não dei conta dessa opinião. Sendo certo que não consigo ler tudo incorro no risco de ser injusto.

    1. bem-vindo ao grupo! adicionei o teu link ali à barra direita.

      desejo-te boa sorte, espírito de perseverança e capacidade de encaixe. vais precisar das três :)

      um abraço,
      Jorge

  4. são de facto os blogues que mais trabalho “de voluntariado” fazem pelo nosso fcp, é de louvar, tem de se acrescentar obviamente o Pota19 que para mim entra na frente desses blogs.
    Meu top:
    Porta19
    BiboPorto
    ReflexaoPortista
    Dragaoateamorte
    Portista de bancada (embora tenha de admitir que por vezes o custo de tempo que demoro a ler um post seja quase tão grande como o proveito de o ler)
    Não querendo dizer mal o Sr “espalhafato” aka José da Silva Pereira é o melhor de longe nas estatísticas mas também já o risquei por completo pois para dizer mal de tudo e todos prefiro a tvi.

    1. obrigado, sergio, mas faço aqui o apelo: não quero que este post se transforme numa homenagem ao meu trabalho. gosto que gostem, seria hipócrita se não o admitisse, mas é exactamente o contrário que pretendo, quero que as pessoas se foquem em quem tem mais experiência do que eu na análise dos assuntos Portistas!

      ainda assim, mais uma vez obrigado :)

      um abraço,
      Jorge

      1. Jorge, ter “mais experiência na análise dos assuntos portistas” não significa mais discernimento, mais clareza de ideias e muito menos que se tenha razão (seja lá o que isso for).

        Abraço

        1. verdade, mas se as pessoas forem coerentes e inteligentes, têm uma bagagem que lhes permite analisar os eventos à luz de uma história mais alargada e com uma perspectiva mais abrangente. eu, pelo menos, espero que daqui a uns anos consiga ver as coisas melhor que vejo hoje.

          Abraço,
          Jorge

  5. Jorge antes de mais quero agradecer-te por teres feito referência ao “A Mística Azul e Branca”.

    Mas atenção, nós no “A Mística Azul e Branca” não criamos só textos de análises financeiras do Clube. E tu sabes bem disto porque já fizeste parte da equipa e sabes muito bem o que a casa gasta e como gasta.

    O “A Mística Azul e Branca” pode não fazer parte do teu subjectivo “elenco de luxo”, mas nós também não trabalhamos para tops ou para agradar a Gregos e Troianos. O objectivo é expressar publicamente o que nos vai na alma e depois quem gostar gosta, quem não gostar não gosta. O importante é que nos sintamos bem com o tempo gasto em frente ao PC a dar forma às nossas opiniões e ideias.

    E já agora, falando no teu Tipo 5; penso que o “Bibo o Porto” já teve dias melhores pois nos últimos tempos tem utilizado uma escrita demasiado grosseira e tem dado demasiada importância á malta de vermelho que não merece nem um terço da nossa atenção, o “Dragão até a Morte” peca pelo seu autor ter uma fraca capacidade de encaixe e de dialogo quando alguém não concorda com a sua linha de pensamento ou com aquilo que o nosso Clube faz, o “Portistas de Bancada” tem um Cronista de excelência e eu já o fiz saber ao Zé Luís se bem que por vezes exagera no tamanho dos textos e ás vezes torna-se penoso ler tanta coisa com tão pouco tempo, o “Reflexão Portista” é para mim uma referência na Bluegosfera Azul e Branca se bem que por vezes se repete vezes sem conta na analise de certos temas e o “Sou Portista com muito orgulho” tem o enorme defeito de ser critico demais e de por vezes se dirigir a quem o lê num tom jocoso e mal-educado.

    Naturalmente que o teu Porta 19 se encaixa no top dos Melhores Blogs da nossa Blogosfera, tanto em qualidade de design como de conteúdo.

    Mas existem muitos mais espaços Azuis e Brancos que merecem a nossa atenção. Eu só lamento não ter tempo para os ler a todos e opinar tantas vezes como desejaria.

    Continua com o bom trabalho.

    Grande abraço.

    1. e acho muito bem que não trabalhem para agradar ou A e B! gosto do Mística e como sabes leio-o regularmente, e só fiz menção às análises financeiras porque creio que é um dos pontos em que brilham mais intensamente. não me esqueço do passado nem do vosso percurso (que por breves meses já foi “nosso”) e o único motivo porque não o incluí no top prende-se com o nível de visitas que não corresponde à qualidade do site e consequentemente o impacto sobre o público torna-se mais reduzido. mas o objectivo não era classificar os blogues numa tabela, espero que compreendas!

      forte abraço,
      Jorge

      1. Jorge tu não precisavas de te justificar. Como te disse, esta “classificação” é meramente subjectiva e a mim não me aquece nem arrefece.

        Mas tocaste num problema que afecta o “A Mística Azul e Branca” e para o qual eu tenho feito os possíveis para remediar.

        Mas como eu te disse atrás, eu não escrevo para ter audiências mais porque gosto de o fazer e porque sinto o FC Porto como qualquer outro Blogger Azul e Branco.

        Grande abraço.

    2. Caro Blue One, é verdade que no Reflexão Portista repetimos várias vezes a análise ao mesmo tema. Na minha opinião, isso deve-se, essencialmente, a duas razões:
      1) O RP tem vários co-autores que, muitas vezes, têm perspectivas diferentes do mesmo tema;
      2) Não é fácil publicar artigos todos os dias (e às vezes mais do que um por dia), e conseguir fazê-lo sem repetir temas.

      1. José Correia a minha crítica ao “Reflexão Portista” (Blog que tenho para mim como de leitura diária obrigatória) não é destrutiva mas sim construtiva, até porque eu sei muito bem o que é gerir um espaço com vários autores e o risco que há em se repetir temas.

        E acredite que eu dou muito valor ao vosso esforço e o quanto custa manter uma publicas só diária. Eu também passo por isto no “A Mística Azul e Branca”.

        Como tal não se sinta melindrado pelo meu comentário anterior.

        Cumprimentos.

  6. Só costumo ler o teu, porque acho que és justo e equilibrado nas tuas opinioes, nunca resvalando para o lado negro da opiniao, onde normalmente moram a teimosia, hipocrisia e o fanatismo que sao as coisas que menos aprecio na blogosfera.

  7. Caro Jorge, sei que a tua intenção não foi colher agradecimentos, mas não me sentiria bem deixar passar em claro a simpática referência ao “Dragaopentacampeao”.

    Apesar da subjectividade (ainda por cima não visito todos os blogs portistas), aproveito para concordar com o teu top, ainda que colocasse o “Porta 19”, em vez do “Sou Portista Com Muito Orgulho”, por gostar mais da tua forma mais construtiva de fazer a crítica.

    Em todo o caso, aprecio e valorizo todo o esforço e paixão dedicados à causa azul e branca.

    Um abraço

  8. Boas,

    realmente os blogs que enuncias são um “must” na bluegosfera, já a ha anos que os sigo, e o teu tambem claro.
    Quando me deparei com o desemprego e passados 20 anos de trabalho decidi criar o meu, como não sou muito dado á escrita e como tenho consciência que estamos bem servidos pelas vastíssimas opiniões na blogosfera decidi fazer algo diferente. Sempre fui um “devorador” de noticias sobre o nosso clube e pensei … porque não aglutinar todas as noticias que saem diariamente na CS num blog … e foi o que fiz.
    Esperava, e acho que consegui, contribuir para divulgar o que a CS divulga sobre o nosso clube.

    Um abraço

    http://fcportonoticias-dodragao.blogspot.com/

  9. Obrigado pelo vosso trabalho,por acaso ou não, sou leitor de quase todos os blogs citados e o top 5 mais o porta 19 são aqueles que eu mais leio.Mais uma vez obrigado pelo vosso trabalho,eu acho que contribuem com este trabalho para o engrandecimento do nosso clube.
    VIVA O PORTO
    manuel moutinho

  10. Caro Jorge,

    É de louvar o esforço e dedicação de todos que os que referiste e concordo que é ampla, cada vez mais. E é cada vez mais seguida pelos adeptos do nosso clube.

    E claro, que com tanta escolha, existem alguns blogs com que nos identificamos mais. Dos que referiste, curiosamente, 2 deles são dos 3 “must read” quase diariamente. Outros vejo por vezes, outros muito raramente. Por diferentes razões.

    Sigo o blog “Dragão até à Morte” pela experiência e conhecimento do que é o nosso clube e do seu funcionamento do Vila Pouca. Sigo o “Bibó Porto” pelo portisto militante (se é que esse palavrão existe). Seja Futebol ou modalidades, em casa ou fora é raro nenhum dos bloggers lá ter estado. E embora não os conheça, sei que da parte deles não existirá assobios mas sempre apoio. Gosto de portistas assim. Leio o Porta 19 pelo racionalismo e pelo “ouve lá ó Mister” (já é tradição ler antes de cada jogo) e “Baías e Baronis”.

    Com tanta oferta, outros darão preferência a blogs diferentes. O que importa é que continuem todos o bom trabalho. Mas é sem dúvida bom ver que em todos existe sempre opiniões contrárias e que no fim, todos queremos o mesmo…

  11. Jorge, neste interregno de jogos não há muito a dizer sobre o futebol do nosso clube, estamos todos na expectativa, ansiosos e esperançosos para ver o que o futuro nos trará, sendo assim este post é uma lufada de ar fresco e mostra que o nível de discusão salutar à volta das questões do nosso clube continua vivo e dinâmico, sessenta blogs, não sabia, muito bom…
    O teu top de blogs está quanto a mim certo, representa os blogs mais vistos e conceituados da bluegosfera todos eles com conteúdos de qualidade escritos por autores de personalidades fortes e vincadas, a este top permite-me eu sugeria adicionar mais um, o Porta 19, que obviamente por modéstia do autor não foi incluído, um blog moderno, frequentemente actualizado cujo autor prima pela racionalidade dos seus textos, muitos parabéns.

    1. obrigado pelas palavras, mas não estou ao nível daqueles que citei. talvez um dia lá chegarei.

      continua o bom trabalho, estou a gostar de te ler :)

      abraço,
      Jorge

  12. Já que há muitos contra, queria dizer que sempre leio todos – ou quase todos, porque há uns muito fraquinhos – e desses, sempre leio o portista com orgulho. Mesmo que às vezes não concorde minimamente com o que escrevem, ou que até me incomode com certos artigos… e, tenho que dizer que eles não são-anti, nem têm vergonha de ser porto, como aqui foi dito em diferentes comentários. – Não vão é com a cara do presidente, e com a sad.O que é bem diferente de ser contra. Parece-me que não exeistindo fariam muita falta!
    E, depois, tenho de dizer que na longa noite das acusações do apito foram o melhor e mais atuante blogue; enquanto do clube propriamente dito era só silêncio – um silêncio que doia – eles estavam nas trincheiras.
    Têm um grande defeito, não aceitam nem comentários nem críticas. Mas, são assim, e já o sabemos. (Partidos há que fazem falta à democracia, e sempre assim foram.) Então…

    1. Respeito a opinião como é lógico. Mas a mim faz-me muita confusão.
      Como é que depois do Presidente que nós temos ter feito do nosso clube muito daquilo que é hoje, com sucessos atrás de sucessos, alegrias atrás de alegrias, há Portista(s) a dizer mal do homem – de uma maneira como nunca vi num vermelho, ou verde – seja em que altura for, mais a insuportável altivez com que fazem os comentários sobre jogadores, ou treinadores…é mesmo insuportável. Tanto é que já é o segundo comentário que escrevo sobre os tipos, foge! É que até deixar de ler o blog, ficava mesmo chateado com alguns comentários :)
      Enfim, no final do dia somos todos Portistas…penso eu de que!

    2. Quando criticam a SAD e o pesidente é a única altura em que concordo com eles. A vergonha do apito e das escutas não esqueço. Envergonha as hostes de azul e a culpa é do presidente e das pessoas das quais se faz rodear tipo araujos e afins. Um nojo.
      Mas nesse criticam forte e feio os jogadores e o treinador. Só os sigo desde 2010 mas é o que vejo.
      o meu blog preferido é o porta 19. Só o viewer lateral com os updates faz toda a diferença.

  13. O teu blog é delicioso Jorge, do principio ao fim, e não há dia em que não passe por cá. Só uma imensa modéstia te pode impedir de te posicionares nesse top onde creio, e acho que estamos todos de acordo, estás por mérito próprio.

    Sou muito fã do Portistas de Bancada, daqueles que lêem e nunca comentam mas adoram ver os sadios confrontos nas caixas de comentários e do Reflexão Portista onde, como num restaurante de luxo, tens um menu para todos os gostos e podes escolher gente de top com opiniões bastante sensatas.

    Apesar de não ser da bluegosfera – gosto do termo – também aprecio a leitura das análises do Miguel Pereira do Em Jogo que também escreve para o Reflexão Portista, quando fala sobre o FCP nota-se sempre esse traço critico mas portista de alguém que tenta ter um blog generalista mas que se nota a léguas que é dragão.

    continua assim rapaz, que o “Baía” é teu!

    1. ressalvo a menção ao Miguel, um lírico com extremo bom gosto, que percebe de futebol, da sua história e do impacto sociológico. me likey.

      abraço e obrigado,
      Jorge

  14. Caro Bloguer.
    Anteriormente e de uma forma pessoal já expressei a minha opinião acerca do seu Blog.

    Não partilhando a sua filiação clubistica (antes pelo contrário) gosto de vir aqui ler e conhecer a sua forma de ver o seu clube.

    Não conheço os outros Blogues mas é sempre de dar os parabéns a quem tem energia e paixão para se dedicar ao clube de coração e ao seu Blogue.

    Parabéns

  15. Boa tarde Jorge,

    É com grande orgulho e satisfação que vejo este post :) É ainda com maior alegria que vejo o nome do meu espaço exposto por aqui, devido a inúmeras razões. O Porta19 é sem dúvida um blog diferente, audaz e com um enorme sentido de escrita.

    Ainda tem mais significado para mim e porquê? O teu blog era o único que eu tinha conhecimento de informação portista e talvez a iniciativa de criar o meu, tenha sido devido a grande parte do trabalho desenvolvido por ti. Só te tenho a agradecer por continuares com os teus valores e a ser o Jorge que conheci à cerca de quase um ano. Que o Porta19 continue a abrir muitas janelas de “portismo” por aqui :)

    Cumprimentos,
    Nuno Oliveira

  16. Mas como é possível ninguém salientar que o Porta19 é de todos os blogs portistas, e perdoem-me os outros que aprecio e leio, o mais bem escrito de todos? Além de que muitos dos textos têm grande dose de humor sem se perder minimamente a objectividade. É de todos o único que me consegue sacar, de quando em vez, uma valente gargalhada enquanto é lido.
    Francamente, se me fosse limitada a visita a apenas 1 blog, o Porta19 iria à recta com os meus dois outros favoritos…
    Muitíssimo obrigado pelo teu contributo ao Portismo, e também a todos os outros que fazem o mesmo. Por favor continuem! Não imaginam como a vossa opinião, visão e por vezes as vossas informações privilegiadas são importantes para alguém como eu, que vive há 28 anos a 300km da Invicta, cujos amigos são todos lampiões ou calimeros e que, se não fossem vocês, todas as informações e opiniões que tinha acesso eram obtidas através de bolhas, rascords e tvis…
    Um grande bem haja e VIVA O PORTO!
    Um abraço da Caparica!

    1. e vais-me desculpar mas não aceito que o Porta19 seja o mais bem escrito de todos. há pelo menos três que considero terem um estilo e uma capacidade superior na lusa palavra: Reflexão Portista, Portistas de Bancada e Mística Azul e Branca. acho que não me safo mal, mas estes três são os que mais gosto de ler pelo puro gosto pela leitura.

      abraço,
      Jorge

  17. Concordo plenamente, pois esses blogues são uma voz activa e importantíssima na defesa dos interesses do F. C. Porto. Embora por vezes um ou outro descambe um pouco, mas entende-se porque queremos sempre mais e melhor para o nosso F. C. do Porto. Pela minha parte, além de leitor assíduo desse locais, como aqui do Porta 19, também, dou o que posso no meu “Lôngara”, na parte da Memória Alvi-Anil, e assim sendo sinto-me de alguma forma compensado por ver que tem valido a pena.

    Abraço Portista a todos.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.