Baías e Baronis – FC Porto 0 vs 0 Zenit

foto retirada de record.pt

Não estive hoje à noite no Dragão, mas sofri como se tivesse estado. Aquela sensação de “E se?” que se apodera neste momento do meu corpo e da minha mente é de fraco consolo para a tristeza que vai inundando o coração. Porque sei, como a grande maioria dos portistas, que não foi neste jogo que saímos da Champions, mas nos dois jogos contra o APOEL em que pelo misto de facilitismo, desânimo e falta de empenho acabamos por marcar este jogo como decisivo quando não o devia ter sido. A forma como encaramos este jogo, com toda a garra e a alma que vi em campo, era assim que devíamos ter jogado naqueles dois jogos (e contra este mesmo Zenit na Rússia) e não estaríamos agora a re-agendar compromissos para limpar as quintas-feiras à noite à espera da Liga Europa. O Neuer russo que hoje esteve no Dragão ficou-se a rir, juntamente com o amigo Danny e a besta do árbitro espanhol. Nós, não o podendo fazer, seguimos em frente para o lado, sem medo e com um novo espírito. Qualquer jogo em que se perde o que se perdeu hoje e o povo termina a aplaudir a equipa é um sinal de empatia, uma conjugação de esforços para levamos a equipa de novo às vitórias. Parabéns à malta que lá esteve, leu exactamente o que eu estava a pensar quando acabou o jogo, em que só conseguia dizer: “Aplaudam os rapazes, aplaudam os rapazes que eles não têm culpa…”. Vamos a notas:

 

(+) A vontade No jogo da Rússia contra este mesmo Zenit, disse: “Imaginem um caracol asmático e sifilítico a correr ao lado do Usaín Bolt. Foi aproximadamente essa a imagem que o FC Porto deixou transparecer hoje no Estádio Petrovsky. Lentos, sem força, sem intensidade competitiva sequer para a Taça da Liga, quanto mais para a prova mais importante de clubes a nível europeu, os nossos rapazes hoje desistiram de lutar por razões que só podem ser reduzidas a três hipóteses prováveis: alheamento total da imagem que passam para o exterior, com uma arrogância e soberba que os levou a assumir que este jogo seria fácil; incompreensão do modelo de jogo; ou a terceira…falta de pernas.” Precisaram de mais de dois meses para mudar esta imagem terrível que tinha ficado queimada na retina dos adeptos que assistiram pouco impávidos e definitivamente nada serenos a essa exibição abaixo de medíocre em Setembro deste ano. Esta noite no Dragão viu-se uma equipa que nunca desistiu e que tentou com todas as forças que tinha, com um misto de nervosismo e impaciência, nunca conseguindo acalmar o stress que era quase palpável na fria noite do Dragão. Hulk falhava passes mas Moutinho e Fernando recuperavam as bolas. James perdia a bola mas Maicon ou Djalma surgiam por trás dele a forçar a pressão e a subir de novo com a bola na sua posse. Foi bonito de ver Álvaro a subir pelo flanco e Defour a ajudar, Moutinho a fazer a bola rodar e Otamendi a cortar. Foi bonito ver o FC Porto a jogar, mais uma vez, como tantas vezes fez no ano passado. Mas se a bola não entrou, a culpa é de todos e todos a assumem. Somos uma equipa de novo.

(+) Malafeev, o Neuer russo Não creio que tenha havido um único dragão que tendo estado sentado nestas mesmas bancadas no dia 5 de Março de 2008 não tenha feito o paralelismo entre a exibição de Malafeev de hoje e a de Neuer na altura. Remates de longe de Hulk ou Moutinho, à queima-roupa de James ou frente-a-frente com Djalma, o russo esteve em grande nível e acabou por ser o principal responsável pelo apuramento do Zenit para os oitavos da Champions. Voou para todos os lados, saiu muito bem da baliza e tapou todas as brechas que os defesas iam permitindo. Estupor.

 

(-) A ineficácia É no mínimo curioso que tenha passado meses a reclamar pela falta de capacidade de criar lances de ataque, como aconteceu contra Feirense, APOEL (x2), Paços de Ferreira ou Académica…e chegar a este ponto e lamentar que tenhamos criado tantas e mudar o enfoque da crítica para as falhas na concretização. É um sinal evidente que a equipa está a crescer, mas as arestas que surgem para limar agora são as mesmas que tanta gente tinha preconizado no início da temporada: a falta de um concretizador na área. É óbvio que as jogadas são criadas, mas por vezes, apesar de soar a cliché, falta presença na área, alguém que possa prender um ou outro central e impedir que saiam como loucos a bloquear as jogadas de James ou Hulk pelo centro. Estamos a canalizar em demasia o jogo para a zona central e não temos lá ninguém para apanhar os ressaltos quando as bolas não entram à primeira, como foi o caso hoje à noite. A rever.

(-) Hulk Exageradamente lento, com imensos passes falhados e sem conseguir furar pelos defesas que vendo-o a jogar numa zona mais central acabaram por lhe tapar os espaços todos e raramente lhe davam um mínimo de tempo para controlar a bola e seguir em progressão. Insisto que o homem não rende tanto no centro e ainda que tenha sido usado como “isco” para os defesas permitindo que o resto dos colegas o acompanhem um pouco mais atrás, neste tipo de jogos acaba por se apagar e o FC Porto perde uma das principais armas em velocidade e imprevisibilidade ofensiva. Hulk torna-se um ponta-de-lança mediano e não ajuda a equipa, pelo contrário.

(-) Danny É um merdas. Um autêntico merdas. Estou-me a cagar para o mijar metafórico, palavra, mas perdi-lhe o respeito quando se picou com o banco do FC Porto e passei os últimos dez minutos a gritar para o Maicon lhe deixar os gémeos à vista e lhe mijasse para o perónio quando chegasse perto dele. “Te gusta, coño?”. Era o que eu lhe diria, depois de lhe dar uma patada na traqueia. Fez-me febre, palavra.

 

O facto das regras ditarem que o terceiro classificado da Champions tomba para a Liga Europa é um completo absurdo. Dá uma vantagem competitiva a essas equipas, perpetuando as desigualdades e no fundo desconsiderando as outras formações que passaram a fase de grupos da segunda competição, tratando-as com o escárnio de quem olha para o futebol de cima para baixo. A UEFA é assim, como o Mundo, onde os grandes tratam mal os pequenos porque podem. Tendo isto tudo em conta…não há nada a fazer senão tentar ganhar a Liga Europa e aproveitar enquanto as regras não mudam, porque as águas devem ser separadas de uma vez por todas. Ainda assim…enquanto não são…força, rapazes, cá estaremos para ouvir aquela música parva. A Champions fica para o ano que vem.

13 comentários

  1. Por mim agora era jogar a Liga Europa com a equipa “B” para ver se ganham calo.

    Bracalli
    Danilo, Maicon, Mangala, Alex Sandro
    Souza
    Belluschi, Defour, Iturbe
    Walter, Kléber

  2. Jogar sem PL é estúpido, não ter um ponta de lança é estúpido, não meter o Hulk no banco é estúpido…

    Avalanche de ataque sem marcar não me diz nada, não fim foi-se a liga dos Campeões por culpa do VP, principalmente.

    Que falta que fazia um Bicho ou um Paulinho Santos neste jogo para dar um tratamento VIP a esse corno venezuelano. O Bruno Alves bem que se podia ter engano no carrinho e depois ops, agora jogo com outro azul :)

    Se no ano passado acreditei desde inicio na Liga Europa, este ano duvido mto. Arrangem mas é um treinador de jeito e em vez de pagarem milhões a vedetas sem amor a camisola, paguem mas é ao pessoal das amadoras que esses sim, sabem o que significa ser PORTO.

    Abraço

  3. Caros Portistas,

    Como é possível jogar um jogo que tem de se ganhar com um lateral direito que não o é?( até jogou bem, não é isso que está em causa)tem 2 laterais de raiz disponíveis, como é possível não jogar com o ÚNICO ponta lança disponível num jogo que é obrigatório ganhar, como é possível ter não sei quanto cantos e EM NENHUM SE CRIOU PERIGO, PORQUE MARCAM AO 1º POSTE, OS CANTOS MARCAM-SE PARA A MARCA DO PENALTIE PORRA, como é possível o Hulk não jogar para equipa e o treinador não lhe dizer nada, enfim estão há espera de perdermos tudo para mandar este treinador embora.
    Já foram 2 competições que devia-mos estar e não estamos. Quero ver este treinador a motivar esta equipa, enfim no ano em que temos o maior orçamento de história do clube não vamos ganhar nada, se este treinador continuar vai ser uma miséria, não tenham dúvidas.

    SEMPRE F.C.PORTO

  4. Bom dia,

    Ontem tivemos atitude, garra e lutamos pela vitória, por isso os atletas estão de parabéns.

    Todavia, mais uma vez ficou evidente a falta de um goleador, que materializasse o jogo ofensivo.

    Está a nu o grande erro da SAD, que além de ter perdido desportivamente Falcao, também se sabe pelo relatório e contas, que fez um péssimo encaixe financeiro, encaixe este que não permitiu contratar um goleador à altura dos pergaminhos do clube.

    Taça de Portugal e Champions já se foram, com maior perda nesta última. Teremos necessariamente de vender jogadores para equilibrar o orçamento vindouro e tapar buracos deste.

    Abraço

    Paulo

  5. E pronto…mais uns mancos a serem apurados à nossa custa. Para mim, torna-se ainda mais revoltante por isto. Caímos…ficamos atrás do APOEL de Setúbal e do Zenit de S. Petersburgeglusf*da-se, que tem o magrito da Venezuela como estrela e um Jaime Pacheco, mas mais alto a comandar aquilo!

    No final, dizia um dos mancos: “Não fizemos nada de especial” – Verdade ou mentira?

    Nós, hoje, fizemos um bom jogo. Os tipos correram, lutaram…faltou a pontinha de sorte…mas porque raio é que aqueles artistas não correram assim nos outros 3(!!) jogos que TAMBÉM interessavam?????

    Agora vai-se a guita e vem a Liga Europa…………..bah.
    Será que iremos voltar a ter um plantel desta qualidade para a próxima Champions? Acho que vai ser muito difícil mas veremos. Espero que em Janeiro as vendas não sejam muitas e que os jogadores corram assim nos jogos que restam porque já descansaram muito.
    Por muitas palmas que se batam no final dos jogos, para de certa forma se premiar o esforço demonstrado pelos jogadores durante o jogo, não consigo separar o dia de ontem de todas as outras terças e quartas em que se jogou(?) a competição.
    Como se sentiria um adepto do “Náite”, Barça, Real Madrid, Inter, Milan, Bayern ao ser eliminado na fase de grupos? Pronto, eu coloco o FCP ao lado de todos esses e sinto-me tão mal como esses se sentiriam. Aplaudir de pé fica para quando repetirem o esforço durante pelo menos 10 jogos consecutivos.

  6. Até eu insultei aquele fdp daquele venezuelano/madeirense como nunca tinha insultado ninguém na minha vida,revoltou-me a atitude provocatória dele logo que entrou para o aquecimento.
    Quanto ao jogo só faltou um golo,mas a atitude da equipa foi muito digna,e foi muito bonito ver o estadio cheio a apoiar,acredito que se continuarem com esta determinação ainda vamos ter muitas alegrias esta epoca.VIVA O PORTO

  7. É frustrante este afastamento prematuro da LC, ainda por cima num jogo em que quase tudo fizemos para merecermos a vitória. Faltaram os golos para ser um jogo perfeito.

    Gostei no geral do empenho de todos, jogadores e público.

    Só não gostei da ineficácia, na hora do remate.

    Enfim, resta-nos a Liga Europa.

    Temos de continuar com este espírito e esta dádiva ao jogo. Se tal acontecer estaremos mais perto do nosso grande objectivo que é vencer a Liga Zon Sagres.

    Um abraço

  8. Não me lembro de uma época em que seria tão facil passar aos oitavos… As 2 equipes, do nosso grupo, com melhor plantel foram eliminadas !!! Hoje acaba de cair o M United (bem feito sir Alex, vir jogar aos lampiões com as reservas!!), o M City, o Ajax, o B Dortmund(considerada a equipe melhor gerida da Europa!)… e agora?
    # Com as vendas de Janeiro (acreditem), com os problemas que se sabem, e com um treinador que despeja avançados(e é bem elogiado por isso), e uma equipe que centra 90 min. de bolas para os guarda-redes altos, que nos espera ??? Já sei, vai correr tudo bem, os Gregos vão pagar o que devem, e eu vou arranjar uma dconsulta no Hospitalo de Gaia no prazo de 1 mês !!!

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.