E no meio ficam…

Para lá das especulações sobre compras e vendas, se Souza sair por empréstimo para o Grémio, como foi ontem especulado (porque numa notícia sem confirmação é mesmo isso, uma especulação), depois da chegada de Lucho e da saída de Belluschi e Guarín em Janeiro, somados à cedência de Castro no início da temporada, ficamos com as seguintes opções para o meio-campo:

  • Fernando
  • Moutinho
  • Defour
  • Lucho

Numa equipa que joga em 4-3-3 há seis anos, com algumas nuances para um 4-4-2 suportado pela descida de um dos alas…parece curto no caso de haver lesões e/ou castigos. Há adaptações que se podem fazer, como é lógico (Danilo, James ou Cebola, por exemplo), mas não estaremos a esticar a proverbial corda e assim sacrificar posições onde esses jogadores podem ser mais rentáveis?

14 comentários

  1. Tudo o que seja planeamento de plantel este ano é um bocado… no mínimo estranho! Parece-me que no mínimo 5 seriam essenciais. Mas ainda ontem disse que prefere jogar no meio e pelo que vi, o homem ali não se safa nada mal.

    Acho que pior ainda é o numero de alas que temos se comparando com este numero de médios.

    Varela
    Hulk
    James
    Djalma
    Cebola
    Iturbe

    para jogarem 2!

  2. Jorge,

    Neste ponto não concordo contigo…

    Temos Moutinho, Lucho, Fernando, Defour e James.

    O Lugar natural do James é no meio e à que lhe dar espaço por ali o mais rapidamente possível (só não sei se será compatível com o Lucho)

    Depois acrescentas o Danilo alí que também tem muita qualidade.

    Nas opções das alas estão: C. Rodriguez, Djalma, Hulk, Iturbe e Varela que chegam mais que bem para ali.

    E na direita da defesa está o Sapunaru e ainda o Maicon, como alternativa.

    Por isso, não vejo qualquer problema na Saída de Souza, Bellushi e Guarin (aliÀs, acho que já foram tarde, assim como o C. Rodriguez já cá anda a mais à muito) e penso que o problema estava antes, ao serem muitos para jogar e muitos a ficarem insatisfeitos e amuados.

    Assim, pode ser que até o Iturbe possa evoluir a jogar…

    1. 100% de acordo com este comentário….
      O Cebola que apesar de dar sempre o litro em campo já deveria ter apanahdo boleia com o Belluschi e o Guarin.
      Mas há um pormenor sórdido neste caso: James perdeu o lugar com a chegada de Lucho! Não estou a ver VP abdicar de Moutinho para fazer jogar James! Pelo menos de inicio…

      1. bonito, é bom ver que todos estão cheios de moral. e quando aparecer uma lesão? e uma segunda lesão? e mais um castigo? com todas as críticas a VP por adaptar Maicon a defesa-direito ou Hulk a ponta-de-lança, estou para ver o que é que vão dizer quando Danilo tiver de jogar a trinco ou Rodriguez como médio volante, alterando a estratégia toda da equipa…

        ainda bem que pensam assim. mas eu não. chamem-me pessimista.

        Jorge

  3. No meio-campo podem jogar, para alédm daqueles que referiste, o James, o Cristian Rodriguez, o Danilo e o Iturbe (pelo menos no mundial de sub-20 jogou no meio-campo.

  4. Boas companheiro!!

    Está quase a chegar o jogo com o City e parece-me que este limar de arestas foi bem feito. Um meio de “Lucho” com Moutinho e Fernando é muito bom! Mesmo que jogássemos com Fernando, Moutinho mais “Belucchi e Guarin juntos” não seria tão bom! Belucchi e Guarin este ano não estavam com a cabeça no Porto.. Só mesmo problemas de lesões nos podem causar algumas dores de cabeça, ainda assim os 3 que cá estão não são muito propensos a lesionarem-se!!!

    Somando a esse meio campo dois defesas/alas (Alvaro e Danilo) penso que voltamos a ter uma equipa bastante equilibrada e de pendor ofensivo como deve ser!

    A ver vamos se o futuro me dá razão!!

    Abraço

    A ver vamos se o futuro me dá razão!!!

  5. Completamente de acordo Jorge,

    Alternativa credível a Fernando ja não havia … ha a possibilidade de Moutinho ou Defour serem adaptados; Souza não é um 6 decididamente.
    Agora para Moutinho o Defour cumpre na integra, para Lucho … seria o Belluschi, porque o James só a 10, jogando Fernando e Moutinho lado a lado e Danilo sim, mas com Sapu na direita e não Maicon.

    Um abraço

    http://fcportonoticias-dodragao.blogspot.com

  6. O facto é que o Souza nunca pareceu alternativa a ninguém. Estar lá para fazer número, não vale a pena…
    E quem sabe, o Vítor Pereira não estará a preparar uma adaptação do Mangala à la Pepe!

  7. Eu acho que o motivo principal do emprestimo foi a questão financeira,porque é menos um ordenado que tem que ser pago,e com a vinda do Lucho, o dinheiro não deve sobrar.
    cumprimentos
    manuel moutinho

Deixar uma resposta