Orgulho versus realismo


Não me consigo decidir. Vale a pena levar os grandalhões todos à Luz mesmo com a condição física nitidamente abaixo do que deveriam ser os índices para uma competição intensa como este campeonato está a ser, arriscando abanar ainda mais um plantel cheio de jogadores lesionados, cansados e pouco confiantes…ou será digno abdicar desta competição como Jesualdo fez em 2008/2009, quando apresentou uma equipa alternativa em Alvalade e o banco cheio de putos, trazendo um 1-4 no saco para a Invicta?

Como disse, não me consigo decidir. O orgulho aponta-me para a primeira opção, mas o pessimismo indica-me a segunda. Peço-vos ajuda aqui no questionário aqui ao lado direito da página.

16 comentários

  1. Acho que não pode haver dúvidas quanto à resposta: em condições normais, que se verificam na maioria dos anos, a esta altura da época deveríamos estar a lutar pelo campeonato, taça de portugal e competição europeia. Estes meninos estão desde Dezembro com apenas o campeonato e taça lucílio batista, pelo que é bom que mexam as perninhas e corram pq não têm qq razão para estar cansados. São atletas profissionais. Na NBA os jogadores chagam a fazer 22 jogos num mês.

    Vamos a salão de festas limpar os lampiões outra vez e mais nada!

    Cumprimentos Portistas do Monte da Caparica

  2. Olho para esta competição com olhos de dragão mas também atento aos cifrões (neste caso Euros).
    Como portista e sobretudo porque o jogo se disputa no recinto do rival,não posso desejar outra coisa que não seja a vitoria. Até porque a malta

  3. (o meu comentário ficou cortado a meio..tecnologias)
    Estava eu a escrever que a malta bracarense de Dublin quer a desforra e era bonito que se repetisse o confronto.
    Do ponto de vista económico e dado os insucessos da Champions e da Taça de Portugal, a competição patinho-feio pode render uns euros extra ao clube que bem precisamos.
    Desejo que honrem a camisola que vestem e se isso não chegar que os façam suar e sofrer bastante ate final.
    Sou pragmático e estou focado no campeonato mas com 1 jogo por semana nesta altura posso e devo exigir mais à nossa equipa.

    Abraço vindo da porta 3 e parabéns pelo bom trabalho que fazes com o blog (não há um dia que não passe por cá).

  4. Na minnha opinião, o SÓ devemos considerar duas hipoteses. Ou é para ganhar e damos tudo, com a melhor equipa disponivel em campo, ou tomamos a posição de dar oportunidades a quem quer ou precisa, como Iturbe, Alex Sandro, C. Rodriguez, Kleber, e quem sabe um ou outro junior.
    Não faz sentido um meio termo, jogar só com alguns dos jogadores principais, porque o mais provavel é perdermos o jogo e esses “alguns dos jogadores principais” cansarem-se em vão.
    Sinceramente a segunda opção parece-me melhor pelas seguintes razões:

    1ª – se o porto jogar com os melhores jogadores disponiveis, só vai estar a desgastar uma equipa (que já não se encontra na melhor forma)e possivelmente em vão, pois o Porto perder o jogo é uma hipotese que infelizmente não me parece tão improvavel como eu gostaria.

    2ª – se o porto joga com a tal suposta melhor equipa e perder, para além do desgaste físico já referido, há que ter em conta o efeito psicologico que isso terá, tanto negativo para o porto como positivo para o benfica. E acho que um porto ainda mais desmotivado e um benfica mais confiante poderia arruinar o campeonato.

    3ª – jogando com uma equipa de suplentes e reservas, o porto estaria a dar oportunidade a jogadores de se mostrarem, e alguns deles bem precisam, como Iturbe. Talvez fosse uma boa altura para por o miudo, até porque já começo a ficar tão impaciente como ele por o ver a fazer um jogo inteiro. Poderão haver surpresas agradaveis de jogadores que ainda estão por se mostrar, o que é sempre bom.

    4ª – se esta equipa alternativa perder, tudo bem. Não penso que isso terá impacto na motivação da equipa principal.

    5ª – assim como a maioria dos portistas, estou-me cagando para a taça da liga, o que é um argumento muito forte.

    Cumprimentos.

  5. Cansados? De quê?
    Quem está cansado é o adepto de exibições duvidosas. Eu se ganhasse dezenas de milhares de euros e jogasse pelo fcp contra o regime fazia-o de muletas!

    Se jogarmos com os piores seremos goleados e isso não admito não somos cobardes. Alem disso o jogo de paços não é no domingo?

    de 3a a domingo nao recuperam? até parece que o nacional foi muito intenso. lolol.

    é colocar a melhor equipa e mais nada.

  6. 21 gramas

    Dizem que é o peso de uma alma, apenas 21 gramas.
    Mas quanto pesará uma alma desmotivada, sem vontade e desgarrada.

    Infelizmente, e porque os jogadores também são humanos (apesar de ganharem muitos milhares de euros que tanta falta fazem ao comum dos mortais que, tal como eu, não ganham numa vida o que os senhores do nosso clube ganham nuns meses) quando a alma anda pesada, a resposta do corpo (material) é trôpega, trapalhona e não responde da melhor maneira aos pedidos feitos.

    Isto não é uma desculpa, infelizmente, são apenas factos, os jogadores do Porto andam a arrastar-se em campo, não há alegria, temos jogos bons, seguidos de jogos em que só vemos o jogo até ao fim porque é a nossa equipa, o nosso Porto. Se deviam estar em melhor forma? Claro que deviam, deviam encarar cada jogo como se fosse o último das suas carreiras, deviam deixar tudo em campo…. mas não é essa a nossa realidade.

    A nossa realidade é simples: Deixámos de ter as muitas alternativas para o meio campo a meio da temporada, temos o nosso pêndulo (Fernando) encostado às boxes, um Hulk ansioso, centrais a laterais, centrais a carvão, alguns jogadores fora do sitio e uma vontade de acabar a liga depressa.

    Para mim, a taça da liga é, como o AVB disse uma vez, uma competição de aprendizagem (ao ver as convocatórias do VP para os jogos da fase de grupos, dá para perceber que ele não concorda), este jogo só é importante pela força anímica que vai passar para a liga, e já tivemos exemplos anteriores que basta um jogo para trazer de volta a alegria de jogar.

    Vamos ver, para mim tanto me dá, só não quero que voltem com muitos golos no bucho.

  7. Eu rodava a equipa e punha alguns putos sub19 a jogar, os lampiões que fiquem com a taça the cerveja que não me belisca nada. Eu quero é o campeonato e os jogadores estão cansados, não aguentam tantos jogos em tão pouco tempo. E o benfas vai apertar no meio campo os nossos homens, porque sabem que estamos à mingua e não podemos ter mais lesões, pelo que o Javi e o Maxi vão entrar durinho para os nossos deixarem de pôr o pé. Valerá a pena sujeitar a equipa a isto? Julgo que não, julgo que o melhor é meter os menos usados e os sub19.

  8. a resposta é… NIM! porque muito embora a competição não seja prioritaria, pode ter um importante efeito galvanizador para o resto do campeonato e pode deixar o slb animicamente de rastos, o que também seria muito importante…

  9. Eu para mim era usar os jogadores menos utilizados. Mesmo que a gente perca por 3 ou 4, não há problema (afinal, quem se lembra desse 4-1?). Só trás vantagens, por exemplo, descansávamos a equipa para o objectivo principal que é sem dúvida o campeonato (eu sei que normalmente não deveria de haver este cansaço todo, mas este ano já nem me importo, quero é ser campeão); dávamos minutos a jovens jogadores que realmente precisam de jogar e este jogo puxaria muito por eles porque – e isto leva-me ao terceiro ponto – punha toda a pressão do lado dos mouros! Se os miudos começassem a jogar olhos nos olhos com eles, quem é que ia ficar nervoso? Lá está…
    Para mim, win win situation sem dúvida

  10. Caro Jorge,

    Apenas poupava os que estão visivelmente cansados e que não têm rendido muito (Lucho, Rolando, Otamendi, e mais algum que me possa estar a escapar).

    Jogaria com: Bracali, Sapu, Maicon, Mangala, Alex Sandro, Defour, Moutinho, James, Janko, Hulk, Alvaro Pereira).

    Faz ideia de quanto tempo é que o Danilo ainda vai estar parado? Acha que há alguma hipótese de ele voltar na recepção ao Olhanense? Com Fernando e Danilo em campo, acho que qualidade e intensidade de jogo do Porto subirá muito…

    Cumprimentos

      1. Nesse caso talvez tirasse Alvaro Pereira e metesse Mangala a trinco. Sapu,Rolando,Maicon,Alex Sandro +
        Mangala,Moutinho,Defour, + James,Hulk, Janko.

        Mas estou mais preocupado com a recuperação de Fernando e Danilo do que o jogo da taça da liga…

  11. Cristian rodriguez pega se com moutinho no treino de hoje.Pelos vistos houve pancadaria forte e feia. Portugueses e Brasileiros contra uruguais, argentinos e de outras nacionalidades, o caldo está entornado.
    Noticia verdadeira, foi me dita por um jogador que presenciou tudo.
    O balneário está completamente dividido, com vários jogadores a nem falarem para outros.

  12. Caro Jorge,

    Percebo a tentação de lá ir com putos e aparentemente não ter nada a perder. A tal win win situation.

    Percebo mas não concordo. Podíamos ter jogado desde o início com os menos utilizados e os putos, mas não o fizemos. Que sentido faz fazê-lo agora?

    Para mim é um sinal de inferioridade que não consigo aceitar.

    É ir lá com os melhores (que descansem apenas os mais necessitados, como dis o Tiago Stulve) e tentar ganhar.

    E não é só um jogo. É a possibilidade de subir em flecha nas hipóteses de levar um troféu que nunca ganhámos e, ao mesmo tempo, garantir que o slb não o ganha.

    Teorias à parte, para mim é uma questão de princípio.
    Contra os lagartos não gostei mas não me fez muita confusão.
    Contra os lampiões é impensável.
    É para ganhar (embora também ache que, seja qual for a equipa, o mais provável é perdermos. Não estamos a jogar nada.)

    Abraço,
    PELIFE

Deixar uma resposta