Porta19 entrevista o Olhanense.net

Voltando às conversas entre bloggers e aproveitando a visita do FC Porto ao Algarve, enviei um convite ao administrador do blog mais representativo do Olhanense – Olhanense.net – que foi aceite com grande cordialidade e simpatia. Como optaram por responder em grupo (porque não são dados a protagonismos, dizem com modéstia), aqui estão as respostas bem informadas e agradáveis da malta que representa o blog mais importante dos nossos próximos rivais na Liga:

 

Porta19: Quais serão as principais diferenças estruturais entre o Olhanense do ano passado e deste ano?

Olhanense.net: Em termos tácticos parece-nos que nenhuma, o 4-2-3-1 continua a ser o sistema preferencial. Em termos gerais, entre os adeptos esperávamos que este fosse o ano da consolidação, devido à boa classificação obtida em 2011/12 e até porque o clube vendeu vários activos (quantos clubes dos chamados pequenos podem dizer isso?) mas parece que essas vendas apenas serviram para pagar dívidas… a população e massa adepta do Olhanense olha para estes negócios com alguma desconfiança, e de um modo geral ficamos com a sensação que nunca conseguiremos fazer uma grande venda, pois mesmo a “pequena” venda do Fabiano Freitas (que ainda rendeu 400 mil euros) parece não ter grande impacto na estabilidade do clube… ficamos sempre na mesma, sempre com dificuldades. Se não tivessemos vendido jogadores como seria? Nem começávamos o campeonato? Vendemos os principais jogadores da época passada (Fabiano, Cauê e Salvador Agra) e além disso saíram titulares que não pertenciam ao clube, como o André Pinto, Mexer, Ismaily e Wilson Eduardo. As suas saídas não foram colmatadas e isso deixou o Sérgio Conceição “apreensivo”, para utilizar um eufemismo.

 

Porta19: Como a única equipa algarvia a participar na primeira Liga, há condições para que os adeptos se consigam deslocar em apoio à equipa nas suas deslocações?

Olhanense.net: Não deixa de ser frustrante o Olhanense ter esperado tanto para regressar à 1ª Divisão e agora apanharmos esta crise. É irónico que os adeptos normalmente organizassem excursões para os jogos fora na 2.ª Liga durante os últimos anos e que agora não exista tanto entusiasmo, derivado a esta falta de disponibilidade financeira tão grande devido à crise… e para “ajudar à festa” temos os jogos na Tv marcados para sextas ou segundas feiras à noite.

 

Porta19: Como é que viram a “chatice” do início da temporada com Sérgio Conceição? De que lado é que se colocaram neste feudo?

Olhanense.net: O nosso site raramente se coloca em “lados” no que se refere a problemas da vida do clube. Tentamos noticiar e esclarecer, mostrar curiosidades. Claro que houve alturas em que tinhamos artigos de opinião publicados no nosso site, mas isso simplesmente não tem acontecido ultimamente, talvez porque actualmente qualquer um pode dar uma opinião curta e num curto espaço de tempo nas redes sociais ou até nos comentários das notícias nos sites dos jornais. De qualquer modo, em relação a este caso específico queremos acreditar nas palavras do presidente e do treinador quando fizeram as pazes, pois garantiram que a imprensa exagerou muito ao relatar o que realmente aconteceu…

 

Porta19: Há jogadores com bastante experiência como Maurício, Fernando Alexandre, Rui Duarte, Ricardo, Vasco Fernandes, Rui Sampaio ou Luís Filipe, por exemplo. Achas que o Olhanense pode ter uma época estável e apontar para a primeira metade da tabela?

Olhanense.net: Claramente. Aliás, nota-se que mesmo com o plantel ainda incompleto, e sem ter feito ainda grandes exibições, o Olhanense conseguiu amealhar quatro pontos, uma vitória em casa e um empate fora, frente a rivais directos, demonstrando que a equipa tem valor e há espírito guerreiro. Depois da pré-época conturbada, não poderiamos ter começado melhor. Entre os adeptos havia um certo descrédito, mas a confiança está claramente recuperada.

 

Porta19: Com a imprensa tão tri-polarizada em Portugal, como é que vês o desprezo a que são votadas as equipas de dimensão mais pequena?

Olhanense.net: O nosso site surgiu para “combater” isso mesmo!!! Mas não nos podemos queixar, como clube histórico de regresso aos grandes palcos mais de trinta anos depois, temos um certo espaço, um “cantinho” que é só nosso, que podemos comparar a clubes como o Leixões ou a Académica, em termos “mitológicos” do futebol português. Ou pelo menos pensamos que podemos pensar assim, não nos levem a mal por isso.

 

Porta19: O Olhanense.net é o maior blog afecto ao Olhanense. Como é que se conjuga o amor pelo clube com a vida do dia-a-dia?

Olhanense.net: Quando começámos há 10 anos era mais trabalhoso, digitalizar fotos e notícias, mas tinhamos esse “gosto”. Hoje em dia os nossos colaboradores têm a vida mais fácil, acesso à internet e às ligações para as notícias da imprensa nacional e estrangeira. É mais fácil. Aliás, temos perfeita noção que qualquer um poderia fazer o que nós fazemos actualmente, temos é algum passado que demonstra que começámos a fazer isto com gosto, e que insistimos em mantê-lo.

 

Porta19: Ainda há esperança para a maioria dos blogs Portugueses de futebol ou a inspiração está a definhar em função das redes sociais e dos fóruns de discussão?

Olhanense.net: Há claramente um facilitismo nas redes sociais (respondemos a isso quase sem querer, na pergunta sobre o caso entre treinador e presidente), mas nós enquanto pudermos vamos tentar manter o nosso site/blog como era. Nem que seja para arquivo, pois temos muita coisa de jogadores e planteis antigos, curiosidades que vamos destacando, como é o caso recente de uma antiga glória portista, Albano Sarmento, que os vossos colegas de clube “Bibó Porto, Carago” escreveram que não poderia ser considerado campeão nacional em 1955/56 porque não fez nenhum jogo… nós por acaso topámos isso há uns dias e respondemos que realmente não podia ter feito nenhum jogo, pois nesse ano cumpriu o serviço militar em Tavira e esteve ao serviço do Olhanense, ainda que por pouco tempo (mas nessa altura não se podia jogar em 2 clubes diferentes na mesma época). A notícia é esta: http://olhanensenet.wordpress.com/2012/08/30/arquivo-de-jogadores-albano-sarmento.

 

Porta19: Para ser mauzinho…a malta do Olhanense.net tem outro(s) clube(s) ou são apenas fãs do clube da terra?

Olhanense.net: Há muita gente ferrenha apenas pelo Olhanense, não tenham dúvidas disso, mas é óbvio que temos o mesmo “problema” que os outros clubes mais pequenos de outras cidades portuguesas, não há como esconder isso. Há muita gente com um primeiro ou segundo clube, mas nós temos uma desculpa: estivemos 34 anos longe dos grandes palcos. Qual é a desculpa dos outros clubes que andaram sempre pela 1.ª Divisão? (esperamos ter respondido com igual nível de malícia, se não for esse o caso segue um recorte de um jogo entre SCO e FCP em 1949)


Há malta muito boa a trabalhar em blogs. Interessados, empenhados, com espírito de sacrifício para uma causa comum e a união que beneficia tanto os clubes como as pessoas que lá trabalham e os adeptos que partilham das alegrias e tristezas das suas vidas. Este é mais um exemplo e merece os meus parabéns. Mas amanhã…amanhã, amigos, é cada um para seu lado!

2 comentários

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.