Um pequeno disclaimer sobre Sapunaru e Belluschi

Várias pessoas que ontem leram o curto post sobre a situação de Sapunaru e Belluschi, tomaram a liberdade de virem hoje fornicar os meus preciosos miolos acerca do assunto. Ficou no ar a ideia que estava a fazer alguma força, da pouca que posso exercer, para o regresso e integração de ambos no plantel do FC Porto 2012/2013. Não vou assumir essa posição pela simples razão que tal não é verdade. Ao mesmo tempo que escrevo estas palavras, não posso evitar explicar um pouco melhor o que quis dizer com aquela simpática fotografia.

Sapunaru é experiente, internacional, tem um curriculum que muitos venderiam uma casa na Quinta do Lago para poder chamar seu, gosta de um bom copo de vinho e está no FC Porto há quatro anos. Passou pelas virilhas do Inferno na altura do Túnel-gate, foi emprestado e voltou em força. Começou mal o ano passado, regressou e terminou a época em bom nível. Entretanto, amealhou três de cada (Liga, Taça e Supertaça) e venceu a Europa League.

Belluschi, por outro lado, chegou no ano seguinte e se no primeiro ano não foi brilhante, o segundo mostrou genialidade até se lesionar, para no terceiro não conseguir ser regular na equipa e seguir para Génova em Janeiro. Ao longo da carreira no FC Porto ganhou dois Campeonatos e outras tantas Taças, bem regadas com três Supertaças e uma bela Europa League, tal como o romeno.

E então? Serão esses motivos suficientes para que um jogador tenha lugar automaticamente reservado no plantel do FC Porto?

Não. Há mais opções, talvez melhores. De qualquer maneira não sou eu que tenho de tomar as decisões técnicas e se fôssemos usar essa bitola, Mariano ou Jankauskas acabavam a carreira no Dragão. Não é isso que me aborrece. Então é o quê?

É o simples facto de termos dois jogadores que deram o suficiente ao nosso clube para não serem ostracizados e colocados à margem do grupo porque tiveram alguns problemas (físicos e/ou disciplinares) aos quais não se conseguiu dar a volta. Compreendo as razões, mas como sócio e adepto a ver do lado de fora, com toda a informação que tenho não posso concordar. É destes pequenos nadas que se faz um clube, que se unem as raízes e se criam novas. Porque daqui a vinte ou trinta anos provavelmente só os Jorges, os tolinhos que se lembram destas coisinhas da história do nosso próprio clube, é que se vão lembrar que houve um rapaz que veio do Rapid Bucareste e passou aqui quatro anos da sua vida, ou que um jovem prodígio chegou ao clube com a tarefa de substituir Lucho e que nem todo o talento do Mundo o conseguiria colocar nesse pedestal. E os outros não se vão lembrar da forma como Sapunaru fez chegar o nosso nome longe, como ergueu (literalmente) a bandeira do clube bem alto, ou como Belluschi desfez os rins a um jogador da Académica num pântano em Coimbra ou impediu que o Benfica fosse campeão no Dragão. Vão passar à história sem direito sequer a um rodapé por culpa de um punhado de notas.

E mereciam mais que isso.

24 comentários

  1. 100% de acordo.
    Na minha opinião, se houve problemas disciplinares no passado que se resolvam internamente (com bom-senso) e que se integrem os jogadores, se é que interessam ao plantel.
    Jogaores válidos não podem ser colocados à margem, sem pelo menos existir uma tentativa de re-integração. Se tal não for possivel, então aí sim, é deixá-los sair.
    Se têm lugar no plantel: Belluschi tenho duvidas porque é muito irregular, Sapunaru (embora eu não seja um fã) é sem duvida util.

  2. Clap, clap, clap, e de pé…

    Não sou grande fã do Belluschi, mas ainda sou menos do desperdício que é manter dois jogadores como ele e o Sapunaru de lado, e pior ainda, sem que, até hoje, se saiba (eu, pelo menos, não sei), ao de leve, o porquê.

  3. Jorge, estou completamente de acordo.
    Treinar à parte, é treinar todos os dias com um rótulo na testa a dizer “Dispensado”, num campo deserto, à espera que chegue a sorte grande. Custa-me ver que o Sapunaru passe por isso, tal como me custou ver o Fucile sair da maneira que saiu, porque o Portismo que manifestaram pareceu sempre verdadeiro…
    Já quanto ao Belluschi, para mim, nunca se esforçou o suficiente…em 10 jogos fazia coisas engraçadas em 3 e se é um tipo que para o “grupo” está a mais, então: adeus!

    Depois, vem sempre a questão da “estrutura”. E a “estrutura” é nada mais, nada menos, que liderada pelo nosso Enormíssimo Presidente…que apesar de andar – ou ter andando – por terras brasileiras, não dorme em serviço e deve saber perfeitamente porque é que os artistas treinam à parte. Sou dos que orgulhosamente diz “Amém” ao que ele faz e manda fazer…com o risco de a cada 500 decisões, 2 correrem mal é certo, mas nada preocupado!

  4. Boas

    completamente de acordo.

    Há decisões tomadas pelo clube que devem ter mais a haver com a razão do que com o coração, mas nós, “simples” adeptos não pensamos assim. Ainda bem. Do sapunaru não me irei esquecer da forma como festejava os nossos titulos. Quem esteve em dublin lembra-se bem. Do bellushi as exibições contra os infieis, numa impedindo a nossa maior humilhação de sempre ao vê-los festejar no dragão a conquista do campeionato e noutra participando activamente nos cincazero. Pode ser pouco para alguns. Para mim não

    Abraços

    PS: Sapunaru fez isto:

    http://www.somosporto.org/index.php?topic=29.msg117504#msg117504

    Merecia mais

      1. Boas

        o argel já tinha uma tatuagem de um dragão antes de vir para Portugal. O sapu não :) Este fez a tatuagem recentemente.

        Era apenas uma curiosidade

        abraços

      2. Boas

        a tatuagem foi apenas mais um pormenor. O sr. Fucks já tinha um dragão antes de passar por cá.

        Abraços and keep up the good work

        Abraços

  5. Boas!

    Eh pah, eu também acho que estes dois rapazes mereciam mais reconhecimento, e duvido que o que eles fizeram com a nossa camisola seja esquecido por quem os acompanhou…

    Mas que gostava de ver este caso esclarecido, lá isso gostava. O problema é que a comunicação nunca foi o forte lá para os lados da torre das Antas… Enfim

    Off topic importante: o meu antivírus está a tentar bloquear o acesso aqui ao porta19 por um virus qualquer, meu caro Jorge…

    1. porra, só se fôr um virus portista. não há aqui nada que possa fazer mal a ninguém, a não ser que um dos plugins esteja sinalizado como potencial problema. nunca tive qualquer chatice e até agora ninguém se tinha queixado, mas vou dar uma vista de olhos para tentar perceber se há algo que me esteja a escapar. qual é o anti-virus que usa?

      abraço,
      Jorge

      1. Uso o Eset NOD 32 antivirus já há algum tempo, e hoje foi a primeira vez que ele se queixou de eu passar por aqui.

        Para uma info mais técnica: o antivirus bloqueia este endereço: “jquerys.org/ajax/libs/Jquery/Jquery1.6.3.min.js” e detecta esta ameaça: “HTML/ScrInject.B.Gen virus”

        Espero ajudar, e poupar dissabores à malta cá do porta, incluindo o Jorge!

        Abraço!

      2. Deixa-me lá tentar à segunda que isto à primeira não foi

        Eu uso o eset nod 32, e tenho-o acualizado como deve ser…

        O antivirus está a bloquear este endereço: “Jquerys.org/ajax/libs/Jquery/Jquery-1.6.3.min.js”

        O antivirus também detecta esta ameaça: “HTML/ScrInject.B.Gen virus”

        Já tenho este antivirus há algum tempo e nunca me deu barraca antes, e eu venho cá todos os dias.

        A ver se isto não dá cabo dos pcs da malta aqui do porta!

        Um abraço!

        1. dei só uma vista de olhos por alguns sites de confiança e creio que pode ser um falso positivo:

          http://www.wilderssecurity.com/showthread.php?t=310940

          em mais dois sites em que pesquisei o meu para ver se detectava alguma coisa:

          http://siteinspector.comodo.com/public/reports/5157750
          https://www.virustotal.com/url/54f4e6f5b15478e032af4a6a545485495d6b0233a19b05b38435f9627815cab6/analysis/1343829818/

          ainda assim, logo à noite vou tentar perceber melhor o problema. obrigado por me chamares à atenção o bicho!

          um abraço,
          Jorge

  6. Quando o treinador do F.C.Porto era Fernando Santos, alguns dispensados, os de certo empresário, treinavam com o grupo, os outros à parte. Quando Mourinho veio para o F.C.Porto, disse que só treinavam e só ia para estágio com o grupo, quem ia fazer parte do grupo. Não acreditei e abordei o Mourinho sobre isso. Disse-me ele: não acredita? Pode ter a certeza que vai ser assim. E foi. A partir daí, quem não faz parte, treina à parte. Sapu e Belluschi, não são opção, é discutível, mas não vou ser eu, que estou fora, a discutir as razões. Agora, não deixa de ser curioso, tendo o F.C.Porto disponibilidade para deixar sair os jogadores e dando facilidades, ninguém se chegue e quando se chega, os jogadores não querem.
    É, alguns, se torcecem a orelha, não deitaria sangue. Alguns, só dão valor ao F.C.Porto depois de saírem e verem as outras realidades. O madeirense Micael é um deles… Belluschi é outro.

    Abraço

    1. talvez seja assim e acredito que se soubesse mais alguma coisa acerca do verdadeiro motivo da separação, o mais provável era dar razão ao treinador. ainda assim, e como sei que não vou saber mais, fico-me pelo lamento de ver dois jogadores que já aplaudi imenso a ficarem de fora. sou um saudosista, não consigo evitar.

      um abraço,
      Jorge

  7. A minha vénia a este post.

    Completamente de acordo!

    Os jogadores não mereciam…e mais…a questão do sapunaru ultrapassa o surreal…então ano passado é encostado, a ponto de se colocar Maicon à direita, depois é reintegrado e joga muito bem, para ser, agora, novamente encostado! Onde está a coerência? O bom senso? Já não sou adepto de VP à muito e, desconfiando que será ele o “encostador” de jogadores ainda menos…e, a assim ser, porque não encostou também Alvaro Pereira? Foi ele mais disciplinado durante o ano? Não esteve, em Barcelos, envolvido nas agressões físicas entre jogadores e SD? Jogou melhor durante o ano? Ou melhor, empenhou-se mais durante o ano? Que se tenha visto, nem por isso! Porque motivo continua a treinar com a equipa se se faz o que se fez a estes?

    Neste particular, sinto vergonha do que o meu clube está a fazer!

  8. Belo escrito, Jorge!

    Totalmente de acordo.

    Também gostava de saber o que se passa, mas conhecendo como conhecemos todos as linhas por que se rege o futebol de hoje (e as outras áreas, claro) era capaz de apostar que as razões financeiras falam também aqui bem alto… abraços, João

    1. muito provavelmente será esse o motivo principal, mas custa-me na mesma vê-los a funcionar como párias dentro do próprio clube, seja por que motivo fôr.

      um abraço,
      Jorge

  9. Se não vivesse em Barcelona pagava-te já uma cerveja por este post… voto que este é o teu melhor post “hasta la fecha”! A forma como o Sapunaru festejou os 5-0 ao Benfica ou as 2 vitórias na Luz de há 2 anos vão ficar para sempre na minha memória. E deixo a pregunta se não forem vendidos o que acontecerá..equipa B? equipa principal a que custo? Com que motivacão? Como o resto dos companheiros olhariam para eles?

    1. parece que só o tempo nos dirá o que vai acontecer. espero que tudo acabe bem, porque o início do fim não é agradável.

      abraço,
      Jorge

      PS: acho que já escrevi outros melhores, para ser sincero, mas obrigado na mesma :)

  10. Viva Jorge,

    Eu não vou falar destes dois jogadores em particular mas creio que há um padrão recorrente na maioria dos clubes do mundo: tratam os jogadores como mercadoria descartável.

    No caso do Porto gostaria que tivesse existido um maior cuidado na despedida do Baia ou do Jorge Costa, entre outros dos nossos símbolos.

    Não defendo que os jogadores deviam ter lugar cativo no plantel mas se calhar antes de criticar um determinado jogador ou treinador por falta de amor à camisola seria bom pensarmos nestes casos.

    Abraço

Deixar uma resposta