Porta19 entrevista o Mais Beira-Mar

Continuando a saga das entrevistas, desta vez assumi o microfone virtual e dirigi-me a Aveiro, terra de onde vem a próxima equipa que se desloca ao Dragão com a vontade de nos roubar pontos mesmo na soleira da nossa porta. A audácia desta gente! Assim sendo, a simpática malta do Mais Beira-Mar aceitou o convite e responde às perguntas que lhes coloquei, no mesmo formato de todas as anteriores entrevistas a bloggers dedicados à sua causa. Vamos a isso:

 

Porta19: O Beira-Mar não parece ter mudado muito desde o ano passado, para lá da saída de um ou outro titular. Esperam uma temporada tranquila?

Mais Beira-Mar: Cumpre, desde já,salientar um aspecto. De facto, neste defeso, comparando com o anterior, tivemos menos movimentações, tanto ao nível de entradas como de saídas.

Mas em termos do 11 titular, saíram 4 jogadores fundamentais: Yohan (defesa central seguro e regular), Nuno Coelho (médio defensivo, que equibrava a equipa no momento defensivo), Zhang (jogador polivalente de grande utilidade) e Artur (médio ofensivo preponderante na manobra atacante da equipa).

Infelizmente, a maioria dos jogadores referidos não tem substituto à altura. Sasso (defesa central) ainda não convence. Passivo e pouco agressivo na abordagem aos lances). Fleurival e Collet (ambos médios-centro) prometeram muito na pré-época mas o facto é que caíram de produção neste início de temporada. Acreditamos em Serginho (médio ofensivo) mas neste momento ainda não apresenta a qualidade e regularidade exibicional de Artur.

Pelo que, com este plantel o que esperamos é lutar pela manutenção, o que corresponde ao objectivo principal do Beira-Mar para a presente temporada. Estamos, ainda, preparados para sofrer muito e até às últimas jornadas do campeonato para alcançar tal desiderato, à semelhança do ano passado.

Porta19: A gestão da SAD tem levantado questões importantes, principalmente a partir dos próprios adeptos. Foi ou não uma boa opção a venda aos investidores estrangeiros?

 

Mais Beira-Mar: Bem… em abstracto a vinda de investidores estrangeiros para o futebol português não é má, ainda por cima, na actual conjuntura econónico-financeira.

O problema foi o caso concreto do Beira-Mar. Majid Pishyar ajudou o clube a terminar a época de 2010/2011. Para ganhar o “negócio”, leia-se constituição da SAD, prometeu este Mundo e outro. Só que, assim que foi constituída a SAD… deixou de investir, faltando ao prometido. Em simultâneo, a direcção do clube não se precaveu devidamente para um eventual cenário de incumprimento, por parte do investidor e actual Presidente da SAD. Resultado: A actual SAD do Beira-Mar caminha rapidamente para a falência, porquanto o investidor recebe 90% de cada transferência e não tem prazo, datas-limite, para investir.

 

Porta19: Treinadores como Ulisses Morais ainda apresentam mais-valias para o nosso campeonato em virtude da experiência ou acabam por ser uma forma de manter o status-quo do passado?

Mais Beira-Mar: Não julgamos os treinadores pelo facto de serem denominados da “nova geração” mas pelo trabalho que desenvolvem. Entendemos que Ulisses Morais é um treinador competente e não podemos esquecer que melhorou o rendimento da equipa na recta final do campeonato transacto. É muito melhor do que Rui Bento. Neste momento, parece algo “perdido”. Falta alguma coerência nas opções, abordagem aos jogos e não percebemos, ainda, o motivo para algumas apostas, nomeadamente em Sasso. Acreditamos que o treinador vai atingir o objectivo » permanência.

 

Porta19: Há alguma esperança de conseguirmos ver o Municipal de Aveiro com mais cadeiras cheias que vazias? Porque achas que os adeptos se têm afastado do clube?

Mais Beira-Mar: A questão do estádio é polémica e ainda divide a família beiramarense. O estádio está sobredimensionado para a dimensão do clube mas, ao mesmo tempo, a envolvente do EMA carece de estruturas de apoio que poderiam ajudar e muito o Beira-Mar a crescer, seja ao nível de campos de treino, academia ou a nível de equipamentos, estabelecimentos comerciais.

Também não é menos verdade que clube e SAD pouco fazem para chamar os adeptos ao estádio. Damos um exemplo: Este ano o preço do bilhete para sócio subiu mas para o público desceu! As campanhas de marketing são pomposamente anunciadas a cada ano mas no decorrer da temporada não há qualquer trabalho válido palpável. Falta visão e estratégia. Enquanto se mantiver a mentalidade ora existente… não esperamos qualquer melhoria.

Ainda há muto adeptos que defendem o regresso ao estádio antigo, que fica no centro da cidade. O EMA situa-se na periferia e neste momento quem quiser ir para o EMA vindo de Aveiro, pelo caminho “principal” tem de pagar portagem! (questão das SCUT).

Mas atenção: Quando jogam cá algum dos 3 grandes… o Estádio tem boas assistências e nesses jogos ninguém se queixa que o estádio é longe ou têm de pagar isto ou aquilo. É uma questão de motivação e de vontade.

Porta19: Com a imprensa tão tri-polarizada em Portugal, como é que vês o desprezo a que são votadas as equipas de dimensão mais pequena?

Mais Beira-Mar: Já estamos habituados. Nos 3 jornais desportivos… é uma caixinha na página 17 ou 18. Nos programas da TV, só dá 3 grandes. Os resumos dos jogos são a correr e quando defrontamos algum dos grandes… a análise incide sobre este , sendo o pequeno completamente ignorado. Nada vai mudar a este respeito a médio prazo. É uma questão cultura e comercial.

 

Porta19: O Mais Beira-Mar é um dos maiores blogs afectos ao Beira-Mar, focando-se não só no futebol mas também nas outras modalidades do clube. Como é que se conjuga o amor pelo clube com a vida do dia-a-dia?

Mais Beira-Mar: O Mais Beira-Mar é uma equipa foramda por vários elementos. Cada um escreve de acordo com a sua disponibilidade. Incidimos a análise no futebol profissional. As restantes modalidades que acompanhamos são o Basquetebol e o Futsal. Gostaríamos de ir mais longe no acompanhamento das diferentes modalidades e respectivos escalões do clube mas cada vez é mais complicado compatibizar: Trabalho/Estudo com a necessidade de actualização quase diária do blog/site Mais Beira-Mar. A nossa preocupação é informar os sócios/adeptos dos temas que consideramos mais relevantes do Beira-Mar (clube e SAD) e acompanhar “in loco” na medida do possível os jogos mais importantes das modalidades referidas.

 

Porta19: Ainda há esperança para a maioria dos blogs Portugueses de futebol ou a inspiração está a definhar em função das redes sociais e dos fóruns de discussão?

Mais Beira-Mar: Há espaço para todos. O importante é comunicar, chegar às pessoas. Os blogs dos 3 grandes vivem uma realidade diferente dos blogs dedicados aos clubes médios/pequenos. Precisamente pela realidade abordada numa pergunta anterior. O espaço mediático dos 3 grandes é tão grande que os Fóruns resultam na perfeição. Há sempre muita informação para comentar e discutir. Por outro lado, existem muitos blogs sobre os 3 grandes e é difícil marcar a diferença.

Nos clubes mais pequenos, de âmbito regional, há menos volume de informação mediática mas existe mais proximidade, o domínio dos factos é maior, o que permite formar um juízo de valor mais fundamentado sobre os temas em análise. Julgamos que esta realidade favorece o formato blog.

 


O meu obrigado à malta do Mais Beira-Mar pela disponibilidade e pelo empenho na defesa do seu clube. Houvesse mais como eles!

Outras entrevistas publicadas a bloggers adversários no passado:

2 comentários

  1. O Mais Beira-Mar é o melhor site do Mundo no que ao SC Beira-Mar diz respeito, só merecem crédito e saudações pelo grande trabalho que apresentam.

    O Porta19 também merece louvor por esta entrevista, por ir falar com os que interessam.

    Quanto ao jogo não auguro nada de bom para o Beira-Mar, até acho que será um passeio para o FC Porto vindo-me à cabeça os 7-0 que o Beira-Mar encaixou há uns anos nas Antas

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.