Um curto desvio

Já não falo do Benfica há que tempos e acreditem quando vos digo que não tenho sentido falta de o fazer. Há muito mais sumo no FC Porto e é aí que tento focar as minhas energias para produtivo em prol do meu clube, por isso deixo o Benfica-slamming para outros que têm mais talento e pachorra para isso que eu. Mas fica um pequeno apontamento sobre as eleições presidenciais que hoje se realizam, na forma de um infografismo retirado do site oficial da campanha de Vieira e que me chegou aos olhos porque leio regularmente o “Ontem Vi-te no Estádio da Luz“, e que espelha bem a diferença entre Vieira e os presidentes anteriores a ele:

Façamos apenas uma pequena comparação entre Vieira e Pinto da Costa quanto ao palmarés no futebol:

  • Campeonato Nacional: 8
  • Taça de Portugal: 5
  • Supertaça Cândido de Oliveira: 7
  • Liga dos Campeões: 1
  • Liga Europa (ou antiga Taça UEFA): 2
  • Taça Intercontinental: 1
Nas modalidades:
  • Andebol: 13
  • Basquetebol: 13
  • Bilhar: 45
  • Boxe: 4
  • Hóquei em Patins: 19
  • Natação: 8

Ao todo dá a bela soma de mais que muitos. Sem futsal nem voleibol. E se nos focarmos só no futebol para simplificar as coisas, é fácil perceber que as vitórias em campeonatos equivalem a todos os títulos que o Benfica conseguiu no futebol nos últimos 18 anos. Ou que vencemos tantas Ligas Europas como o Benfica venceu Ligas Portuguesas. E por aí fora.

E logo à noite, por entre o mediatismo bacoco e as palmadinhas nas costas que toda a imprensa vai projectar na eleição mais entediante que me lembro naquele clube, vamos continuar a ver Vieira à frente do Benfica. Ainda bem.

7 comentários

  1. Graças aqui ao Porta19 também me tornei leitor assíduo do Ontem Vi-te no Estádio da Luz. E de facto, o impressionante dessa infografia é a sacaneagem e distorção dos dados. Por um lado, não contabiliza o campeonato que ganharam em 1994 (o mandato de Damásio iniciou-se em Janeiro… tempo mais que bastante para perder um campeonato, como Vieira sabe); por outro, contabiliza 4 troféus (metade dos títulos do futebol) que eram impossíveis de ganhar nos 9 anos antes; compara os jogos europeus, quando as regras se alteraram e se jogou mais vezes fases de grupos (seja pela Liga dos Campeões incluir mais do que os campeões, seja pelas alterações na Taça UEFA/Liga Europa). Já para não falar das modalidades, como o Futsal só ter sido criado em 2001, e ser essa a modalidade que corresponde à fatia maior… Enfim, tudo muito refinado…

    Não sei se, fazendo a comparação com Pinto da Costa, não será mais justo comparar com os 9 primeiros anos. Assim inclui os «períodos de adaptação» e de «regularização da situação» antes dos «mandatos desportivos», como gosta de contabilizar Vieira. A diferença não é menos esmagadora: 4 vezes campeão nacional — não vale títulos, mas ficámos uma única vez em 3.º lugar (na época que assumiu a presidência… em Abril!) —, 3 Taças de Portugal, 5 Supertaças, 1 Taça dos Campeões Europeus, 1 Supertaça Europeia, 1 Taça Intercontinental… e já agora mais uma final europeia. Enfim, nos primeiros 9 anos, e apenas no futebol, 15 títulos.

  2. O grande Jorge ,coragem nao lhe falta,neste seu espaco nao tematico,ha que continuar a carregar na tecla do mesmo ,sobre a sua opiniao do jogo da quarta,sem sombra de duvidas que o ponta de lanca de este ano e diferente,o lateral direito decide alguns jogos,mas fio de jogo igual ao da epoca passada,sen esquecer,que jesual+jesus no2ano da champions foram ate os quartos,e verdade seja dita,que para uma equipa nacional,chegar aos quartos EU nao tomo como uma grande conquista,mas o que eu vinha aqui opinar,ja era para ter dito isto ha uns dias,era para voce se ir dizer no blog dos leoes que frequenta,para aproveitarem ,a liga europa ao maximo,porque para o ano nao e certo que la estejam ,FUI CUMPRIMENTOS

  3. Vilipendiados e ultrajados em casa e elogiados lá fora!
    A analise de Wenger sobre o FC PORTO diz tudo, mesmo que o árabe presidente dos avermelhados leia palavras de ódio e rancor…

  4. A DEMAGOGIA
    …não há maior cego do que aquele de não quer ver…
    O FCP somou mais pontos sozinho do que todos os outros clubes de Portugal desde 1992. Este é um facto que só prova que em Portugal o sistema está ao serviço dos clubes da 2ª circular.
    Se a propaganda desses clubes tivesse um mínimo de credibilidade estes dados seriam desmentidos, pois como sabemos aqui não o existe controlo dos portugueses antes pelo contrário.

    Ranking da LC desde 1992
    ….
    9º FCP 150 pts
    27º SLB 54 pts
    46º SCP 24 pts
    62º Boavista 14 pts
    68º Braga 11 pts

    O FCP sózinho conquistou 59,3% dos pontos mais 17,6 5 dos pontos do que todos os outros clubes juntos

    Nesta época

    Ó carneirada de chifrudos ainda não perceberam que o FCP ganha porque é melhor? Não precisamos de ver o histórico o FCP na LC em 3 jogos conquistou mais pontos do que os 5 outros clubes em 15 jogos (calimeros + lampiões,+ SCB+ Marit + Académica).

  5. O orelhas mais 4 anos no poleiro, isto sim sao boas notícias. 83% ?! realmente gostava de saber o que que vai no cerebelo dos encornados dos velhos do restelo.
    Também aprecio bastante o Ricardo do Ontem Vi-te, idem aspas para o Vitto Vendetta, nao sei se conheces…
    Amanhã lá estaremos a apoiar os nossos

    Abraço

Deixar uma resposta