Alguém sabe o que é que o Sporting vale?

Vai ser um jogo do carago. E se ainda tivesse alguma noção do que o Sporting joga, talvez pudesse inferir alguma estratégia pura e simples para na minha cabeça, longe das desventuras do relvado, criar uma ideia base do que o nosso adversário vale. Não vejo um jogo do Sporting há meses, desde o longínquo Novembro em que ainda me lembro de estar à mesa a jantar em família e a ver o Sporting a empatar com o Genk ou a apanhar três do Videoton. Eram outros tempos, distantes e obscuros na minha mente, em que me lembro de ver os rapazes de verde e branco a correr pelo campo fora, distraídos e nervosos, enquanto colmatavam falhas tácticas com piores falhas técnicas, formando um conjunto para ser recordado por anos que ainda hão-de vir como uma das piores formações que há memória, sem entrosamento, com nomes mas com pouca inteligência competitiva, a rezar para que Patrício conseguisse livrar o clube de mais uma humilhação. Lembro-me disso. Não me lembro de muito mais.

Há meses que não os vejo, como disse. Não sei o que vale o Bruma ou o Ilori, ainda não vi o Miguel Lopes a jogar mais de cinco minutos e nem sei quem é que tem jogado no meio-campo. O Schaars ainda lá está? O Rinaudo continua a ser titular e capitão e caceteiro? O Joãozinho é titular? O Wolkosfinkel ainda marca golos? Vão alinhar com sete gajos da B ou com onze gajos experientes da A? Não faço ideia e o pior é mesmo este desconhecimento que me tolhe o raciocínio, porque não me lembro de nenhum clássico em que não consiga dizer com algum grau de certeza quem serão os onze que vão estar do outro lado. E acredito que muitos adeptos portistas estão na mesma situação que eu. Não gosto.

Assusta-me pensar que vamos jogar a Alvalade com trinta pontos de vantagem. Preocupa-me muito perceber que num jogo que não sendo de vida ou morte, me falte o mais básico entendimento da estratégia do adversário. É que ir a Aveiro e apanhar um Beira-Mar defensivo ou dar um salto à Madeira e esperar que o Marítimo jogue ao ataque é uma coisa. Aparecer naquele estádio em Lisboa e agir como se fosse só um jogo entre FC Porto e qualquer outro clube que está à espera que lá apareçamos com atitude de campeão e perceber que tudo pode correr ao contrário do que tantos esperam, é outra completamente diferente.

Por isso este jogo está-me a deixar mais nervoso que os outros. Não tenho medo de profissionais porque o mundo está cheio de amadores perigosos. E nem sei se vamos apanhar um Sporting rápido e agressivo no ataque, ou uma equipa que só o é em nome. Não sei se Jesualdo vai jogar pelo seguro ou se lhe vai dar para inventar porque acho que nem consigo perceber se uma invenção não passa do tradicional ou se o tradicional já é em si uma invenção. Só posso esperar que os nossos estejam a fazer o trabalho deles e tenham tirado a pinta aos putos do Jesualdo. Porque só vou perceber isso quando a bola começar a rolar.

No fundo, não estou confiante.

10 comentários

  1. Não devemos ter medo deste Sporting.

    Primeiro os seus resultados são ridículos

    Estoril Praia 3-1 Sporting ; Gil Vicente 2-3 Sporting ; Sporting 0-1Marítimo;Rio Ave 2-1 Sporting
    Sporting 1-1 V. Guimarães;Sporting 1-0 Beira-Mar;Olhanense 0-2 Sporting ;Sporting 1-0 P. Ferreira;Sporting 0-1 P. Ferreira;Rio Ave 3-0 Sporting ;Marítimo 2-2 Sporting;Nacional 1-1 Sporting ;Sporting 1-3 Benfica;Sporting 2-1 Videoton;Moreirense 2-2 Sporting;FC Basel 3-0 Sporting ;Sporting 1-0 SC Braga;Sporting 1-1 Genk;V. Setúbal 2-1 Sporting;Sporting 0-0 Académica;Genk 2-1 Sporting.

    Segundo já foram múltiplas as tentativas de reanimação do Sporting sem sucesso.

    Terceiro nem eles próprios acreditam no Sporting

    Quarto a comunicação social pode tentar à vontade dizer que o FCPorto pode ter um jogo igual ao do Olhanense em todas as próximas jornadas até a final do campeonato, que eu não compro e combato.

    Nós vimos para já dois FCP, um de gestão e outro de todo gás. Gostei dos dois.

    O FCP em campo é como o Barça, é a representação de um contra-poder, um ideal. O que interessa é ganhar no final…

    Os vencedores eternos são sempre os mesmos

  2. O facto de lá estar o Jesualdo, de certa forma despreocupa-me: bloco defensivo e meio-campo recuados, e transições rápidas.

    O facto de ter por lá uns rapazes novinhos despreocupa-me, porque malta com sangue na guelra, não alinha muito neste tipo de jogo.

    Por outro lado, preocupa-me, porque os rapazinhos novos têm a tendência para, pelo menos, correr, e nos últimos golos que sofremos, a nossa defesa foi apanhada em contra-pé.

    Tranquilidade, é o que faz falta, tranquilidade.

  3. A mim o que me preocupa é a motivação é o ritmo, a mim o que me preocupa é sempre o mesmo, é um facto.
    O que mais tenho receio neste Porto é como encara os adversários, e com o Sporting tão mansinho, acho que vamos encarar como os jogos anteriores, que mais tarde ou mais cedo as coisas resolvem-se. E como isso pode dar problemas.

  4. É teoricamente um clássico, e como tal espero que o Vítor meta isso na cabeça dos jogadores. Na conferencia de imprensa fez o seu papel. Agora a ver vamos.

  5. Eu acredito honestamente que o Porto quer vencer este campeonato. E para o vencer precisa de cair em cima do Sporting com eficacia e determinacao. Marcamos primeiro e acabou-se o Sporting. Se deixamos o primeiro golo para a segunda parte vamos andar nervosinhos.

  6. Uma ideia que gostaria de partilhar

    A BenfasTv 1, comprou os direitos de transmissão do benfas em casa, mais liga inglesa.

    A Sporttv fica com as trasmissões fora de casa do benfas.

    Conclusão: A benfas SAD vai lucrar, mas os adeptos benfiqueiros vão à falência certo?

    É que vai ser: MEO + BenfasTv 1 + Sporttv!!

    Ainda falam em austeridade!

    1. Aquilo tem mão do Moniz. Não sei o que planeiam fazer com a Benfica TV….Pá eles têm adeptos que nunca mais acabam mas não sei o quão dispostos estão para pagar nem que seja 10 euros para verem os jogos do Benfica, também duvido que algum outro adepto queira ver a premier league naquela TV, tendo em conta a qualidade dos comentadores e ainda por cima ter-mos de levar com tiros acerca do benfica a cada 10 minutos.

      Acho que o benfica está a apostar muito num curto espaço de tempo. Pode sair lhes caro.

  7. A mim preocupa-me mais não poder assistir a isto:
    João Moutinho pega na bola a meio-campo, lateraliza para Izmaylov que progride em souplesse, para meter o esférico em Varela, que se desembaraça de um adversário, cruza e…. GOOOOOOOOOOOOOOOLO… de Liedson!!!!

Deixar uma resposta