Votação – Quem deve ser o próximo capitão do FC Porto?

Com a saída de Lucho, a braçadeira ficará em teoria entregue a Helton, mas não deixo de pensar que talvez não seja a melhor opção. Lembro-me que o próprio Helton cedeu a dita a um colega de campo para que a presença de um capitão seja mais…”presente” em zonas mais centrais do terreno, onde podem comandar as tropas de uma forma mais próxima e assertiva. Teorias, talvez, mas é nisso que acredito. E seleccionei os quatro mais prováveis candidatos a um cargo tão importante porque francamente não vejo mais nenhum com capacidade de liderança suficiente para pegar no facho.

Ainda assim, pergunto ao povo: quem deve ser o próximo capitão? Respostas até Domingo ali ao lado direito, no topo da página.

20 comentários

  1. Olha agora que penso no assunto sinceramente não sei. Olhando para os quatro que ali estão:
    Helton – as razões que escreveste acima e andou-se a falar de ele no fim desta época voltar para o Brasil
    Varela – Deus me livre se não há gajo que tenha um bocado mais espírito à Porto que o caracol do Silvestre, só de imaginar uma equipa inteira a jogar à imagem dele…
    Fernando – Provavelmente o melhor do plantel esta época, muita garra e intensidade em todos os jogos, tudo o que se quer para capitão. Mas infelizmente acho que mal façam uma proposta séria por ele se põe a andar.
    Maicon – Tem andado a jogar ultimamente, mas o capitão convinha ser um tipo que é titular de caras e se o Otamendi lhe rouba o lugar de volta acho que vai ficar a aquecer o banco durante muito tempo. Isso e faz-me alguma comichão vê-lo a jogar, mas isso é de mim…
    Outros – Pois… dos jogadores que estejam definitivamente nos titulares (para além dos anteriores) sobram Danilo, Alex Sandro, Jackson, Mangala e… é isso. E nestes quatro talvez o Mangala fosse a melhor opção, mas não me parece nenhum líder. Sobram Josué, Defour, Licá, Quaresma, Carlos Eduardo e entre estes só o Josué, que transpira garra, mas ainda lhe falta cabeça.

  2. Deveria ser, de preferência, um jogador que alinhe os noventa minutos. No ataque só há um com essas características mas não tem o perfil de capitão.
    Portanto temos Fernando, do meio campo, o quarteto defensivo e o guarda-redes. Fernando tem o perfil mas também apresenta dois riscos: não tem contrato renovado (pode estar de saída a qualquer instante) e para além disso tem um problema de temperamento que nos pode vir a trazer alguns dissabores (safou-se no jogo da Luz, ui).
    Na defesa os laterais estão fora de questão como também Mangala o está. Houve altura que daria a braçadeira ao Otamendi, mas quando passou de um dos melhores centrais da Europa para… para… seja lá aquilo que ele é agora, nem pensar. Parece que o Maicon agora é titular… agora! Talvez lhe dê mais lastro mas se é para isso acho que era mais interessante ver como reagiria o Varela. Se for positivamente acho que fazia sempre os 90′. Por mim, se o Helton se chegasse à frente nem se falava mais nisso.

    Concluindo: Se o Helton não quer… aceito o Maicon… mas o meu voto vai para o Varela (e ponham o gajo a arriscar mais o remate que a finta!)

  3. So o facto de nos pormos esta questao revela um pouco o estado do clube.
    Mas na verdade que opcoes temos>
    – Helton : a escolha mais logica, mas se o proprio abdicou ha uns tempos atras…
    – Danilo : ao que parece, um excelente profissional. Mas sera um lider?
    – Maicon : parece ter voz dentro do grupo e da tudo o que tem no relvado. Mas sera suficiente para a bracadeira do FCP?
    – Nando : para alem de Helton, talvez a escolha mais logica. Mas tudo depende da sua permanencia. Se renovou, a bracadeira e dele. Sempre deu tudo pelo clube dentro de campo, e nota-se que defende aquela camisola com orgulho. Tem tambem a longevidade no clube a seu favor.
    – Josue: o unico jogador da formacao (LOL) e portista dos 7 costados. Mas de resto, nao me parece ter caracteristicas necessarias para capitanear uma equipa.
    – Varela : Tem a seu favor a senioridade e o facto de ser portugues (se e que isso ainda conta), mas e um preguicoso que so sua a camisola a espacos e so joga quando lhe apetece. Nao pode.
    – RQ : para mim, a escolha mais logica. Apesar de ser um individualista, e um gajo que quer sempre ganhar, ama o clube e ja tem uma longa historia com a nossa camisola. A bracadeira pode ser um tonico importante para esta fase da sua carreira, onde que se espera que atinja a maturidade futeboleira.

  4. Boas,

    Acho que podes retirar o Polvo dessa lista. No jogo com o Penafiel para a Taça da Carica, sem Helton e Lucho mas com Maicon, Fernando foi capitão. Contra o Maritimo tmabém para a Taça da Carica, sem Helton e sem Lucho e com Fernando a braçadeira foi para Maicon.

    Segundo consta em foruns com alguns membros com inside information, o Polvo e o seu empresário roeram a corda e já terá assinado por um clube inglês. Ao que parece não jogará mais este ano. Vão tentar vendê-lo ainda nesta janela para ganhar uns tostões. Caso não seja possivel, será encostado até ao final da época.

    Tendo em conta que Helton está sempre longe da acção a braçadeira deverá ser para Maicon. Por mim ia para Mangala, isto se ele se safar no português.

    Abraços

  5. Se Fernando renovar: Fernando
    Caso contrário: Maicon
    Não vale a pena entregar a braçadeira de capitão a alguém que vai sair. Seja Maicon, que já mostrou ser um jogador que dá o exemplo.
    Já agora, se Ghilas continuar na equipa nas próximas duas épocas é bem capaz de se tornar num dos capitães. Vejo nele aqueles pormenores na forma como pertence ao grupo e como, mesmo sob a pressão do golo, não sente a necessidade de ser egoísta ou as pernas a tremer.

  6. Idealmente para mim será o Josué… daqui a 3 anos.

    Entretanto o Maicon é o mais indicado pois é de longe o que tem mais cabecinha. Helton não pode sair da baliza para ir conversar com árbitros, e o Fernando é demasiado agressivo põe-se muito a jeito de cartões por discutir com o árbitro. Ota e Mangala vão sair mais época menos época.

    Varela? Sinceramente…

    1. Não vejo no Josué um líder.
      Pode ser um jogador muito raçudo e portista, mas não vejo nele um exemplo para os colegas, nem o vejo a ser o responsável pela união do balneário…

  7. Maicon tem personalidade. Quaresma tem anos na casa.
    A saída do Lucho foi um choque…pode ser que sirva de catalisador para a equipa…

    1. Por isso é que eu escrevi “…daqui a três anos…”

      É que o Josué só precisa de amadurecer um pouquinho. Já percebemos que é um jogador inteligente e com ganas. Amadurecendo passa a ser bastante “capitaneável” in my humble opinion.

      Entretanto siga o Maicon.

  8. Estou aqui a tentar escolher e nao é nada facil…. posso votar em mim? Eheh, auto estima nos píncaros, ou então apenas loucura…. ;)

  9. “O licá! Representa melhor o Porto deste ano.”
    O melhor comentário de todos e concordo porque o Licá mostra bem o que o PF considera jogar à PORTO.

  10. A escolha logica seria o Fernando, nao fosse a sua situacao contratual. Eu ainda sou da velha guarda e acho que o capitao tem de ser um lider, com provas de amor dado ao clube (que saudades do bicho). Dos restantes, eu voto no Quaresma. So como exemplo, no ultimo jogo contra as galinhas de carnide, aquele lance com o servio nr.200 em que ele vai para lhe mandar um selo e para revela que amadureceu.

  11. Votei no Fernando por ser um dos poucos indiscutíveis do plantel e um dos que já veste de Dragão ao peito há mais tempo.

    Contudo, se o rapaz está mesmo a caminho de uma transferência, agora ou no final da época, então não deveria ser na minha opinião, o nº 1 para a braçadeira.

    Se a alternativa for o Maicon fico satisfeito. Teve altos e baixos na sua carreira desde que aqui chegou, mas não me lembro de ler que tenha feito birras ou criado mau ambiente, hoje é titular e penso que com mérito.

  12. A primeira escolha seria o Fernando, se este continuar no Dragãon, devido aos anos de casa e se renovar, demonstra que gosta do clube também.
    Logo a seguir escolheria o Quaresma por ser um jogador que já admitiu várias vezes gostar do clube, mesmo após ter saído. E ainda pra mais mostra ter raça e vontade de nos levar pra cima do adversário (mas pra isso, claro está, é preciso uma equipa q o acompanhe).

  13. Sai Lucho e o capitão é? Bem, claro que é Helton, já o era. Mas durante o tempo de jogo quem deverá ser o porta voz da equipa e do próprio capitão Helton?
    Cada portista pode ter sua opinião, todas válidas e nenhuma mais acertada do que outra, é uma opinião.
    Na minha só há um nome. VARELA.
    5 anos de casa, 42 golos (para um extremo parece-me um bom registo) e que me lembre, zero problemas. Foi titular, deixou de ser,nunca se queixou, continuou a lutar para ser e conseguiu. Viu treinadores chegar e nunca nenhum deixou de contar com ele nem a estrutura alguma vez forçou a transferência.
    Teve jogos maravilhosos? Teve. Teve jogos menos bons? Claro que sim. Virou a cara à luta, não me lembro que o tenha feito. E mesmo em períodos em que as pernas não andam sempre vi o coração dele com vontade de lutar.
    Admiro as suas capacidades e qualidades. Por mim, entregavam-lhe já a braçadeira.

    euricocirue

Deixar uma resposta