Baías e Baronis – FC Porto 0 vs 0 Saint-Étienne

207475_galeria_apresentacao_do_fc_porto_2014_15.jpg

Não foi uma estreia em grande, longe disso. Ficou a ideia que há muito talento na equipa, muito mais que no ano passado, mas que ainda vai demorar um bocadinho até podermos dizer que temos uma equipa que possa lutar para ser campeã em Portugal. Que há mais talento é evidente (então naquele meio-campo…upa upa), mas as rotinas ainda não existem, acumulam-se espaços vazios e zonas com mais densidade populacional que Tóquio, para que esta análise seja minimamente importante para o que aí vem daqui a poucas semanas. Só isso me assusta, para vos ser sincero: estamos a três semanas da estreia…e ainda há muito trabalho pela frente. Mas que me aguçou a curiosidade para perceber o que podemos fazer, isso aguçou. Vamos a notas:

(+) Maicon. Seguro na defesa, sem inventar (apesar de abusar dos passes longos) e a mostrar tranquilidade e bom posicionamento perante os adversários. Está no plantel há tempo suficiente para ser um dos “antigos” (é verdade. pensem nisso. pois.) e parece que este ano será um ano em que vai ser determinante a sua condição física e acima de tudo psicológica, porque ao ver a linha defensiva a jogar quase no meio-campo…vai ser assustador perceber que terá de haver uma sintonia quase perfeita entre os jogadores do sector recuado. Maicon pode ajudar, com a experiência que tem, a unir esse grupo.

(+) Fabiano. Várias defesas de diferentes graus de dificuldade, a mostrar que na baliza é um jogador excelente. A sair de lá…not so much. Algumas hesitações não mancham uma boa exibição e a garantia que temos a baliza bem guardada. Parece mais inteligente a jogar com os pés mas só o tempo dirá se mantém o lugar perante a iminente chegada de mais um guarda-redes.

(+) Brahimi. É talvez o reforço que mais expectativa me cria (juntamente com Tello) porque já o vi jogar montes de vezes na liga espanhola e sempre gostei da forma como rompe por entre os defesas em drible constante e no tempo do proverbial coçanço de olho do chifrudo consegue arrastar a equipa para uma situação de golo. Hoje fê-lo por duas ou três vezes e mostrou que pode ser muito importante em tantos e tantos daqueles jogos em que a posse de bola não parece ter fim e só precisávamos de um gajo que acelerasse o jogo. Brahimi pode ser esse homem.

(+) Óliver. Estupendo controlo da bola e noção perfeita da saída de espaços com ela controlada e a rodar para o sítio certo. Não sei se será titular (talvez não seja o melhor na cobertura defensiva) mas em muitos jogos pode trazer uma clarividência em posse que nos pode ser muito útil.

(+) Lopetegui a não jogar para o público. Fiquei surpreendido com a quantidade de alterações na equipa mas acima de tudo na insistência em assumir que este é um jogo de treino. E Lopetegui pareceu indiferente aos assobios das bancadas, o que me deixou agradado e me deu alguma confiança. Teremos, pois, um treinador que sabe o que quer e como o quer, que entende que o plantel está ainda verde e que tem muito trabalho pela frente. Não se preocupou em ganhar o jogo a qualquer custo mas a perceber quais são as melhores alternativas para os lugares-chave do plantel. A experiência dos três defesas podia ter corrido mal, mas Julen não quis saber. Treino? Treino. Não interessa onde. Não sei se manterá esta arrogância positiva mais lá para a frente, quando inevitavelmente houver um ou outro jogo que não corra bem, mas gostei do primeiro impacto, apesar do jogo não ter sido positivo.

(-) Carlos Eduardo. Estranho que fique no plantel porque há tantos jogadores que ficam de fora e se continua a ter esta quantidade de passes falhados e intervenção negativa em campo, ainda percebo menos porque é que ainda por cá está. Não joga bem a 10. Não joga bem a 6. É marginalmente melhor a 8. So what? Josué podia fazer o mesmo, Evandro pode fazê-lo bem melhor. Ou então sou eu que estou a embirrar com o moço.

(-) Casemiro. Já sei que o rapaz entrou na equipa há meia-dúzia de dias, mas o ritmo que mostrou foi demasiado lento para ser aceitável. Tem bom toque de bola mas precisa de trabalhar com afinco para ter um nível físico decente no arranque do campeonato. É que Ruben Neves está já aí prontinho a calçar…

(-) Novamente, os imbecis do assobio. Já começa a ser tradicional ouvir esta cáfila nos jogos que o FC Porto disputa no Dragão e nem é novidade aparecerem em amigáveis de pré-época. Mas enerva, oh se enerva, perceber que é esta cambada de idiotas que se diz portista e que começa a pressionar a equipa antes sequer de os rapazes se conhecerem pelo primeiro nome. Insisto: se não querem ver o jogo, vão embora. Xô. Andor violeta. Ninguém precisa de vos ter aqui, ninguém vos QUER ter aqui. Deixem as cadeiras vazias mas não enervem o resto da malta com a vossa atitude.


Os jogos em Inglaterra são já daqui a uma semana e aí já vamos poder perceber o que valemos. Acima de tudo, interessa saber quem são as primeiras escolhas de Lopetegui. Há muito nome de onde escolher…

10 comentários

  1. Bom dia a todos!

    Comeca a ser um hábito estes assobios irritantes, enervantes e IDIOTAS! Esta gente, nao sabe o q é futebol, de certezinha absoluta…sao aquele tipo de gente que pensa que as equipas nao precisam de entrosamento, conhecimento mútuo dos jogadores, preparacao física, enfim…irrita-me mesmo ao pensarem que o jogo real se pode equiparar ao nível de um jogo de Football Manager!
    Acho que o Ruben Neves merecia um Baía…desconhecia-o por completo e estou mesmo encantado com o potencial que apresenta. Só teve uma ou outra falha, mas que é normal num miudo de 17 anos que se estreia a jogar “a sério” no Dragao. De resto, n aparenta a idade que actual…uma maturidade acima do actual para um jogador tao jovem. Lad!

    Temos muito trabalho pela frente, mas a material prima está lá!

    saudacoes portistas!

  2. Que alegria que é voltar a ler um Baía&Baroni:
    Esta coisa da bluegosfera é relativamente recente para mim,mas da uma certa tristeza a porcaria das cronicas que leio aqui, de “adeptos” que ja estao a espera de ver uma super equipa e que ao menos sinal negativo comecam a assobiar,quer ao vivo quer aqui pelos blogs.

    Nao vi o jogo, infelizmente, vi resumos mas sinceramente duma apresentacao oficial eu nao espero mais do que saber quem fica e quem sai. Neste caso deu me alegria ver o Ruben Neves jogar de inicio, prova que vai ser titular na B e quem sabe fazer uma perninha em alguns jogos mais relax (taca da liga,etc).

    Partilho algumas opinioes contigo, o Behrami tambem me empolgou,mas é ainda muito cedo para pensar em vaticinios. A unica conclusao a que chego é que houve gente que nao merecia ter entrado no estádio, estes pseudo-portistas que assobiam a equipa na apresentacao sao os mesmos que assobiaram o Messi (juro que nunca vou conseguir ultrapassar isto) e que enchem a bluegosfera de tanto disparate que até me dá pena de sermos do mesmo clube.

    Sigamos em frente e espero-te em grande forma Jorge numa época que se anteve uma das mais interessantes dos ultimos tempos.

    Cumprimentos do teu confesao admirador

    Vudu

  3. Claramente Adrian Lopez com nota negativa também! Exibição pobrezinha do avançado espanhol… e continuo a dizer, falta um ou 2 jogadores de qualidade para o meio campo…. Casemiro (vai desiludir muita gente) é um jogador que está a anos luz de Fernado, C.Eduardo não tem qualidade para jogador no Porto e Oliver tem na minha opinião um jogo muito “pequenino” ainda para ser titular! Grande exibição de Fabiano, CLARAMENTE merecia um +… GR nós temos!

  4. Tenho dois jogos mesmo aqui ao lado de casa, com o Everton e com o West Brom se nao em engano. E eu aqui, sem pastel para ver qualquer um deles. Que pena este pais ser tao caro!!!

  5. Será que estes palhaços do assobio também aplaudem o adversário?

    A única desculpa que aceito para assobiar a própria equipa é se tiverem Tourette, sinceramente.

  6. Claramente que temos muito que trabalhar, e claramente que há tiques antigos instalados, como o de passar a bola para o lado, e para o lado, e para o lado, e, – ah! sim: para o lado… e alguns que se julgam especiais (como Quintero ou Kelvin) e que em dez vezes tomam 8,9 más decisões… no entanto, temos ali gente com bons detalhes e bons pés, os meninos dos tiques também parece que não terão muita sorte com este treinador… ou deixam os tiques e jogam para a equipe ou…
    Acho que entramos bem, passes bem interessantes, mais rápidos, sem perdas, a todo o terreno, etc…
    Depois, com o passar do tempo, e os jogadores que também se queriam mostrar, complicamos muito…
    Mas, valeu por algumas belas defesas, por um Maicon e um Danilo mais mandões. Por um Quaresma que me parece ter entendido a mensagem, por um Tello que promete, por um Ruben Neves …

    Se o tempo vai chegar até a pre-eliminatória, não sei…

    Vamos acreditar!

    PS: Não gostei nada do Adrián !

  7. Jorge
    Nao percebo a Ganza dos assobios
    Portugal nao è democracia,ou o Porto è um estado a parte
    Eles teem tanto direito de assobiar,como tu de lhes chama res de idiotas,o coisa parecida.
    Quanto o jogo,uma palavra,SO

    1. Eu acho que compreendo os assobios no sentido em que numa apresentacao aos socios o treinador nao deve (pode, mas nao deve) por-se a treinar o plantel e a dar minutos. Apresenta-se aos socios com um jogo ri9goroso, espirito ganhador e entrada a dragao. Depois tem mais nao sei quantos jogos para brincar ao football manager. E que e na apresentacao aos socios que se ve o espirito que o plantel vai demonstrar aos seus fas acerrimos. Acho que se assobia demais em Portugal, mas tambem exige-se sempre de menos no plano pratico, por isso… venha o diabo e escolha.

  8. Há muita coisa que assusta. Se houve mesmo uma revolução ao nível do plantel, o mesmo não se pode dizer da estratégia. Pelo contrário; Lopetegui está a por em prática princípios completamente em desuso no futebol moderno. Os laterais não passam do meio campo e o médio defensivo não vem buscar jogo aos centrais. Os extremos não saem das alas. Como o actual FCP não tem jogo interior, fica o ponta de lança sem apoio. A equipa está demasiado esticada, abrindo enormes espaços, o que fragiliza uma defesa já de si fraca (os laterais não são propriamente portentos a defender, Reyes verdusco e sobra o Maicon). Falou-se de circulação rápida e pressão alta, mas só vi circulação lenta, para o lado, e pressão tosca.

    Já percebi que isto vai redundar em esperar que as individualidades resolvam jogos. Muitos portistas pensam que isto é uma questão de tempo e de evolução, mas a estratégia a adoptar está aí para quem tiver olhos na cara. O problema foi primeiro atacado com a aquisição de jogadores de elevada qualidade (menos para a nossa maravilhosa defesa), esperando-se desenvolver entretanto um modelo de jogo. É ao contrário que normalmente se faz uma equipa. O Lopetegui parece ter a teoria na ponta da língua, mas a prática deixa mesmo muito a desejar. Acho que, à semelhança do que aconteceu na época passada, o treinador ideal foi para Alvalade. Esta recente mania de PdC em não enxergar o óbvio ululante, tentando encontrar um novo Mourinho debaixo de cada pedra foi-nos fatal. Será outra vez?

    Outra coisa que preocupa é um tipo como o Varela pedir para sair e isto respingar para fora. Isto não acontecia no FCP. E também investir forte em jogadores emprestados não é coisa vulgar para os lados do Dragão…

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.