O Mundial acabou. Viva o Mundial!

2405202_big-lnd

 

Acompanhei o Mundial desde os primeiros momentos em que Brasil e Croácia deram arranque ao certame. E ao longo destas semanas vi-me envolvido a um nível quase sanguíneo pelos jogos, pelas exibições do Chile e da Colômbia, pelo espírito da Argélia, pelas corridas do Robben e pelos cortes do Vlaar, pelos golos do James e pelos passes do Cuadrado, pela solidez do Schweinsteiger e pelo instinto do Müller. Sofri com a Itália, defendi o Suaréz, critiquei o Matuidi, desiludi-me com a Bélgica e incentivei a Costa Rica. Vivi o Mundial como deve ser vivido, sem prisões a idealismos bacocos e a parcialidades tacanhas. E não tendo sido um dos melhores de sempre a nível do futebol praticado, foi um dos mais vivos, mais dinâmicos e emocionantes de que tenho memória, que se estende até ao México em 1986. Entusiasmei-me ao ponto de quase esquecer que Portugal esteve presente.

Acompanhei o Mundial em directo e em diversos locais e horários. Vi jogos com amigos, com família ou sozinho. Vi-os durante a tarde, à hora de jantar e pela noite dentro, naqueles jogos às 23h que tanta boa disposição me trouxeram. Segui montanhas de jogos pelo Twitter, onde percebi o diferente pulsar das emoções por esse mundo fora e compreendi que muita gente vê o jogo de uma forma diferente da minha. Conversei com pessoas que não conhecia, troquei ideias com outras que partilham a minha visão. Adorei o lirismo de Freitas Lobo, o sentido prático de Carlos Manuel e a ironia de Pedro Henriques, numa das melhores coberturas que me lembro de ver na Sport TV. Li dezenas de comentários de analistas estrangeiros, argentinos, colombianos, ingleses, mexicanos e americanos. Universalizei-me durante um mês e ganhei uma bagagem de cultura futebolística que me vai ajudar, sem qualquer dúvida, a fazer da próxima época um pouquinho mais pobre quando comparada a este Mundial que agora termina.

Parabéns à Alemanha, que tinha sido a minha primeira opção em termos das candidatas para vencer o Mundial. Parabéns à Colômbia e à Costa Rica pelas diferentes emoções que me deram. Parabéns à Holanda e à Argélia pelo espírito de luta. Parabéns aos jogadores do FC Porto, os antigos e os novos, que fizeram com que apoiasse um poucochinho mais as suas selecções. Não queria que este Mundial acabasse…mas se assim não fosse, onde ficava o FC Porto?

PS: Ah, e parabéns a todos que verdadeiramente amam o futebol. #LFL

10 comentários

  1. Defendeste o Suarez???? Por essa e que nao esperava. O Suarez esta no topo da minha lista de jogadores que falta alguma fazem ao futebol. Para mim caracter funciona como multiplicador do talento; se nao ha caracter alua-se imediatamente o talento. E de caracter o Suarez esta em tremenda falta. Racismo, desrespeito, dentadas de TRES em pipa. Tem tudo para ser ostracisado por quem ama o futebol. As pessoas podem-me ca vir com Maradonas cheios de drogas e Suarez cheios de dentes, para mim sao uma corja cuja existencia na historia do futebol so se extende porque o futebol e um negocio milionario. O Barcelona aproveitou um negocio que lhe saiu barato, mas quem paga e o futebol e o descredito e desamor que a falta de principios esta a gerar nos verdadeiros adeptos. Olha que por essa nao esperava, rapaz!!!

    1. defendi e continuo a defender. não o acto em si, que é deplorável, mas o castigo. continuo a achar que o rapaz não fecha bem a tampa mas um castigo tão exageradamente severo (imho) coloca em perspectiva outros lances que de facto colocam a vida do jogador que leva uma patada ou uma cotovelada e que não são adequadamente punidos. e neste Mundial, se te recordas, houve alguns desses lances que nem amarelo levaram.

      castiguem-no. mas castiguem também os outros. gregos e troianos, dude.

      abraço,
      Jorge

      1. Jorge, o castigo dele de 4 meses significa que ele perderá à volta de 14 jogos oficiais (Fui buscar os jogos do Barcelona no mesmo espaço de tempo o ano passado). Ele até beneficia do castigo estar boa parte nas férias e na pré-época.
        Comparado com os castigos de 7, 8 e 10 jogos que já apanhou, é perfeitamente normal apanhar 14 e, na minha opinião, até é pouco. Se já apanhou tudo isto e não aprendeu, se calhar o melhor era um castigo verdadeiramente pesado para ver se atina.

      2. Epa, mas Jorge, isso ja e partir para uma base de comparacoes estabelecidas. Aqui falamos de retroactivos, e que ja e a terceira!!! Mas o gajo e algum roedor para andar as dentadas as pessoas quando se irrita!

          1. As entradas a pes juntos ou as que nao sendo a pes juntos sao violentas e podem acabar com a carreira de um jogador, tem obrigatoriamente que ser revistas no manual de arbitragens. Sem duvida! Mas intencionalmente morder as pessoas, ofender-lhes com propositos racistas, agredir outros jogadores nao pode ser considerado normal. Eu pessoalmente acho que te estas a deixar arrastar por um gosto de o ver jogar. O gajo e bom, sem duvida. Mas bom o suficiente para ser considerado normal, nao pode ser! Para mim o Suarez nao e nunca pior que um Materazzi, mas onde um entra com as pernas (e o futebol joga-se com as pernas), o outro nao pode entrar com os dentes (e o futebol nao se joga com os dentes). Se quer usar os dentes va comer tartdes de mirtilo naqueles concursos norte-americanos para enfarda brutos.

  2. Jorge, tentando não ser lamechas, aqui vai: foi uma honra e privilégio acompanhar-te pelo Twitter durante o Mundial. Com toda a honestidade! A minha namorada ficou fã incondicional (ela que apoia um clube que veste de vermelho e se mostrou algo reticente no início), e divertimo-nos quase tanto com os teus tweets e retweets como com os 7-1 da Alemanha. Penso que quem seguiu o Mundial no Twitter, esteve dentro dum mundo completamente a parte.

    Quem sabe, um dia, eu e o v.a.s.c.o. mandamos o overlap também para o Twitter.

    Uma maravilha!

    Um abraço e vamos lá espumar-nos de ansiedade para que chegue Agosto.

    1. damnit, fazes-me corar, porra :) o twitter foi um mundo estranho que comecei a perceber gradualmente à medida que ia vendo os jogos e participando por lá, nem sempre com a assiduidade que pretendia. gostei, vou continuar por lá, aparece!

      abraços e as melhoras da tua namorada ;)
      Jorge

  3. Jorge
    Gostava de parabenizar os europeus que, depois de expropriarem,Muitas cenas na America do Sul,desta feita foi o futebol,e ja que estamos em parabanismos,para Si por ester de Volta a lidl, brasileirismos a parte.
    Jorge
    Eu vinha opinar,sobre Moda e modas.
    A moda do chocolari,pelo qual nao simpatizo ,mas de tanto criticarem o cenas,so que o chocolari ate esteve bastante decente,e para,lembrar Eu ainda sou do tempo,que alguem pela qual nao tenho simpatia profissional,chamado jardel nao tinha lugar,no escrete e quem lhes dera ter um agora.
    A moda Espanhola,que chegou,a cidade,entardecida,Mas,chegou,como o 4 3 3 da moda,ai esperemos para ver,so que este Porto nao è o Meu.
    relembrando que o plantel transato fez ,4golos no mundial e algumas boas figuras,portanto ambas direcoes,sad e tecnicas,São incompetentes

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.