Baías e Baronis – Lille 0 vs 1 FC Porto

download

Ao intervalo, vantagem de cá. E uma vantagem completamente merecida, depois de um jogo em que apesar do onze inicial poder indicar que fomos a França jogar para o empate, a verdade é que estivemos sempre com o jogo controlado e raramente houve problemas para a nossa defesa de uma forma consistente. E foi com a bola em nossa posse que estivemos em campo quase todo o jogo, com uma estratégia diferente do habitual (as alas mais recuadas com os laterais em apoio e dois médios de pensamento mais defensivo e estruturante) mas adequada à competição e à importância da mesma no desenrolar da época. Em suma: foi um jogo chatinho mas os três pontos assentam bem. Vamos a notas:

(+) Ruben Neves. Não quero começar a entrar para a carneirada que elogia o rapaz a cada toque que dá na bola. Mas a inteligência é inegável e se o primeiro teste a sério (a estreia absoluta) foi muito positivo, o segundo teste a sério (estreia na Champions) foi ainda mais positivo, com o jovem portista a fazer um jogo quase perfeito, com bom posicionamento a meio-campo e uma excelente capacidade de rotação de bola no momento certo para o sítio certo. Técnica acima da média, consciência adequada ao ritmo que o jogo vai apresentando e a noção de risco fazem dele um Gerrard em potência. Se continuar a jogar assim nem sequer chega a calçar na equipa B.

(+) Alex Sandro. Um jogo a fazer lembrar o “velho” Alex de 2011/2012. Rápido pela linha, sempre muito atento às subidas dos franceses pelo flanco e quase sempre bem a dobrar no centro (perdeu no posicionamento num cabeceamento de Corchia e não me lembro de mais nenhuma falha), foi sempre superior aos adversários, jogando bem com o corpo e apoiando bem o ataque sempre que era preciso. Mas foi precisamente na defesa que o rapaz mais brilhou, a transmitir segurança aos colegas com uma atitude prática, simples, de jogador feito. Finalmente. Danilo esteve bem do outro lado mas o colega de selecção (parabéns, malta!) foi superior.

(+) Um conjunto que promete. Não há nem pode haver qualquer dúvida acerca do talento que Lopetegui tem à sua disposição. Mas é também na articulação das peças, especialmente do meio-campo para a frente, que as grandes mais-valias do FC Porto 2014/2015 podem aparecer em grande e trazer a estrutura forte que desejamos, especialmente em jogos grandes. O adversário é mais físico? Bota Ruben ao lado de Casemiro, espeta Óliver/Quintero/Brahimi nas alas. O adversário só joga em contra-ataque pelas alas? Crava Brahimi ao meio, Quaresma e Tello na linha. Há uma variedade enorme de opções e alguma facilidade em rodar os “mecos” para agilizar a estratégia da equipa e traduzir o futebol da forma mais produtiva. Só precisamos que haja uma boa gestão individual, de egos e vontades…

(-) O exagerado recurso ao jogo directo. Continua a obsessão de Maicon com as bolas longas. Desde Zé Carlos que não temos um central que consiga colocar bolas longas com precisão mas a demanda continua e Maicon (com Indi a somar-se e Casemiro também a não querer ficar atrás) insiste em posicionar-se de lado para lançar bolas para Jackson…ou neste caso também para Óliver e Brahimi, que quais hobbits ficavam a ver a banda passar, incapazes de reter a posse de bola. Com tanto talento no meio-campo não é necessário recorrer a estes lances.

(-) Lille. Mas que belo bando de brutinhos que me saíram estes fulanos. Se é isto que o terceiro classificado do campeonato francês tem para oferecer à Champions League, começo a considerar uma questão de honra eliminá-los. Pancada a rodos no meio-campo, facilidade tremenda em usar os braços para empurrar (ou para puxar, como no penalty que ficou por marcar a nosso favor) e um tremendo cagaço em sair do meio-campo defensivo a não ser em três ou quatro oportunidades de contra-ataque quando o FC Porto facilitou um bocadinho na cobertura defensiva. Mantenho o que sempre disse: todas as equipas francesas têm de ser consideradas elimináveis, excepto o PSG.

(-) Quaresma. Quando vi a equipa que ia jogar pensei que o Lopetegui estava maluco. Tirar Quaresma é uma decisão interessante, de um gajo que os tem no sítio, metaforica e fisicamente, porque o Ricardo é menino para lhe dar um pontapé nos ditos se entrar em modo amuadinho. Entrou aos 88 minutos. Andou a passear em campo, não passou a bola a ninguém, fez uma falta e mais nada. Não o vi sequer a agradecer aos adeptos (pode ser culpa da reportagem televisiva) e ficou-me a ideia que estava a fazer um favor a todos. Depois do jogo simpático contra o Marítimo, Quaresma mantém-se bipolar. O último a ter mão nele foi Adriaanse, espero que Lopetegui consiga colocá-lo a jogar para o grupo e não para o seu próprio umbigo. É que este ano há muito mais opções válidas e não me choca mesmo nada se Quaresma for colocado de lado se não souber aprender a ser um jogador de conjunto. Não me choca. Mesmo. Nada.


Está tudo bem alinhado para um jogo tranquilo no Dragão, mas nunca fiando. A defesa ainda não está com a estabilidade necessária e um erro pode deitar tudo a perder…e em jogos de Champions, mesmo contra equipas fracas como o Lille, um erro pode ser fatal.

17 comentários

  1. Resultado importante conseguido, a exibição foi boa em relação á estratégia montada para este jogo, pois o lille é muito perigoso no contra ataque, mas também eu pensei que eles jogassem mais á bola, a eliminatoria ainda não esta ganha, mas esta bem encaminhada, no Dragão se estivermos concentrados e fizermos uma boa exibição temos tudo para passar.
    Os meus baias: ruben neves, oliver, maicon e herrera pelo golo
    Baronis: fabiano o pouco que fez esteve mal, brahimi e por fim o quaresma pela azia mostrada no campo.
    Quanto ao mister para já só tenho bem a dizer quer pela comunicação, quer pela estratégia, quer pela opção dos jogadores.
    Nota final para a azia(é verdade há mais não foi so o quaresma..lol) dos joranaleiros das tvs, preocupados com a gestão de tantos bons jogadores,pelo dinheiro gasto e claro por termos ganho ao lille, espero que a azia deles continue ate ao fim da época pois era um bom sinal.

    João Moreira

  2. Um jogo sério onde fomos dominadores, porque o adversário assim o quis. Devemos entrar no segundo jogo com muita concentração, porque este Lille sente-se mais confortavel no contra-ataque.
    Os nossos laterais estiveram em bom nível, o Cas e o Ruben também, o Herrera apesar do golo (mérito no acompanhamento da jogada) não produziu uma grande exibição. Quero ver o Tello jogar mais minutos! E o Quaresma que esteve bem no fim‑de‑semana, ontem fez um frete que se calhar o Lopetegui não esta para aturar…
    Jorge, achas que o mister muda a equipa muda 50% com o Paços? Pelo menos do meio campo para a frente…
    PS- ontem não ouvi assobios..e jogamos em França..:)

      1. O brahimi jogou mal?? loool Quer dizer então que um jogador só pode ser bom pelo que faz com a bola, sem a bola já não interessa é só um meco no campo!?!? lool

  3. Ai que saudades de ver o Porto ao vivo, normalmente es tu que ves no estadio e eu nao tv. :)

    Deixa-me dizer o que nao gostei e discordar com algumas coisas:
    – O Maicon in loco nao fez assim tanto jogo directo. Eu fui com um amigo meu e ate comentamos que a saida de bola era controlada sem passes estupidos como na epoca passada
    – Falta de profundidade da equipa. Nao gostei do Brahimi ontem, nao fez nada de jeito. Na primeira parte tb me estava a irritar o Herrera. Precisamos de ter 2 extremos bem abertos para dar mais velocidade, o que se viu com a entrada do Tello
    – Tributo aos adeptos. Cambada de filhos da puta mas e. No golo nao veem festejar junto dos adeptos e no final do jogo nem tiveram a dignidade de vir ter com o pessoal a agradecer tirando o Maiconas e o Alex Sandro que deram mais uns 20 passos da linha de meio campo. Apeteceu-me dar-lhes dois pares de estalos.

    O que gostei:
    – Oliver, Oliver e Oliver. Puta que pariu. Que grande jogador! Esteve no campo todo, recupera bolas, UAU! Foi mau qdo o Lopetegui o meter a jogar encostado a linha mas o gajo e mto bom, um regalo.
    – Ruben. Que nao se estrague como o Sergio Oliveira. Tem promenores de grande jogador e enorme maturidade
    – Equipa em crescendo. Acredito que a equipa vai continuar a melhor. Esta mto certinha a defender em bloco e a pressionar fazendo um tipo de 4-2-4 defensivo. Gostei.
    – Adeptos. Acho que quase haviam mais Portista do que gajos do Lille.

    Estou a gostar, espero que continuem o bom trabalho. Agora passo-te a bola Jorge, para me dar a visao do proximo jogo ao vivo! :)

    Abraco,
    Joao

    1. estou a ver que a visão do jogo é bem diferente ao vivo que foi na tv :) agora só te falta vires ver um jogo à Invicta, carago!

      abraços!

  4. Eu gostei do Brahimi, não foi tão explosivo como no fds, mas segurou bem a bola.
    Gostei bastante do Óliver. Encaixa muito bem no “conjunto forte” que referes…
    Adorei os nossos adeptos, parecia um jogo no Dragão (sem os assobios).
    Não gostei do Jackson, perdeu muitas bolas e voltava a falhar um golo feito se não estivesse em fora de jogo.
    Não gostei do Herrera, apesar do golo, esteve muito lento.
    Não gostei do árbitro, aquele amarelo ao Danilo fez-me temer o pior…

    Próxima quarta-feira terminamos o serviço!

  5. @ Jorge

    caríssimo,

    concordo com a análise feita, reforçando as ideias de que (i) ainda estamos no “intervalo” de uma partida de (pelo menos) 180′ e de que (ii) apesar de ter sido apenas a segunda partida oficial, já nos apresentámos num nível bastante aceitável para um encontro de Champions (e com alguns conceitos tácticos que revelam um bom “trabalho de casa”, ao contrário de um passado recente e com o qual se quer cortar radicalmente).
    infelizmente ainda há quem não o tenha percebido (o que não é, de todo!, o caso…)

    ps:
    (re)ver ali em cima a figura do Eriksson trouxe-me à memória alguns calafrios… brrr… :D

    abr@ços
    Miguel | Tomo II

  6. análise ao detonador de etapas, que dá pelo nome de Rúben Neves em: futeboltricot.blogspot.com

    vou seguir o teu blog…faz o mesmo com o meu :)

    forte abraço e um bem hajas, Jorge!

  7. Geralmente nao comento, mas tenho de deixar o meu Baia ao Casemiro. Um grande jogo defensivamente. Sempre na luta. Ao contrário do Maicon, o Casemiro pode e deve fazer passes longos. Na primeira parte nao me lembro de um passe longo que tenha falhado. De resto, um bom jogo, onde interessa nao sofrer golos e se possivel marcar fora. Objectivo conseguido.

  8. Estou satisfeito com este arranque. Mas não saciado! Vejo evolução e acima de tudo critério na estratégia para esta época. Uma palavra (mais uma) para o menino Neves que ontem mostrou novamente ser jogador à porto.

    Parabéns pelo excelente blog que acompanho há muito tempo.

    http://portosfera.wordpress.com (convido-vos a visitar)

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.