Baías e Baronis – Guimarães 1 vs 1 FC Porto

215287_galeria_vitoria_sc_v_fc_porto_primeira_liga_j4_2014_15.jpg

Primeiro ponto de ordem sobre o resultado: não gosto de perder pontos contra ninguém. Seja o Benfica, o Vilaverdense ou o Dínamo de Bucareste, é sempre mau. Mas perder pontos contra esta cambada de malfeitores de preto e branco é uma mancha que me deixa sujo, chateado e triste. Jogámos o suficiente para vencer o jogo e mesmo com uma arbitragem que enervou toda a gente de azul-e-branco, a verdade é que devíamos ter saído de Guimarães com os três pontos e deixado aquela cáfila de mãos na cabeça. Não conseguimos por culpa própria e com um pé Montypythoniano a pisar-nos a traqueia. Siga para as notas:

(+) Brahimi. Estupendo no arranque e na recepção orientada, foi o principal criador de perigo para o adversário e merecia que o golo não lhe tivesse sido anulado. É já “o” jogador do FC Porto 2014/2015, ao lado de Jackson, e será em condições normais titularíssimo de uma equipa ainda a procurar a melhor estrutura no meio-campo, onde Brahimi diz que prefere jogar. Mas é quando pega na bola em zonas próximas dos flancos que mais brilha, flectindo quase sempre para o centro à procura de espaço por onde furar e de colegas com quem combinar. Activo, mexido, vivaço…é o que se quer e especialmente o que precisamos de ter naquela zona do terreno.

(+) A entrada de Evandro. Ajudou a estabilizar um meio-campo que até então tinha o idiota do Herrera a falhar passes em demasia, Casemiro com vontade mas sem acertar e Ruben Neves sem conseguir manter-se de pé e a deixar André x 2 passar vezes demais por si. Evandro pode e talvez deva ser titular, pela simplicidade que coloca em jogo e pela estrutura que proporciona ao meio-campo…e não fossem alguns arranques de Herrera ainda o continuarem a manter na equipa, a grande maioria dos jogos que vi do mexicano fazem com que seja, neste momento, segunda escolha.

(+) Maicon. Teve breves momentos de desconcentração durante a segunda parte mas em nada mancha (mais) uma excelente exibição do brasileiro. Forte no jogo físico, foi contra o enervante Tomané que passou a maior parte do jogo em duelo e conseguiu aguentar-se sem cravar um murro nos dentes do adversário, o que é de louvar tendo em conta a insistência do avançado do Guimarães em se tornar num dos jogadores portugueses mais enojantes da Liga, pegando no facho já meio apagado mas ainda bem seguro nas mãos de Briguel. Prático, bem na intercepção e no posicionamento a policiar a zona defensiva, sabe que é lento a arrancar e compensa com a movimentação bem coordenada e a antecipação da jogada do adversário. Está para a defesa do FC Porto como Aloísio estava no tempo dele. Com a devida proporcionalidade de talento, claro.

(-) O meio-campo sem força. Desiludiu-me imenso ver este meio-campo do FC Porto a ser tão tenrinho contra o equivalente minhoto da cena “The Bride vs Crazy 88” do Kill Bill. E não foi um filme em estreia absoluta, porque em casa contra o Moreirense e até um certo ponto no jogo de Paços, vimos uma zona central do terreno e ser calcada (fisica e metaforicamente) por um adversário que pressionava os nossos jogadores e conseguia chegar mais depressa à bola, obrigando a equipa a jogar bem mais pelos flancos do que seria desejável. É verdade, sim senhor, que a nossa mais-valia poderá ser a multiplicidade de escolhas do meio-campo para a frente. Mas na zona de cobertura defensiva e/ou de construção ofensiva, está-nos a faltar muita agressividade e qualquer equipa que se decida a correr mais que os nossos ganha vantagem imediata. E contra este Guimarães, que quase só sabe correr (continuo a estranhar os votos de louvor generalizado a Rui Vitória quando as suas equipas raramente mostram que trabalham mais que as outras a não ser no ginásio…) e empurrar, raramente houve nervo para lá de uma ou outra imagem de um jogador do FC Porto, habitualmente Casemiro, a impôr o seu físico para recuperar a bola. Algo terá de ser feito para mostrar aos adversários que aquela zona é nossa. Nem que seja à pancada.

(-) A parvoíce do lance do penalty. Não é preciso dizer muito. Jackson, na nossa própria área, decide adiantar a bola para a tirar do caminho do adversário, que se coloca entre o colombiano e o esférico. O capitão tenta chegar à bola sabendo perfeitamente que está ali um careca de barba que vai cair ao mais pequeno toque…e acerta-lhe na perna. Burrice. Muita burrice.

(-) A arbitragem. Não é meu hábito queixar-me dos árbitros e continuo a achar que é dever da nossa equipa conquistar os três pontos para que não tenhamos de andar atrás dos gajos do apito a protestar por tudo e por nada. Mas há dias em que nada lhes corre bem (ou tudo, dependendo do ponto de vista mais ou menos cínico) e os nossos rapazes são prejudicados activamente em mais que um ou outro lance ocasional. Hoje, em termos de lances concretos, foi só isto: um golo mal-anulado por fora-de-jogo inexistente e um penalty que ficou por marcar. Se o fora-de-jogo é difícil de apontar e como tal mais complicado de criticar, o penalty foi ridículo. Alguns minutos antes tinha sido apontada uma falta contra nós que foi exactamente igual, quando André x 2 viu o seu braço agarrado numa situação em tudo semelhante. Mas não foi na área. Na área deles. E portanto não foi falta. Ou foi. Mas não foi marcada. Não percebi. E também não percebi a quantidade absurda de lances em que ao jogador do FC Porto era apontada falta por exagerado contacto físico, quando uma situação idêntica com as camisolas trocadas resultava nos braços esticados do árbitro para mandar seguir. Enervou-me, enervou toda a gente.


Primeiros pontos perdidos em grande parte por culpa própria mas também com muita imbecilidade arbitral. Não é dramático, minha gente.

10 comentários

  1. Só vi o jogo a partir da paragem, não sei como foi até então.. Perder pontos é sempre mau mas é preferível perde los enquanto o comboio está no inicio , do que quando não houver tempo para o apanhar, mas pelo que vi, só nós é que mereciamos pontuar no jogo, o guimarâes não fez nada de especial para ganhar sequer um ponto.. Espero sinceramente que este jogo sirva como uma lição e que nos faça crescer, porque, e perdoem me a expressão, no penalty do vitória ,o jackson foi comido como um “morcão”, ali não é sitio para se fazer uma coisa daquelas, e mister fazer aquela substituição aos 89 não dá com nada. Em relação aos jogadores brahimi é realmente um craque e começam a faltar adjectivos para o elogiar, herrera é que continuo sem perceber como ainda está a calçar, não consigo gostar dele e raramente o vejo a fazer coisas boas , fiquei na memória com um lance no final da 1ª parte em que o brahimi tenta fazer uma tabela com ele e ele coloca a bola na linha de fundo, por mim evandro seria titular sem dúvidas.. Vi também um passe do indi muito bom na 2ª parte em que tenta por a bola no jackson, também já gostei de ver o josé angel mas faltou ali algum entendimento com o brahimi, as vezes pareciam que se ignoravam mutuamente.. Mas pronto que isto sirva como lição e que nos próximos não se percam pontos desnecessários.

  2. Já á bem tempo que não tínhamos um meio campo tão fraco!! Ruben Neves é um 6 a jogar a 8 é uma nulidade completa (agora porque tem 16anos e é português ninguém o consegue dizer), Casemiro e Herrera deixam muito a desejar, acho que hoje foi por demais evidente a falta de capacidade a todos os níveis deste trio no meio campo! De resto péssima abordagem do treinador a este jogo! Entrou com demasiado respeito pelo Vitória! Mas ele não devia saber que é uma equipa de miúdos, sem experiencia e que apesar das 3 vitórias é uma equipa a anos luz do Porto! Quanto á arbitragem, mais uma á P.Batista um roubo monumental e 2 pts á vida… mas ou este meio campo muda e muito, por exemplo com a passagem de Brahimi para o meio e Tello numa ala, ou vamos ter dificuldades!

  3. Parece-me que pela regra do fora-de-jogo, ele é bem assinalado.
    Brahimi está ligeiramente adiantado (cabeça) em relação ao corpo do jogador do vitória (os braços não contam). É a lei, e acho que não podemos ir contra ela, só porque foi contra nós…
    O primeiro penalty sobre Brahimi é claro e daria vermelho (ui se fosse o James…), o segundo parece mais duvidoso, porque o argelino só cai quando já não consegue chegar à bola.
    Há um contacto, mas eu como fã do futebol inglês olho para isto e fico logo com a sensação “só mesmo por cá”.
    O do Jackson, logo que ele dominou a bola e não aliviou, veio-me aquela sensação do “tu queres ver a brincadeira??” e pimba… que burrice!!

    Ah, este meio campo com Casemiro, Herrera (onde anda o da selecção??) e Ruben (e sem Oliver por mais umas semanas) chega a ser pavoroso…
    Paulo Fonseca jogava com um duplo-pivot, e foi extremamente criticado… mas agora isto é o quê?
    Duplo Pivot? Duplo-Pivot invertido? um 6 um 8 e um 10?
    Uma salganhada…

    ultima nota: Aboubakar aos 89min? A sério Lopetegui?

    SD

  4. “Mas não é fortuito nem inocente que para o jogo que podia dar um líder isolado um árbitro que nunca foi internacional, e já passou a idade de poder sê-lo, mais auxiliares de “3ª divisão” possam ser escalados para este embate importante.” por Zé Luís (portistasdebancada)

  5. Epa, a serio, deixemo-nos de desculpas, de coisas supostamente fortuitas e analises quase demagogas. As coisas no meu entender fazem-se assim, quando se entra em campo entras para jogar contra tres equipas. Ja o disse milhoes de vezes e volto a repetir porque acho honestamente importante as pessoas nao encobrirem as coisas so porque somos Porto. Quando se entra em campo entra-se para jogar contra 3 equipas, o adversario, a equipa de arbitragem que fara erros que nos prejudicarao e as nossas promprias limitacoes tecnicas, tacticas e psicologicas. Assim sendo, o Porto se quiser vencer o campeonato tem de entrar SEMPRE e INVARIAVELMENTE com a nocao de que tem de se suplantar a todos os niveis. Se empatou com o Guimaraes e porque a algum dos niveis de exigencia deixou de correrspomnder com o devido. Investimos demasiado dinheiro para andar a jogar com desculpas. Empatamos porque nao fomos capazes de vencer, e ponto final. Aborde-se o jogo para exterminar o adversario e nao para andar a 4a jornada a jogar para mater o plantel fresco. Mas que merda e esta de manter o plantel fresco com 29 jogadores na equipa principal e mais um batalhao deles na equipa B??? Mas esta tudo parvo? Com o devido respeito, sou tao adepto e fanatico como qualquer um de voces, mas estou saturado de desculpas. O Porto se quer vencer as competicoes em que esta envolvido nao pode andar a jogar para vencer por uma bola, tem de entrar e exterminar como o Benfica fez com o Setubal, nao deixar os gajos respeirarem. tenham jogado bem ou mal a ideia e sermos assassinos a frente da baliza e nao perdularios como andamos a ser desde ha 3 epocas para ca. E esta na hora de colocar outros jogadores a jogar em certas posicoes onde ja se viu que o jogador sente que e titular quase indiscutivel. O Casemiro que abra a pestana, o Ruben Neves que nao se sinta o novo Meireles e o Herrera que aqueca o banco um bocadinho mais e vamos ver o Porto a perceber que ninguem tem lugar cativo. Merda de psique destes gajos, foda-se. Eu contra o BATe quero 6 a zero, seis, nem pensar menos que seis batatas la dentro, isto para mandar ja uma mensagem aos restantes clubes do grupo.

  6. A arbitragem foi uma vergonha é ponto assente, e não só pelos erros mas acima de tudo pela falta de qualidade, e a forma como o fiscal assinala o penalti do Jackson instantaneamente acredito que tenha tido um orgasmo simultaneamente…

    Mas para além disso não fizemos uma grande exibição, e até à paragem jogamos tanto como nada, e é aqui que discordo do Jorge, não consegui contar a enormidade de passes longos que fizemos nesse período, e a maioria do Maicon de uma forma tão displicente como errada, e se eu esperava que esses charutos para longe do seu espaço terminassem não foi o que se viu neste jogo, juntado a isso praticamente não criamos uma jogada de ataque com pés e cabeça e a melhor oportunidade aparece numa desorganização da defesa do Vitoria aparecendo Brahimi na cara do guarda-redes sem que a equipa do Porto tenha feito algo por isso.
    Na segunda parte as coisas foram diferentes, o Vitoria praticamente não existiu e o Porto dominou sempre apesar de ter criado poucas oportunidades de golo, mesmo assim o Vitoria conseguiu marcar sem criar uma única jogada de golo.
    Mas a minha duvida é a seguinte, se no ano passado Quintero não deveria/poderia ser opção na linha este ano já pode? Eu acho que pode, assim como James podia e o fez bem feito, o que não acho é que colocar dois médios com poucas características de alas ao mesmo tempo faça muito sentido, e se me parece que o Lopetegui não quer por agora arriscar muito fora de casa não tenho a certeza se esse será o melhor caminho.
    A verdade é que jogadores como Ruben Neves, Herrera e Tello por exemplo mostraram muito pouco no ultimo jogo e quando tantos estão uns furos a baixo a equipa não pode produzir o que devia.
    Fico à espera para ver o onze de quarta e espero também ver um onze base, uma ideia base e depois sobre essa base ir fazer algumas rotações mediante a condição física, o desempenho, o jogo e outras coisas mais!

  7. Boas,

    Embora o FCP esteja melhor que a época passada e isso é certo tenho de concordar com o Pudget.

    Actualmente não há treinadores com tomates… é tudo ” ah, sim a equipa X é muito boa equipa e temos de ir com cuidado”. Como ? O bate qlq coisa é um colosso ? O paços de Ferreira é um colosso ? O Guimaraes este ano é um colosso ? Temos obrigação de ganhar todos os jogos da champions e contra o bate em casa “tem de ser” peanuts.

    Sobre o jogo do FCP, o nosso meio campo não me convenceu ainda. Gosto bastante do casemiro, gosto do ruben neves, herrera tem sido uma nulidade. Tem de alterar qualquer coisa. Eu colocava o Quintero no meio, Tello e Quaresma nas alas. Brahimi a segurar o meio-campo com a ajuda das alas e quintero e casemiro a matar tudo o que passa-se a linha do meio campo.

    Sobre a defesa, está bem melhor mas por exemplo aquele canto do guimaraes em que aparece um morcão sozinho acontece pelo menos uma vez por jogo no FCP deste ano. Não pode acontecer nenhuma vez.

    Siga para bingo.

  8. Gostei! Especialmente da análise à entrada de Evandro. A sua simplicidade de processos aliada à sagaz ratice de levar a bola adiante faz dele um titularissimo em perspectiva. Má pré-época, no entanto vai conquistar o lugar. A maturidade que ás vezes falta é compensada por este “velho” de 28 anos.

    Permita-me a publicidade ao meu blog de análise à blogosfera portista: maisumblogdofcp.blogspot.pt

  9. Boa análise!
    Permitam-me só um aparte quando alguns adeptos exigirem resultados como se estivessem a jogar Football Manager. P exemplo, um comentário de alguém a dizer q hoje teriam de marcar pelo menos 6.
    Exigencia, todos devemos pedir, mas tenham tino na cabeca porque esta filosofia é a mesma das assobiadelas

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.