Baías e Baronis – Shakhtar Donetsk 2 vs 2 FC Porto

Shakhtar Donetsk vs FC Porto

Depois das correrias e tropelias do jogo, depois do penalty falhado, dos dois golos oferecidos e do regresso quase-triunfal em meia-dúzia de minutos, só me apetece parafrasear Samuel Beckett: “All of old. Nothing else ever. Ever tried. Ever drew. No matter. Try again. Draw again. Draw better.“. Siga para notas:

(+) Jackson. E cá voltamos nós ao mesmo. Jackson joga, Jackson marca. Apesar do jogo bem razoável de Aboubakar, há ali uma grande diferença na forma como Jackson controla a bola e apesar de ser consideravelmente mais lento que o camaronês, a forma como está na área fez hoje toda a diferença e mostrou que é o único ponta-de-lança a sério no plantel (Adrián nem para lá caminha, quanto mais não seja pela posição em que tem vindo a jogar). Não se intimidou nem teve aqueles tiques de vedeta à Quaresma. Talvez por isso seja capitão em vez do Ricardo. Talvez.

(+) Marcano, apesar de Pepe. Não sou fã de centrais adaptados a trincos. Desde que Pepe foi aí espetado por Mourinho e Queiroz, fiquei ainda com menos vontade de ver esse tipo de adaptações. Gosto de médios defensivos à Redondo ou Makélélé, dos varredores, que joguem com os dois pés e que saibam o que fazer com a bola quando a recuperam, ao contrário dos centrais que habitualmente são mais trapalhões e brutos. Mas Marcano foi o oposto do que estava à espera, com uma técnica apurada, passe simples e bom posicionamento. Manter Ruben Neves no banco foi uma boa opção, especialmente depois do rapaz ter vindo em rampa descendente nos últimos jogos, mas Marcano será sempre uma solução de recurso naquela posição. Ainda assim, há vários jogos em que pode vir a ser muito útil e acabou por somar mais uma alternativa ao plantel. “Football Manager” style.

(+) Danilo. Continua a ter um excelente arranque de época, que me motiva a elogiá-lo quase em todos os jogos. Estranho, muito estranho, especialmente depois de dezenas e dezenas de partidas em que vi um Danilo cabisbaixo, sem vontade de jogar, a hiperbolizar todas as falhas e a minimizar os seus próprios sucessos. Danilo versão 2014/2015 está mais alegre, mais entusiasmado e nota-se em campo pela forma como ataca a bola na defesa e como surge a apoiar o ataque (mais comedido mas acima de tudo mais inteligente) pelo flanco ou em incursões pelo centro. E como o último rapaz que elogiei desta forma foi Maicon…temo a exibição do lateral contra o Braga.

(-) As duas ridículas falhas defensivas. Maicon chegou ao jogo contra o Boavista como um dos jogadores em melhor forma no plantel, imperial na defesa, perfeito no corte, tranquilo em posse e sem parvoíces de maior a apontar. E depois…foi expulso no Dragão por uma entrada idiota e hoje fez uma rosca à Maurício que ia dando auto-golo e cortou a bola para os pés do avançado do Shakhtar, dando origem ao 2-0. Óliver foi apenas ingénuo, a tentar controlar a bola numa zona em que merecia que o treinador entrasse em campo e lhe desse dois tabefes na hora para entender que num jogo deste nível é imperdoável achar que aquela era uma atitude interessante e de grande jogador. Dezanove aninhos, dezanove sapatadas de mão aberta em rabo ao léu. E ficávamos conversados.

(-) Mais um penalty falhado. Já me começam a faltar as palavras para descrever o que sinto quando um árbitro marca um penalty a nosso favor. Como é bem mais normal acontecer na Europa do que cá no burgo, a importância do lance no decorrer de um qualquer jogo acaba por ser bem mais vital e faz com que cada falha seja ampliada para penalizar o seu autor. Hoje a fava saiu a Brahimi, que se dependesse de mim passava imediatamente para o último lugar na lista dos marcadores. À frente dele ainda ia o Fabiano. Sim, o Fabiano, o guarda-redes que não sabe jogar com os pés para salvar a vidinha.

(-) Os brasileiros do Shakhtar. Aposto que deve haver scouts a trabalhar no Brasil e que se adaptam a todos os gostos. Há os que gostam dos rapazes tecnicistas e vão buscar os Decos e os Andersons. Há aqueles que adoram o futebol defensivo e sacam os Dorivas e os Paredes. Também há os do futebol rápido e voador, os que descobrem os Artures e os Derleis. E depois há os scouts do Shakhtar, que estão interessados em tudo o que seja grande, saiba jogar com os braços e tenha planos de acertar em tudo que vê. Não me admita que Bernard não jogue. Os hobbits têm notória dificuldade em dar porrada.


Nunca tivémos o jogo na mão, mas podíamos e devíamos ter vencido estes moços de laranja e preto. Somos melhores que eles, não tenho dúvidas, e podemos acabar com eles no Dragão na última jornada. Com um golo de penalty do Brahimi, outro do Óliver e ainda outro do Maicon. Só para limparem a consciência.

21 comentários

  1. infelizmente o stream estava para além de péssimo (na tv passava o “Esporting”) de forma que não vi – acabei sofrendo por fora; no final ouvi comentários: um inglês dizendo “what a spirit the players of porto had; what a vibrant ending” e os comentários na tv brasileira bem elogiosos …

  2. Acho que o Lopetegui está a criar um novo estilo de jogo – qual Guardiola basco – o Futebol Tantrico!
    Ora passa pro lado, ora passa pro outro… vamos em frente… não! Recua! Começa de novo, volta atrás. Vamos em frente. É agora o remate? Não! Passa pro lado ou para trás!! O prazer está todo na posse de bola e em desiquilibrar as defesas!
    Golos? – só de vez em quando… :)

  3. Bem, a imagem escolhida não podia ser melhor e mais significativa… Dois jogadores que têm sido grandes esta época e tiveram esta noite um jogo para esquecer. Que venha o próximo para exorcizarem os demónios de hoje!

  4. Eu nao gostei do Marcano naquela posicao. Tinha preferido o Ruben. Se bem que o Marcano foi capaz de destruir, raramente conseguiamos fazer uma transicao de jeito. Pusemo-nos ao fresco e tivemos a estrelinha no final.

    Nao gostei nada do Tello. Tirando o passo para golo, so fez merda o resto do jogo. E rapido, mas nao e capz de soltar a puta da bola em condicoes. Viu-se contra o zbording e ontem. Tem muito que crescer.

    Ja agora, 2 pares de estalos no focinho do maiconas e do oliver. Que anjinhos!!!!

  5. Culpo claramente o treinador por estas falhas.
    Este ano há instruções bem directas aos jogadores para sairem SEMPRE a jogar, mesmo nos pontapés de baliza.
    Já perdi a conta ao número de jogadas semelhantes desde o início do campeonato em que só não perdemos a bola em frente à baliza por mero acaso.
    CHUTEM O !”#$”#$”# DA BOLA PARA A FRENTE, NAO INVENTEM!

  6. imaginem quando o helton jogar de novo, aquelas brincadeiras dele com a bola.
    este era um jogo para ganhar mos tranquilos por 3-0.
    costumo jogar OSM e lá tem um estilo de jogo que é trocar a bola na defesa, qque é para garantir empates,
    te, outro k é lances rápidos para equipas melhores, e outro de futebol ao primeiro toque para equipas como o porto.
    o barça tambem teve 60 posse de bola e perdeu com 627 passes certos contra 354 do psg.
    o futebol moderno é objectividade, que foi exactamente o k jackson teve, foi objectivo e marcou 2 golos.

    1. Não percebo como se pode criticar o Barça. Normalmente os críticos pegam num jogo qualquer e esquecem-se de tudo o resto, e isso é desleal. O Barça é líder em Espanha, não levou golos na Liga, nos últimos anos ou é campeão ou luta sempre pelo título até ao fim, ficando em 2º, na liga dos campeões chega no mínimo dos mínimos aos quartos e é sempre candidato a vencer a prova. Como se pode dizer que estes princípios que o Barça usam, estão ultrapassados. Aliás, o campeão do mundo joga com princípios parecidos, e toda a gente elogiou. Porque a ESpanha ficou pelo caminho? A Espanha que desde 2008 limpou tudo, e na fase de qualificação para o mundial foi irrepreensível, e garanto que para o Europeu será semelhante a sua campanha. Faz mais sentido pensar que o futebol da Espanha/Barça está desatualizado por causa do que aconteceu no mundial, ou que não podemos tirar conclusões por 2 jogos seguidos?

  7. Jorge
    Sobre o jogo,ter pessoas competentes no lugar certo ,talvez dificulte o adversario.
    Se permitires
    Jorge anda a rolar na net,que alguem de um blog por demonstrar Ideias diferentes das apresentadas pelo clube,este ano,FOi acarinhado,pelos membros nao sei se superior ou inferior a desistir do Seu espaco,consta que ja tinha postado que 90por cento de uma bancada tinha vendida a uma claque.
    Se deixar,vou deixar meu testemunho ,como muito povo ,novo ia para antas,cheguei ha estar com o tribunal azul ,que era uma claque ,mas nao organizada ,Gentes que se juntavam no apoio,e barulho…
    Adespois os dragoes azuis,minha claque Durante algum tempo ,nome que veio de uma faixa do meu Irmao, e um outro moco das lides da altura…
    Durante uns tempos,acompanhei o clube,
    Mas quando chegava,( groupo”amigos”)diziam,totos.
    Eu larguei, um pouco essa vida ,porque tambem,nao atinava,ter que ao domingo,acordar la pelas 6da manha para ver bola.
    Passado 2anos, o fenomeno claque tinha virado Moda,e Eu ainda ia ver o clube de quando em vez.
    Cheguei no 1ano a fazer parte dos super,mas nao era a minha cena ,a minha claque era do outro lado.
    Passado esse tempo,conheci o fenomeno claques,esta a tomado de assalto,pelos bairros e ribeira,e quem la se fosse meter,muitas vezes saia sem os seus valores ,cachecois,bones,dinheiro,nao havia telemoveis muitos na altura,
    E pior de Tudo ,podia se levar nas trombas a qualquer instante.
    Otarios fomos Nos,que tanto divulgamos aquilo,e fomos irradiados de la
    Valeu o bolo no fim
    FUi ME

  8. Bom dia Jorge,

    Uma grande desilusão este resultado, pelo que fizemos nos 90′ merecíamos ter ganho, e que grande alegria foi ter conseguido o empate quando aos 87′ perdíamos por 2-0…
    Se quando soube o 11 me assustei e insultei o basco por mais invenções, também fiquei agradavelmente surpreendido pelo jogo do Marcano e tranquilo por saber que o treinador não é completamente louco e só não colocou o Jackson de início porque este não se encontrava a 100%.

    Gostei de Danilo, da dupla de centrais, de Oliver, Brahimi da primeira parte e de Aboubakar, atendendo ao pouco ritmo e entrosamento que ainda tem com os colegas. Gostei da forma como Lopetegui mexeu na equipa e das performances daqueles que entraram: Quintero mexeu com o jogo, Adrian esteve bem e de Jackson nem é preciso dizer nada.

    Odiei, desesperei, sofri, berrei e praguejei com a enorme diarreia mental que afectou Oliver e Maicon. Merdas daquelas deviam valer uma suspensão dos ordenados dos dois até que perfizessem o meio milhão de euros que perdemos com o empate (em relação à vitória)… para ver se abrem a pestana. Recordo um post antigo teu e faço a pergunta: existe alguma regra nova, que eu desconheça, que coíba algum jogador de mandar a porra de um charuto para fora do estádio quando está apertado na sua defesa? A sério que não percebo…

    Continuo a não perceber e a não gostar da maneira como, na esmagadora maioria dos casos, os médios recebem a bola de costas para o ataque ou, quando a recebem de lado, a primeira coisa que fazem é virarem-se para a sua baliza, mesmo quando não pressionados… e continuo a exasperar com Herrera. Eu juro que queria muito gostar dele e ando há meses a dar o benefício da dúvida, mas depois destes últimos jogos a paciência esgotou-se. A qualidade de passe é medíocre, mesmo quando a dois metros do companheiro, a recepção é sofrível e a quantidade de vezes que fica quieto à espera da bola e se deixa antecipar é desesperante. Acho mesmo que é impreterível que comece a ficar no banco e para o seu lugar entre alguém que saiba jogar futebol. Bem hajas DC.

    E mais não digo, desculpem-me o wall of text (e o anglicanismo…)

    Um abraço muito portista!

    1. Nada disso… O Herrera dá dinamismo. É rápido. E passa para trás ou então para as couves. Oh Lopetegui, mete lá o Evandro no lugar dele um jogo que seja, vá!

  9. Fizeste uma analise exacta do que seria a minha opiniao tambem. Contudo tenho que criticar os criticos de Lopetegui, porque a meu ver esta a criar um Porto muito interessangte. Ja o disse vezes sem conta que noutras epocas e situacoes, nunca mas nunca o Porto recuperaria de uma desvantagem de uma bola, quanto mais de duas. Recuperou, e pese embora as falhas defensivas estava a fazer um jogo decente e tem uma equipa que pode vir a crescer muito. O que eu aponto de negativo ao Lopetegui e somente a ainda muito indecisa criacao de uma linha continua no meio campo. O meio campo precisa de constancia, e o Porto anda a mudar muito. Claro que se tem de adaptar os homens ao jogo, mas tanto assim (contudo o Casemiro esta lesionado e contra isso pouco pode o treinador fazer). Aplaudo o Neves no banco hoje, mas em jogos mais faceis tem de ser titular. Aplaudo o Quaresma fora dos convocados porque sinceramente com ele em campo nunca teriamos recuperado, ele vive um estigma pessoal de nunca ter conseguido afirmar-se como estrela em lugar algum, e em vez de lutar copm humildade entregou os pontos e prefere culpar os outros.

    Previ um 2-0 para o Porto e quando vi 2-0 para o Shaktar pensei que tinha ponderado o jogo de forma totalmente errada. Os erros defensivos aconteceram e e importante aprender-se com eles, ams estou a gostar imenso das toadas resposta do meu clube. Agora, o que me interessa e seguir em frente e ja o tinha referido no passado, vencer em casa e empatar fora, pa, e esta feito. Nao podem acusar o Lopetegui de nao estar a criar uma equipa com atitude, quando os processsos ganharem rotina e consequentemente os jogadores tambem, teremos uma equipa a vencer o Benfica na Luz por duas bolas sem resposta. Garanto-vos.

  10. Frases soltas:

    Se o jogo fosse um gelado, tinha sido um empate com sabor a vitória com cobertura de sabor a derrota…

    4º empate seguido, e 4º jogo em que jogámos contra equipas que são inferiores ao Porto e que podíamos, ou melhor, deveríamos ter ganho. Mas ainda não temos qq derrota.

    Nestes últimos jogos começo a ganhar um ódio de estimação, dá pelo nome de (estás dispensado Quaresma) Tello, em cada 5 decisões 3.7 são erradas.É verdade que tenta levar a equipa para a frente, mas depois, quando podia fazer a diferença, normalmente toma a decisão errada, se nos últimos jogos tivesse tido 3 decisões certas, tínhamos ganho 3 jogos em vez de 3 empates. Espero que daqui a umas semanas esteja a louvar o seu grande jogo colectivo.

    Temos muita juventude no plantel, e estes meninos precisam de alguém que os guie, urgentemente!!

    Tenho esperança que na próxima jornada iremos dar inicio a um grande percurso. Não sei porquê, mas apesar destes erros todos, estou com fezada :)

  11. 1- Continuem a falar do egoísmo de Quaresma, enquanto vêem Tello a continuar, insistentemente, a fazer o que faz – qual velha máxima do proveito de uns… E já agora do Oli, que só cometeu o erro porque estava a ajudar cá atrás, pela equipa.
    2 – Continuem a apoiar o Porto como se fossem jotas de um partido político do “centrão” – o facebook e os tempos modernos que demonstrem o resto…
    3 – Continuem a desinvestir na formação, ou não fosse este o único plantel da história do clube onde nem um tuga jogou de início;
    4 – Continuem a dizer mal do treinador, quando o homem mal teve tempo de se sentar na cadeira, mesmo demonstrando para os mais atentos que estamos a caminho de qualquer coisa que pode ser bem especial;
    5 – Continuem a aceitar a perda de poder dos sócios numa chefia que promete o que não pode cumprir: manter o clube na mão dos sócios;
    6 – Continuem a assobiar para o lado enquanto há adeptos de primeira e de segunda, assim como parece haver adeptos (ou bloggers) e jogadores de primeira quando estão de acordo com o diktat de gente “apidescada” ligada ao clube – sentem-se eles em cadeira de couro, ou de plástico de vento meridional…

    Espero, portanto, que por isso, ninguém me ameace por dizer o que penso. Porque eu, sou um verdadeiro portista, ao contrário de outros bem mais formalmente encartados de tal. Ontem sofri, muito, mas só saí do café quando ouvi o apito final, depois de gritar sem vergonha por entre gente de todo o tipo e de outras cores.

  12. Ontem assisti a um jogo que este ano já começa a ser repetitivo. Temos imensa posse de bola, e isso é bom, mas não temos efetividade nos lances de ataque. É só chic-chic. Depois também não entendo algumas opções de Lopetegui, mas ele é que os treina todos os dias. Mesmo assim, a inclusão de Marcano (e até jogou bem), passou-me a ideia de treinador “cagão”. Fez-me lembrer o Jesualdo Ferreira a meter o Nuno André Coelho a trinco. E a opção de deixar Jackson no banco é que não lembra o Diabo. Mas continuo a acreditar, e a achar que quando tivermos a tal efetividade no ataque, será outra história.

    No outro dia ouvi com atenção o Vítor Pereira num programa desportivo. Dizia ele que o que interessa é a qualidade, e um jogador mesmo que não esteja a 100%, se os 50% dele forem melhores que os 100% doutro jogador, ele tem de jogar. Só posso estar de acordo com esta tese. O jogo de ontem veio confirmar isso mesmo. Jackson mesmo a 60/70% é melhor que os outros que lá estão. Portanto não entendo o facto de ficar no banco. Os bons jogadores têem de jogar sempre, num lance conseguem desiquilibrar um jogo por completo. São esses jogadores que levam pessoas a verem os jogos.

    Saudações Portistas

  13. Depois de ler tanto comentário, que não sei sequer adjetivar, só penso que estamos no bom caminho. Ver tanta irritação com a mudança só pode ser positivo. Quer dizer que a há (a mudança); que o presidente desta vez acertou: -já chegava de tentativas de réplicas e imitações. Havia uma fórmula, falada e elogiada, e claro essa fórmula foi dessecada, compreendida e imitada. Como se diz: candeia que vai na frente alumia sempre duas vezes, e por isso foi dando para consumo interno. A partir do ano passado ficou mais do que líquido que não daria mais. E, mudou-se.
    Está a custar tanto aos adeptos, que alguns até querem regressar ao chutão para a frente ! (que deve ter desaparecido do futebol de elite há cerca de trinta anos, não?)
    Isso para mim são boas notícias.
    Espero que o Lopetegui tenha a paciência suficiente para aguentar a crítica e não receba nenhuma oferta melhor… Para mim fica os 3 anos. Vamos ver uma equipe muita boa. Entre quem entrar. Num jogo da Champions ou num jogo a tostões.

    Além disso, depois de ouvir algumas estórias, como a do Varela (- que queria ganhar dinheiro e o Lope lhe perguntou se no Porto jogava de graça – ) só posso gostar deste treinador: – estávamos todos a ficar muito cansados de vedetismos tipo palito … !

  14. Boas , não tive oportunidade de comentar até agora.

    De facto, preze o mal resultado concordo com a maioria ,isto é, o fcp até está a jogar bem . Discordo dos que dizem mal do Lopetegui …sim, acho que há rotatividade em exagero mas acho que está no bom caminho.

    2 notas:

    passar em demasia a bola na defesa dá nisto;

    Quintero tem de jogar no meio, atrás do atacante! Ele faz passes excelentes para a desmarcação dos colegas. Para mim era titular, mais que o tello, mais que o brahimi. Tenho dito.

    No fundo estamos no bom caminho, pode não ser o que nós queremos mas parece-me o correcto dentro da filosofia imposta pelo Lopetegui.

      1. Sim! Sem dúvida que o brahimi é grande jogador mas o quintero atrás do jackson faz mais diferença que o brahimi ( na minha opinião obviamente). No ultimo jogo o quintero em 20min (?) fez 3 ou 4 passes perigosos, 1 ou 2 remates , que embora não tenham dado em golo meteram o shaktar em pânico…

        Puxando ainda mais para a minha visão: foi o facto de o quintero ter metido medo aos defesas do lado direito que fez com que tivessem de compensar deixando o lado direito mais desprotegido. O penalti foi do lado esquerdo e o gajo do jackson também foi desse lado porque estavam aparvalhados com o quintero. eheh

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.