Ouve lá ó Mister – Boavista

Señor Lopetegui,

Este é o primeiro Ouve lá ó Mister que escrevo antes de um jogo contra o Boavista. E se já ouviu algum do folclore e dos mitos urbanos que rodeiam estes confrontos, posso garantir-lhe que ouviu bem. É mesmo um derby, que nos faltava há vários anos e que é daquelas coisas que só sentimos falta depois de deixarmos de ter. Adaptado a este caso, é como se uma afta que o incomodava durante largas semanas o deixasse subitamente de afligir. Neste caso, é um sentimento de ausência que me batia bem lá no fundo e que fazia com que qualquer outro jogo com adversários próximos da Invicta fosse considerado como um jogo contra malta cá da terra. Não era, nunca poderia ser. Estes, mais que quaisquer rivais, são alvos a abater.

E por isso me surpreendeu a ausência de sentimento na publicidade ao jogo por parte dos teus chefes. Palavra que ainda não acredito que não queiram puxar ao lenço de papel para nos lacrimejarmos todos quando nos lembramos de tantos e tantos jogos que disputámos contra estes infiéis, contra aquelas camisolas de xadrez que cravaram uma seta de fel no nosso lombo em montanhas de ocasiões e que perfurámos com um fueiro bem afiado noutras cordilheiras de vezes. É o Boavista, Julen, mas ao que parece o Boavista não diz muito a tanta gente que hoje vai estar no Dragão, porque apanharam os hereges na sua fase descendente…alguns nem sequer se lembram de os verem como campeões, nesse ano de todas as misérias e horrores que deveria ter trazido um novo horizonte com a entrada do milénio mas trouxe apenas um profundo vómito pelo sucesso da equipa vizinha! E é a esses que temos de contar as histórias, Julen. Não podes ser tu, carago, acabaste de chegar, mas as histórias de como o Emerson e o Kulkov, o Fernando Mendes ou o Jardel esmagaram os malfeitores no Bessa e como Deco, Zahovic ou Lisandro os desfizeram no nosso campo. E isto é só no “meu” tempo, imagina as histórias que os mais antigos podem contar!

É por tudo isto que este tem de ser um jogo para ganhar. Não peço golos em avalanche, não peço goleadas épicas. Peço que venças, que mostres aos rapazes que são bem-vindos de volta mas que a cidade nunca teve mais que um dono a não ser em míseras e inequivocamente pontuais situações. E tira o sorriso do focinho do Petit, por todos nós.

Sou quem sabes,
Jorge

2 comentários

  1. Primeiro de tudo, o Boavista subiu administrativamente, porque foi cometida uma injustiça, e os tribunais o obrigaram, apesar da indiferença de todos, a federação a colocar o Boavista onde nunca devia ter saído. Relembro que o Boavista desceu, por acusações ridículas de coacção, quando nem sequer tirou benefícios disso.. exemplos de coacção foi o que o Bruno Carvalho fez a época passada, e o que Jorge Jesus fez no intervalo do jogo com o Boavista.

    Mas falando do Porto, só posso dizer, com um passivo de 300 milhões de euros, ajudas camarárias durante anos, assim é fácil ser-se campeão.. o video abaixo, comprova como o Porto cresceu até aos dias de hoje.. agora já não precisa disso:

    Mas alguma coisa acontece? Se fosse para a 2a, e com o passivo que têm e os adeptos fracos que têm, nunca mais voltariam à 1a liga.. mas a justiça desportiva é fraca com os fortes, e forte com os fracos.. e continua-se a assistir às regalias dadas aos 3 Grandes, nas arbitragens, na utilização de 100% do tempo nos media, e discriminação total para todos os outros.. no euro, vejam a ajuda que os 3 grandes tiveram, como todos os outros clubes igualmente por terem estádios camararios:

    http://justicaparaoboavista.blogs.sapo.pt/20935.html

    Força Boavista! Apesar da Monumental desproporção de gastos que uma e outra equipa fazem com o seu futebol profissional – Boavista: 1,5 milhões de Euros; FC Porto: à volta de 100 milhões de Euros…

    Nós não somos sarrafeiros!! Vocês têm jogadores milionários comparativamente connosco! Esperavam que jogassemos macio?? Nós jogamos com intenção de não vos darmos espaços, não deixar respirar, e assim corremos mais do que vocês, para atenuar a diferença.. se às vezes somos durinhos, não é com intenção de magoar.. mas às vezes penso que esse discurso de sermos sarrafeiros, é um rótulo que nos puseram, para pressionar os árbitros para nos amarelar e expulsar.. isso sim!

    Quanto à acusação de sermos pró-benfiquistas, vocês estou a fazer uma tremenda confusão! Nós não somos como vocês com o discurso pequenino e repetitivo dos clubes do norte.. Nós não temos esse complexo de inferioridade! Quando os 3 grandes jogam na uefa somos por eles, ao contrário de vós!

    Viva o Boavista! Boa sorte para nós para logo.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.