Ouve lá ó Mister – Guimarães

Señor Lopetegui,

Duas semanas sem futebol em condições. Duas semanas, caríssimo, e já me sinto como um drogadito a quem roubaram a dose, as agulhas e o amor-próprio. Já dei comigo a vasculhar os canais da nossa televisão às duas da manhã para ver se ainda apanhava um bocadinho do Gibraltar vs Polónia, só para tapar um bocadinho a vontade de ver de novo algum futebol em condições, mas não fiquei saciado, not in the least. E se estás a estranhar ler esta missiva tão antecipada em relação ao que é normal…é porque este fim-de-semana promete e explico-te porquê.

Vou passear e só volto no Domingo. Até lá, rodeado de algumas dezenas de amigos (família e putos ao barulho, e uso a expressão “barulho” com toda a propriedade, porque vai haver e muito) num retiro anual dos amigalhaços que jogam futebol aos sábados. E entre esses, alguns portistas, um benfiquista (herege) e uma multiplicidade de lagartagem que ainda hoje não entendo como é que o grupo se manteve unido e coeso com esta distribuição clubística tão aberrante. Mas lá nos temos vindo a manter unidos e até nas discussões sobre futebol, que são múltiplas e perenes, os ânimos raramente se animam para lá da parvoíce e acabamos todos amigos. E como tal, devo chegar a casa em cima da hora para ver o jogo de Guimarães! E à hora que te escrevo estas palavras, não sei sequer a tua lista de convocados, o que é uma enorme tristeza para quem tenta fazer a antevisão a um jogo, especialmente um tão importante como este. Não tenhas dúvidas, os gajos odeiam-nos com a força de duzentos bombas atómicas forradas a esterco, por isso convence os teus rapazes que não é preciso jogar muito, é só preciso jogar bem e serem rijos. A comandita à volta do relvado também tende a ser inclinada para a estupidez por isso vai preparado para levares com uma cabecinha de porco ou uma selecção variada de isqueiros. São coisas antigas, não tentes compreender.

Admito que alguns rapazes estejam cansadotes, por isso cheira-me que vais descansar um ou dois a pensar no jogo de quarta-feira. Não faças isso, ou pelo menos pesa bem o binónio talento/condição física, porque se não estás habituado a campeonatos, fica o conselho: perdem-se pontos nas primeiras jornadas que te lixam a classificação mas acima de tudo a moral, tua e dos teus. Tens opções que chegue para ir rodando, mas aconselho-te a encontrares as melhores rotinas entre os gajos que mais gostas, sejam eles quem forem. Vai haver muito tempo (e oportunidade) para rotações de plantel, não queiras fazer tudo de uma só vez!

Escolhe quem quiser. Mas entra em campo com espírito de vitória e esquece a próxima quarta-feira. Bate nestes e depois bates no BATE.

Sou quem sabes,
Jorge

3 comentários

  1. Esta e das jornadas de mais dificil previsao. Por exemplo, esperava que o Benfica sofresse as passinhas do Algarve com o Setubal e arrancam-me uma manita das antigas. Este Benfica engana, estejam atentos. O Jorge Jesus e um energumeno mas de futebol percebe ele, desde que esteja calado consegue sempre fazer boas prestacoes. O Domingos, que decepcao, desde que saiu do Braga tem sido sempre a cair por ai abaixo. Bom, mas no que diz respeito ao nosso clube eu prevejo dificuldades, nao tanto no jogo tecnico da nossa equipa mas no festival de sarrafada e porrada que as pernas dos nossos vao sofrer. Vao ser um jogo tremendamente fisico da parte do Guimaraes e que se vai arrastar ate aos 15 minutos finais connosco a tentar jogar futebol no ultimo terco do terreno e eles a imporem as teorias desse filosofo da cacetada Flavio Meireles. No final das contas o Porto vence surpreendentemente por duas bolas a zero, sendo que o primeiro golo resulta de uma bomba de fora da area do Casemiro aos 82 minutos. O segundo surge de uma penalidade clarissima sobre o Adrien, convertida aos 89 pelo Jackson.

  2. O jogo deste Domingo é o mais importante. É um jogo de campeonato e contra uma equipa com qualidade.
    Temos de vencer e como tal não podem haver poupanças. Ainda para mais quando podemos continuar à frente dos rivais.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.