Ouve lá ó Mister – Sporting

Señor Lopetegui,

Um gajo passa uma semana de cão quando não ganha. Mais que a chuva, o trânsito, o trabalho, a diarreia depois daquele almoço cheio de gordura, tudo é cacahuetes comparado com a memória de um jogo em que nada corre bem. Fica cá dentro, sabes, com um estupor duma persistência que nos tolha a mona e o espírito e nos faz ver tudo com tons de cinzento mais escuros do que o mundo nos proporciona. Uma merda duma semana.

Mas alimenta-nos a perspectiva do próximo jogo. Dá sempre um alento especial pensar que estamos só a meia-dúzia de horas ou minutos ou seja lá quanto for o diferencial de tempo que passa entre a altura em que leres isto e o início da partida (sinceramente, sempre pensei que esta era a última coisa que lias enquanto o Jackson aperta as botas e o Danilo vai fazendo alongamentos, mas pode ser produto da minha mente que anda de tal maneira underclocked que já nem distingue um Doriva dum Casemiro) e que podemos estar prestes a voltar a sentir aquele rush de emoção e de extrema alegria que nos é presenteado com uma vitória do FC Porto. Sim, mesmo em Alvalade, rapaz, olha lá que essa treta de emprenhar pelo ouvido é lixado e se vais andar a ouvir a propaganda da calimeragem, estás mesmo tramado.

Esta semana foi uma festarola lá em baixo. Eram bocas para o NGP, notícias de jornais sobre ambos os clubes, um que perde mas que afinal ganhou, outro que é investigado enquanto o outro deixou de ser. Jogadores a espetarem carrões, outros com ombros novos, meias-surpresas nos meios-campos e médias de idade erróneas. Houve de tudo, até um antigo treinador comum a ser convocado para o qualifying para o Mundial 2018. Lindo, este país, lindo mesmo. Mas alheia-te disto tudo, Julen. Fala aí com os muchachos e prepara-os para o gamanço de uma vida, que para os mais antigos será só mais um, mas os novos (e tantos novos que há este ano) ainda não passaram pelo real enrabanço que habitualmente ocorre aos azuis-e-brancos nessa latrina onde hoje vão jogar. Que deitem tudo para trás das costas: o árbitro, o jogo com o Boavista, a rotatividade. Nada disso interessa. Interessam os onze gajos que lá vão estar e que têm de dar tudo para ganhar. É um clássico e como tal ainda há menos vencedores antecipados, mas fico contente se derem tudo para ganhar. Mesmo que não o consigam.

Sou quem sabes,
Jorge

PS: Ainda por cima, azar dos azares, não sei se vou conseguir ver o jogo em directo e posso garantir que os B&Bs não saem na mesma noite, porque devo regressar a casa tarde e muito provavelmente inebriado. Para poupar o povo a um chorrilho vernáculo portuense cheio de gralhas, adio-a para sábado. Com mais calma e dois ou três guronsans no bucho. A gerência agradece a compreensão.

5 comentários

  1. Eu vou sair a correr do trabalho, pegar no carro e fazer 60km para conseguir ver o jogo ao lado do pai…

    sei que quando chegar a casa ele já deve estar a “resmungar” por jogar x ou y em vez de z ou w. O meu pai é o típico adepto de futebol português e sei que nunca irá mudar.
    Foi portanto também daqueles todos que colocaram Lopetegui em check por ter mudado meia equipa e ter empatado contra o Boavista, mesmo que até à expulsão de Maicon ninguém questionasse as opções e a generalidade dissesse que depois de entrar o primeiro seriam uma mão cheia de golos porque o Porto nem deixava o Boavista respirar. E se a verdade é que com menos um tínhamos também obrigação de ganhar ao pior Boavista que me lembro, não é menos verdade que jogar com menos um num terreno pesado e contra uma equipa que mesmo jogando com mais um não passou o meio-campo ofensivo em toda a segunda parte não é de todo fácil. Por outro lado a todos os que dizem que o treinador não arriscou, não me parece que seja de todo verdade, quantos treinadores é que quando Maicon foi expulso retiravam de imediato um jogador mais ofensivo para meter outro central?! Também acho que deveria ter metido um avançado mais cedo, mas não sou da opinião que deveria jogar directo, o treinador tem um estilo de jogo (que eu gosto) e não acho que se deva alterar só porque chove ou porque neva, porque estamos com menos ou mais jogadores, e parece-me lógico que seja mais fácil chegar ao golo da forma que jogamos e treinamos sempre do que por um balão para área e que do nada aparece um “chouriço” qualquer e a bola acabe na baliza.

    Mas porque o Boavista é passado, apesar de custar muito ter perdido aqueles 2 pontos, mais sabendo que poderão fazer muita falta, o que interessa agora é ganhar ao Sporting e não deixar fugir o Benfica, que já vimos que à muita a gente a querer que seja Bi-campeão.

    E para perceber como a tarefa de Lopetegui é difícil de todos os que comentamos aqui talvez nenhum de nós dissesse o mesmo onze, vamos acreditar que o homem tem o Sporting bem estudado e que os 11 que meter vão trazer, por fim, uma vitória de Alvalade.

    De Olegário não podemos pedir melhor do que nos aconteceu nos últimos dois jogos, vai ser um ano difícil, a respeito a arbitragens!

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.