Baías e Baronis – FC Porto 1 vs 3 Sporting

20141018 - FC PORTO - SPORTING CP

Não vou mentir, esta doeu. Perder um jogo dói sempre, rompe o coração e rasga a moral do pouco cabelo que tenho às unhas dos pés, que calçam um 42 bem medido para se transformarem num qualquer sapatinho de criança, à medida que me encolho e me resigno que não fomos melhores. Fomos acanhados, tristes, desorganizados e desorientados. Perdemos antes de começarmos a tentar ganhar, por algum experimentalismo do treinador que continua a achar que os rapazes em breve vão conseguir o que ainda não mostraram em três meses. Continuo a acreditar nestes putos, mas hoje levámos uma boa lição de como jogar um jogo grande: prático, feio, eficaz. Não fomos nenhuma das três. Vamos a notas:

(+) Danilo. Foi das poucas notas positivas da equipa, pela forma como nunca desistiu e tentou sempre cascar em cima dos rapazes de verde e branco (e verde, este ano) na defesa e no ataque. Arrisco muito ao dizer que está a ser dos jogadores mais consistentes do FC Porto 2014/2015, porque disse o mesmo de Maicon, com o resultado que hoje se vê. Penitencio-me, à vossa frente. Ainda assim estou a gostar muito da evolução mental deste brasileiro e nota-se em campo.

(+) A assistência de Quintero para o golo… é um dos motivos porque aquele cabrãozinho tem de aprender a ganhar corpo e ser mais inteligente em construção. Se assim fosse seria titular indiscutível. Fuck me, eu nem na bancada consegui discernir a linha de passe!

(-) Imaturidade competitiva e o depósito de confiança que se esvazia. This is the big one. É esta a principal razão pela qual não conseguimos manter uma exibição em condições de início a fim de uma partida. O facto da equipa ser nova, do treinador ser novo, da estratégia ser nova, de tudo parecer arrancar de um zero negativo em vez de um zero optimista, todos esses factores são importantes. Mas é a pornográfica imaturidade dos rapazes que estão actualmente com as nossas camisolas que mais fundo me escavaca o coração e que me deixa apreensivo sem fim à vista. E se eu consigo perdoar alguns truques parvos do Óliver ou atrapalhações do Tello, não consigo perdoar o facto de depositarmos confiança em três jogadores que acabam por nos minar a vida, de uma forma ou de outra: Jackson, Herrera e Maicon. Para lá dos laterais, são os três jogadores mais experientes da equipa titular do FC Porto (um conceito cada vez mais nebuloso) e se Jackson continua a marcar em jogo corrido, já nos tramou em Guimarães e este penalty falhado mostra mais uma vez que não pode ser ele o marcador de serviço. Herrera já há algumas semanas que perdeu a confiança do público e só mantém a do treinador porque aposto que é o homem obediente que todos os gestores gostam de ter nas suas equipas. Faz o que lhe pedem, mas nunca o faz bem. É para Lopetegui o que Jorginho era para Adriaanse, ou Mariano para Jesualdo. Quanto a Maicon, que desde o jogo contra o Boavista que não acerta uma bola em condições, seria ele o responsável por manter a defesa estanque, por dar fé e calma à zona recuada e por ajudar a compôr a mente e alma de uma equipa de putos. E está a mostrar, mais uma vez, mais uma puta duma inqualificável vez, que treme demais perante oposição pressionante. Cede como uma folha única de papel higiénico molhada e arrasta a equipa consigo. A culpa do segundo golo é sua, a culpa de duzentas bolas que tenta enviar directamente para Jackson em vez de gritar para o meio-campo recuar para construir com tino, com paz de espírito, com inteligência. O resto? O resto é uma amálgama infeliz de miúdos que têm nome mas pouco jogo, que têm talento a rodos mas a quem falta fibra, inteligência competitiva e que se dobram como uma mão de poker em frente a um jogador medroso. Os passes, que podiam ser orientados pelo talento daqueles rapazes que poucos têm em Portugal e pelo mundo fora, saem tortos e pouco tensos. As combinações de ataque, dispersas e individualistas. A tomada de decisão, lenta e previsível. Os remates, fracos e inconsequentes. A pressão…a pressão não existe. Há uma letargia que os possui, uma incapacidade crónica de antecipar o movimento do adversário e de se moverem como uma equipa (ver nota de baixo), e está a contagiar elemento após elemento até que tudo colapsa num conjunto de sal e sangue e fezes. Tanto talento. Tanta desorganização. Tão pouca fé. Tão pouco futebol. Tão pouco.

(-) É a rotação, amigos. Mantenho o que já disse várias vezes: a rotação é gira e tal mas não ajuda a equipa numa fase tão incipiente da sua criação como um grupo coeso e que se quer estruturado e com automatismos. Pode parecer conversa de curso de formação de treinadores, mas na verdade não é. Vi Herrera e Ruben a calcar o mesmo naco de relva enquanto se movimentavam, todos direitinhos, cada um para o…mesmo lado. Apreciei quando Tello pensou várias vezes que Danilo ia para o centro quando o rapaz flectia para a linha. Casemiro nunca sabia a quem passar a bola porque ninguém se movimentava da forma que o brasileiro imaginava que iria fazer. Imaginem que estão em campo a jogar e não fazem ideia quem é que vai aparecer ao vosso lado, se devem ir para a direita ou para a esquerda, onde vai estar o extremo, QUEM É O EXTREMO QUE LÁ VAI ESTAR…há tanta mini-variável que se pode questionar na formação da equipa, do onze e da estratégia em campo, mas o facto de nunca lá estarem os mesmos gajos não pode ajudar. Não pode. Pode fazer com que todos tenham mais pernas em fases mais adiantadas da época, mas para os jogos do “agora”, do “já”, é uma bela duma trampa.


Uma já foi. Esqueçamos esta. Outra, bem mais importante, joga-se já na terça-feira, no mesmo estádio, com outros intérpretes. Esperemos que o desfecho seja diferente.

26 comentários

  1. Parabéns ao adversário… Btw, no golo do Sporting o casemiro também ajudou, não foi só o Moircon…

    Se o Lopetrengo quer ver pessoal a rodar, que vá mas é para uma feira ver um carrocel

  2. Concordo com praticamente tudo o que disseste, apenas discordo com a culpa do segundo golo! Essa é apenas e só de um jogador fraquissimo, que foi claramente o pior em campo, chama-se Casimiro!!! Muito muito fraco!!!

  3. Jorge,
    Meus parabéns.

    Admiro a capacidade que tens em escrever algo sobre o desafio. É necessária muita calma e bom senso. Eu mal cheguei à casa foram logo 2 secos pra acalmar a azia e desinchar a cabeça.

    Fosca-se, já não lembro dos tempos em que ia ver o nosso FCP e não ter certeza que com maior ou menor dificuldade iríamos vencer. E quando isso acontecia, poucas vezes, a equipa normalmente tinha comido a relva.

    Nestas 2 ultimas temporadas, está-me a fazer lembrar a década de setenta.

  4. Ja agora um baroni para os adeptos. Por muito que joguemos mal, ou que estajamos a perder um jogo, ouvirem-se oles na nossa casa por um numero de adeptos claramente inferior ao nosso e inadmissivel!

    Quanto ao jogo concordo contigo, expericencias em jogos deste nivel normalmente nao merda.

    E mais uma vez, o Maiconas voltou ao normal…

    1. O Baroni para os adeptos no estádio inteiramente subscrito – acho que precisamos claramente de uma reciclagem, uns estágios junto dos adeptos do Celtic, p.ex. – ; a ideia de que o problema da defesa foi o Maicon, quando o Casemiro e o Marcano ofereceram golos não faz sentido… coragem tem ele de entrar em campo:sempre que alguma coisa corre mal, mesmo que seja um penalty falhado de novo pelo capitão da equipe, a culpa é do Maicon…

      1. Tens o direito de discordar, mas agora repara, quem e que nao alivia a bola qdo deve e faz aquele compasso de merda para fazer um passe a queima para o casemiro (que depois tb fez cagada)? Ve o posicionamento do Maicon no 3 golo ja agora…

        1. era um bocado por aí que eu ia responder e ontem esqueci-me, obrigado por me avisares. reine, tantas vezes chateaste o Maicon e cª para aliviarem a bola para fora, para serem práticos…e depois o gajo faz (mais) uma destas e achas normal?…

  5. o problema é de origem amigos… contratamos um bom director técnico, mas medíocre treinador… Claro que me refiro ao sr lopetegui director – que é o mesmo sr Floptegui treinador!
    Vai nos sair cara esta tentação do Carlos Queiroz espanhol, vai vai…
    Nem o penalti conseguem marcar as nossas vedetas…Bólides e penteados, o futebo agora é isto !

  6. Esta época começa a parecer a que acabou… infelizmente! Temos um treinador que não tem uma base sólida para atacar a época, cada jogo é um desafio para descobrir quem vai jogar ou em que lugar e qual o esquema tático que vamos utilizar.
    Temos Brahimi, Tello e Quaresma no banco e quem são os nossos alas/extremos?? Quintero e Oliver… 2 médios centro! Quantas vezes por causa de uma má abordagem ao jogo tivemos de fazer 2 alterações ao intervalo? No ano passado criticou-se e bem o Fonseca por causa do duplo pivot e este? Ontem, ofereceu o jogo ao Sporting ao entregar o meio campo de mão beijado, utilizando só Herrera e Casemiro (eu bem disse que não valia um chavo e agora está se a confirmar, jogador medíocre e ontem a fazer uma exibição deplorável). Nenhuma equipa vai lá assim, com centrais a trinco, com trinco a 8, com medio centro a alas e alas de qualidade no banco… enfim, tem sido uma confusão este Porto que os resultados(pelo menos ainda não tínhamos derrotas) iam suportando, mas a continuar assim, tá complicado!

    Sublinhar acima de tudo um fator que a mim me deixou preocupado, e que era uma ideia que já vinha de algum tempo mas que cada vez mais se confirma. O nosso Porto guerreiro, lutador que não levava desaforos para casa de ninguém acabou! A mística já não é o que era e o jogo de ontem provou isso mesmo, se fora do campo não respondemos, dentro dele tínhamos de ter comido a relva… mas o que aconteceu foi precisamente o contrário, uma equipa mansa, sem garra, a levar olés em casa. Longo será o caminho…

    1. Subscrevo na íntegra o último parágrafo do Madureira. A mim, a derrota doeu como o caraças mas o que me custou mais engolir foi ver onze miúdos a levar um banho de bola e a ouvir OLÉS e não haver um (um sequer!) a mostrar os dentes. A mística está adormecida, para não dizer morta. Os incendiários atacaram-nos e nós não respondemos. Nem fora (mto bem) nem dentro de campo (principalmente). Podíamos jogar mais feio, mas caralho, tinhamos que mostrar outra atitude! Tínhamos que comer relva porra!!!

      1. Acreditas mesmo nisso? O ano passado não chegou para ficarmos alerta? Eu sinceramente não vejo grande futuro se não houver um murro na mesa1 Mas esse murro na mesa tem que ser dado já! Os próprios adeptos estão quase que resignados!! Basta ver o silêncio “funeralesco” que ontem assolou o estádio do Dragão grande parte do jogo!
        Hoje em dia, é mais fácil ouvir os adeptos a assobiar enquanto o Maicon passa a bola ao Marcano e o Marcano a devolve ao Maicon durante 5 ou 10 minutos!! Não se ouvem “bruás” nem palmas por carrinhos ou por slaloms de 50 metros só para não deixar a bola sair!!! Essas coisas já não existem! Já ninguem joga com sentimento de ser Porto!
        Já ninguém se entusiasma com nada a não ser quando se ganha 6-0 a Bates barisovs!!!

  7. Duas notas sobre o Quintero e uma sobre a rotação. Nem tu da bancada, nem o Hubble conseguem ver o que ele consegue. X-Menesco. E o sair, aparentemente, a chorar, e depois com a equipa a perder e a receber olés, querer tanto entrar quando já só descontos havia e mal podia andar. Se calhar estavam poucos mais portistas do que ele no estádio quando o árbitro apitou para o final.
    Sobre a rotação, a falta de rotinas não me parece causada pela rotação. Estes jogadores treinam 6 dias por semana, com um ou dois treinos por dia. E espero bem que não sejam sempre os titulares contra os suplentes, nem o 433 contra o 433, porque diferentes adversarios pedem diferentes combinações de sistemas e jogadores. O que eu acho é que isto que vimos ontem também ia acontecer com a equipa tipo que o mais conservador dos portistas conseguisse imaginar. As deficiências do modelo estão no centro de tudo e de qualquer forma que nos apresentemos. Tanto em Alvalade fomos com a equipa tipo e deu mau resultado, como com o BATE fomos na estrutura de ontem e deu goleada.
    Like you said, continuo a acreditar porque salta o vista o que estes jogadores tem potencial para fazerem juntos. Só penso tirar as primeiras conclusões definitivas da época lá para fevereiro.

  8. Depois desta derrota só me apetece é mandar rodar o lopetegui junto com a sua rotatividade!
    Para mim terminaram os créditos a este treinador, esta a tornar-se teimoso, parvo e a ficar cego e só nas suas ideias!
    Ninguem consegue defender um treinador depois do que viu ontem, e do que se tem vindo a passar nos últimos jogos!
    Neste Post se não estou em erro, falta mencionar a garra que não se vê nos jogadores, jogamos sem pressão parece que a equipa não tem vontade, dá ideia que ou não sabe o que fazer em campo ou as pernas já não podem ainda antes de começar o jogo.
    Vi jogadores a não se entre ajudarem na recuperação da bola, vi muito pezinho a ficar parado quando o colega do lado andava aos papeis, vi uma coisa que me enerva muito a falta de dureza de impor o físico, vi muitas “cinderelas” em campo e do outro lado vi muitos “hulks” que nunca tiravam o pé!

    Nem sei mais o que dizer sobre o que esta a acontecer, só sei que o treinador é culpado e mais ninguém e não digam o contrario porque o raio do espanhol tem sido comidinho por quase todos os adversários, nao se enganem.

    Pinto da Costa falava da empatia de Vitor Pereira e os adeptos, engraçado desde que vitor pereira saiu a empatia entre treinadores e adeptos não existe a não ser nos primeiros meses quando ainda não há invenções nem teimosias, custa me muito muito dizer isto, mas alguém esta a ficar fora de prazo!

  9. Jorge, perdemos porque, mais uma vez, cometemos erros infantis, que nem sequer são provocados por uma qualquer pressão do adversário. É por pura estupidez. A rotatividade excessiva na defesa e meio-campo é, de facto, um problema e o treinador tem que o perceber.

    Não perco a confiança como muitos dos nossos adeptos (?) a perdem, tão facilmente, num início de um projecto. Temos bons jogadores e um bom treinador, que – infelizmente – também não tem tido a “sorte” em alguns jogos, como tivemos contra o BATE – em que cada remate era golo. Ontem criamos ocasiões suficientes para marcar mais do que um golo. O Rui Patrício fez uma grande exibição e os penalties, para nós, são apenas mais um canto.

    Só não concordo contigo na análise à exibição do Herrera. Para mim, ontem correu e jogou sozinho num meio campo perdido de ideias e…de raça. O Maicon é bom central, simplesmente ontem não teve o Indi ao lado, teve um Marcano infeliz e trapalhão.

    O Adrien… não há explicação que encontre para o gajo começar a mostrar o que já fez no Atlético.

    Ontem tudo correu mal…fez-me lembrar o jogo que perdemos com o 5LB para a taça em casa, por 0-2 (bah!).

    Terça é outro jogo, para uma competição onde os oitavos só dependem de nós, e das vitórias em casa.

    No campeonato, siga começar a meter a bola lá dentro, porque tanto os lagartos como os lampiões, também têm tido jogos muito fraquinhos e onde o sujeito do apito tem dado uns empurrões valentes para a(s) vitória.

    Até terça.
    Um abraço!

    1. Concordo com quase tudo que dizes excepto com o último parágrafo! as arbitragens não podem nem devem ser desculpas! temos obrigação de fazer muito mas muito mais! Ainda por cima, se falarmos emm penalties, precisamos de 5 por jogo para conseguir meter um lá dentro!

  10. O nosso Basco deve fixar um onze. E só depois dos resultados, das vitórias, rodar. É de facto importantíssimo que tenhamos mais pernas que os adversários, de preferência estando na frente.

  11. Jogamos mal e porcamente, demos 2 prendas de natal antecipadas, falhamos (mais) um penalty e perdemos o jogo…

    Mesmo jogando mal e porcamente, mesmo oferecendo 2 gols e falhando um penalty, tivemos chances mais que suficientes para empatar e até virar o resultado…

    E tivemos no 1º tempo um penalty não assinalado sobre Herrera aos 24′, um fora-de-jogo mal tirado ao Adrian aos 27′, quando ficou isolado na cara do franguicio… e uma mão de maurício dentro da pequena área no 2º tempo após cobrança de livre de Quintero…

    Se estes 3 lances tivessem sido em prejuizo do visitante, e estes tivessem perdido o jogo, acham que hoje nas 1ªs páginas da pasquinada lisboense estava escrito gigantes ou super dragão???

    Claro que não, pelo menos um dos 3 lances citados acima estaria estampado nas capas colocando culpas na arbitragem, que devia ter marcado penalty e não marcou…ou a foto do bandeirinha que assinalou mal o offside…ou do outro bandeirinha que devia ter visto a mão dentro da pequena área!!!

    E a esta hora, já haveriam mais de 200 comunicados condenando a arbitragem, a dizer que foram super mal recebidos, que foram agredidos, insultados, enfim…

    Mas como o visitante venceu, não se passa nada, ninguém dá destaque a lances polemicos…

    Bem bom que na bluegosfera não me lembro de ninguém a deitar culpas na arbitragem, mas sim a reconhecer culpas próprias…

    Para memória futura, quando o FCP vencer um jogo grande onde aconteçam lances parecidos com estes 3 lances citados acima, quero ver se vão escrever gigantes, ou super…

  12. Jorge
    Nao e tanta surpresa assim,o resultado so para quem realmente cre em realidades irreais.
    Nao tem NADA a ver com bola,3 Portugueses pereceram e 1 esta em estado muito grave,em Espanha quando iam a caminho de (ganhar) a vida,queria deixar aqui o meu respeito por Estes numeros,que perfizeram tambem o resultado de um(simples jogo) de futebol.
    Jorge
    Se permitires ,gostava de deixar o meu agradecimento semi publico,a estrutura do clube(jogadores a parte) mas incluo adeptos,socios e directivos,por terem permitido,em primeiro lugar o 4 3 3 da moda,em segundo que pessoas sem competencia tecnica na altura treinarem a equipa,nessa lista incluo,santos,neri,fernandez,couceiro,co,jesualdo,vitor e paulo e nao vou a oliveira porque como jogador,foi um marco do clube.
    Destes nomes para frente, apenas Mourinho soube estruturar se o (Meu Porto da eterna mocidade) e foi se perdendo identidade, Porto este que(SO) juntou moderno ha palavra futebol.
    Quanto ao actual,creio que tambem Ira fazer parte dessa lista.
    Momento de humor,a rotatividade e para ganharmos a taca da liga
    Fui Me

  13. Oxalá esteja enganado, mas tenho cá um feeling:
    * Taça de Portugal: já fomos;
    * Liga: 3° lugar;
    * Taça da Liga: 4os de final;
    * Liga dos Campeões: 8os de final;

    1. e é exactamente por isto que eu tenho de moderar comentários. se acham que é o primeiro, enganam-se. prefiro ter poucos mas bons que uma enxurrada de imbecis.

  14. Não vi! Foi assim tão mau ? Vi os golos e houve um que foi um deja vu do jogo contra o donestk… perda de bola ali na defesa.

    … como já havia bocas que os jogadores andavam cansados saímos de uma competição para ganhar as outras. Parece-me uma boa estratégia :D

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.