Baías e Baronis – FC Porto 2 vs 1 Athletic Bilbao

10689886_594677367303750_3660359240107046461_n

O primeiro camelo que me vier dizer que os jogos da Champions’ (bem mais que os da Europa League) não são diferentes dos outros vai levar com um insulto customizado. Há qualquer coisa no ambiente, fora e dentro do estádio, na forma como o público encara o espectáculo, nos adeptos contrários (que hoje estavam em grande número…e bem dispersos pelo estádio…vale tudo para meter notas ao bolso, não é, malta?), na emoção do resultado e dos outros resultados por essa Europa fora…há uma electricidade, um tremor, uma vida que se ganha nestas partidas que só em clássicos se consegue neste nosso desterro da bola. Ganhámos, e ganhámos bem…mas também ganhámos mais uma meia-hora de susto pelas falhas que se repetem, ainda por cima em jogos grandes. Safou-nos o 7. E de que maneira. Vamos a notas:

(+) A entrada de Quaresma. É curiosa esta dicotomia da relação de Quaresma com os adeptos. Um rapaz que saiu do FC Porto corrido a assobios para voltar como grande símbolo do clube e da identificação da massa associativa com a sua imagem e com o espírito do rapaz. É caso para análise freudiana (ou jungiana, talvez) à qual voltarei mais tarde. Entrou cheio de força e foi exactamente o que a equipa precisava para aquele último empurrão para a vitória, conseguida pelos seus pés, onde Ricardo mostrou que quando quer, quando está empenhado no jogo e na equipa, é uma mais-valia para qualquer clube do Mundo. O remate foi feliz, sim, mas a tentativa, a busca incessante pela bola e pelo resultado fizeram dele um herói improvável numa altura em que o panorama era sombrio. Obrigado, rapaz, volta assim.

(+) Tello. Só tem um problema, este estupor: é ineficaz no remate. Corre imenso, posiciona-se muito bem para receber a bola e é um perigo constante para os laterais pela aceleração que consegue quando se coloca no 1×1. Hoje, mais uma vez, mostrou que é um elemento essencial no ataque (continuaria a apostar em Brahimi/Jackson/Tello) pela diferença que exibe em relação a qualquer outro jogador do plantel, com a excepção talvez de Ricardo, que deveria ser o seu understudy e não um pseudo-adaptado a lateral. Se fosse mais eficaz a rematar à baliza…provavelmente não tinha vindo para cá.

(+) Os laterais. Não me esqueço das correrias de Danilo e Alex Sandro no apoio ao ataque, mas a forma como estão a ser colocados em campo, partindo de trás em vez de se colarem imediatamente à linha como faziam com Vitor Pereira, faz com que seja muito mais exigente a sua utilização em termos físicos porque percorrem mais relva durante o jogo. Tenho de confirmar as estatísticas, mas é o que me parece. E Danilo está num momento alto de forma e moral, a jogar prático, simples, sem inventar mas acima de tudo sem desistir. Alex foi rijo a defender pelo chão e pelo ar e só não atacou mais porque foi obrigado a tapar os buracos deixados por Brahimi e Quintero. Ambos estiveram muito bem.

(+) Herrera. Não estou louco, fica já aqui assente. Gostei do jogo de Herrera. Depois do jogo recebi um sms a dizer: “O Herrera correu 12 kms!” e não contesto as estatísticas. O problema de Herrera nunca foi a movimentação, nunca foi a forma como se desloca para receber a bola e como se coloca de frente para o jogo para perceber o que melhor pode fazer. O seu problema é sempre o que faz depois de a receber e o timing leeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeento com que executa. Hoje foi mais rápido, mais inteligente com a bola nos pés e lutou até não poder mais, acabando a pressionar Iraizoz. Marcou o primeiro golo numa excelente jogada entre Quintero (muito bem na primeira parte) e Tello. Espero que mantenha o nível.

(-) Casemiro. Não me lembro de um jogo bom dele. E lembro-me bem dos jogos maus. Este é mais um deles, em que passou quase o tempo todo fora da posição defensiva, sem pressionar o adversário, sem criar linhas de passe (viu várias vezes Herrera…HERRERA a passar por ele com a bola, sem se mexer), sem se colocar no local certo, sem obstaculizar a progressão do oponente…sem futebol. Foi um zero. Ruben, na sua posição, só perde na força, porque seria perfeito para funcionar como um “regista” mandão. Tivesse mais um ou dois aninhos e umas dezenas de jogos nas pernas e Casemiro tinha de trabalhar para ser titular. Como assim não é, continuamos a ver Casemiro a arrastar-se pelo campo e a falhar passes. Algo tem de mudar na atitude do brasileiro.

(-) Mais um golo oferecido. Shakhtar: dois golos oferecidos. Sporting: um golo oferecido, um auto-golo. Guimarães: um golo oferecido. Hoje: um golo oferecido. Começa a ser um handicap enorme estar todo o jogo a procurar o melhor entendimento possível quando de um momento para o outro conseguimos atirar à lama todo o trabalho com um erro que é quase sempre evitável. Hoje foi Herrera (que, note-se, até fez um bom jogo) com um passe mal medido para Casemiro, que foi (mais uma vez) lento demais para interceptar a bola antes dela chegar aos pés do adversário. Não pode ser, minha gente, não podemos continuar a ter este tipo de erros. A época passada chegou e sobrou para isso e a malta não se esquece.

(-) Os assobiadeiros. Mais uma vez fui obrigado a levantar a voz no meio daquela corja de pseudo-portistas que assobiaram a equipa e dizer, do alto do meu 1,69m: “ASSOBIAR AO CARALHO, PÁ!”. E não fui o único porque ouvi estas palavras (ou outras com a mesma temática) a serem proferidas por diversas pessoas na minha bancada, numa manifestação de solidariedade (ou enfado com esta merda desta moda) com os jogadores que já tremiam sem capacidade para subir no terreno e receio natural depois de mais uma falha. Portistas. De. Merda. É o que vocês são.


Vi o jogo com cinco bascos à minha frente. Malta porreira, tranquila, fomos conversando no intervalo e trocando algumas opiniões durante o jogo. Inimigos sim, mas com cordialidade. Enfim, vão com mona pesada para Bilbao. Eu, vou dormir descansadinho e com um sorriso bem grande.

32 comentários

  1. enfim, a venda de bilhetes não estava restrita aos sócios que eu saiba, portanto acho que é o próprio clube que temos que culpar neste caso. mas por outro lado gostei muito dos adeptos do Athletic, amam o seu clube e não passam o tempo a insultar o adversário, acho muito bem. e o nosso público está mimadíssimo, o pior problema a meu ver não é tanto que assobiem a saida do Quintero quando o Casemiro é que estava a fazer mais um jogo de merda, é que estamos a jogar a champions e o estádio meio vazio… é triste. já não o percebo nos outros jogos em casa, agora na chapions ultrapassa-me.

    talvez venha a ser a área onde PdC tenha falhado de pior forma, a criação de uma empatia entre os adeptos e o clube que vá além do sucesso momentâneo (como acontece p.ex. no Bilbao).

  2. Eu vou bater no ceguinho… falta um baroni para o Maiconas. Ele e o Casemiro nao sao do calibre que precisamos. O Maicon foi comido tantas vezes, entao no golo, uiui…

  3. Boas notas, só acho que a entrada do Ruben Neves deveria ser mencionada, uma vez que segurou o meio campo, que na segunda parte estava complicado de segurar. A saída do Quintero é discutível, pois fez um jogo muito muito interessante (deveria ter recebido um Baía pela assistencia e pelos passes de ruptura que descobre), mas talvez a situacao física dele nao fosse a melhor.
    De resto, um GRANDE GRANDE BARONI para os adeptos do assobio, sao inúteis, uns frustrados, uns merdas e de futebol pouco ou nada percebem! Antes que me venham com a treta que eles estao no direito de assobiar bla bla bla, também eu tenho o direito à minha opiniao e sao uns merdas, é só merdinha naquelas cabecas…nao acrescentam nada de positivo à nossa equipa, uma equipa jovem, já por si insegura, pois é nova (entraram imensos jogadores novos) e com maturidade ainda longe de um jogador experiente.

    Saudacoes a todos os portistas (os de verdade)!

  4. Não consegui perceber a razão daqueles primeiros 15 min da 2ª parte! Mesmo com as alterações que o Bilbau fez, parece-me que uma equipa que vinha de uma 1ªparte bem conseguida e a ganhar… e entra daquela forma, a tremer, sem confiança, a cometer erros inacreditáveis, até que oferecemos mais uma vez outro golo!

    Excelente jogo de Tello, sobretudo na 1ªparte, notas negativas para Maicon e Casemiro (joga porque veio do Real, se fosse um miúdo das nossa formação, com estas exibições não jogava mais no Porto) .

  5. Jorge
    Ganharam, mas tambem nao fizeram mais do que sao obrigados(supostamente).
    Quando,se receve mais de 15(salarios mininos da noruega),ja nao ha postura para assistir, a tantas clamurosas ,FALTAS de competencia da parte da equipa.
    Assobios,a parte mas ,assobios mesmo a parte,nao me(preocupa)os assobios nada,preocupame o que leva todo esse Povo a ter de assobiar.
    Jorge,apesar de simpatizar com a maneira ecletica aqui da sua pagina,esta equipa mais uma vez nao merece que perca mais tempo
    In te Fui Me

  6. Finalmente não concordo com bastantes coisas escritas….Ena. Então, o Quintero é o melhor jogador do FCP do momento:

    Baia (MVP): Quintero,
    1 remate perigoso, 1 assistencia para golo, 1 assitencia que o tello não marcou isolado porque é um nabo, mil passes bem feitos.

    Não percebo como falam do bem do tello e do brahimi nestes jogos. Foram os dois uma nulidade ( o tello, a unica coisa que fez bem foi uma passe na queima para o jackson que já nem ele contava porque o imbecil chuta sempre. )

    Baia: Casemiro.
    Querem contar o numero de cortes que o tipo fez ? Não é um fernando, não, mas está a chegar lá. Não percebo como podem criticar o rapaz.

    Baia: jackson, pela luta constante. deve estar todo roto.

    Baroni: tello, brahimi => não sabem centrar ? tem problemas nos pés e só conseguem correr e no fim passar à queima para o jackson ? A serio ?

    Baroni: Maicon, Indi => merda. O indi vai começar a fazer penaltis. O maicon foi comido várias vezes va-se lá perceber como e ainda passou a bola para os gajos. O Lopetegui já viu que está a dar merda a saída de bola, mas não me parece que tenha passado muito tempo a treinar isto. E deveria.

    1. ew… afinal não há na internet(!!) mais ninguém que ache que o casemiro até fez um bom jogo. Mantenho a minha opinião e veremos no próximo jogo.

      1. sou da opiniao que comecou muito bem, a pressionar alto…uma clara situacao de golo, provém de uma bola ganha por ele….e manteve-se agressivo (sempre a destribuir lenha) e competitivo. Na segunda parte caiu de rendimento pq tinha q levar com 2 em cima dele e foi incapaz de tapar os buracos deixados abertos pelo Quintero. Perdeu umas bolas, foi assobiado, perdeu confianca e o treinador retirou-o. N acho q tenha sido mt má, mas…pronto

    2. Passou muito tempo treinar a saída! O problema é com o adversário em campo e a fazer pressão nessa altura o teórico Lopetegui não percebe que não tem jogadores para jogar assim!

    3. Concordo plenamente com a avaliação do Casemiro. Por um lado:
      – Posicionalmente não foi perfeito, nas transições defensivas é apanhado fora de posição e depois chega tarde;
      – Nulidade em termos ofensivos, talvez por ordens do Mister, mas nunca o vi a participar num ataque ou a fazer passes a rasgar linhas.
      No entanto:
      – Muita agressividade, que tanto faz falta a este meio campo (cadê o Herrera do ano passado, que parecia uma carraça a pressionar alto?);
      – Segurança nos passes, se à custa de jogar simples;
      – Muitos cortes e faltas tacticas, não fosse ele a 1a parte também tinha sido um descalabro.

      Resumindo: continua-se a notar que não é 6. Eu percebo que não se queira queimar o Ruben Néves, mas ele é sem duvida a melhor solução que temos. Acho sim que tinha lugar como 8.

      Herrera: não compreendo o Baia, mesmo tendo marcado o golo. Recua a passo nas transições ofensivas, é ausente a defender na area, faz zero pressão alta, não aparece entre-linhas a oferecer opções de passe e falha passes a rodes. E já agora, correr por correr também eu.
      Até sair o Quintero foi este Herrera que eu vi. Depois melhorou, felizmente.

      My 2 cents

      1. “- Muitos cortes e faltas tacticas, não fosse ele a 1a parte também tinha sido um descalabro.”

        –Exacto, lembro-me de na primeira parte, quase ao inicio pensar “oh carago, a falta era necessária, mas se leva já amarelo tamos kilhados”. E fez 3 ou 4 faltas mesmo muito importantes. Até o mourinho, deco etc sabiam que as vezes é preciso matar o jogo ali.. e ele fez isso muito bem.

        SE na 2ª parte baixou de nível também tenho a ideia que ele ficou sempre em inferioridade numérica na 2ª parte, sempre 2 contra 1.

        siga para arouca :)

  7. Pois é Jorge… vamos ter que continuar a aturar esta espécie de gente, adeptos das equipas adversárias…

    Em relação ao jogo Herrera sim correu mais de 12Km e teve, imagine-se, 85% (!!!) de passes certos, para além de muitos desses passes terem sido verticais para zonas de perigo… estou tão farto desta cambada de ingratos…

    Casemiro está lento, complicativo e com confiança zero! Hoje parecia o Marcano a jogar a médio-defensivo… recebia a bola e ia de imediato de volta para os centrais.

    O ínicio da segunda parte foi muito mérito do treinador do A. Bilbau que soube aproveitar a incapacidade de colocação defensiva e em recepção baixa do Quintero e que obrigou Lopetegui a lançar o Ruben para restabelecer a ordem no meio-campo.

    Lopetegui, mais uma vez, esteve muito bem a ler o jogo e lançou os jogadores certos para alterar o andamento do jogo… Ruben veio cortar o impeto do Bilbau; Quaresma esticou o jogo quando o Bilbau estava controlado; Óliver veio dar mais força e garra obrigando o adverário a bombear bolas para tentar chegar à nossa área.

    Notas ainda para o péssimo jogo de Maicon, para mim o principal responsável do golo do Bilbau (e daquela oportunidade que Fabiano safou com a saída da baliza, para além de outras asneiras…)… um defesa do FCP não pode abordar um lance daqueles daquela maneira… tem sempre que defender o espaço e não o homem, exactamente o contrário do que o Maicon fez, principalmente quando tinha dois colegas a chegar para cortar a movimentação do avançado… Foi defender o homem, ele meteu a bola para o lado e Voilá! espaço para rematar….

    Jackson fez um jogo esforçado mas muito perdulário nas acções de finalização…
    Tello fez um excelente jogo (mais na 1ª parte), com muitas acções boas na sua principal lacuna (definição)
    Quintero esteve bem na frente e com a bola nos pés (aí é mesmtre), mas mal a recuperar e a fechar.
    Brahimi extremamente marcado e inconsequente a maior parte das vezes.
    Rúben Neves excelente na sua imagem de marca, que é o passe de qualidade para uma ou duas linhas de ataque à sua frente, obrigando o bloco adversário a abandonar a pressão alta.
    Indi muito bem! O melhor defesa que esteve em campo.

    Ganhamos e agora vamos a Bilbau e aí vamos ver o que conseguimos trazer de lá, contudo está na hora de acertar contas para o campeonato e ganhar ao Arouca de forma convincente.

    Mas já agora deixo aqui duas “provocações”
    1) -Mister Lopetegui, para quando o Médio defensivo fazer uma linha de três na saída de bola e os laterais subirem, para acabar com a “pressão alta” dos adversários?

    – Para quando proibir os passes laterias na zona intermediária no nosso meio-campo, que não sejam passes de segurança entre lateral-central-central-lateral?

    2) Para quando Campanã na equipa A? Com a corrente forma de Danilo não estará na hora de Campanã provar que aquilo que tem feito na B tem seguimento na A? Rúben para mim era titular do lugar mas Campanã poderia dar mais uma opção naquela zona.

  8. Das poucas vezes que fui ao Dragão nos últimos tres anos (sou emigrante, em tempos fui detentor de lugar anual), saio sempre triste quando a nossa própria equipa é assobiada. Em casa! No nosso bastião! Incomoda-me mesmo esta forma de “apoio”, mas que remédio, Portugal é um país livre, logo quem assobia está no seu pleno direito. Faço uma retrospectiva e vejamos,Jesualdo foi assobiado e apelidado de “cagão”, Villas Boas após aquele torneio de Paris foi considerado uma aposta precipitada, Vítor Pereira foi um erro de casting, o Fonseca foi tudo e mais alguma coisa e agora Lopetegui é o flopetegui. Irá ser sempre mais do mesmo, é uma questão cultural…tudo está sempre mal ou vai ser mau. Também vejo que quando jogamos fora de casa nao há este tipo de comportamento. Na epóca passada, precisamente no jogo da Luz, onde o Porto não jogou um peido e perdeu, vi um vídeo no facebook onde a claque do Porto, mesmo com a equipa a perder cantava e mostrava o que é ser portista! Fiquei orgulhoso! Em jeito de sugestão, se houver aqui algum Super Dragão, sugiram ao Madureira uma canção “anti adepto do assobio”.
    Nos meus 29 anos, há quase 20 que ouço falar no “tribunal do Dragão”…fazendo um paralelismo com a actualidade, temos de dividir este tribunal em “tribunal bom” e “tribunal mau”. O bom, claramente aquele que, como eu, é exigente e critica borradas do tipo “Maicon tenta amortecer a bola no peito ao mesmo tempo fazer um passe para um colega”, só que a bola vai na direcção de um adversário. Critica e fica mesmo lixado com estas falhas incríveis, mas não cria um ambiente hóstil aos próprios jogadores. O “tribunal mau” é composto por gente fútil (lembro-me da polémica das novas camisolas da Warrior), que percebe pouco de futebol e no fundo são cínicos e oportunistas. É o mesmo tipo de tribunal que, sem qualquer bom senso recentemente julgou um erro médico com base na ideia que a importancia do sexo diminui com a idade. Isto não é aplicável a todo o ser humano, tal como a forma como os jogadores (ainda por cima os mais novos) reagem psicológicamente aos assobios é diferente e requer paciencia. Se o FCP estiver 5 anos sem ganhar nada, entram em depressão profunda e são capazes de começar aos tiros…fugide destes cromos!!!

  9. Esta euforia toda a volta do golo do Quaresma impede os adeptos de verem que o golo foi conseguido através de (mais um) acto de egoismo e ma decisao do mesmo. Se o Quaresma tivesse devolvido o passe a Brahimi este ficaria na cara do guarda redes e em melhor posicao para fazer o golo. Uma vez que o lance deu golo (com precioso contributo do guarda redes adversario), a única coisa que é falada é o precioso contributo do Quaresma e a titularidade que lhe é devida.

    Ora, meus caros, criticamos o Tello por fazer semelhante no jogo em Alvalade, em que este decidiu resolver por ele mesmo quando tinha Brahimi no meio na cara do guarda redes. A diferenca é que esse lance nao deu golo e o Tello foi desancado em tudo que é rede social.

    Nao sou anti-quaresma, sou pro-Porto e, como tal, gosto de ver o futebol como deve ser visto. O lance do golo do Quaresma é um daqueles em que ele faz o que é pior para a equipa (procurar a jogada individual quando tem colegas mais bem posicionados) mas o lance acaba bem.

    Por isso, nao me choca ver o Quaresma no banco. Mas o adepto só quer o golo, nao consegue ver estas coisas.

    1. Porra pá, azar do caraças que deu em golo! Mais valia que tivesse falhado…ou passado ao Brahimi, e este tivesse falhado. Ou o guarda-redes defendido. Foi golo, ganhámos, porque é que não cagam duma pura de uma vez por todas no Quaresma e nos defeitos do Quaresma? Não é perfeito? Pois não. Arriscou, marcou, ganhámos (ou talvez não!?). Contra isso, não há nada a fazer, a não ser assobiá-lo e insultá-lo na próxima vez que repetir a gracinha e falhar. E ao Tello, a mesma coisa.

    2. Pois…bom bom é o Adria ou Adrian ou o car&$lh@. Esta reacção pavloviana dos anti Quaresmas já mete nojo. Ainda por cima, as histéricas, têm a mania que são mestres do futebol. Se porventura se der ao trabalho de verificar o Brahimi NÃO ficava na cara do guarda redes, já que um dos centrais estava a fazer a marcação à espera que recebesse bola.
      Mas nada disso interessa porque, provavelmente não reparou no meio de tanta salivação (vide referência “pavloviana anteriormente mencionada),foi Golo….percebeu Golo.
      Que merda é essa de ser pró Porto? Eu sou portista ponto final, gosto do Gomes Frasco Madjer Hulk Deco Broas Bicho Couto Capucho Quaresma, gosto deles todos porque são mais do que meros amanuenses futebolistas, fazem part da História do meu clube. O FcPorto somos nós e são eles com todos os defeitos e virtudes. Não é anti Quaresma(novilingua)? A sério? Quando o Brahimi marca o golo aoBATE fintando tudo o quelheaparecia pela frente também se questionou porque é q nao passou a bola?

      Desculpem o desabafo mas o queé demais é moléstia.

  10. acho que estão a exagerar um bocadinho, a assobiadela ao Casemiro é bem merecida e se ele quer crescer vai ter que lidar com isso. o publico não passou o tempo todo a assobiar, em certas alturas até qualquer charuto pra bancada de Maicon & companhia foi aplaudido. o futebol com Casemiro & Herrera no duplo pivot é confrangedor, do meu ponto de vista pontualmente o público pode exprimir que sente isso, desde que logo a seguir volte a apoiar.

    de resto o facto é que nos temos um público de ópera, há demasiada gente nas bancadas para as quais só conta o resultado. mas num pais com os media tão centralizados e faciosos é dificil contrariar isto, já que a absolutamente única forma de ouvir algo de positivo sobre o FCP nos meios da cs é se ganha.

    um pequeno ponto que talvez podia melhorar a ligação entre equipa/clube e os adeptos era se durante o hino nos paineis abaixo da arquibancada aparecia o texto, acho que haveria mais gente a cantar, criava uma envolvência diferente. fazem isso no Camp Nou p.ex.

  11. “Portistas. De. Merda. É o que vocês são.”

    Assino por baixo. É que não há nenhum motivo racional para uma demonstração daquelas. Querem demonstrar desagrado, esperem pelo final do jogo. Enquanto a bola rola é preciso fazer como com a nossa familia, apoiar ou no minimo calar. Achar que o assobio os vai fazer acertar mais passes, é pura estupidez.

    Continuo a dizer que o Porto só não é “maior”, porque uma franja de adeptos insiste em destruir por defeito.

  12. A temática dos assobios, é uma falsa questão , se não gostam cantem mais alto abafem os assobios!
    Quanto ao estádio não contar com o número de adeptos adequados a uma noite europeia de Champions League, bem, na Bluegosfera, os apelos são tantos pra quem não gosta do que vê e assobia quando não gosta, para ficar em casa ao invés de ir ao estádio, que talvez toda essa gente lhes estejam a fazer a vontade.
    God79

    1. Lamento, assobiar da forma que se tem feito é de mentecapto. Ao estádio vamos ver a nossa equipa, aquela que nos preenche o coração, o amor duma vida. E isso tem de ser obrigatoriamente mais importante do que gostar deste ou daquele jogador, desta ou daquela jogada, ou até mesmo do treinador. Não é falsa questão… O quinzinho, jogador de qualidade duvidosa, nunca na vida teve sequer 1/20 de animosidade que muitos dos nossos rapazes têm tido, e quase que posso jurar que conseguiu por uma bola fora do estádio das antas. Vou mais longe: não é digno de se denominar de portista aquele que se comporta dessa forma acéfala. Ponto. Final. Parágrafo.

      Z

  13. Não desgostei do jogo mas também não adorei.

    Entramos bem pressionamos alto nos primeiros minutos mas depois começamos a distanciar mais as linhas e aí começa o problema. Os jogadores ficam tão dispersos que começam a faltar linhas de passe e a posse de bola que começa a trás acaba na maioria das vezes com um passe longo que mesmo que Jackson ganhe fica com a equipa muito longe dele. Quando assim não era e isto depois de Quintero mudar para o meio (muito bom esta mudança de Lopetegui) quando este vinha buscar a bola a terrenos mais recuados a equipa ficava sempre com pouca gente na frente, e muita das vezes parecia que não tínhamos nem gente a trás, nem gente à frente. E foi numa das poucas vezes que Herrera foi à frente e que Quintero também estava mais adiantado que o golo apareceu.
    A verdade é que vejo ideias boas, mas há coisas que ainda não estão muito bem, e esta distancia de linhas e a dificuldade que o segundo médio tem em de se chegar à frente parece-me um problema.

    Quantos ao Baias e Boronis tirava o Baia ao Herrera e colocava um Boroni à incompetência de remate que temos. Se Jackson ontem não esteve particularmente bem, Tello teima em acertar ao lado da baliza e Danilo que tem tido algumas situações de finalização (por mérito dele, que está a jogar muito bem) quando vê a baliza parece que treme e chuta sem nenhuma técnica de remate!

    Agora precisávamos de uma série de vitórias para ganhar confiança, e também gostava de ver o que Campaña vale.

  14. Bom que tenha sido uma vitória para nós, pelo menos assim não estarei a criticar só porque perdemos: não gosto do Lopetegui.

    – Não porque tem um modelo de jogo bem vincado do qual não quer abandoná-lo por nada, mas porque tem erros na implementação do mesmo modelo, dos quais, já devia se ter apercebido e corrigido. Pergunto-me o que faria o Vitor Pereira com este plantel à disposição…
    – Porque não põe a jogar os melhores que tem ao seu dispor, tendo uma tendência a favoritismos: Herrera dificilmente acerta, Evandro sempre respondeu melhor. Casemiro ainda não fez nada que o faça valer como titular (Mikel ganhava-lhe de longe, caso estivesse disponível) Ruben claramente melhor opção a 6, não importa a idade ou queimar sei lá o que, se joga, que jogue, Quintero ontem era o melhor dos três no meio campo, e ainda assim, é o substituído. Adrian Lopez em vez de titular, deveria começar no banco, por diversas vezes.
    – Porque vai se safando não pelo colectivo, mas pelo brilhantismo dos craques que temos ao dispor.

    Quanto aos assobios, é uma vergonha, tremenda. Eu sou angolano, vivo em Angola, e custa-me ver os assobios em pleno Dragão. Saber que em casa eu transpiro e vivo muito mais Portismo que os presentes no Dragão, é muito preocupante.

    Há jogadores que hoje seriam uma referência mundial, caso tivessem a oportunidade merecida (vem-me à cabeça o Pedro Mendes), Evandro é um craque, e o Mister não o tem aproveitado, infelizmente.

    Critico, mas não mudo. Portista sempre. Sei que ser Portista é muito mais do que apreciar o Treinador ou os jogadores, é Amor ao Clube.

    Saudações aos Verdadeiros

    1. o cerne da questao dos assobios resume-se nisto! concordo “Creio que só agora começas a reparar onde estás exatamente. Os nossos media não são normais, o nosso povo não é normal, o nosso país não é normal. Tem coisas boas, tem coisas más, esta anormalidade. Foram 50 anos de ditadura, são ainda muito poucos de liberdade. Muito tempo de escuridão, analfabetismo, fome e pobreza. Vamos evoluindo como podemos, tem paciência”
      Parabéns! Nao concordo com mtas coisas, mas esta foi na mouche ;)

  15. Ainda estou a ressacar da dor de acertar no primeiro marcador, acertar no segundo marcador, acertar nas partes em que os golos aconteceriam… e depois ver todoo esforco deitado por terra por causa de uma palhacada de um golo basco.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.