O aríete e a espia sedutora

Battering_Ram_toy_by_seiyastock

Parece que foi há meia-dúzia de dias mas já lá vão quase nove anos. Nessa altura, num país muito parecido com o nosso, numa cidade em tudo semelhante à nossa, vivia um senhor que tinha herdado uma enorme fortuna. Um filão de ouro, prata, diamantes, rubis e iPads que lhe apareceram nas mãos vindos de outras menos hábeis e capazes. Esse senhor, um largo e destemido mestre da diplomacia e da arte da guerra, conhecedor dos pontos fortes e fracos do seu exército e desejoso de conquista e de expansão. A vontade de derramar sangue levava-o a investir contra as armadas oponentes, com a força de milhares de homens condensada na sua reduzida mas sequiosa unidade de combate. Os ataques eram constantes contra os redutos inimigos, com aríetes (fui confirmar, tem mesmo acento no i) a estamparem-se contra os pesadíssimos portões que guardavam os preciosos bens do adversário perante as incessantes avançadas do nobre e autocrático lorde. Dezenas de setas voavam quase na vertical enquanto que os oponentes lutavam com todas as forças para evitar o massacre, mas os bravos guerreiros aguentavam, cediam terreno na sua zona recuada, deixando-a fértil a tácticas de guerrilha e de blitzkriegs pelos flancos desprotegidos, arriscando a alma e a família na demanda da conquista. No final, com mais feridos que mortos, a vitória era certa e a conquista assegurada.

Este era o modelo do Co. Um modelo que me ia pondo cardíaco e que sempre que a bola passava para o nosso meio-campo…olhava para trá só vendo o Pepe e o Paulo Assunção a recuar…enervava um bocadinho, vá.

Lopetegui é diferente. É um bar no fundo de uma rua escurecida pela guerra. Um Rick’s Café escondido no meio de suor e mesas quadradas e whiskey velho. É um ponto de encontro de almas, de interacção entre homens e mulheres, de delicadeza no toque, na troca de olhares, na fugaz reincidência da procura de uma fuga para a frente, na confiança entre camaradas de armas, todos sabendo que vão cair perante uma qualquer espia de combinaçao negra deitada entre lençóis de cetim no pequeno quarto das traseiras.

Hoje, olhando para Lopetegui, o modelo é tão díspar que nem consigo estabelecer comparações. E devo dizer que apesar da estratégia estar em ajustes, dos jogadores estarem em adaptação e das rotinas estarem a ser criadas…gosto muito mais. E o meu coração também.

17 comentários

  1. Eu era um admirador da filosofia do Co Adriaanse. Acima de tudo, achava-a nobre. Queria honrar o espetáculo e agradar a quem pagou para o ver. Depois de ter começado a época no tradicional 4-3-3, a derrota na Reboleira foi o ponto de viragem. Daí para a frente entrou o 3-4-3 que muitas das vezes era um 3-3-4. Por vezes tenho saudades desse tempo, em que era o FC Porto a colocar o próprio autocarro dentro da área adversária.

    http://portistasanonimos.blogspot.pt/

  2. Jorge, gostas da horrível saída de bola? Da inqualificavelmente exclusiva aposta nos corredores laterais? Da excessiva recorrência à mudança de flanco só porque sim? Do ignorar do espaço central enquanto melhor caminho para ficar perto do golo? Da – oh Deus – enorme distância entre jogadores e entre sectores? A mesma que permite que qualquer equipa nos meta bolas entre-linhas e crie perigo?

    Se sim, só podes andar algures pelo masoquismo, porque a mim é dói-me o coração ver o meu Porto jogar assim…

    (E nem falo na escolha dos intérpretes, nem da proclamada “rotatividade”, porque esses problemas são menores comparados com os acima elencados…)

      1. O que me preocupa não é o sistema ter problemas nesta altura. Isso é perfeitamente normal. O que me preocupa é o sistema ter ideias erradas e o Lopetegui dar a entender que não as entende e que não vai mudar.
        O facto de ele apostar tudo nos corredores laterais para desequilibrar, leva-o a jogar com os extremos sempre muito abertos, o que resulta em que no momento da perda de bola os jogadores não consigam recuperar e pressionar porque estão todos na “casa do caralho”! Esta ideia é errada e ou ela a muda ou vamos sempre viver uma insegurança atroz!

      2. Não, o sistema funciona o problema esta nos adversários que facilmente nos contrariam, encontram “falhas” e tiram partido disso!
        Por exemplo, a saída de bola facilmente contrariável com dois homens na pressão sobre os centrais obrigando a defesa a passar para o lado em passes arriscados e ate a cometer erros!
        A forma de jogar esta mais que treinada e as ideias do treinador estão assimiladas o problema é que essas ideias não resultam!

    1. Eu tenho a impressão que o JON não viu o jogo com o Arouca em que o Porto explorou muitíssimo o corredor central.

      De tal maneira que ontem o benfiquista de Paredes achou que o Arouca deixou que o Porto fosse pelo corredor central e que devia te-lo fechado, ao que Vitor Pereira respondeu o óbvio: Se tapa ou meio solta os lados.

      Se o Casemiro está – finalmente – no sítio certo e escolhe flancos/corredor central ou solta Quintero e Brahimi ou solta a incrível velocidade de Tello. ( E mesmo Brahimi pelo flanco também).

      O salto de qualidade foi mesmo muito grande.

      Jorge Vassalo | Porto Universal

      1. No último jogo vi algumas melhorias a esse nível, como vi algumas melhorias na saída de bola (2 centrais bem abertos, laterais muito mais subidos e um médio a baixar para pegar). Estes 2 aspectos pareceram-me importantes, mas uma maré não faz o marinheiro, especialmente contra o Arouca e onde rapidamente fizemos 2 golos e resolvemos o jogo.
        O Porto tem muito bons executantes. Jackson, Brahimi, Quintero, Tello, Oliver são muito muito bons para os Aroucas do nosso campeonato. Na maioria dos jogos eles ganham sozinhos! Nos jogos a doer é preciso mais e melhor organização. Espero que o jogo do Arouca seja um prenúncio disto, mas pelo que vi até agora do nosso treinador tenho (muitas) dúvidas…

    2. O teu problema Jon e já agora o teu e de mais uns quantos miúdos que nasceram em finais da década de 90 é que sois facilmente impressionaveis (mil perdões se me engano). Digo isto basicamente porque lemos os mesmos blogues, a única diferença é que raramente comento. Estás demasiado influenciado pelo LE e pelos seus escribas. Eles estão a formatar de tal forma a blogoesfera futebolistica que hoje em dia, tudo o que escrevem é lei,
      O nosso Porto não está a jogar tão mal como tu pintas. Não tem assim tantas carências como as que indicas, E, o futebol tem evoluído bastante e eu confesso, sou um beato convicto da religião pepiana. Isso, não me impede no entanto, de compreender que esse modelo não pode ser usado em todos os clubes. Além disso mantém isto: para atacar muito e bem (nota que escrevi atacar e não contra atacar) tems de ter bastantes jogadores nesse processo. Para criar igualdades e superioridades há que ter mais que 2 extremos e 1 PL no processo ofensivo. É isto que temos neste momento no Porto. Mas, para o termos tivemos de abdicar do sonho colectivo que pairava: casemiro, oliver e brahimi; tello, quaresma e jackson. Isto, meu camarada azul vivo, não dá. Pelo menos neste momento não dá. Já te li variadas vezes e sei do teu ódio ao herrera, mas um moço que mal ou bem produz meias maratonas todos os jogos e numa equipa que ainda não estabilizou o seu processo defensivo, não pode ser descartado.

      Ideal? A consistência defensiva do VP e a loucura ofensiva do CA.

      MD recua para os centrais avançarem com bola, fixarem adversário e soltar no interior centro com os laterais abertos? Camarada se fosse assim tão linear todos faziam

      https://www.youtube.com/watch?v=XexrjsolWLc

      Kroos, Alcantara e Javi Martinez…vamos ter um pouco de calma sff!

      1. Pedro, bom post.

        Claro que leio o LE, mas o que maior parte das pessoas não entende é que os tipos do LE não advogam exclusivamente o modelo do Pep. Eu inclusive.

        Eu não sonho com um Casemiro, Oliver, Brahimi, Quaresma, Tello, Jackson, até porque não acho que o Quaresma seja sequer jogador para o Porto que eu vejo.
        Quanto ao Herrera correr muito, importa mais correr bem. E por aqui me fico porque é uma discussão perdida que até com o meu pai tenho.

        Quanto às ideias que defendo para uma equipa de futebol, volto ao mesmo: os jogadores devem estar próximos, os sectores juntos, o espaço central é fundamental para atacar a baliza. Estes princípios são pelo menos em parte descartados pelo Lopetegui CONSCIENTEMENTE! Isso é que me preocupa…

        Não peço que o Porto jogue à Barcelona do Pep. Peço que jogue bem e que tenha um modelo consistente, já que pela primeira vez desde AVB temos um plantel muito bom!

        Confesso que na ressaca de alguns jogos me deixo toldar pela paixão e caio em cima do Lopetegui, mas sempre com argumentos fundados e não com parvoíces só porque sim.

        PS: não nasci na década de 90 que as rugas e o cada vez menos cabelo não deixam enganar ninguém!

      2. concordo quase com tudo, mas defender o Herrera, desculpa lá… o gajo corre muito?! corre a passo a maior parte do tempo, sobretudo quando em transição defensiva, e o que mais me irrita, não se posiciona entre a bola e a defesa, mas tapa as costas do portador da bola, para aproveitar o ressalto se um colega consegue o corte. e sinceramente, isso posso pedir também ao Oliver, que caso ganhe a bola assim pelo menos não a vai desperdiçar uma vez em duas num passe que sai pela lateral.

        quem me dera o Defour de volta em comparação com o Herrera (já para não mencionar o André Castro, e mesmo o Josué…)

  3. Mais um excelente texto!

    Sim, concordo que faz menos mal ao coração…mas é mesmo só isso, por enquanto!

    Espero que a equipa melhore, assimile as ideias do treinador, porque qualidade todos nós sabemos que existe neste plantel! E eu incluo nessa qualidade o mister!

    Abraço!

  4. Passados 9 anos sobre Co Adriaanse, ainda há dificuldade em responder à questão, génio ou louco?
    Lançou o Pepe, o Helton, transformou o Quaresma em homem (depois estragou-se um bocado mas ok), saneou o Baía e Jorge Costa (jogadores que muito estimo), colocou o Jorginho a resolver o Campeonato em Alvalade, etc…

    Génio:
    -lançou o GR dos 9 anos seguintes no clube;
    -lançou o Pepe com o qual encaixamos 30M;
    -lançou as bases do 4-3-3 com que jogamos ainda hoje;
    -Quaresma que transformou;
    -Disciplinador depois da época louca de 2004/2005- acabou com protestos a toda a hora com o árbitro por exemplo
    -Campeão
    -Sempre entendeu que o Hugo Almeida não valia grande coisa (enxovalhou o mesmo numa conf de imprensa que disse que 5 golos em 20 jogos não é de ponta de lança – ok pode ser outro número)
    -deixou um belo treinador de GR que esteve quase 7 anos no FCP a deixar escola

    Louco:
    -Baia e J. Costa nunca contaram;
    -Aquela derrota do Artmedia em casa foi das piores creio;
    -Futebol Total e sofrimento na Europa
    -Perdemos com SLB em casa no Dragão para o Campeonato (ultima vez para o campeonato creio);
    -A saida de Co Adriaanse nunca se entendeu bem a véspera de iniciar época

    Com o Lopeteguí que está a entrar muito bem (digo outra vez: a entrar muito bem!!) por vezes damos por nós a pensar exactamente o mesmo, ou seja Génio ou Louco? Ao menos estamos na Champions com este.

    Sobre o Lopeteguí felizmente teremos muito tempo para perorar, sobre o Co ainda hoje não é pacífico´(tal qual o VP).

    Já outros como o Mourinho, o AVB, o Couceiro, o Palminhas Fonseca e outros que tais vão ser (por diversos motivos sempre pacíficos).

    Resta-nos como Portistas todos apoiar o treinador pois no computo geral as reformas de Lopetegui estão a ser benéficas e muito positivas para o FCP onde o mofo se começava a instalar…

    Creio que sobretudo nos habituamos que no FCP a ter pressa nos resultados seja pela idade (infelizmente) maior do nosso presidente que nos obriga a aproveitar todos os anos como se do último se tratasse (não é critica nem coisa do género é uma constatação), seja por quer que queira quer não a nossa concorrência também está mais forte e nós sentimos isso…

    Sobre o Co nunca mais saberemos pois a carreira dele não explodiu propriamente depois de ter sido campeão no FCP (ponto mais alto para ele).

    1. excelente resumo do que fez o Co quando por cá andou. não creio que tenhamos encontrado outro com Lopetegui, mas que há algo de diferente, lá isso…

  5. O problema do Co foi o Artmédia e os nossos pensarem que eram favas contadas. Por mais sistemas e modelos e tácticas e contra tácticas, se falta a vontade de quem dá os pontapés na chincha então vai tudo pia abaixo.

  6. Jorge
    O 4 3 3 nao foi instalado por esse figurino que tentou trazer o modelo holandes de tres centrais no principio,parecido com o do man u actual,so que deu bosta na champions,teve que se virar para algum lado.
    Na Realidade o 4 3 3 foi criado nessa equipa para o actual deputado,nao Sei onde, no Brasil jardel
    Esse sistema que talvez seja,o mais efeciente de todos ,mas que realmente E SO para quem tem jogadores de TOPO nao para jogadores(banais) ,aqui residiu algum do factor do sucesso Avb nessa equipa porque haviam 3jogadores de top no 11.
    In te ha vistes

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.