Baías e Baronis – Athletic Bilbao 0 vs 2 FC Porto

10407051_10152834443079485_1760022685916161338_n

foto retirada do facebook oficial do FC Porto

A melhor exibição do FC Porto de Lopetegui, sem qualquer comparação com os 5-0 em Arouca ou os 6-0 em casa ao BATE. Excelente na cobertura dos espaços, muito bem na recuperação, toda a equipa esteve com força, com capacidade de entre-ajuda e acima de tudo com mentalidade de jogo grande contra uma equipa que não terá sido o melhor Athletic de sempre mas não deixa de ser um adversário que dá água pela barba a qualquer um. Vencemos com total mérito e passámos aos oitavos com a satisfação de dever cumprido e a noção que a equipa parece estar a começar a encontrar a melhor forma de jogar. Juntos. Vamos a notas:

(+) Brahimi. Ainda vai ser processado pela União Geral de Meniscos Rasgados, porque deve ser o inimigo público número um de todos os defesas que o vêem a passar, sem sequer perceber como raio é que se consegue rodar sobre si próprio com tanta velocidade num campo tão enlameado. Estupendo no primeiro golo, a deixar cinco jogadores do Athletic para trás, inteligente no segundo golo ao subir para pressionar o keeper basco quando o colega lhe decidiu mandar a bola aos pinchinhos. É bom, mostra que é bom e só pode continuar a ser bom. E é nosso.

(+) Jackson. Trabalhou como um mouro no exército de Saladino quando a Cristandade atirava com tudo o que tinha contra os portões de Jerusalém. Para lá da quantidade de vezes que veio atrás ajudar a defesa com cortes de carrinho e recuperações de bola no nosso meio-campo, foi nos outros cinquenta metros que mais brilhou. Recebia a bola na frente, no meio dos centrais, recolhia-a no seio do seu perfeito domínio de bola e do espaço circundante e endossava para o colega. Fez isto trilhentas vezes durante o jogo e continua a impressionar a forma aparentemente fácil como consegue controlar a bola mantendo-se tão longe dela. Aquele toque com a ponta da bota é já uma imagem de marca e não fosse A MERDA DO PENALTY e tinha tido uma nota ainda mais positiva. Um Baía com outro Baía às cavalitas, pronto.

(+) Finalmente um meio-campo! Não sei o que é que Lopetegui lhes disse antes do início do jogo, ou se fumaram todos umas coisinhas estranhas que se compram na rua e decidiram em conjunto mostrar que sabem jogar à bola como um colectivo que se entende bem e consegue trocar a bola como homens. Casemiro e Óliver fizeram o melhor jogo com a nossa camisola e Herrera não esteve ao nível dos dois colegas por muito pouco. O brasileiro esteve perfeito na intercepção e no posicionamento defensivo (a sério!), prático no corte, bem colocado para anular montanhas de ataques contrários, fazendo-o com simplicidade e eficácia. Óliver (ou Torres, segundo LFL) não parou todo o jogo, movimentando-se quer no meio-campo a procurar linhas de passe, retendo a posse de bola quando a recebia e pressionando os centrais adversários quando subia para o lado de Jackson. E o nosso mexicano, o anti-herói preferido, esteve bem no passe, a progredir firme no terreno e a soltar a bola para os flancos quando o jogo pedia passes horizontais bem medidos. Foi o que fez. Todos estiveram muito bem, só peço que continuem. Por favor, continuem.

(-) Alex Sandro. Foi o Alex do costume, lento a executar, complicado na decisão, excessivo na posse de bola e na incapacidade de proteger o flanco de uma forma consistente, mesmo com pouca ajuda à sua frente. Subiu de produção na segunda parte, onde esteve mais estável e firme no apoio ao ataque e a sacar faltas aos incrédulos avançados do Athletic, incapazes de perceber como é que um brincalhão daqueles é titular numa das melhores equipas do Mundo. É, meus amigos, sabem que ele nem sempre joga assim…e um dia que volte a fazer o que sabe, pode ser que saia aqui dos Baronis.

(-) O penalty falhado. I…don’t even…*suspiro*

(-) O relvado. Para mandar abaixo a ideia que os clubes de primeiro mundo são superiores aos outros em tudo…fica o exemplo do lamaçal do San Mamés. A fazer lembrar um qualquer ervado dos distritais, onde os jogadores patinavam como que estivessem em cima de um lago gelado ou numa planície de neve sem raquetes nos pés. E mesmo assim, o Brahimi desfez os joelhos aos moços todos. Bem feito.


Oitavos da Champions. Sabe bem, carago, já tinha saudades. Hoje vou dormir descansado. Obrigado, rapazes!

11 comentários

    1. sim, vi o moço e continuo a achar que é nervoso e trapalhão demais. mas combinou bem com o Danilo e talvez olhando para ele de um lado e para o Brahimi do outro…condicione um bocado a avaliação. optei por deixar o rapaz de fora :)

      1. Até concordo quando se diz que comparar qualquer jogador com o Brahimi se torna complicado, mas também não será menos verdade que neste momento comparar qualquer lateral com o Danilo também condicione a avaliação.

        A minha opinião é que o Alex Sandro sempre jogou assim. Recebe a bola e joga com toda a calma do mundo, independentemente de estar pressionado ou não. Era assim com Vítor Pereira e tudo batia certo porque era o que se pretendia de toda a equipa. Agora há outras exigências e nota-se que se o brasileiro está a tentar adaptar-se, mas ainda não domina totalmente o ritmo pretendido por Lopetegui como faz o colega do flanco oposto. No entanto, na minha opinião e embora se pense o contrário, o Alex tem sido certinho a defender e é o que lhe tem valido a titularidade. Aliás, já todos percebemos que o Lopetegui não tem problemas em sentar um jogador que venha a jogar mal e, apesar de muita gente se queixar do Alex Sandro há vários jogos, ele continua na equipa. Mas por acaso acho que um bocadinho de descanso lhe faria bem, ainda mais sabendo que vai estar ao serviço do Brasil.

  1. Só mais uma achega, não se repararam mas os nossos defesas ontem não faziam passes à queima. Estamos a ser pressionados ? BILHETE PARA A BANCADA. Não sei o que fazer com a bola ? BILHETE PARA A FRENTE. E não é que funcionou às mil maravilhas ?

    Agora é fazer isto nos restantes jogos e está tudo no papo. :)
    O “trabalho” do jackson é sem dúvida incrível!

  2. Eu tal como o Augusto acho que Tello merecia um Baroni, quase sempre mal nas decisões e aquele lance que tenta passar por meio de não sei quantos bascos perde a bola, recupera e volta a tentar finta-los foi demais para quem tinha a perfeita noção que não fez as coisas bem feitas à primeira e voltou a fazer merda à segunda! Ainda tem de perceber melhor os timings de largar a bola… e tem Quaresma à perna.

    Quanto ao penaltis colocava um “Boroni” em cima do Baroni… nenhuma equipa no mundo falha tantos penaltis!

    De resto acho que sem duvidas foi o melhor jogo da época… é continuar!

  3. Em abono da verdade, como já alguém referiu, o Tello merecia um Baroni. Que gajo tão trapalhão e adormecido no jogo de ontem. Não é preciso comparar com ninguém, simplesmente esteve péssimo. É um jogar de rasgos, já todos percebemos, mas para sair uma tem que tentar 20, e depois cai quase sempre na tentação de dar um toque a mais na bola. Honestamente não acho que acrescente muito à equipa, e ele até já teve bons jogos (bons jogos, que é como quem diz, fez duas ou três boas jogadas que deram em golo).
    Um gajo que eu ontem gostei de ver foi o Casimiro. Ando os últimos 3 ou 4 jogos a praguejar para que o gajo vá para a bancada porque só faz merda e distribui lenha como já há muito tempo não via um jogador fazer no FCP, mas ontem esteve calmo, não fez uma única entrada dura, e consequentemente acabou o jogo sem um amarelo, o que é um milagre. Muito seguro a defender e a preencher espaços, gostei.
    Também gostei de, como já também alguém disse, se acabar com a merda dos passes patetas no meio campo defensivo e defesa. Já perdi a conta aos golos oferecidos aos adversários devido aos passes patetas e as tentativas de jogar bonito naquela zona. O treinador já percebeu que com aqueles jogadores não dá, e a ordem agora parece ser a óbvia “chuta para a frente”. Não é bonito, mas oferecer golos aos adversários é ainda menos bonito.
    Gosto também de ver o Danilo a desabrochar para o futebol. Dá gosto. O Alex vai no sentido contrário. Não se pode ter tudo.

  4. repararam que o pessoal nas bancadas todo sacou as sandes do bolso ao intervalo, e alguns até os odres de vinho que trouxeram? que diferença, parece que o clube deles de facto quer que eles venham ver o jogo e apoiar a equipa, já outros preferem que quem entre no estádio seja obrigado a gastar mais algum em comes e bebes miseráveis…

    ah, quase me esquecia — grande jogo, realmente, espero que continuemos assim!

    1. TOM,

      estive no estádio e reparei exactamente no mesmo. Perguntei a um amigo do Athletic e segundo ele é mais uma das tradições que a Direção do Clube não se atreve a mudar. Diz que se o fizessem teriam uma revolta em mãos.
      Aliás podem entrar no estádio com comida, bebida, guarda-chuvas, etc. Por isso é que ficaram tão surpreendidos e indignados com a recepção que a nossa PSP lhes reservou no jogo do Dragão.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.