Baías e Baronis – BATE 0 vs 3 FC Porto

herrera_bate

Vi o jogo numa televisão que tremia tanto como as pernas do Costa perante Cantona naquela fatídica noite em Manchester aqui há dezassete anos. Mas o jogo, menos tremido, foi tranquilo, sem grandes motivos de preocupação e acabou por constatar que esta equipa começa a ficar pronta para adaptar o jogo a diferentes circunstâncias, quando elas assim o obrigam. Foi uma vitória fácil, tornada ainda mais fácil pela forma como nos impusemos como equipa grande, com um jogo pausado, sem acelerações exageradas, com entreajuda entre sectores, facilidade de desdobramento ofensivo e sentido prático elevado na altura de fazer sempre o mais simples e abdicar da brincadeira. E quando assim é, especialmente na Champions, conseguimos mostrar que estamos à altura. Pelo menos nesta fase de grupos. Vamos a notas:

(+) Herrera. Duas assistências, um golo. Vou repetir: duas assistências e um golo. É isto que Hector traz no saco no regresso da Bielorrússia, depois de uma exibição que roçou a perfeição e que terá sido uma das suas melhores partidas com a nossa camisola no lombo. É estranho elogiar um jogador que no seu jogo de estreia na Champions foi expulso por acumulação de amarelos em meia-dúzia de minutos e que tem vindo a mostrar tanta insegurança em posse e incapacidade de mostrar no clube o que já vimos de tão bom na selecção, mas a verdade é que Herrera tem vindo a subir de produção e a crescer no meio-campo da equipa. E uma nota de quase alívio, porque já o critiquei tantas vezes que o elogio de hoje até sabe melhor. Carago, homem, se sabe.

(+) Casemiro. Mais um elemento em crescendo, parece que está finalmente a mostrar as capacidades que faziam dele um jogador tão apreciado pelos adeptos do Real Madrid, apesar de perceberem que não tinha lugar numa equipa com tanta qualidade. Continua a mostrar que nunca será um trinco à Fernando, mas mostra bons dotes posicionais (a recuperação de bola para o golo de Herrera é excelente, no momento certo e na altura certa) e capacidade de passe a meia-distância que lhe dão enormes vantagens para um jogo de ataque apoiado como o FC Porto precisa de ter. Parece estar a gostar mais do que faz, ao contrário do que se via no início de época.

(+) Jogar como equipa grande. Ao contrário do que tinha feito no jogo em casa contra estes rapazes, Lopetegui não inventou no meio-campo e apresentou aquele que parece ser o escolhido como “titular”, seja lá o que essa palavra possa trazer no FC Porto 2014/2015. Foi aí que vencemos o jogo, com uma boa rotação de bola entre sectores proporcionada por uma boa exibição de Casemiro e Herrera, com Óliver um pouquinho atrás. Mas a interligação entre Quaresma e Danilo esteve em alta, acima da mostrada por Alex e Brahimi no outro flanco, com Jackson a recuar sempre que necessário e a defesa a subir quando lhe era pedido. Os centrais firmes e sem magia mas com empatia e sentido prático, os laterais afoitos no ataque e inteligentes a recuar, o meio-campo a receber e rodar como era necessário. Bem, muito bem.

(-) BATE. Não houve nenhum jogador do FC Porto que se tenha exibido num nível abaixo do que era pretendido e não fosse o relvado parecer um lago gelado no Minnesota e a bola teria sido trocada com mais facilidade. Muita dessa facilidade prende-se com a fraca exibição do BATE, uma equipa com poucos argumentos para esta fase da prova. Sim, são campeões bielorrussos há quarenta e nove anos, mas compará-los ao FC Porto (ou a qualquer outra equipa do nosso nível) assemelha-se a tirar uma fotografia tremida a um nenúfar mirrado no meio de um lago e chamar-lhe um Monet. Vencemos bem, mas contra um adversário fraquinho.


Primeiros no grupo (obrigado, Athletic!), seguimos em frente prontos para o que daí vier. Seja quem for, esta barreira está ultrapassada com inteligência e (algum) bom futebol. Gostei.

5 comentários

  1. Boas,

    que saudades de ver o FCP… devia-se acabar com esta parvoíce da “selecção” e pronto. Só vi a 2ª parte mas o que penso:

    Baias: Herrera, Casemiro , jackson ( o jackson porque o sacana luta 90 minutos pela bola, esteja frio, calor, assim assim ) e Quaresma (2 a 3 vezes a cortar bolas ao lado do danilo!!)

    Baronis: brahimi, alex sandro. Pá eu sei que vocês adoram o brahimi e tal mas o sacana tenta fintar em 90% das vezes, esteja na defesa, esteja no ataque com 3 colegas isolados. Overall, as vezes faz diferença mas não gosto de um gajo assim no Porto. Individualista e no meu tempo chamava-se “guloso” e arrumava-se para canto. Alex Sandro, não atacou, fez faltas, e na defesa falhou 2 a 3 vezes por displicência.

    Gostei e por mim jogavam já amanhã.:)

  2. Boa tarde Jorge e demais leitores deste belíssimo blog!

    Finalmente! Duas semanas sem futebol a sério (não se pode mesmo acabar com a parvoíce das selecções?!?!?!?!) é uma verdadeira tortura! O jogo de ontem, sem deslumbrar, deu para matar o bichinho (só deu para ver a segunda-parte – Jogos às 17h?!?!?!!? por amor de deus!!!!!) mas sobretudo para meter mais 1M ao bolso e (depois do jogo de Ucrânianos vs Bascos) para assegurar o primeiro lugar.
    Uma vénia ao Herrera, em quem estou farto de cascar, que ontem fez um bom jogo.
    Todas as fases de grupos da UCL deviam ser como esta…

    Acabo parafraseando um grande pensador contemporâneo:

    “Sim, são campeões bielorrussos há quarenta e nove anos, mas compará-los ao FC Porto (ou a qualquer outra equipa do nosso nível) assemelha-se a tirar uma fotografia tremida a um nenúfar mirrado no meio de um lago e chamar-lhe um Monet.”

    PRICELESS!!!

    Um abraço da capital da mouraria e que venha o Rio Ave!

  3. Vou pegar na última frase do Bastard para dizer que por mim também jogavam já amanhã… Faltam jogos a esta equipe; jogos com intensidade e ambição… – Jogos que puxem por eles.
    A verdade é que com o primeiro lugar assegurado, agora vamos ao campeonato, enquanto os outros vão fazer contas ao dinheiro que vão perder… (esperar que o Zbording empate em Londres é interessante, mas só se o Mou estiver para aí virado, o que não me parece… e esperar que o Zenit prescinda de vencer também é interessante, mas pouco provável… mas, vamos ficar atentos …) Quanto aos + e – de ontem, concordo… só teria colocado o rapaz que foi à conferência (nem assim Sandro, Alex; Alex Sandro…?) nos Baronis… quem o viu jogar na primeira época!…

  4. O Porto e os oitavos de final da Liga dos Campeões:

    CENARIO PROVÁVEL
    -schalke
    -psg
    -man city
    -arsenal
    -zenit
    -liverpool
    -juve

    ———————————————-

    MELHOR CENÁRIO
    -schalke
    -psg
    -roma
    -arsenal
    -monaco
    -basileia
    -olympiacos

    ———————————————-

    PIOR CENÁRIO
    -barça
    -man city
    -arsenal
    -zenit
    -liverpool
    -juve

    ———————————————-

    65% basileia
    60% schalke / olympiacos
    55% liverpool / monaco
    50% zenit
    25% roma / arsenal
    15% psg / man city / juve
    10% barça

    um bitaite (optimista? pessimista?)

    Saudações portistas

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.