Dragão escondido – Nº30 (RESPOSTA)

A resposta está abaixo:

FC PORTO / FARENSE

Jorge Manuel Almeida Gomes de Andrade, actualmente comentador ocasional nas cada vez menos frequentes emissões de futebol da RTP (felizmente…pelas emissões, não tanto pelo Jorge), este meu caríssimo homónimo foi titular absoluto do FC Porto no virar do século (84 jogos em dois anos), numa equipa que infelizmente sofreu o desgaste pós-penta e acabou por se desfazer numa amálgama de jogadores soltos e pouca claridivência nas contratações até à chegada de Mourinho em Janeiro de 2002. Abandonou o futebol em 2008/2009 depois de várias lesões complicadas, mas foi uma figura querida dos adeptos e mostrou-o no recente jogo de despedida de Deco, no Dragão, onde se mostrou com uma forma física esférica de excelente nível. Parecia lento no arranque mas a passada larga era uma imagem de marca e a capacidade de intercepção em carrinho fazia dele um jogador que falhava pouco e transmitia segurança à defesa, então com nomes como Ibarra, Rubens Júnior ou Ricardo Silva. Mérito, muito mérito. Saiu do clube com “apenas” uma Taça de Portugal e uma Supertaça, nunca tendo sido campeão.

Esta fotografia diz respeito a um FC Porto vs Farense, a contar para a Liga 2001/2002, onde Deco marcou o primeiro golo e foi elevado em homenagem pelo nosso central. Entre as tentativas falhadas:

  • Clayton – Esteve presente no jogo e marcou o segundo golo da equipa. Talvez Jorge Andrade o tenha pegado ao colo, mas não tenho essa foto…
  • Costinha – Titularíssimo desde que chegou ao clube, também esteve neste jogo…mas a dimensão das coxas deveria ser indicativa do erro na tentativa de adivinhação…
  • Derlei – Só chegou ao clube na temporada seguinte, vindo do Leiria
  • Paredes – Fazia parte do plantel mas não esteve neste jogo, onde o meio-campo foi composto por Costinha, Söderstrom e Deco. Not bad.
  • Pena – Titular nesta partida e na altura melhor marcador da Liga em título, não marcou e por isso não foi erguido por Jorge Andrade. Toma, Renivaldo.

O vencedor teria sido o primeiro a apostar, caso não fosse anónimo, o que o exclui da grande corrida para a vitória! Assim sendo, @N3l1nh0, pelas 8h23, foi o primeiro com o tiro certeiro válido! Excelente, caro tuitadeiro!

3 comentários

  1. Grande Jorge Andrade! Tenho pena que nao tenha feito parte de uma equipa com mais qualidade e menos manta de retalhos… Uma correccao: o Mourinho chegou em janeiro de 2002, nao 2001. E uma informacao: o Ricardo Silva e’ agora treinador do Padroense…

  2. Olá Jorge!

    Há uns dias que não passava aqui pelo tasco pelo que não tive oportunidade de adivinhar. A minha reação imediata ao ver a foto foi Pena, mas passados dois segundos achei que podia ser o Jorge Andrade. Mas na vdd este foi o dragão escondido mais fácil de todos pois consegue-se ver que a primeira letra nas costas é um J. Daí a Jorge Andrade foi um tiro :)

    Cumprimentos!

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.