Respect? Podemos mesmo esperar por ele sentados.

foto retirada do Facebook oficial do FC Porto

foto retirada do Facebook oficial do FC Porto

Vi o jogo num café perto do trabalho e quando o árbitro apitou três vezes e apontou para o centro, paguei o que tinha consumido (uma estranha bebida à base de malte, de tom palha com uma espuma branca em cima…um destes dias ainda hei-de perceber o que aquilo era) e saí. Não vi flash-interviews, comentários do treinador, opiniões dos intervenientes, nada. Só depois de chegar a casa, bem mais tarde, é que percebi o que se tinha passado: aparentemente, nenhum jornalista tinha sido enviado a Borisov para cobrir as incidências da partida.

Estranho, dir-me-ão, mas não me parece tal. Desrespeitoso, como o FC Porto tuitou (e bem), sim, mas estranho, não creio. Afinal, esta é a mesma imprensa que desvaloriza os nossos feitos e se orgasmiza com os dos outros. Dizia-me um amigo hoje em conversa que ao ver o jogo do Sporting achava estranho não ter ouvido o relatador da TVI a pedir para um jogador leonino obrar em campo para ele poder ir lá limpar-lhe o ânus com a língua. Palavras fortes, mas que espelham a facilidade com que não uma mas as DUAS estações de televisão nacionais que possuem os direitos de emissão da Champions’ League abdicarem do dever que lhes deveria ser imputado, ignorando uns em virtude de outros, com os uns a serem sempre os mesmos e os outros a variarem entre as cores da bandeira do país, esse mesmo país que lhes serve de fralda quando se entusiasmam nos verões bianuais com uma ou outra finta mais interessante de meia-dúzia de proto-retornados em Óbidos.

É isto que temos de aturar, amigos. Sempre foi, sempre será. E se o nosso putativo isolacionismo funcionou na perfeição nos 80s e 90s, garanto que nem nessa altura éramos tratados tão mal. E podem continuar, porque durmo bem para qualquer um dos lados. Mas não estranhem chegar aos estádios e serem mal recebidos ou tratados com o desprezo de quem merece pouco menos que línguas no ânus. Mas de ferro. Com espigões. Ferrugentos.

7 comentários

  1. Caro Jorge,

    Eu acho que é preciso uma reacção enérgica. Isto é grave demais!

    Acho que devemos apostar num blackout e reformular a comunicação através do Porto Canal.

    Toda esta tendenciosice dos média é nojenta,

    Abraço Azul e Branco,

    Jorge Vassalo | Porto Universal

  2. Em Portugal ha uma mentalidade tacanha contra o Futebol Clube do Portro. Manchada, por culpa propria ou nao, pelo isolacionismo a que nos remetemos/eram nas tais decadas de 80 e 90. Mas honestamente, clubes que se dao por contentes por participarem na Liga Europa falhanco apos falhanco na Champions, e outros que estao felicissimos porque tem um Nani a fintar 8 gajos do Maribor, sao clubes que vivem numa dinamica egocentrica cega. E assim sendo, mesmo que os jornalistas domesticos nao falem de nos, temos a imprensa internacional a falar. Se o Porto vence o BATE por 6, em Portugal o BATE e considerada a pior equipa da Champions. Se o Benfica vencesse o BATE por 6 tinha sido dominador, exterminador. Se o Sporting vencesse o BATE por 6 era o regresso do rugido do Leao. Pa, eles que vao todos a merda porque eu pessoalmente com esse tipo de visoes autistas nao sou muito paciente. Prefiro vencer a guerra totalmente sozinho, do que andar a bracos com quem me espeta lancas nas costas e se diz meu amigo. Quando esses canais de televisao precisarem de audiencias, nao e da final da Liga Europa perdida pelos vermelhos, ou de mais um (o n-esimo) deslize dos verdes, mas sim da irreverencia e capacidade de luta dos azuis. Esses ditos que jogam mal, sao corruptos, sao bandidos, sao bairristas, mas SAO ELES PROPRIOS. O que sao os outros? Nada. alias, ja o deixarem de ser faz tempo; mas como o clube anda o mundo que revolve a volta deles, MORIBUNDO.

  3. “Pa, eles que vao todos a merda porque eu pessoalmente com esse tipo de visoes autistas nao sou muito paciente”!

    É isto mesmo.

    O pior é que pouca gente sabe se eles foram ou não foram, mas se por acaso os proibimos de entrar em nossa casa é um eco enorme em toda a podridão jornalística com que levamos dia após dia.

    E menos explicável é quando tem uma equipa de jornalecos logo ali ao lado para acompanhar um dos nosso rivais, seria assim tal difícil desdobrarem-se ou até dar só um pequeno salto na hora do jogo para não ficarem mal na imagem. Mas o atrevimento é tanto que a cara de pau chega para tudo.

  4. realmente, isto tudo que tem vindo acontecer, noticias de derrotas antes do apito final, dirigentes condenados, ofensas verbais por dirigentes, e uma onda gigante de discriminação em relação ao FCP, ao NORTE, e a quem mesmo de outras afliaçoes, mas que tenha 2 dedos de testa, e veja o ataque racista, que estamos a ser vitimas, esta na altura da ONDA DE REVOLTA vir ao de cima, chega de ouvir e calar, isto já e demais, mais em relativo a lopetegui , quem , mais tem dado a cara, que o seu civismo ficasse de lado pelo menos uma vez, e numa dessas conferencias mandasse um valente PU.. q .. pa…, a todos esses jornalistas maliciosos que nos querem mal

  5. Honestamente acho uma causa perdida. Eu não consigo sequer ouvir os comentadores portugueses a falar sobre equipas portuguesas na Europa. É horrível, enquanto na liga PT é só mau. Ou tiro ou o som, ou não vejo, ultimamente nem vejo.

    O Gaitan toca na bola o comentador tem uma ejaculação precoce.
    O Nani faz um passe de merda é logo “uma visão de jogo genial”.

    Mas, o que acontece com estas equipas portuguesas acontece com a selecção. Não é a primeira vez que me “chateio” com amigos no tasco a ver um jogo da selecção ( agora já não vejo, enerva-me… mas não é um enervar do género do FCP estar empatado aos 85min, é um enerva-me de enoja-me!) porque todas as equipas que jogam contra nós ou são muito fracas ou são beneficiadas pelos árbitros. O ronaldo atira-se para o chão , dá a repetição e continua a ser falta… Enoja-me este nacionalismo absurdo.
    Acho que nem eu a ver o FCP sou assim.

    Mas pronto, nada de novo no rectângulo.

  6. Ainda me recordo da trupe de jornalistas – neste caso, da RTP – que foi enviada para fazer a cobertura “jornalística” do euro 2012. Bem, a quantidade de jornalistas – e, já agora, pessoal de apoio – que seguia a “nossa” selecção era uma coisa sem descrição.
    No entanto, acho que devemos deixar de ficar incomodados com esta situação, sempre foi assim e assim sempre será. O melhor que temos a fazer é ficarmos unidos porque estas coisas não acontecem por acaso; pensam, os que gostam de distinguir o FC Porto pela negativa, assim: vamos lá deixar estes gajos em brasa outra vez. A nossa atitude só pode ser o desprezo e, a minha preferida, o gozo pessoal de saber que só fazem isto porque somos superiores, somos Porto.
    BMS

  7. Gostei de ver o mal que desejaram ao nosso clube cair num do deles.
    Relativamente á flash interview, se fosse possível era fechar as portas á CS generalista e só falar para o Porto Canal. Se não fosse possível deixa-los á porta, era simplesmente não responder ás perguntas deles.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.