Baías e Baronis – FC Porto 0 vs 2 Benfica

234795_galeria_fc_porto_v_benfica_primeira_liga_j13_2014_15.jpg

Há dias em que nada corre bem. A cerveja está choca, o trânsito está um caos, o céu parece mais cinazento que o costume, as dobradiças estão a ranger e o soalho a estalar quando um gajo chega a casa meio bêbado às quatro da manhã e não quer acordar os pais mas acaba por largar a porta que dá um estrondo quando acerta no batente. Desses dias. E hoje, tanto Jackson, Herrera, Danilo e todo o resto dos jogadores de azul-e-branco que estiveram no Dragão não estiveram nos seus dias. Escolhi esses três, podia ter escolhido outros ou ainda outros três, porque raro foi o momento alto de uma equipa que, não tendo jogado mal, sucumbiu a uma sucessão de infortúnios e a uma tremenda eficácia adversária para ceder todos os pontos, todos os golos e toda a moral a uma equipa que fez para merecer a vitória com mais engenho que arte e mais astúcia que talento. Notas já aqui em baixo:

(+) Quaresma. Entrou cheio de força (apesar de ter perdido a bola logo na primeira jogada) e nunca virou a cara aos duelos contra um dos adversários que, aposto, mais gosta de defrontar e vencer. Tentou tudo o que conseguiu para furar a defesa do Benfica e forneceu mais que uma bola de golo que ninguém conseguiu meter lá dentro. Talvez tenha chegado a altura de substituir Brahimi no onze, porque parece em melhor forma e a tomar melhores decisões perto da área que o argelino.

(+) Casemiro a defender. Forte, rijo, agressivo…às vezes demais, porque arriscou o segundo amarelo em várias ocasiões, foi o tampão possível contra um meio-campo bastante mais forte do Benfica (em todos os sentidos, tanto no físico como no mental, nem falo da absurda diferença no jogo aéreo), servindo como principal homem na recuperação das bolas perdidas no centro do terreno. Só esteve mal nos passes longos, porque assume que consegue fazer o que nenhum trinco faz no FC Porto desde Kulkov. E assume mal.

(+) A eficácia do Benfica. Conto três oportunidades de golo para o Benfica: dois golos e um corte de Alex Sandro que tirou o terceiro. Num jogo deste nível, a equipa que é mais eficaz tende a ganhar e foi exactamente o que aconteceu, porque a forma como aproveitaram falhas de marcação e/ou lentidão na resposta dos jogadores da nossa linha defensiva foi letal e fez a diferença. Estiveram bem no meio-campo, saíam facilmente da zona de pressão no meio-campo e mataram o jogo na altura certa. O resto foi gerir, com bola para a frente, porque nada mais era preciso fazer. Já estava tudo feito, infelizmente para nós.

(-) Saída da defesa em posse. Das duas uma: ou se revêm as possibilidades de interligação entre defesa e meio-campo, ou se compram pés e cérebros novos para Indi, Marcano e Maicon. É que começa a ser absurda a quantidade de bolas desperdiçadas na saída da defesa por jogadores que não conseguem conduzir a bola para diante mais que uns metros e abanam tanto quando um adversário chega próximo o suficiente para lhes cheirarem o after-shave que assusta qualquer adepto. A invariável forma como o central procura o trinco para receber a tabela de volta, ou entrega na linha para o lateral procurar subir com o extremo na sua frente…torna-se previsível e fácil de anular. Hoje, com o Benfica a fechar muito bem nas linhas (Gaitán e Sálvio estiveram em grande na forma como conseguiram tapar o flanco) e o meio-campo a pressionar alto, não tivémos capacidade para fazer melhor que meia-dúzia de passes pelo ar, quase sempre inconsequentes. Se o meio-campo não se mobiliza para vir buscar a bola, vamos ter mais jogos com zero golos marcados.

(-) Falta de ratice. Eu sei que a equipa está cheia de gajos novos. Sei que há jogadores que não têm experiência a jogar clássicos. Mas também sei que as duas frases anteriores só são verdadeiras porque queremos acreditar nelas. Reparem em dois casos que ilustram bem a falta de inteligência emocional e de manha que estes miúdos não mostram e que fazem toda a diferença quando se encontram os Maxis deste mundo: André Almeida vê um amarelo logo no primeiro minuto por falta sobre Tello que lhe ganhou em velocidade. Onde esteve Tello e onde esteve a bola durante a meia-hora que se seguiu? Não sei, mas poucas vezes tentamos puxar o segundo amarelo a André Almeida, ou pelo menos forçar o rapaz a cometer um erro ou a alhear-se da bola com medo de ver o vermelho. Era algo que deveria ter sido aposta imediata (na minha cabeça, pelo menos) para a equipa, forçar o ataque para aquele flanco, massacrar o lombo do rapaz para fazer dele o defesa-esquerdo mais castigado desde que Hulk desfez David Luíz aqui há uns anos: a outra situação passou-se no primeiro golo do Benfica, em que Brahimi é obrigado a ficar a mais de dois metros da linha onde Maxi ia fazer o cruzamento…e ficou. Devia ter mexido os pés, continuamente reclamando com o árbitro, o fiscal de linha, levantando os braços, saltando, importunando o adversário, a chegar-se lenta mas continuamente para a frente (como o Benfica fez em TODOS os lançamentos laterais, claro, e bem) ou como abusou em todos os lances divididos ou nem tanto…até perdi a conta às vezes que Jardel usou os braços ou Samaris levantou os pés com o árbitro a deixar seguir…o que não fez com que os nossos rapazes se erguessem como Brahimi se devia ter erguido, aproximando-se um pedacinho de cada vez mais próximo da linha. Com manha, provocador, inteligente. Estes jogos nem sempre se ganham pelo futebol praticado mas pela tranquilidade e gestão emocional dos jogadores em campo. Hoje, não fomos espertos como eles.


Foi uma patada na traqueia, sem dúvida, mas nada está perdido. Pelo menos até chegar o Arsenal nos oitavos da Champions. E também nada vai estar perdido aí. Ou vai. Já não sei. Dormir, isso, dormir por cima disto e esperar que amanhã o sol brilhe. Vai ser um dia longo, foda-se.

35 comentários

  1. Boas Jorge,

    Para mim falta um defesa central como deve de ser e atinamos. Gostei de ver o maiconas no banco e ate acho o marcano um central certinho. Tivemos azar. Muito azar. Nao e normal uma equipa com 60% de posse de bola e 17 remates (2 ao ferro) contra 6, nao ganhar ou sequer marcar um golo.
    Notas finais, baroni para brahimi e fabiano. O argelino agarra-se demasiado a bola e complica o facil quando nao deve. Esta a precisar de aquecer o banco. O fabiano ja anda a falhar ha uns tempos. Ontem para mim tinha a obrigacao de ter feito melhor, especialmente no primeiro golo. E nestas alturas que suspiro pelo keylor navas…
    Baia: atitude. Perdemos mas lutamos ate ao fim. Nao gosto de vitorias morais, mas estamos no bom caminho.
    Bom, la vou eu aturar os comentarios dos meus colegas. E desta vez nem jogaram a ponta de um corno.
    Abraco,
    Joao

  2. O post é certeiro nos factos que comenta, mas está escrito num tom apologético, o “há dias assim”. Não há nada. Este veio por encomenda. Ora veja-se:

    O resultado só surpreende quem se deixou iludir por uma série de vitórias em jogos de baixa exigência, sem grande brilho. Jesus fez exactamente o que fizerem todas as equipas que roubaram pontos ao FCP este ano: pressionar a saída de bola logo desde o guarda-redes. Ou seja, a questão da 1ª fase de construção é antiga e permanece até hoje. Todos estes meses pouco melhorámos e continua a ser simples montar a estratégia contra a nossa equipa. Num jogo de exigência máxima essa vulnerabilidade torna-se gritante e nem a uma cavalgadura táctica, como Jesus, escapa.

    Além da pressão sobre a nossa 1ª fase de construção, o outro elemento estratégico que era óbvio ser adoptado por Jesus (mais uma vez, como todas as equipas que nos roubaram pontos), seria um bloco defensivo em duas linhas muito próximas, quando o FCP tivesse a bola. Porquê? Porque esta versão do Porto não tem movimentos ofensivos articulados na sua manobra e a solução passa quase sempre por roturas individuais, sobretudo nas faixas laterais. Dispondo-se dessa forma sobre o relvado, os maiores talentos portistas ficam sem espaço livre para a jogada individual e ficamos praticamente sem soluções para o ataque As dobras são fáceis de fazer – veja-se a comodidade defensiva com que o Boavista empatou no Dragão. E depois foi só jogar no erro, com pouca gente no ataque. No mínimo, o empate estava garantido. Se acham que é tanga, comecem a contar quantas jogadas de envolvimento construímos por jogo, ou quantos golos fazemos em manobra colectiva.

    O comentário sobre André Almeida é na mouche. Na minha opinião, era trocar Tello e Brahimi de flanco. Não acredito que Almeida chegasse ao final, enfrentando um jogador como Brahimi. Por outro lado, Tello desperdiçou muitos ataques por excesso de individualismo e teve um comportamento deplorável na marcação de livres junto à grande área do Benfica: por duas vezes subiram os centrais, por duas vezes marcou directo e mal.

    A conferência de imprensa de Lopetegui foi inenarrável. Paulo Fonseca em espanhol diz-se Lopetegui, pelos vistos. Conversa de treinador de Castilla, não de FCP. Estava orgulhoso, ufanava-se do jogo e achava que tem agora mais hipóteses de ser campeão, apesar de ter ficado a 6 pontos e liderar um plantel tremendo feito em fraca equipa. Eu acabava com aquele paleio de merda num golpe simples: Este é o melhor plantel do Porto desde Villas Boas e este é o pior plantel do Benfica nos últimos 6 anos. Luís Castro faria melhor, Vítor Pereira nem se fala. O nosso plantel está mal aproveitado pela simples razão de o treinador não dar mais do que isto. Jesus é muito simplesmente melhor do que Lopetegui, sem margem para dúvida, e não será o único na Liga. Pelo 2º ano consecutivo, estamos pior servidos do que o Benfica no lugar do timoneiro, ficando-nos por um saco de talentos superior. Não quero imaginar o quer seria o Porto do ano passado nas mãos de Lopetegui…

    Para rematar a tragédia, não sei se estão a ver o filme completo. Este resultado pode ter selado duas perspectivas negras para o futuro do FCP: 1) ver o Benfica campeão em 2014/15 e 2) ter Jorge Jesus no seu banco em 2015/16.

      1. Sonhar, para mim, é que fique convosco. O contrário é pesadelo. Infelizmente, para ti e para mim, eu vou muito provavelmente levar com o da chicla e tu com o Rui Vitória. O Benfas está nas lonas. Já veio o paleio de meter a malta da formação no 11 titular (algo completamente contrário a Jesus), tudo o que é activo valorizado (Maxi, Gaitán, Enzo) é para vender e a folha salarial para descer. Se ficar lá o Talisca, será uma sorte. Não há BES. Ninguém desmentiu os contactos com o RV e o Vitória até já veio dizer que não lhe corta as pernas. Se já era provável, depois de ontem, ainda mais o é.

        1. André Pinto, se há algum clube que está à rasca de finanças é o Porto. Até o Sporting já deu a volta por cima.
          O Benfica está cada vez melhor, o Porto cada vez pior. Enterra-se ano após ano de tal modo que tem de pedir emprestados 4 jogadores e dinheiro emprestado ao Jorge Mendes (vejam o aumento do passivo) para os investimentos em jogadores pois os bancos já não lhe emprestam. Leiam os R&C.
          Gastaram um montante gigantesco, 11M, no maior flop do campeonato português.

    1. “O resultado só surpreende quem se deixou iludir por uma série de vitórias em jogos de baixa exigência, sem grande brilho. Jesus fez exactamente o que fizerem todas as equipas que roubaram pontos ao FCP este ano: pressionar a saída de bola logo desde o guarda-redes. Ou seja, a questão da 1ª fase de construção é antiga e permanece até hoje. Todos estes meses pouco melhorámos e continua a ser simples montar a estratégia contra a nossa equipa. Num jogo de exigência máxima essa vulnerabilidade torna-se gritante e nem a uma cavalgadura táctica, como Jesus, escapa”

      Se é verdade que o benfica pressionou alto e causou problemas também é verdade que nenhum dos golos foi desse efeito. Portanto, sim causaram problemas, não, não foi muito relevante. Até nos safamos bem desse aperto…

      O que você diz no segundo parágrafo vai de encontro ao que eu disse… jogou como uma equipa pequena. Se funcionou ? Perfeitamente. Se não fosse o FCP e fosse o Paços de Ferreira os adeptos benfiquistas não estavam assim tão contentes. Portanto… a não ser que o boavista também seja um colosso até acho triste o jogo deles.

      Acho também que dizer que o benfas já é campeão … é arriscado, mas pronto se quiser ser assim fatalista podemos já apostar só na taça da cerveja. GR.

      1. A sua argumentação é falaciosa, porque omite os factos que não convém à sua tese. Alude apenas aos golos marcados pelo Benfica, contando apenas metade da história. A outra metade conta-se pelos golos que o FCP não marcou, por falta de arte, sorte e engenho do adversário. Assim, os golos vermelhos não saíram da pressão alta do Benfica, nem das duas linhas defensivas próximas e que se deslocaram em bloco. Mas isso impediu o FCP de ter espaço para armar o ataque pelas faixas durante boa parte do jogo e manietou-lhe o meio-campo, estando a condução muitas vezes entregue a Casemiro. Ou seja, explica boa parte do 0, no 0-2.

        Recuso-me a embarcar na larga balsa das vitórias morais. Para melhorar é preciso encarar sempre a verdade de frente, e essa não é a de que o Benfica jogou com o famoso autocarro. Há uma grande diferença entre uma atitude expectante e uma equipa defensiva. Mourinho explica. O Benfica pressionou muito alto, jogou num bloco compacto, apostando em ataques rápidos estribados em desequilíbrios no miolo. Não percebo por que razão foi essa estratégia de “clube pequeno”, quando era a mais lógica para 1) não receber golos, 2) explorar a fraca saída de bola do adversário. Diz que se fosse o Paços não estavam contentes: – obviamente, o FCP não é o Paços e só um idiota joga contra o FCP como o faz contra o Paços! Jesus, um treinador na minha opinião limitado, foi tão-só competente. Diz que acha triste o jogo deles. Eu achei triste perder, ficar a 6 pontos e ter de ouvir as imbecilidades de Lopetegui no fim do jogo – essas sim, próprias de clube pequeno.

        Ninguém disse que o Benfica é já campeão. Falou-se de probabilidades. E nisso, não há como discordar: como está o nosso campeonato, é difícil que essa vantagem desapareça e este era um jogo importante.

        1. Duas bolas aos postes e 3 ou 4 oportunidades ( lembro-me de 2 neste momento: herrera e jackson ) também são ignoradas por si.

          Não jogou com um autocarro ? Discordo totalmente, jogou pois. Tanto é que fizeram uns… 5 ataques ? Um golo num lance comum deles: “bola lá para o meio” e alguém empurra ( em slow motion até parece que o Lima empurra com a barriga/braço) e o segundo golo surge de um remate de longe.

          O FCP não conseguiu fazer contra-ataques porque eram travados no meio-campo. Lembro-me de uma do gaitan ao danilo e de uma ao brahimi em que simpaticamente o arbitro mandou jogar porque a bola foi parar o alex sandro uns 20m atrás… e não mostrou amarelo ao defesa do benfica quando o jogo parou. Mas foi sistemático este esquema e não se pode ignorar isso numa equipa que está a defender com 11 jogadores, sempre que podíamos ficar em vantagem numérica levava-mos uma cacetada e pronto. Tínhamos de recomeçar a jogada contra 11 novamente.

          Não faço a mínima ideia do que disse Lopetegui, mas pelo jogo não me parece que o possamos culpabilizar.

          1. É verdade que Jorge Sousa fez uma arbitragem tendenciosa e habilidosa. Mas o seu argumento das bolas na trave é inválido, porque já estava 0-2 nessa altura. Fora isso, conto 20 minutos em que tivemos boas situações, infelizmente sem aproveitamento. O que eu queria dizer é que o Benfica não foi uma equipa defensiva, foi uma equipa reactiva, focada acima de tudo em impedir o jogo do FCP, e que jamais se abriria para ir em busca da vitória. O mais importante para eles era manter a vantagem de 3 pontos e depois logo se via se dava para aproveitar as nossas fraquezas. Arriscar, só na certa. Quem tinha de arriscar eramos nós. Adicionalmente, pela diferença de qualidade individual entre as duas equipas, seria suicídio para Jesus fazer um jogo “aberto”. Sem colegas sempre nas proximidades, Maxi, Samaris, Jardel e André Almeida seriam carne para canhão. Esta foi a aposta de Jesus e ganhou, acho que sem espinhas.

  3. Baia para a eficácia do Benfica?! estás a brincar, certo… antes diria Baroni para a atitude deles, que jogaram tanto como o Boavista, só que são mais fortes nos lançamentos laterais.

    no fundo ainda estamos a pagar as favas do ano passado. a quebra no balneário, a remodelação que o plantel sofreu, tanta malta nova… os do Benfica são individualmente mais fracos, mas muitos trabalham com o Jesus há anos, sabem e sentem o que é um clássico. os nossos (tirando um ou dois) não, o Lopetegui também não. ele não pode ter medo da própria coragem, porquê não o Quintero desde o início?

    o Herrera jogou como sempre quando do outro lado não está um adversário claramente inferior – não jogou nada. as dificuldades na saida com bola tem tudo a ver com ele, no ataque perde bolas de forma absurda. o que parece tornar-se um biénio de campeonatos entregues aos salazaristas para mim tem uma cara no nosso meio campo. na realidade, tem sobretudo orelhas…

  4. Estamos a anos luz dos Portos de antigamente!!! A anos luz! A mística vai-se perdendo e isso reflete-se nestes jogos.
    Dominamos é verdade, mas continuam a faltar rotinas (normal para um plantel novo e com tantos jogadores novos) e depois os vermelhos tiveram toda a sorte do jogo! Um Brahimi ridículo que não passa a bola a ninguém, um Tello completamente desaparecido e um Jackson que falhou o que até parecia impossível (cabeceamento á barra) e um Casemiro que embora seja lutador é um jogador muitíssimo limitado com bola…ah e falta um central de top a este Porto, nem Marcano nem Maicon são soluções ao nível do Porto!

    Pelo menos tivemos um bom sorteio na Champions!

    1. Alguns comentários ao seu. Não perdemos pelo rendimento individual de um de outro jogador. Perdemos, fundamentalmente, porque como equipa não fomos capazes de contornar as dificuldades que o adversário nos colocou. Jackson não é nenhum ponta de lança maravilha. Marcano não é nenhum predestinado. Tello e Brahimi jogaram pouco. Fabiano não foi feliz. Mas mesmo com essas condicionantes, o adversário estava ao nosso alcance e havia obrigação de vencer. Não se venceu porque não estivemos no jogo de olhos abertos. E a responsabilidade disso é tanto dos jogadores como do treinador. Quanto à “mística” se ir perdendo, os adeptos só têm que se culpar a si próprios. Se fossem para o estádio como se ia há vinte anos atrás, não para comer uns hamburgers, mas para apoiar o nosso clube com espírito guerreiro, mesmo quando nos chovia na moleirinha, talvez a “mística” não se fosse perdendo … Isto da “mística” não vem do relvado para as bancadas. Costuma ser ao contrário …

  5. Boas,

    Primeiro achei que jogamos bem e não concordo com os colegas que vieram aqui questionar o treinador.

    Depois, os benfas jogaram ao nível de um boavista este ano ( em “contra-golpe” como diz o imbecil ), não fizeram uma jogada de ataque decente. Do outro lado, não conseguimos fazer um único contra-ataque porque os benfas partiam as pernas aos nosso jogadores logo no nosso meio-campo. Não ocorreu uma, nem duas, nem três… foi sistemático, daí a diferença no valor das faltas. O árbitro deixou sempre jogar. Claro que na europa não sonham muito alto porque por acumulação de faltas eram expulsos uns três. Fizeram sensivelemente o DOBRO das faltas. Foi, é e será a nossa realidade.

    De resto, tiveram mérito de aguentar a pressão e tiveram um brahimi a jogar com eles. O gajo enerva-me já, sempre que pega na bola engana-se no lado e lá vai ele em fintinhas até ao nosso meio-campo.

    O quaresma ( ainda por cima num jogo destes, de raça ) devia ter jogado de inicio para mim e o brahimi… banco com ele.

    Estou como a noite.

    1. Intressante queixar-se de uma estratégia utilizada e abusada pelo FCP em praticamente todos os jogos contra o Benfica na era Jesus… (Onde Fernando e Moutinho eram especialistas) Como se o contra-ataque do Benfica não fosse unanimamente considerado uma especialidade e imagem de marca do Benfica de Jesus… Ontem pela primeira vez provaram do próprio veneno e têm lata de se queixar?

      1. Foi nada Jorge, foi parva, não tem piada nenhuma, festas fazem-se no fim! Ganhamos porque fomos eficazes e o FCP foi incapaz de ser competente…lembro-me ver o meu Benfica enviar 2 bolas a trave/poste do FCP e ainda ter arte e engenho para meter 3 batatas (apesar de levar 2) e ganhar o jogo….

        Ainda falta muito, foram 3 pontos e bom reforço de níveis de confiança, nada mais…para alem das cervejas que os meus portistas tiveram de me oferecer no pos-jogo. Mas isso já não interessa nada :-)

        Boas festas,
        M.

  6. Podemos dizer muita coisa e fazer muitas analises, mas perdemos e esse absolutismo e final. PERDEMOS, e nao ha nada mais a dizer. Perdemos em casa, pela segunda vez contra um rival directo. O nosso grupo da Champions era muitissimo mais facil que o do Benfica. Ja nao estamos an taca, NAO VAMOS VENCER O CAMPEONATO porque nao temos defesas centrais para isso, e so nos resta cimentar o segundo lugar ara estarmos na champions outra vez. Estamos a fazer a travessia do deserto, e apesar de eu gostar do treinador e da equipa, falta sempre aquela RAIVA que deixou de existir no Porto porque praticamente nao existem ou jogadores portugueses no nosso 11 ou jogadores com historia de Porto (mais de 5 anos consecutivos a vestir as nossas cores). Eu pessoalmente estou desmoralizado e atiro a toalha ao chao, nao porque nao acredite que somos capazes, mas porque sinceramente nao vejo da nossa parte recursos tecnicos que nos ajudem a acreditar. Na proxima epoca nao almejo nada de diferente porque a maior parte destes jogadores nems equer ca estarao. Nao culpo o treinador, honestamente gosto do Lopetegui, mas falta raca ao Porto e essa raca comeca numa espinha dura, da casa: um central comandante, um medio defensivo comandante, um medio centro criativo de meter medo aos adversarios e um ponta-de lanca matador. O Jackson esta epoca, para os meus padroes, tem-me desiludido imenso, desde falhar penalidades a ter aquela atitude de “ja so me apetecia jogar no campeonato espanhol”. O Porto esta desmembrado, tem boa qualidade mas e desconexa, intermitente e sem fio condutor. Nao quero ser fatalista, mas tivesse la estado o Ruben Neves e acredito que a historia teria side diferente ate porque comeco a sentir que e gente dessa que o Porto precisa e nao de jogadores emprestados. Aonde anda a prata da casa que invariavelmente acaba perdida em clubes por ai? Sera que sao todos assim tao piores que Tellos, Adrians, Casemiros e Marcanos? O Jesus e rato velho, nao vai perder 6 pontos com clubes de merda. Este campeonato e deles. E o que me doi mais ainda e ver o palhaco do Markovic que nem sequer joga em Anfield Road e esta a ter uma epoca de merda ridicula, dizer “Saiam do Porto ja que esta frio, estao la -6”. Atitude tipica de quem ja esta a fazer caminho de regresso ao clube porque sabe que em Inglaterra ninguem da un chavelho pelo gajo. Foda-se, hoje so me apetece chorar. A serio, que dia de merda perder em casa para o Benfica. Foda-se.

    1. O Jackson só o têm desiludido esta época? Falha grandes penalidades? Começou a falha-las este ano? Quem é que tomou a decisão inacreditável de o designar marcador de grandes penalidades? E só agora é que reparou que ele passa metade do tempo a insinuar que quer sair? Ainda a semana passada disse “não vou ficar aqui para sempre”. Quem fez dele capitão de equipa? Quem o elogia em público? Quem fez dele dragão de Ouro? São questões que ficam no tempo que passa … como diria um amigo meu.

      E deixe os adversários gozarem. Se fosse ao contrário faríamos o mesmo. O problema está do nosso lado e não do deles.

      Tornar o plantel numa placa giratória de jogadores tem os seus problemas, como muito bem disse. Consertar o que está partido no nosso clube, e que começa a nível directivo, vai demorar tempo. Abramos os olhos. Não basta contratar bons jogadores e um bom treinador. Há um problema de mentalidade que vem de longe, desde a constituição da SAD. Desde que JNLPC deixou de ter controlo directo sobre todos os assuntos relativos ao futebol profissional.

      Para mim, a mentalidade vencedora do FC Porto começou a morrer no dia em que o clube, e os adeptos, contemporisaram com a inqualificável atitude de Jorge Costa que atirou ao chão a braçadeira de capitão. Ou melhor, esse momento não foi decisivo mas foi certamente simbólico. Desde aí, o clube viveu aos soluços. Desde as grandes vitórias com Mourinho e com o desertor Vilas Boas (cujo elogio frequente é outro sinal de que as coisas mudaram e o clube já não se rege pelos mesmos princípios), passando pelos bons paliativos de Jesualdo e Vítor Pereira e terminando nos desastres de Fernandez e Paulo Fonseca, que temos assistido a uma montanha russa de resultados. Perdeu-se o rumo. Que ninguém espere que surja um treinador e uma equipa que volte a colocar o clube nos eixos. Bons dirigentes fazem consistentemente boas equipas. As boas equipas que vamos tendo não vão fazer dos nossos fracos dirigentes, novos Jorges Nuno de Lima Pinto da Costa. Como esse só há um, mas como já não manda sozinho, já não chega …

      Não espero que concordem comigo, mas é o que penso.

      Saudações Azuis e Brancas

      1. não só concordo com o que diz como ainda recordo o episódio izmailov… nunca na minha vida pensei que um jogador que não dá sinais de vida durante meses poder manter-se contratualmente ligado ao FCP

  7. Quero aqui escrever que concordo em absoluto com o que escreveu sobre a falta de “ratice” da nossa equipa. É um problema que já vem de épocas passadas. Falta-nos quem no banco incuta essa ratice e quem no campo seja suficientemente experiente para a transmitir. No jogo de ontem isso fez toda a diferença. Parece-me que o nosso mister não compreendeu ainda que em jogos deste tipo, pode não bastar ter um bom modelo de jogo, bons jogadores e preocupar-se consigo próprio. É preciso algo mais. É preciso ser-se esperto, ser paciente, ser oportunista e ter alternativas (o sempre injustiçado Vítor Pereira sabia disso muito bem). E alternativas e esperteza são coisas que a nossa equipa não tem. E creio que tal nos pode custar o campeonato.

  8. O Tello teve dois livres seguidos, perigosos, à entrada da área benfiquista. Sobem os centrais, para municiar o jogo aéreo. Nos dois livres, Tello decide cagar, atirando directo e muito longe do alvo. Aprecio as qualidades técnicas do Tello, mas é outro que claramente não está “cá”. O seu interesse é mostrar-se para regressar rapidamente ao Barcelona – foi o próprio quem o disse. Brahimi é fuço que se farta, mas Tello não lhe fica atrás e recupera mal, defende pior. Neste momento, Quaresma dá mais à equipa.

  9. Grande Jorge,
    Como Benfiquista sou o primeiro a reconhecer que ontem fizemos uma caca de jogo. Custa-me ver o Benfica sempre encolhido no Dragão, ontem chegamos ao cúmulo de jogar com 3 centrais! Felizmente estiveram os 3 muito bem. Estava com medo daquele 3º central que não costuma estar muito entrosado com os colegas, mas tirando aqueles cortes atabalhoados contra o poste, esteve impecável a atrapalhar o ataque adversário.
    De resto, acho que é so inveja portista. Queriam vocês ao longo da vossa vida conseguir molhar a pilinha 2 vezes a cada 3 que tentam, como o Glorioso ontem.

    Um bocadinho mais a sério, acho que fomos felizes na forma como chegamos ao 1º golo mas muito inteligentes na forma como controlamos o jogo a partir daí. E o factor “mijeira do caralho” esteve conosco desta vez.
    E é curioso que tivemos o mesmo raciocinio a ver o jogo, embora com expectativas diferentes: “pronto, amarelo aos 2min…se pressionam por ali, antes da meia hora já tamos com menos um” pensei eu.

    Acho que ontem foi um mix de azar com o Lotopegui (e vossa a equipa, se calhar?) ainda não ter percebido bem a carga que envolve jogos como os clássicos.

    Deixa lá, noutro dia vingam-se vocês com uma vitória num jogo de merda. Por exemplo, para mim, ontem ficou vingado o jogo de 20/10/2002, em que ganharam com um autogolo e um livre que não era.

    Em relação a contas do campeonato, 6 pontos com 63 em jogo é equivalente a uma mão cheia de nada.

    Cumprimentos,
    Pedro Silva do Cabelo do Aimar

    1. Porra…que o labrego do seu treinador não saiba dizer o nome do nosso treinador, é normal (como se viu ainda ontem, no meio dos já habituais e muito aplaudidos por alguns pontapés na gramática), pois trata-se de um babuíno iletrado. Agora, você, consegue fazer melhor que “Lotopegui”.

      Lo-pe-te-gui, tente lá, não é assim tão difícil….

      1. “Loto” porque ele escolhe os 11 titulares com a ajuda de uma esfera giratória com bolas onde estão inscritos os nomes dos jogadores…

  10. Faz muito tempo que não comento por aqui, mas leio sempre todos os posts, e é impressão minha ou quando o Porto andava a ganhar, não havia aqui tantos comentários???

    Se tiver razão, nós portistas estamos no mau caminho….

    Quanto ao jogo, como não tenho comentado, penso que neste momento era despropositado.

    Um abraço e espero do fundo do coração que no final da época ainda possamos ser campeões e ficar orgulhosos do percurso da champions(ou seja, pelo menos eliminar o Basileia)….

    1. so very true. a malta vai fugindo dos comentários como o Maxi dos amarelos, mas eu não me preocupo muito. os números não enganam, mas admito que gostava de ver mais participação do povo…também não tenho ajudado com a periodicidade errante dos posts…enfim, Varelices ;)

      1. Além de leitor, vou tentar contribuir mais a partir do próximo jogo, que como disse, neste era inapropriado, visto que tenho andado silencioso…

  11. Vai para aqui uma grande confusão que nem valeria a pena escrever muito mas vamos por partes !

    Temos um treinador novo na casa que no pouco tempo que cá está já desenvolveu uma forma de jogar e tudo melhorou em apenas 3 meses desde o ano passado, nota-se que tem também o balneário com ele o que não aconteceu com Vitor Pereira (não tinha o balneário com ele) e Paulo Fonseca que veio para o F.C.P. passar umas férias e desagregar tudo o que fosse possível, vejam lá se já não abriu outra vez da pestana no Paços de Ferreira.
    A Lopetegui só falta perceber que é contra o Porto que todos querem ganhar e farão disso uma grande vitória usando todos os truques conhecidos e desconhecidos e para isso ele terá de adoptar uma postura mais aguerrida e não pensar que isto é só futebol de fim de semana, cabe á estrutura passar-lhe esses conhecimentos e cultura.

    A champions só foi “fácil” porque já passamos!
    O grupo era fácil, o do benfica é que era difícil, quem diz isso não tem noção da realidade nem do que é ser Portista (pessismista, cauteloso mas com grande crença no seu trabalho).
    Se o Porto joga-se da mesma forma que o Benfica na Europa também tinha levado uns vermelhos e teria ficado a pé ou ia á liga Europa como o Sporting e não se pode formatar um equipa para jogar em modo on/off e o exemplo disso é o próprio Benfica que em Portugal faz o que quer e lhe apetece e depois chega lá fora e é a equipa MAIS INDISCIPLINADA da fase de grupos.

    Se me custa perder contra o Benfica claro que sim, mas custa-me perder contra todos, e só me custa um pouco mais com o Benfica (porque simboliza tudo o que na vida mais odeio) e porque tem um treinador que como pessoa é zero, o homem acha-se o maior e não tem respeito por nada ou ninguém, se os ex. jogadores dele falassem havia se ser o bom e bonito, pois existem pessoas que conseguem dissimular bem a sua natureza, o treinador do Benfica não.

    Analisando o jogo de ontem estou perfeitamente sintonizado com o treinador, jogámos melhor mas não marcámos, fomos superiores mas o Benfica com o seu jogo de linhas baixas e muita porrada para cortar os lances aproveitou, foi 3 vezes á baliza e marcou 2 golos.

    Quanto ao campeonato FALTAM 21 JOGOS, quem acha que o Porto já não pode ser campeão ou que o Benfica já o é, diga-me os números do euromilhões para eu jogar.

    Quanto aos jogadores, tenho a realçar que temos um dos melhores planteis em termos individuais dos últimos anos com muita gente jovem e sobretudo com “ganas” e penso que poderão formar uma bela máquina dentro de 2/3 meses com grande capacidade depois de terem um bocado mais de ratice (é certo).

    O sorteio da Champions foi o ideal, uma equipa “desconhecida” mas que já causou sensação o que nos vai (espero eu) deixar alerta desde já e nos obriga ao mesmo tempo a passar a eliminatória e esse sim vai ser o terceiro grande teste da época a Lopetegui e á equipa (já passou 2 , qualificação para champions e passagem da fase de grupos), chumbou 1, a eliminação da taça frente ao Sporting e pelo meio temos ainda a Taça para nos “desenvolvermos” ainda mais como equipa.

    Lembrem-se todos, nada está perdido e temos de continuar a trabalhar TODOS para que tal não aconteça.

    1. Desculpa la mas o grupo do benfica era realmente bastante mais dificil. Acho que isso nao merece sequer discussao, i.e., Leverkusen, Monaco, Zenit! E nos BATE, Bilbao, va la tinha la o Shakhtar para dizer que era Champions.

    2. Concordo quase em absoluto com o comentário e forma de ver as coisas! É lamentável a quantidade de comentários sempre que o FCP perde…os do costume, em que está tudo mal, somos uma merda bla bla bla! Nao somos nada, carago! Correu mal, so what? Mudar tudo nunca resulta…para esses da linhagem do “está tudo mal”, metam uma coisa na cabeca…é com estes que nos temos de lutar e jogar, por isso nestes momentos o que é preciso é UNIAO e APOIO!
      Já o nosso grupo da Champions, a n ser o BATE, Athletic e Shakhtar sao do nível do Bayer e Zenit…O Monaco versao 13/14 a nível qualitativo tava a anos luz do deste ano, já o Athletic paga a factura da venda do Herrera para o Man Utd, porque o nível daquela equipa é elevado.

  12. 1. Será que contratamos um Director Técnico (que seria bom) quando contratamos um Treinador, (muito muito limitado) ?

    2. Dos 16 melhores jogadores a actuar nos 3 grandes da Liga Portuguesa, teremos qualquer coisa como:
    9 ou 10 do FCP
    3 ou 4 do slb
    2 ou 3 do scp

    Isto não dá para ir em 1 º, desde o inicio da Liga?

    3. Será que os treinadores de Selecções jovens têm espaço no Futebol Senior, ( Lope + C Queiroz )?

    4. Jogos com equipes “difíceis” este ano : scp ( empate e derrota caseira ) slb (derrota caseira) e FC Shakhtar Donetsk ( 2 empates in extremis) ! Não será de meditar ?

  13. acho que há também um factor que é pouco mencionado, mas que pesa muito — o nosso 11 inicial tinha uma média de idades de 23 contra 27.5 o deles. é uma diferença enorme. e pelo menos podiamos dizer “estamos a preparar o próximo ciclo vitorioso” e tal, mas entre os que já só estão emprestados e os que têm contrato mas vão para outro desafio, quantos cá estarão pro ano que vem?

    de qq forma acho idiota culpar o Lopetegui. só acho estranho que ele não tem conseguido ainda resolver os problemas a sair a jogar (e cuidado que acho que o Basileia será forte nesse aspecto).

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.