Dragão escondido – Nº31 (RESPOSTA)

Ora então vamos lá ver quem era o moço:

dragao_escondido_31_who

Rui Jorge Sousa Dias Macedo Oliveira, o actual seleccionador nacional dos sub-21 (20? 23? Who knows anymore…), foi titularíssimo como lateral-esquerdo na equipa do FC Porto durante várias temporadas, até que a contratação de Fernando Mendes veio trazer maior segurança, alguma loucura e uma extensa experiência ao flanco canhoto da defesa portista, pelo que Rui Jorge, à procura de um novo desafio (e, constou na época, “empurrado” por António Oliveira para fora do clube), acabou por sair para o Sporting, onde foi suficientemente feliz, sagrando-se campeão nacional por duas vezes, que somou aos cinco títulos nacionais conquistados no FC Porto. Era um lateral ofensivo, rijo a defender e com bons cruzamentos, aparecendo muitas vezes em zona de remate. Na memória fica um golaço marcado ao Werder Bremen em jogo para aquele épico jogo num não-menos-épico da Liga dos Campeões em 1993/1994, com um estupendo remate de primeira a fazer o 2-0 numa altura em que Tomislav Ivic ainda liderava o FC Porto. Para se lembrarem desse grande momento de Rui Jorge que se transformou num daquelas imagens icónicas do FC Porto dos anos 90 (onde a luz ia abaixo nas Antas…e eu que bem me lembro de lá estar em plena Superior Sul nesta mesma noite…):

A fotografia diz respeito a um jogo da época 1995/1996, a última de Sir Bobby Robson no banco. Entre as demasiadas tentativas ao lado (às vezes, amigos, Occam’s razor funciona na perfeição…)

  • André – O “velhinho” tinha abandonado o futebol no final da temporada anterior…
  • Domingos – Fazia parte do plantel e era titular absoluto. Era uma boa hipótese.
  • Drulovic – Quase igual ao que foi escrito em cima, com a agravante de ser esquerdino e como tal mais adaptável à imagem. Mas não era ele, como podem ver.
  • Fernando Mendes – Chegou ao FC Porto apenas em 1997/98.
  • Folha – Mais um esquerdino, estranhamente MAIS ALTO (1 cm, que conta como os outros) que Rui Jorge. O gesto do cruzamento “à distância” também lhe dava boas hipóteses para ser o dragão escondido de hoje…mas não era ele.
  • Jaime Magalhães – Campeão europeu em Viena, tinha saído do clube no final da época 1994/95, depois de QUINZE temporadas ao nosso serviço.
  • Jorge Couto – Participou apenas em 17 jogos naquela que foi a última temporada ao serviço do clube, decidindo juntar-se ao…blergh…Boavista.
  • Rui Barros – Muitas vezes titular, este não enganava pela altura…11 centímetros de diferença ainda se notam bem…
  • Secretário – Titular, na maioria das vezes como médio-direito, com João Pinto a jogar nas suas costas. Saudades, amigos, muitas saudades…
  • Vlk – Fez parte do plantel entre 1990/91 e 1992/93, por esta altura já tinha regressado ao FC Vitkovice, de onde saiu para ingressar no FC Porto.
  • Wetl – A única época que passou no FC Porto (e a única passada fora da Áustria), foi em 1996/1997, pelo que neste ano jogava ainda no Sturm Graz.

Pela primeira vez, creio, houve dois vencedores, porque tanto o Pedro Miguel Ribeiro aqui no blog, com uma resposta certeira às 9h13 da manhã, como o Nuno Moreira (https://twitter.com/nunofcmoreira) acertaram no Rui…com as reservas de darem hipóteses alternativas. O primeiro a acertar sem propôr outras hipóteses foi mesmo um anónimo, às 14h03…mas não conta por ser anónimo. Raios! Ganham os primeiros! Vá, sinto-me natalício!

1 comentário

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.