Baías e Baronis – FC Porto 3 vs 1 União da Madeira

20150113 - FC PORTO - CF UNIÃO DA MADEIRA

Mais um jogo da Taça da Liga e mais um enorme bocejo. A equipa que entrou em campo tentou ser fiel aos princípios de jogo de Lopetegui, com extremo enfoque na posse de bola e na sua manutenção em zonas de conforto para cada um dos jogadores, mas a forma como raramente conseguiu desequilibrar um adversário entediante na postura defensiva foi novamente aborrecida demais de se ver com um mínimo de entusiasmo. Se todos os jogos da Taça da Liga forem tão bons como este, a competição ainda será menos empolgante do que parece. E não será fácil de o conseguir, acreditem. A notas:

(+) Evandro. Ao contrário do que tinha feito na jornada anterior em Vila do Conde, o brasileiro esteve bem melhor e foi o único jogador do meio-campo a mostrar-se activo e acima de tudo pressionante e sem problemas no contacto físico. Ruben (ainda a medo) e Campaña (nada acrescentou ao jogo) eclipasaram-se perante o dinamismo do “quinze”, que tentou subir sempre que possível e em constante movimento no centro do terreno e em apoio aos colegas da frente. Mereceu marcar o penalty e ainda por cima fê-lo bem. Quem diria?

(+) Óliver. É uma diferença abismal ver Óliver e qualquer outro jogador do nosso meio.campo a nível de simplicidade de processos em zona adiantada e na forma como joga de cabeça levantada. Aquele centro de gravidade baixo ajuda imenso mas é no discernimento da posição dos colegas e na condução de bola vertical que mais tem a oferecer. E oferece, felizmente.

(+) Quaresma. Este é habitualmente o tipo de jogos em que Quaresma se senta no seu sofá e anda a passear em campo, mas hoje esteve activo, sempre à procura da bola e mesmo não tendo tomado sempre as melhores opções foi um elemento vital na forma como rematou para o segundo golo, como sacou bem o penalty e como se mostrou sempre pronto a ajudar a equipa.

(+) O regresso (?) de Helton. Não sei se o capitão está em condições para regressar em pleno mas a forma voraz como se tentou mostrar aos adeptos foi como se tivesse voltado a ser um puto de 18 anos a estrear-se na sua equipa de (quase) sempre. É um guarda-redes que nos podia dar mais garantias que Fabiano pela capacidade de jogar com os pés em zonas avançadas e pela tranquilidade que transmite à equipa. Mesmo com 36 anos.

(-) Adrián López. Um jogo fraco, mais um. A mudança para o centro do terreno só pode mostrar a Lopetegui que pode ter de se desenrascar com outro moço (Gonçalo? Ivo? Outro qualquer?) naquela posição no caso de Jackson se lesionar, porque o espanhol parece não ter mantido a subida de forma e fez um jogo apagadíssimo, sem se mostrar livre para receber passes, a trabalhar pouco quando recuava a passo no terreno e falhando um ou dois golos em frente ao guarda-redes. É preciso ter calma para que o rapaz consiga melhorar, mas o tempo escasseia…

(-) A decisão do passe longo que continuo a não entender. Aconteceu a Marcano, a Reyes, a Ricardo e a Quintero. Vêem-se paralisados perante o posicionamento mais subido do adversário, reparam que a equipa não está com o equilíbrio certo e optam pelo passe longo. A minha dúvida perante esta opção é sempre a mesma: porque é que a bola raramente chega ao seu destino? Os passes saem pouco tensos, mal medidos, com força a menos ou a mais, mal orientados…e o que me deixa lixado é que da próxima vez que tentam, acontece o mesmo ou quase. Dudes. Falham um passe, esperem vinte minutos até tentar outro. Até lá, joguem simples. Obrigados.


Dois jogos, duas vitórias. Perfeito, ou quase. Só faltava haver futebol em condições, mas isso…deixo para o campeonato e (esperemos) para a Champions.

4 comentários

  1. Hoje como tenho praticamente so trabalho de escritorio para fazer, posso deixar aqui algumas consideracoes pessoais:

    Taca da Liga – Estes modelos de tacas com grupos sempre me chateou; eu sou da opiniao que tacas com grupos so deveriam existir quando as equipas sao um garante de qualidade, ou seja, Liga dos Campeoes, Campeonato do Mundo/Europa de Nacoes, e ponto final! Grupos com equipas banais e promocao de mediocridade nao podem ter grupos;e um arrastar de pessima qualidade.

    Adrian Lopez – As vezes nao quero sentir-me assim ou conjecturar hipoteses rocambolescas, teorias da conspiracao, mas honestamente, pagar 11 milhoes por um tipo que nao ten registo de golos (media de 3.3 golos por epoca nos ultimos 9 anos). Na ultima epoca no Atletico tinha feito uma media de 32 minutos por jogo, na epoca anterior a essa 47. Precisamos realmente de uma bola de cristal para verificar que esta seria uma contratacao falhada desde o inicio? Para mim ha ali dedo de um amigo agente que conhece o amigo director de sad/desportivo, senao nao terminava neste investimento cepo.

    Ivo Rodrigues – OK, so tens 19 anos, mas aquele olhar de frustracao calma que o Lopetegui te lancou prova tudo. Falhaste 4 bolas na boca da baliza quando era so encostar e e por isso que isso que o Cristiano Ronaldo e o Ronaldo e o Bebe esta no Cordoba.

    Angel – Se o Alex Sandro nao abre a pestana este gajo vai papar-lhe cada vez mais jogos. E que nao esteve acima da media, mas nota-se a sua presenca la. O Alex as vezes tenho de ir as folhas de presencas do Flashscore para ver se realmente esta a jogar.

    Ricardo – Seria um extremo de luxo daqui a uma epoca se ganhasse experiencia a extremo esta epoca. Mas assim sendo mais vale jogar a lateral que nao jogar.

    Neves -Bem-vindo, ainda vais dar muiiiito que falar no Porto desta decada!

    Helton – Esta na hora de comecar a pensar em ser o proximo treinador de guarda-redes. Ainda e seguro, ainda e muito bom, mas eu gosto de ver caras novas a serem lancadas para ter o futuro do clube assegurado.

    Oliver – que senhor!

    Reyes – Ja nem sofre do complexo. Foi absorvido pelo abcesso enorme que foi a sua contratacao e envenenou-se de descredito. Nao tem corpo para central num clube com historial de formacao de centrais que mesmo sem grande fisico eram rijos. Mais valia que fosse ja vendido, emprestado ate se poder recuperar o investimento quando comecasse a dar-se bem numa outra boa equipa europeia… Ainda falei com o meu primo (outro Portista de luxo) sobre a hipotese de o testarem a 6, mas o meu primo riu-se e eu comiserado encolhi-me… mas acredito que futuramente ate funcionaria!

    Previsoes – Ja recuperei o acerto, agora e so manter a batuta.

  2. Viva,

    A minha questão é a seguinte: se o quintero não tem jogado,e se mais tarde no jogo, o oliver não entra nem o quaresma… tínhamos feito alguma jogada de perigo ?

    Gosh, continuam a trocar a bola na defesa, ontem perderam umas 10 bolas na defesa…
    Na maioria das vezes jogamos sem velocidade, sem vontade de marcar, sem pressão a sério… acho que a palavra certa é garra! Houve momentos que pareciam uma cambada de amorfos a tentar fazer não sei o quê menos marcar golos.

    happy i’m not.

  3. acho um pouco dramatizantes os comentários sobre um jogo destes, contra uma equipa da 2ª liga, numa competição que não interessa a ninguém, num estádio vazio… como querem que se faça um grande jogo em condições destas? o Quintero ofereceu carradas de bolas em tentativas de passes longos, algo nada habitual nele, e mesmo assim rondámos os 75% de posse, só podia dar um jogo desinteressante!

    gostei de ver alguns jogadores “do futuro”, gostei do regresso do Rúben, também de ver o Helton (se bem que continuo a ter dúvidas se voltará a ser titular). gostei que a equipa está a ficar mais equipa, mesmo com tantas trocas. não me fez falta uma goleada ao União por 17-0 (aliás, não gosto de ganhar a equipas pequenas por números exagerados, acho que é um desrespeito e sinal dum clube pequeno).

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.