Baías e Baronis – FC Porto 4 vs 1 Académica

243614_galeria_fc_porto_v_academica_taca_da_liga_2fg_2014_15.jpg

Interessante, o jogo de hoje no Dragão. Mostrou o FC Porto com uma imagem personalizada como Lopetegui pretende, com as trocas de bola bem feitas na zona recuada, movimentações interessantes no meio-campo e jogo pelas alas para tentar abrir o adversário. E também mostrou o FC Porto na sua vertente mais aborrecida, com movimentações interessantes no meio-campo e jogo pelas alas para tentar abrir o adversário…raramente o conseguindo. É este o nosso futebol em Janeiro de 2015, com valores extremos de posse de bola mas alguma falta de audácia para conseguir transformar essa posse em algo que de facto dê frutos. Apesar dos quatro golos, claro. Mais abaixo, siga para as notas:

(+) Jackson. Ultrapassou Hulk e transformou-se no melhor marcador da história do Dragão. Longe dos valores de Gomes, Jardel ou até do papá do rapaz que hoje o substituiu, é um nome que vai ficar para sempre associado a golos. E raramente são banais, dos que nos esquecemos tão depressa como um prato de bifes de perú grelhados com pouco sal. São estes como os de hoje (especialmente o segundo), que fazem com que tenha ganho a reputação do “gajo que marca os difíceis e falha os fáceis”. Sem os exageros de uma análise a quente, é um ponta-de-lança quase completo, bom de cabeça, tecnicamente excelente e com jogo de equipa para vender em alta cotação. Parabéns, puto.

(+) Ruben Neves. Já que falamos em putos, temos aqui um espécimen de elevadíssima qualidade que colocámos este ano na primeira linha dos Jorges Mendes sequiosos pelo novo grande talento. Temos por isso um menor (a sério, o puto só tem mesmo 17 anos, confirmem no zerozero como eu tive de confirmar) que mostra talento e qualidade de execução ao alcance de poucos no futebol mundial e cada vez menos cá pelo burgo. A forma como joga de cabeça levantada, mantendo a noção de uma estratégia completa, faz do relvado um tabuleiro de Risco onde planeia a próxima incursão com inteligência, critério, capacidade criativa e espírito de sacrifício. Meu Deus, a forma como o rapaz lateraliza a bola é de fazer Pirlo corar, de sentar Gerrard no banco de suplentes e de mostrar a Matthaus como se joga à bola. Estou a ser exagerado? Dêem-lhe uns aninhos e logo veremos.

(+) Gonçalo. Celebrou o primeiro golo no Dragão como o seu pai festejou tantos e tantos outros golos que marcou nas Antas, com o braço estendido de baixo para cima em arco vitorioso, com um sorriso a cobrir as entusiasmadas feições de quem parece gostar do que faz. Entrou, rematou, marcou e ainda sacou um penalty. Tudo com classe, força e boa noção técnica. Precisamos de mais avançados? Do we bollocks!

(+) Tello. É verdade que falhou vários golos. Sim, vários. Demasiados. Uns mais fáceis que outros, mas ainda assim falhou. Mas mostrou-se muito mais activo que noutros jogos, muito mais dinâmico e pronto para investir contra a baliza adversária. É um Tello assim que quero ver, que todos queremos ver, um Tello que jogue no espaço, nas zonas que o oponente deixe abertas e por onde pode passar com velocidade e, talvez um dia, voltar aos golos. Já falta pouco…espero.

(+) Quintero. Na ala com ou sem espaço? Inútil. No meio sem espaço? Quase bom. No meio com espaço? Fucking genius.

(-) José Ángel a defender. Activo no ataque, forte nas investidas pelo flanco…terrível a defender. Posicionamentos constantemente falhados, algumas enormes hesitações nas bolas aéreas e um certo facilitismo perante jogadores rápidos que lhe apareciam pela linha. Uma espécie de Fucile 2011/2012, para ser gráfico.

(-) A automatização do recuo. Aborrece-me o constante uso deste recurso de estilo futebolístico que começou (não me esqueço) quando Lucho regressou. Há uma permanente vontade de devolver os passes para os colegas e uma exasperante falta de audácia ofensiva individual em prol do colectivo, mesmo que esse colectivo aposte em jogadas de apoio que só funcionam em situações de plena rotação da bola por todos os jogadores, com mais horizontalidade que um dia de ressaca depois de uma valente noite de copos. Percebo a ideia mas falta-lhe um desequilibrador (como Brahimi) para evitar que se jogue para passar tempo. Bolas bem passadas pela relva, ao menos isso temos ganho em relação ao ano passado…

(-) Académica. Se qualquer página de apostas de desporto da bet365 estiver com odds em condições, deve dar à Académica uns 5000000-1 para ganhar o campeonato. Não sei como é que conseguem sacar um ponto sequer de qualquer jogo onde entrem em campo, com tamanha falta de capacidade ofensiva e inúteis tentativas de fechar linhas sem que se tenham de preocupar muito com ataques. Atacar. Bah, coisa de fracos. Merecem sair da Taça da Liga, mereceram sair da Taça de Portugal (contra o gigante Santa Maria da AF Braga) e se há justiça no Mundo, vão merecer sair da Liga.


Et voilá, venha de lá o Marítimo. Meias-finais garantidas, a final está aí mesmo à beirinha e não acredito que o próximo jogo contra os homens de vermelho e verde na Madeira dê tantos golos falhados como o do passado Domingo. Nem com onze Tellos em campo!!!

14 comentários

  1. A minha previsao do jogo esteve a anos luz do que se passou na realidade, talvez um pouco motivado/desmotivado pela derrota no Funchal. Vou parar de vez por aqui com as previsoes e ver o que a equipa faz no futuro para nos alegrar. Ainda nao vi golos nem resumo mas so de ver a imagem do Goncalo no post, ja da para ver que as fez bonitas!!!! Precisamos de mais prata da casa, pelo menos 50% da nossa equipa deveria vir da formacao, mas parece que ainda nao estamos para ai direcionados. Bom, vencemos por numeros claros, e isso deixa-me contente. Agora uma questao sobre highlights. Eu costumava ver os resumos dos jogos portugueses no TVGolo que aparentemente deixou de existir para dar lugar ao OKGoal que so tem highlights das maiores ligas europeias. Alguem sabe onde se podem ver os resumos e golos noutro site?

  2. Bom dia,

    Como já disse uma vez, vejo estes jogos com a curiosidade de aparecer uma verdadeira bomba entre os menos utilizados eheh…

    Tivemos pela frente uma Académica muito fraca, mas a malta que esteve lá dentro foi séria e competente, o que deve sempre acontecer nestes jogos e é meio caminho para a vitória…

    Eu cada vez que vejo o Rúben Neves a jogar, tento ter alguma cautela pois é um menino e os sacanas às vezes prometem muito e depois por alguma razão param de evoluir, não sei o que lhe vai acontecer, mas que me adoro ver o rapaz jogar, ai isso adoro. Que fique muitos e bons anos…

    No outro dia encontrei um colega de infância com quem não falava à anos e ele disse-me, Miguel de ti na escola lembro-me bem que tu eras louco pelo Domingos (já passaram tantos anos que nem eu me lembrava), agora espero que daqui ao fim da carreira fique com o mesmo sentimento perante o Gonçalo ;)

    Um abraço e venha o próximo…

    Ps: parece que temos o Aboubakar de volta, espero que a Argélia domingo perca….

  3. Para o ano espero ter a titulares, ou pelo menos com muito mais utilização: Ricardo, Ruben e Gonçalo. E também o Sérgio. Com calma estamos a caminhar na direcção certa.

  4. ó Jorge, não comeces tu também… vencemos 4-1 contra um adversário que não joga nada, ainda tivemos uma quantidade de lances de perigo, um penalti transformado em amarelo para o Jackson (lance que por sinal nem se vê no resumo), assistimos ao crescimento dos putos da casa (grande golo do Gonçalo, mas porra, o Rúben é demais, sabe tudo dos tempos do jogo, impressionante!), e chegamos a conclusão que “também mostrou o FC Porto na sua vertente mais aborrecida”?!

    1. mas mostrou! houve alturas em que podíamos perfeitamente ter carregado num jogo mais vertical mas as trocas de bola foram muito recuadas. interessantes, mas recuadas. a Académica era um naco de margarina desfeita ao sol, porra…

      1. Mas ó Tom e o Marítimo joga alguma coisa? E o Boavista? E opróprio Guimarães?

        Contra nós é muito rara a equipa que consegue fazer seja o que for no jogo… marca sempre um golo aos trabolhões na única vez que vai à nossa àrea e é isso…

        1. mas não é a culpa do Porto se os jogos são pouco emotivos porque o adversário não joga nada. ou melhor: quanto mais competente o Porto, menos se vê o adversário. e depois todos dizem que foi um jogo fraco, enfim… é o que já custou o lugar ao VP, e mesmo assim muitos adeptos não aprenderam nada.

          e para resolver o problema dos adversários só chegarem lá uma vez e marcarem, qual seria a proposta? dar-lhes mais bola para lá irem mais vezes??

          (nota: há uma grande diferença entre as trocas de bola no início da época, quando muitas vezes foram mesmo entre os centrais e o guarda-redes, perto da nossa grande área, e as trocas agora que conseguem empurrar o adversário para o seu meio campo. tem muito a ver com o sentido de ocupação de espaços do Ruben Neves, que dá 4-0 ao Herrera quanto a mim.)

          1. os adversários têm sido eficazes, sem dúvida, mas ao mesmo tempo que acredito que ainda vamos melhorar na eficácia defensiva, não acredito que os gajos mantenham essa veia. e concordo com o que dizes em relação ao Ruben, a forma como recua para receber a bola dá esses ao Herrera e 10-0 ao Casemiro. e só não joga em vez dele porque…tem 17 anos e falta-lhe corpo. acho eu. ou são outros motivos. espero que não.

            eu não disse que foi um jogo fraco, não entendas mal. disse foi que a forma de jogar pode e deve ser melhorada. só isso, especialmente contra Académicas para preparar outros bem melhores…

    2. Aquela 1ª parte foi sofrível. Tivemos 2 jogadas de perigo o resto foi passar a bola de um lado para o outro e até assobiadelas houve ao meu lado.

  5. “(…) e não acredito que o próximo jogo contra os homens de vermelho e verde na Madeira dê tantos golos falhados como o do passado Domingo. Nem com onze Tellos em campo!!!”

    Rapaz, não tentes o diabo. (knock, knock, knock…)

  6. Duas notas apenas…

    1 – Quando Tello marcará um golo? Ou melhor, quantos remates vai precisar para marcar um golo? 100, 1000, 5000?

    2 – Estou cada vez mais farto da comunicação social, ontem no penalti não é que o gajo da tvi tem a coragem de dizer, penalti, mas já tem muita manha para a idade (ou qualquer coisa do genero). Há com cada inchado nas tvs que mete nojo!

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.