Baías e Baronis – FC Porto 1 vs 0 Arouca

252043_galeria_fc_porto_v_arouca_liga_nos_j25_2014_15.jpg

Lentidão, expulsão, reorganização, PENALTY!, calma, concentração, GOLO!, luta, suor, sofrimento, HELTON!, tranquilidade, PRIIIIIIIIIU, paz, descanso, massagens, sono, cama, amanhã há mais. Há dias em que a pressão se torna tão intensa e as pernas incapazes de responder que me questiono se estará alguma força divina a conspirar para que não sejamos campeões. Tudo nos acontece, desde as lesões de elementos-chave, aos dilúvios que impossibilitam o futebol, aos menores rendimentos de algumas peças importantes, e hoje às expulsões de guarda-redes numa zona tão próxima do meio-círculo como da baliza. Vamos lutando e vamos sofrendo até a gorda cantar de vez. Notas já aqui em baixo:

(+) Helton. É inegável a empatia do brasileiro com os adeptos e se houver justiça no Mundo e os joelhos do homem aguentarem, será o titular até final do campeonato. Ajuda a equipa e transmite confiança com o jogo de pés, com a elasticidade com que aborda os lances (salvou o golo do Arouca num voo estupendo) e com a inteligência emocional e a “ratice” que há tanto tempo peço que os nossos jogadores tenham. Todos estes factores fazem dele titular e não se fala mais nisso. Desculpa, Fabiano, mas há que saber quando fomos derrotados.

(+) Quaresma. Lutou desde o primeiro minuto e saiu esgotado quando a equipa precisava de mais velocidade pelo flanco e quando Brahimi, também cansado, ainda conseguia manter a bola nos pés tempo suficiente para ir deixando o relógio passar. Quaresma foi a imagem de um jogador “dos nossos”, que nunca vira a cara à luta…apesar dos adversários lha terem tentado virar à força, como no lance do penalty não assinalado (é que nem falta foi…se não achou que tinha havido contacto, não seria pelo menos jogo perigoso?!) ou em vários outros onde foi puxado e obstruído como única forma de impedir o seu progresso. Assistiu Aboubakar e ainda falhou mais um ou dois golos por mérito do guarda-redes. Bom jogo.

(+) Marcano. Destaco o espanhol pela facilidade com que parecia aparecer a saltar com os avançados contrários, ao contrário do seu colega de posição (ver abaixo), e como desarmou os atacantes do Arouca pelo chão e pelo ar de uma forma consistente e simples, sem inventar nem decorar os lances. Curioso pensar que aquele que era originalmente o teórico quarto posicionado na luta por um lugar se assume agora como titular indiscutível e a grande perda para a primeira mão dos quartos da Champions. É a prova evidente que com trabalho e simplicidade de processos qualquer um pode ser titular. Basta mostrar que tem valor para isso.

(+) Luta e espírito de sacrifício. Não foi bonito. Não foi bom. Não foi agradável. Não foi fácil. Mas foi o jogo possível para uma equipa que se viu a jogar desde o quarto de hora com dez, depois de um jogo desgastante fisica e mentalmente na passada terça-feira. É fácil arranjar desculpas para a falta de acuidade ofensiva ou para as constantes falhas nos passes a rasgar e na ai-tão-estuporada forma como cedemos o meio-campo ao adversário, mas a perspectiva manteve-se intacta de início a fim. Era um jogo para ganhar. E a equipa manteve-se fiel aos princípios quando pôde e lutadora quando não era possível. Lutou e correu e trabalhou sempre com o intuito de guardar a vantagem, subalternizando-se a um Arouca que tinha muito transpiração e pouca inspiração. E nós rebatemos esses dois vectores do jogo ao nível que era necessário. Casemiro, Alex Sandro, Herrera, Aboubakar e tantos outros terminaram o jogo exaustos mas cientes que tinham feito o seu trabalho. O aplauso das bancadas no final da partida foi o prémio merecido.

(-) Fabiano. O jogo fora da baliza não é o seu ponto forte e nunca o será. E este tipo de saídas parvas, que já nos custaram dois pontos este ano no Estoril, são exactamente o tipo de eventos que fazem dele um homem que não dá segurança necessária para um guarda-redes de uma equipa que durante tantos anos se habituou a ver nomes que nem seria preciso pensar muito para concluir que estávamos tranquilos lá atrás. Com Fabiano esse cenário raramente acontece e mais cedo ou mais tarde há uma ou outra falha que lhe tolhem ainda mais a moral e a reputação. Hoje, com a expulsão (certa, na minha opinião, porque com ou sem Ricardo na cobertura, em jogo corrido é uma decisão que aceito sem problema) e o lance que lhe deu origem, Fabiano perdeu-se aos olhos dos adeptos, que preferem ver Helton de muletas na baliza do seu clube.

(-) Indi. Relembrem-me lá quanto é que pagamos por ele? Por um internacional holandês que não ganha UMA ÚNICA PUTA DUMA BOLA DE CABEÇA AOS ADVERSÁRIOS? UMA, PARA AMOSTRA!!! E não era propriamente uma equipa de Janckers, carago! É inegável que tem força e parece que sabe o que quer quando sobe com a bola controlada, mas cedo se mostra nervoso e tão propenso a erros como um Stepanov alcoolizado. Com Maicon e Marcano a marcar pontos consecutivos, não vejo hipótese do Bruno Martins “ora cá vem a bola, deixa-a bater, ora raios” Indi voltar a ser titular tão cedo. Pelo menos até Maicon se lembrar de fazer uma finta de corpo a um adversário em cima da linha de golo, à Mangala. Se calhar nem assim.

(-) A entrada de Tello. Um flashback para os meses de Setembro/Outubro, em que Tello não se fazia aos lances, adormecia em campo e mostrava tão pouco que me fez questionar o porquê da sua contratação se o nível exibicional não subisse. Sei que esteve em Espanha por motivos familiares e o pai estará enfermo, mas se não estava em condições para jogar, devia ter dito ao treinador e pedido para ficar de fora. Caso contrário, não há desculpa para deixar o lateral passar por si várias vezes e pela incapacidade de pressionar para ajudar a equipa a tapar o flanco. Um one-off, espero.


Três pontos. Sofridos, suados. Uff.

14 comentários

  1. Foi um jogo daqueles que deixa qualquer um com o coração na boca! Acho que a equipa está (tem) com uma personalidade tremenda, à imagem do treinador! Só assim, com esta garra e vontade de ganhar é que foi possível ultrapassar todos os obstáculos da partida! Ainda não vi na televisão os lances do jogo, mas uma equipa que depois de estar a jogar com menos um, vê o arbitro deixar seguir aquele lance do Quaresma…tira do sério qualquer um! E o que aconteceu? A equipa continuou a lutar…a lutar…e a lutar! Orgulho nesta equipa! Orgulho neste FCPorto!

    Negativo: Fabiano, claramente não é, nem nunca foi GR para o FCPorto!
    Positivo: Personalidade da equipa!

    PS: Não sejas tão mau com o Martins Indi, eu até acho que ele em forma é o melhor defesa do campeonato! tens que ver que o moço está fora de forma…muitos jogos seguidos no banco! Temos que ter calma! Ele já provou que é um excelente jogador e ainda tem margem de progressão!

    Abraço Portista!

  2. Ó Jorge, tu ás vezes lembras te de cada uma. Essa do Tello não lembra ao diabo. Entrou aos 76 minutos numa equipa que estava há uma hora a jogar com menos 1 e que já só queria que o jogo acabasse. Querias que fintasse o campo todo e fizesse o 2-0?

    Podias ter aberto uma excepção e meter nos Baías o Iuri Medeiros. O puto é daqueles que não engana. Que venham mais como esse que o engenheiro agradece

    1. o Iuri tem talento sim senhor, mas já havia muitos baías para dar :) quanto ao Tello, compara o que ele fez hoje e o que tinha feito em Braga quando estávamos a jogar com 9 há quase tanto tempo e empatados a um. se entra, é para dar o litro. uma jogada, uma falha, uma displicência…e lá se vai o campeonato.

  3. Jorge, já agora, não te incomoda que Lopetegui fale das arbitragens jogo sim, jogo sim? Para um clube onde os adeptos sempre se orgulharam de não se justificar com árbitros, em oposição a outros, não me lembro de um treinador tão “persistente” e frequente nas críticas. Além disso, mete-se em assuntos que não são propriamente da lavra dele.

    1. faz parte de uma política de comunicação inexistente, em que o treinador é o que dá a cara pela equipa. planeado ou não…só eles saberão…

  4. Isso de andares a falar mal do Indi que nasceu no Barreiro onde vivi 11 ajos e feio. A minha ame ainda la vive, foi la que joguei na Quimigal nos iniciados. ‘Ta mal falar mal do Indi pa. OK, o hajo eclipsou-se, mas vou-te ser sincero, quem e que na nossa zona central da defesa nao andou eclipsado durante largos tempos? Vamos la fazer uma breve analise retrospectiva: ora veio um Rei (Reyes) por 9 milhoes, vale agora 4.4, nao joga nadinha, esta perdido na sua vida futebolistica e ate na segunda liga fez apenas 7 jogos. O Anjo (Angel) e anjinho e nao assusta ninguem, aos 25 anos com 5 jogos feitos mais vale regressar a Roma e visitar a Capela Sistina porque o templo do Dragao nao lhe cai bem, e demasiada pressao. Emprestaram-nos mais um de Italia para fazer uma boa Campana, e nada, molhou o bico uma vez e vai voltar a Sampdoria sem saber se era realmente uma Campanha ou um apeadeiro desses perdido no Alentejo. Depois irrita-me sobremaneira trazer tanta tralha de fora quando temos um Victor e um Ricardo a quem parcas oportunidades sao dadas. Sem jogos ninguem ganha rotinas, sem jogos ninguem ganha confianca. O indi e bom, mas precisa de jogar, quando ele nos safar na primeira mao do proximo da Champions vamos perceber que sermos causticos com um tipo que quase nao tem jogado e injusto. O Maicon, ahahahahahahha, nao tem Maicado nada de jeito. Tem rasgos de intensidade com mental impairments dificeis de perceber. Resumindo, as equipas sao feitas de rotinas e se nao se da essa rotina, a menos que se seja um jogador de classe mundial que se adaptam a qualquer equipa e situacao com excelencia, nao ha mente futebolistica que o consiga imediatamente. OK, va, agora e favor pedir desculpas ao Indi quando puderes. Nos percebemos que passaste um jogo complicado, as emocoes a flor da pele, o Fabiano que anda tonto (mas tambem nao e tao mau como o pintas – vi o Helton fazer coisas de bradas aos ceus – sim, e infinitamente melhor que o outro, mas tambem custou-nos 3 vezes mais – o Fabiano foi so 1.2 milhoes). Abraco! Tick that Arouca box, matey!!!

  5. Eu não consigo dar baronis a uma equipa que ganha com 10 :)

    Portanto ficam os Baías: Quaresma e casemiro. O primeiro porque atacou e bem, houve lá uns lances que se o sacana tivesse passado tinhamos ganho o jogo por 2 ou mais.
    O casemiro, porque deu porrada qdo foi necessário e ganhou faltas. Ganhou é mesmo a palavra chave.

    O Dakar… houve lá uns momentos em que me pareceu que o lopetegui lhe estava a dar indicações porque ele não se aproximava nos lançamentos e era necessário, parece-me que falhou no jogo com a equipa contra +1. Tinha de descer mais, tinha de correr mais ( casos em que o brahimi e/ou o quaresma ) tinham a bola e arrancavam e ele ainda ia mtoooo atrás…

    De resto, podemos começar a jogar com 10. Deve ser a preparação para a ida à Luz. ;)

  6. Oh Jorge não achas que o «baía e BARONIS» devia mudar de nome? É que o menino victor não para de meter nojo !…..

      1. Sim já li. Aliás como «ando de olho nele», leio, vejo e oiço, tudo o que diz e faz. A minha opinião é que ele quer um tacho na federação do Fernando Gomes e por esse motivo está farto de vender a alma ao diabo.Não merece tudo o que fizemos por ele, quando o Scolari se meteu com ele !….

  7. como excepcionalmente todos têm direito a discordar (bem, nos detalhes, diga-se) com a melhor análise dos jogos do Porto na web, cá vai também a minha opinião: é injusto dizer a respeito do Marcano “é a prova que qualquer um pode chegar a titular”. como se fosse qualquer um… gostei desta contratação desde o início (e do responsável dela, o Lopetegui), o gajo é o melhor dos nossos centrais e é titular por um motivo simples: ele sabe mais do jogo do que qualquer outro dos nossos centrais, todos eles fracos a esse respeito. não terá o físico dos outros, mas sabe muito melhor onde tem que estar e por onde tem que sair com a bola. talvez seja a pior baixa possível para a Champions, porque acontece numa zona do campo onde se pode tornar muito mais crítica para a equipa do que não ter o Óliver ou o Jackson mais a frente.

    1. quando se diz “qualquer um”, é pela pouca imagem de capa que mostrou quando chegou. já tinha ouvido falar nele como também já ouvi falar de dezenas de outros centrais, mas raramente o tinha visto a jogar e nunca me tinha chamado a atenção. não estava a depreciar o rapaz :)

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.