Baías e Baronis – FC Porto 4 vs 0 Basileia

20150310 - FC PORTO - FC BASEL 1893

Estou rouco. Rasguei a garganta toda em cada um dos golos do FC Porto, desde as curvas de Brahimi e Herrera às pazadas de Casemiro e Aboubakar, foram pérolas que me ergueram pelo ar num Dragão cheio de euforias mil e com uma harmonia que só uma grande noite europeia pode trazer. É complicado atirar com os clichés sem que nos venham bater no focinho mais tarde, mas este foi um jogo quase perfeito, apesar da lesão de Danilo. Teve de tudo: excelentes trocas de bola, olés, brutalidade defensiva, mudanças de flanco perfeitas, um guarda-redes voador, laterais em lados trocados e golos estupendos. Excelente, meus caros, ex-ce-len-te! Vamos às notas:

(+) FC Porto. Obrigado, meus caros. Obrigado por uma noite de futebol que me fez saltar, que me enervou e me obrigou a gritar para dentro do campo, a insultar adversários e a louvar os vossos esforços. Obrigado, Herrera, por teres subido a produção e por mostrares que me engano muitas vezes quando digo que não sabes rematar uma bola. Obrigado, Casemiro, por aguentares os meses de Setembro e Outubro onde te chamei gordo e lento e em geral uma fraca amostra de ser humano. Obrigado, Aboubakar, por não levares a mal ficares no banco porque o Jackson tem mais calo nisto. Obrigado, Neuer…perdão, Fabiano, por decidires hoje mostrar ao Helton que também sabes jogar adiantado. Obrigado, Alex Sandro, por não trocares os pés quando te trocaram de lado. Obrigado, Maicon e Marcano, por estarem tão atentos e jogarem tão simples, tão bonito, tão prático. Obrigado, Evandro, por saberes esperar fora do campo e por saberes esperar também dentro dele. Obrigado, Brahimi, por mostrares que os livres directos voltam a ser uma oportunidade para marcarmos golos. Obrigado a todos pelo que fizeram hoje, onde um badocha careca na bancada do Dragão voltou a ser um menino, a abraçar o pai e a saltar com os golos como se fossem os primeiros que via na sua vida. Obrigado pela excelente noite que me encheu de orgulho. Não percam este espírito, só têm a ganhar com isso.

(+) Golos em remates de fora da área. Os ingleses costumam dizer: “when it rains, it pours“, que traduzo livremente para: “quando começarem a rematar de fora da área, entram logo quatro de uma vez“. E hoje foi um maná de remates, cada um melhor que outro, com golos geniais dignos de figurar nas listas de melhores do ano. E ainda ficou na memória mais um tiraço de Casemiro e outro de Aboubakar. Chiça que vocês quando se lembram de me dar razão, rapazes, não brincam em serviço!

(+) Casemiro. A única exibição individual que merece destaque para lá do colectivo. Um jogão do brasileiro, o único no meio-campo que conseguia lutar com o corpo perante os badochas suíços e que conseguiu perante a maior capacidade técnica e jogo mais subido e pausado de Herrera e Evandro. Inteligente no posicionamento, lutador no choque e estupendo no corte, fez um jogo quase perfeito com a quantidade de bolas que recuperou, as vezes que surgiu a dobrar os colegas em zona defensiva e a força que transmitiu ao confronto físico com os brutinhos dos adversários que enfrentou. Ah, e marcou um dos melhores golos de bola parada que vi ao vivo. Só isso.

(-) A lesão de Danilo. Não reparei na queda do rapaz porque fiquei a olhar para Fabiano. Cedo deu para perceber que nada se passava com o guarda-redes (que é um fiteiro bem acima da média, admita-se) e quando virei os olhos para Danilo, vi-o inerte no relvado. Passam logo imagens de Foé e Fehér pela mente e arrepiei-me ao pensar que o rapaz podia ter sofrido algo bem pior que uma comoção cerebral. Ainda bem que não é grave. Podia perfeitamente ter sido.

(-) Os lenhadores suíços e a arbitragem novamente amiga. Nunca estive em Basileia, mas deve ser uma localidade com uma notável ausência de árvores, pelo menos nos sítios onde estes moços passarem. Samuel, o líder do bando de assassinos suíços e sem dúvida detentor de livros inteiros com os esqueletos de armário dos árbitros por esse continente fora (uma espécie de Maxi em versão Europeia), jogou aproximadamente 150 minutos a mais numa eliminatória com dois jogos e não consigo entender porquê. Mas não foi o único, porque os amigos do Walter decidiram mais uma vez aproveitar toda a facilidade que o árbitro (outro) lhes concedeu, arrastando pés pelo chão e elevando a entrada de carrinho a uma forma de arte marcial. E depois a puta da cereja mijona em cima do bolo. O lance que dá origem à falta de onde apareceu aquele monumento do Casemiro é notável. Um homem do Basileia no chão, com os colegas a ignorarem-no como se faz a um sem-abrigo numa paragem de autocarro. Seguem com a bola sem qualquer problema, até que a perdem…e Tello, sem saber muito bem se haveria de sprintar ou de enviar a bola para fora (na dúvida, corre, rapaz, corre como o Forrest!!!), apanha mais uma machadada suíça…e ainda é insultado pelo adversário por não ter fair-play. A lata que é preciso ter para aquela atitude é de gente com tomateira de aço e uma gigantesca falta de fibra, à qual se pode somar o árbitro, incapaz de mostrar autoridade perante tamanha falta de nível. Pensem duas vezes antes de elogiar a cultura cívica dos centro-europeus. Muitos são desta laia, gente que merece receber jactos de urina pela traqueia abaixo.


Quartos de final da Champions. Ahhhhh, sabe bem conseguir ser grande nos grandes momentos.

15 comentários

  1. Falta só uma pequena nota na sua análise de hoje: nesse incrível lance do Tello o Marcano acaba por ver um amarelo que o tira da primeira mão dos quartos-de-final. Um pequeno grande detalhe. Com razão ou não, foi um amarelo completamente desnecessário.
    De resto totalmente de acordo com esta análise.

    Saudações tripeiras!

  2. Get in! Que golos, que performance, que espírito! Que alívio o Danilo nao ter nada de grave! Que golo do Miro! Que tiro a fazer lembrar o Guarin! Gostei muito, obrigado pelos 90 mins de classe e inspiracao a mais de 2000 km de distancia!
    Venha o Arouca e siga com a mesma cadencia de jogo!

    Cumps

  3. O melhor jogo do FCP este ano! Tudo nos correu bem ( tirando o fabiano decidir partir o danilo todo :P ).

    Grande jogo, enormes golos, então aquele do casemiro.. cum caralho! Duvido que volte a fazer um igual, mas espero que faça muitos ao serviço do FCP. Já o primeiro golo nasce de um corte do rapaz.. Um senhor corte. Já reparam no peso que ele perdeu ? Já não é badoxinha.

    Nunca mais chega o proximo jogo dass.. :))

  4. Nem mais Jorge, Casemiro! Acrescente-se o facto, tantas vezes ignorado, de ser um tipo com 38 ou 39 anos, ou então 23 ou 24, que nunca foi titular na Europa, para se ficar pasmo pelo facto de ser ele o “dono” do meio campo. O tipo fez isso tudo que diz, como sempre muito bem, ali em cima, e ainda aconselhou calma a malta e mostrou a peitaça aos lumberjacks. Chapeau!

  5. grande jogo, excelente mesmo!! e sem três dos titulares absolutos, impressionante

    raras vezes vi um clube tão antipático como este Basileia, os adeptos a assobiar um jogador que está a ser assistido para ir pra ambulância, a equipa a não colocar a bola fora quando têm um colega lesionado mas depois a exigir que nós abortemos o contra-ataque, fizeram tudo para merecer os olés

      1. E o lídér da claque foi detido nas galerias de paris depois de deitar 3 seguranças (pugilistas do boavista) abaixo! Ou o boxe está mau, lá para o bessa, ou o tipo é um ANIMAL..que não o emplastro..:D

  6. Só temos de agradecer estes Nazis terem vindo cá com esta postura, o lance do Tello juntamente com o cântico da marcha fúnebre quando o Danilo é levado para a ambulância, só faz com com que os adeptos se unam e isso passa para dentro do campo. É continuar com este espírito de equipa e união e esquecer os assobios quando o Fabiano demora a meter a bola em jogo, o Maicon tenta demonstrar que tem técnica, o Tello não decide como devia.. O próximo jogo não é para a Champs mas é tão ou mais importante para esta etapa final!

    Parabéns Jorge por mais um grande Post!
    Abraço

  7. também gostei muito, e do seu post.
    tenho dos retoques:
    tenho andado longe, e se bem que nunca deixe de acompanhar, não tenho disponibilidade de tempo para comentar… para falar a verdade não tem havido muita contestação: a equipe está bem e recomenda-se e as respostas aos tolos já começaram a ser dadas: aos que preferiam o treinador do zbording, aos que preferiam o Paulo Fonseca, aos que acham que o JL é um flop, etc,etc… mas, indo um pouco atrás, não gostei do seu texto sobre o Herrera – para quê se um homem não tem culpa de ser feio estar a lembra-lo e a todos nós disso? para além de me parecer totalmente injusta a análise – e ontem, de volta a casa, e porque fiquei na “porta 18” bem que me apeteceu ir ter consigo quando o homem disparou para o fundo das redes !… Yes, he may not be handsome, but his kick was beautiful… As mudanças de flanco quando o jogo estava a ficar congestionado, as aberturas, foram dele . e foi ele que ainda no fim do jogo antes de entrar o quaresma, ainda ia pressionar o guarda-redes… pode ser um mal-amado, mas é um jogador muito útil.
    de resto seja dado também o devido crédito ao treinador. sem nunca ter jogado na Champions, pegou num conjunto de homens a fazerem-se, e outros a pensar em voar para outros lados, e fez uma equipe que melhora a cada jogo, e mostra vontade de melhorar cada vez mais!
    e mais, a calma da equipe depois da saída do Danilo em maca, a tranquilidade com que os jogadores assumem outras posições dentro de campo se necessário for, diz muito do trabalho que está a ser feito. e não custa nada falar disso.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.