Não é a tua grande oportunidade. Mas é uma oportunidade.

Porto's Aboubakar celebrates his goal against Shakhtar Donetsk during their Champions League soccer match in Porto

Meu caro (3 milhões por 30% do passe) Vincent,

Falo pouco contigo, rapaz. Dei-te uma palavrinha aquando do jogo contra o Shakhtar, quando tentaste acertar num rapaz qualquer que estava na Superior Sul do Dragão mas onde a maldita baliza te apareceu pela frente e te tramou a pontaria. Vá lá, deu golo, mas eu não acredito que tivesses marcado um golaço desses e que ninguém pareça recordar-se disso para lá do obscuro arquivo de meia-dúzia de fanáticos. Enfim, coisas da história de um clube que, habitua-te, tem sempre destes infortúnios.

Não temos um histórico muito vasto de goleadores africanos. Vasto em termos de número, porque em valia tivemos um argelino aqui há umas décadas que até foi jeitoso e marcava golos de costas e tudo, se conseguires imaginar. Mas quando comparado contigo era um poucochinho diferente a nível de…bem…quase tudo. Tu és um calmeirão, um gentil gigante, um armário de força e alguma técnica (já me lembro da tua “rabona” aqui há umas semanas, nada mau) e uma seta apontada à baliza contrária, ao passo que o outro moço era…bem, era só aquilo que todos sabemos. E provavelmente nunca conseguirás jogar como ele, mas também quem é que diz que todos os jogadores têm de imitar um antecessor? Cada um tem as suas mais-valias, o seu nível e a sua capacidade que colocam em campo ao serviço da equipa e tu não serás diferente. Pareces-me um gajo voluntarioso, cheio de altruísmos e simpatias. Lembro-me do teu gesto, oh se me lembro, logo num dos primeiros jogos em que entraste e onde o Quaresma te deu a marcar o golo da vitória (terá sido em Vila do Conde?) e tu procedeste a celebrar junto dos adeptos, sempre a apontar para o colega que te passou a bola, perfeitamente ciente do mau momento que o rapaz passava nos media e, quiçá, até no balneário. Fizeste logo amigos nas bancadas e na televisão, Vincent, não tenhas dúvida. E já agora, desculpa lá, mas isso do Vincent tem de acabar. Aqui serás Bincent. Sempre Bincent que os Vs são só para vitórias sem aves pelo meio.

A malta tende a comparar-te ao Quinzinho. Eu sei, é uma parvoíce e até eu já caí nessa desgraça. Sabes que para os trintões como eu, a imagem do angolano é difícil de apagar e o nome tornou-se um adjectivo ao longo dos anos, usado e abusado para qualificar qualquer jogador da tua raça que tenha a tua raça. Redutor, eu sei, mas não censures o povo pelas parvoíces de uma vida. É malta simples que não sabe ser de outra maneira e não o faz por malícia nem ódios, apenas por força de hábito. E olha que o Quinzinho até ficou bem visto por cá, apesar dos poucos golos que lá ia marcando.

Seja como for, tens agora alguns jogos para mostrar trabalho durante mais que os infelizes 15/20 minutinhos que foste acumulando grão após grão, quando o Jackson deixava de ter pernas para tudo ou quando era preciso outra arma lá na frente. Agora, durante alguns jogos, essa arma serás tu. Diria que o Gonçalo também tem uma palavra a dizer, mas é curtinha e ferida pela inexperiência que tu, titular da tua selecção das camisolas justas e futebol com perfume, já podes jogar com o resto das fichas. Mostra-me lá o que vales, marca uns golinhos e ajuda o teu novo clube. Para o ano, quando fores aposta para arrancar de início, já podemos saber melhor com o que é que podemos contar.

Força, puto. Estamos a contar contigo.

Sou quem sabes,
Jorge

11 comentários

  1. Vale o que vale, mas ele parece o Reverse Flash. Tem tudo o que tem o seu companheiro de posição (menos takonazos e afins, mas tentar marcar um golo de bicicleta, um gajo de 1,82 m, nada mau) mas olha, Jorge, contra o BATE, recebe a bola do Tello, tiraço lá pra dentro, contra o Shakhtar, tiraço lá pra dentro, and so yon. Parece-me menos rendelhado, e ainda bem. O defeito do Jackson é só marcar coisas complicadas! E este tipo consegue marcar penalties! Já viste? E já jogou a extremo! E sabe cruzar!

    Epá, já era o que iamos ter pró ano, certo? Março, Agosto, who gives a fuck? E mais a mais, se conhecemos o Jackson, daqui a 2 semanas diz que está pronto pró Nacional.

    Abraço Azul e Branco,

    Jorge Vassalo | Porto Universal

    1. toda a razão, já um amigo me lixou a cabeça (merecidamente) no Facebook. mea culpa. Benni, rapaz, pago-te um fino quando cá vieres!!!

  2. “Não temos um histórico muito vasto de goleadores africanos” – Benni McCarthy,inesquecivel digo eu.

    “A malta tende a comparar-te ao Quinzinho” – Blasfémia digo eu,completo desconhecimento sobre o que vale
    o Vincent(não tem culpa de no seu lugar jogar um monstro como Jackson,que o impede de de se mostrar!

    Amanhã TODOS verão Aboubakar!

    1. mea culpa quanto ao Benni, certíssimo! já em relação ao Quinzinho, só falo do que vou ouvindo. já vi o Aboubakar a jogar montes de vezes e sei que não tem nada a ver um com o outro ;)

      1. Importante é seguirmos em frente amanhã ! Aboubakar é mais um para ajudar nesse objetivo que não será nada fácil!Os suiços não são tão frageis , como deram a entender no primeiro jogo! Só um Porto,unido,solidário poderá ultrapassar mais este obstáculo, Abraço

  3. A principal diferença entre o Jackson e o Aboubakar são as movimentações… Aboubakar ainda tem que comer muita sopa até chegar ao nível posicional de Jackson mas é claro que apresenta outros argumentos para ser explorados e bem pelos colegas.

  4. O Jackson é um jogador que não sabe jogar sem estilo. O Bincent está profundamente a cagar-se para o estilo. O Jackson é artista. O Bincent é resultadista. O Jackson procura a estética do golo. O Bincent mete-a lá dentro.
    O Jackson faz meia equipa. O Bincent faz golos. O Jackson “sai” ao Falcao. O Bincent “sai” ao Weah.
    Tão diferentes, tão bons!

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.