Baías e Baronis – Bayern Munique 6 vs 1 FC Porto

790

Nota prévia: se notarem mais vernáculo que o costume, não me censurem. É o que sai neste momento.

“Se aquela puta entrasse”, dizia-me um dos vários companheiros portistas com quem vi o jogo. Referia-se à bola que Jackson rematou pouco depois de reduzirmos para 5-1, numa altura em que o Bayern descansava e nós tentávamos salvar mais um bocadinho dos pedaços em que se tinha transformado o sonho de chegar às meias-finais da Champions. E tinha razão, porque se aquele remate fosse para a rede, talvez conseguíssemos fazer tremer os alemães, que depois daquela primeira parte onde foram mais eficientes do que teriam imaginado possível, já descansavam em campo. A esperança era essa, a fome de mais um golo, mais uma fugaz tentativa de empurrar os rapazes de Guardiola para trás e de fazer alguma coisa com tão pouca cabeça e discernimento que coloquei as minhas expectativas todas naquele lance. Não entrou. Já tinham entrado suficientes para que a esperança fosse fútil. Enfim, de volta à Terra com estrondo. Vamos a notas:

(+) Jackson. Ele bem tentou mas a bola não chegava lá. Correu e procurou roubar as bolas ao adversário mas o puxão colectivo para trás fez com que também tivesse de recuar sob o risco de ficar completamente isolado do resto dos companheiros. Subiu na segunda parte, marcou um e podia ter marcado o segundo, mas ficou a centímetros. Se tivesse entrado…talvez pudéssemos ter feito o Bayern tremer um bocadinho. Assim, ficamos pela tentativa. Ainda assim, Jackson foi dos menos maus.

(+) A entrada de Ruben. Com o Bayern sem sequer tentar muito, foi Ruben que se mostrou no relvado do Allianz Arena e fez com que a equipa conseguisse rodar bem melhor a bola do que tinha feito na primeira parte. Corrijo, fez com que *finalmente* começasse a rodar a bola! Firme, bom no passe, estabilizou um meio-campo destroçado e deu algum ânimo a um grupo de colegas mentalmente destruídos.

(+) Bayern Munique. Aquele terceiro golo devia ser recriado em computador e exibido sempre no arranque de um jogo a contar para qualquer competição profissional. Perfeito na recuperação defensiva, no endosso da bola para a lateral, na movimentação de dois avançados assimétricos no posicionamento e na criação de lances e a concretização quase perfeita. Para lá da forma como nos esventraram durante aquela primeira parte, com uma eficácia extraordinária e uma capacidade de rotação de bola acima de qualquer outra equipa no Mundo, foi a facilidade com que o fizeram que fez com que não conseguíssemos reagir a tempo. Sem Ribery e Robben, a equipa foi singularmente unida no centro e obteve os espaços que precisava para mostrar, à alemão, que os gajos quando estão chateados vão acabar por chatear terceiros. Não admira que, como dizia outro colega portista, “os dois eventos mundiais em que participaram dizem tudo”. E nós íamos sendo arrastados pelo terceiro. O FC Porto é capaz de ganhar um em cada dez jogos contra o Bayern. E o que ganhou só serviu para os enervar, como se uma formiga fizesse cócegas num elefante. Há equipas más, medíocres e boas. E depois há este nível.

(-) Aquela primeira parte. Uma mini antes do jogo arrancar. Começa a partida, um pontapé para a frente, duas perdas de bola, mais uma mini. Reyes perde a bola, Herrera não despacha, Quaresma chega tarde à dobra, Óliver desaparece do campo, Jackson está longe, onde andas Casemiro, Maicon recebe para trás, Fabiano chuta torto, Marcano atrasado, Indi a dar espaço e Brahimi perdido na relva. Mais uma mini. Golo de Thiago. Ainda lá vamos, calma, foi azar e o gajo apareceu ali sozinho, também havia muito espaço para o Bernat centrar, é preciso fechar melhor, sem problema, vamos lá, estrutura, ajuda, força rapazes. Mais uma mini, oh foda-se aí vem o Götze com o canto, não deixes, salta, vai, desce, vai, SALTA, ANDA!…merda. OK, miúdos, força, subam, subam a equipa, não se deixem ficar aí atrás, cuidado Casemiro com o contacto, vai com ele Indi não o deixes cruzar, ei de primei…olha o Mull…cuid…merda. Mais uma mini. E agora é só marcar um e empata-se isto, rapazes, vamos lá, ninguém desiste, ninguém se deixa ir abaixo, já recuperámos pior que isto, cuidado com o meio, não deixes o gajo…desviou? parece que desviou…oh Fabiano foda-se não me lixes, a bola até ia direita a ti, porra, nem o Helton em Paris ou em Londres com o Chelsea…agora está tramado, não sei se ainda lá vamos, mas ao menos não se deixem enrolar mais, fecha o gajo, Maicon, não o deixes rem…foda-se. Mais uma mini. Intervalo. Tou, pai? Ah, já estás a ver o Barcelona. Eu sei, eu é que sou doente, mas é o que temos. São uns meninos, pá, já viste que entraram cheios de medo? E eles são bons, tudo lhes corre bem. Pois é, não sei o que fazer. Ao menos que tentem agora fazer alguma coisa, não sei o quê, o Quaresma ainda vai prá rua não tarda nada, mais vale sair. É isso. Ainda faltam 45 minutos, não é? Estamos fodidos, é o que estamos. Não sei o que fazer. Não faço ideia. Nunca vi nada assim. Blitzkrieg o caralho que nós não somos a Polónia, mas parecemos. Tanques contra cavalos. Tanques contra póneis tuberculosos, é o que é.


Nada mais há a dizer. Ou melhor, haveria muito para dizer mas é impossível conseguir elevar a moral três ou quatro horas depois do jogo. No Domingo, como disse Ricardo Quaresma, é para ganhar. Essa sim, será a única maneira de levantar o queixo depois do jogo de hoje.

29 comentários

  1. Quaresma a mostrar mais uma vez o porque de nunca ter feito nada de jeito no Inter. Nem no Chelsea.
    Só aqui.

    Um autêntico jogador de circo, que joga para o seu umbigo.
    Quando vi aquele primeiro golo, a falta de tes** do homem… Mas o que é aquilo… ao menos que desse uma pantufada no Bernat…
    Mimado do car*****

  2. Este resultado pesadissimo e vergonhoso para mim tem um so culpado, Lopetegui. E digo mais, esta atitude de tentar causar surpresa quando existe necessidade de rever planos para uma determinada funcao ja vem de muito antes. Lembram-se de Antonio Oliveira levar Costa para jogar em Inglaterra contra o Manchester United. Nessa noite fatidica levamos quatro. QUATRO. Podem discordar de mim mas Reyes nem como central serve porque iria servir como lateral direito contra uma equipa tecnica, tactica e plena de velocidade? Indi a lateral esquerdo quando uma das nossas maiores necessidades era contra-atacar rapido? Porque esteve Ruben Neves no banco quando tinhamos dois golos de vantagem e precisavamos tamponar o maximo possivel? Onde esta Brahimi a jogar melhor que Hernani neste momento? Para que ter Victor Garcia, Angel, Evandro, Ricardo Pereira, Hernani, se depois se inventam adaptacoes idiotas. Nao podemos todos julgar que somos Mourinhos e por Eto’s a jofar a lateral e a dar certo. Tens de saber ler a fibra do jogador. O Reyes depois desta prestacao e fazer as malas e ir-se embora por um dois ou muitissimos mais anos. 9 milhoes por isto e simplesmente ridiculo e a culpa e so dele, ja lhe foram dadas hipoteses. Muitos ha que nao tem tantas oportunidades. No mundo da bola muitas vezes e make it or break it. O que me deixa minimamente esperancoso e que depois de uma derrota o Porto sempre vem com uma goleada. O Porto deve uma vitoria incontestavel na luz para rever os padroes de honra que foram muito abalados.

  3. @João Carlos Silva: Não é verdade. Sim, ele podia ter corrido mais mas também foi apanhado em contra-pé. Não vamos agora trucidar o nosso melhor jogador neste momento ( ou talvez o jackson ) porque não deu tudo num lance.

    De resto concordo com tudo o que disse o Jorge, foi uma primeira parte hedionda, entramos muito cagões e a jogar assim contra um bayern não dá. O quaresma parecia um segundo lateral direito e não um extremo, tudo porque o Danilo não estava lá. Nem o Alex sandro, não deixo de pensar que se estivessem teria sido diferente…mas aqui já entramos pelos “suponhamos”.

    Siga a rusga, estivemos nos 4º, ganhamos um jogo, perdemos ( e bem ) um segundo jogo. Não foi assim tao pessimo: 4-7 no fim de contas.

  4. Mas ter um guarda-redes a sério dava muito jeito! Terrível no 2º e no 4º golo.

    Continuo a dizer que vou-me lembrar do Fabiano esta época por nos tirar muitos pontos não me lembro de nos ter ajudado em algum jogo!

    1. Ora aí está… Eu acho que foi principalmente por aí… Bola ía à baliza… era golo… mal posicionado e muito tremeliqueiro… mas pronto. Paciencia!!! Agora domingo há que mandar a conta a pagar a alguém.

  5. Grande Jorge, um sincero abraço solidário de um benfiquista.
    Tenta aproveitar a desgraça a teu favor. Na próxima 6ª feira joga no Euromilhões nos números: 14, 22, 27, 36, 40 e nas estrelas 6 e 1 =)
    (Desculpa mas quando um rival perde 6-1, não mandar uma graçola que seja devia ser considerado crime!)
    Estou em crer que (e infelizmente para mim), Domingo será outro Porto a apresentar-se na Luz.

    Um abraço
    Pedro Silva – Cabelo do Aimar

    1. aqui a taberna está sempre pronta a receber essas coroas de flores, expectáveis e aceites com um sorriso da cor da camisola do Arouca. * suspiro *

      domingo vai ter de ser diferente, mas acho que os rapazes vão levar muito a peito e se as coisas começam a correr mal…cala-te boca.

      abraços,
      Jorge

  6. É o que temos e é bem verdade! A este nível e depois da 1ªmão, entrar como entramos, todos borrados dá nisto! Quem quer andar nestas andanças não pode intimidar-se com nomes ou com estádios por mais nome que tenham senão estão sujeitos a sair com um cabaz que foi o que nos aconteceu ontem! Equipa perdida, nem as pernas respondiam, enfim… domingo jogo do ano, á que levantar a cabeça e disputar esta final como se fosse a última da nossa vida, mas ficou clarinho, não é com Marcano, Fabianos ou Herrera que vamos lá… pena menos na Champions, não têm estofo sequer para serem titulares do Porto!

  7. Acho piada a dar na cabeça do Quaresma quando na primeira parte pareceu o único defesa a sério que tivemos… Ah ódiozinho de estimação… :3
    Mas depois ninguém fala do Maicon a comer sono no primeiro e no 3º golos (no 3º então é incrível, “Ai a bola vai para as minhas costas, o próximo que compense”.

    Foi uma pena… E só pecou por ser tão duro, ainda assim ninguém nos tira o que se passou na semana passada. E agora é pensar na Luz, já com Danilo e Alex Sandro de volta, e tentar fazer o Benfica pagar a factura…

    De louvar ainda o pessoal que os foi receber ao aeroporto. Obrigado malta por serem adeptos que também lá estão nos maus momentos e que foram injectar alguma confiança nos moços. Espero que eles se sintam tão tocados quanto eu.

  8. Pois eu acho isto uma injustiça tremenda e uma roubalheira sem igual! ENtão dois jogos são quatro partes, certo? Ganhámos 2-1 na primeira; 1-0 na segunda; perdemos 0-5 na terceira; e empatámos 1-1 na quarta; e eles é que passam? Pelamordedeus!!! O fundo de verdade da piada estúpida vale o que vale, mas está lá… Mesmo que os nazis tenham andado mais devagar depois de terem a barriga cheia. Também é verdade que lhes chegaram 30 minutinhos ao seu melhor nivel para arrumar a questão… Oh well, está na hora de apresentar a conta na Luz! Abc.

  9. pqp…

    mesmo assim, um grande obrigado a esta equipa, e a este treinador, por nos terem feito sonhar, nunca esquecerei o jogo da semana passada. o que é pena é que a aprendizagem de ontem vai servir maioritariamente aos clubes ricaços que contratem estes jogadores nas próximas temporadas, mas espero pelo menos ver um ou outro (o Rúben, o Ricardo…) mais uns bons anos por cá.

  10. A mim parece-me que perdemos o jogo com a táctica defensiva do treinador.
    E comprovou-se que o Fabiano é um guarda-redes mediano, fica a ideia de que em pelo menos 2 golos o Helton tratava da questão sem muitas ondas.

  11. Jorge o culpado principal é lopetegui! Renunciou a todos os seus principios que tanta esperança me davam de um brilharete na Champions. E tu quase que profetizaste como sendo uma possibilidade. Uma decisao Jesualdesca de ultima hora. Contra o Bayern tem que se tentar ter bola. TENTAR. Se lhes cedes o dominio jogando em bloco baixo é o que eles querem. Eles e todas as equipas treinadas por Guardiola. Aliás, se eu fosse treinador, faria uma coisa completamente estupida perante os padroes defensivos do futebol actual, mas com grande convicçao que era a melhor forma de defrontar as equipas de Guardiola. Eles passam o meio campo com a bola controlada. E sobem todos o maximo que podem. Deixar sempre 3 homens à frente da linha da bola. 3 ou 4. Depois eles poderão usar essa possivel vantagem, e será sempre um risco, haverá muitas situaçoes de igualdade numerica a defender, mas tambem sera mais facil nao afundar a equipa e ter possibilidades reais de sair a jogar. Reparem que Guardiola recuncia a ataques rapidos. Se tiver possibilidade ele prefere que TODA a equipa adversaria recue e se coloque nos ultimos 30 metros. Xavi fazia isso tantas vezes. Rodar sobre si proprio, até o adversario estar TODO organizado defensivamente, o que parece um contrasenso, mas nao é. Para os afundar, principalmente psicologicamente. Depois aqueles segundos imediatos a seguir à perda de bola em que parece uma manada de bufalos a procurar recupera-la. O tiki-taka é acima de tudo PSICOLOGICO. Quando finalmente a outra equipa respira, ja nao tem a bola ha tanto tempo, que ja nem sabe o que fazer com ela. Eu pessoalmente odeio o tiki-taka e pode muito bem vir a destruir o futebol mais imprevisivel pelo qual nos apaixonámos. Mas é a estrategia mais brilhante, provavelmente, da historia do futebol!

    E Lopetegui renunciou a tudo. Bloco baixissimo. Reyes, um jogador de distrital e há muito que o digo, laterais-centrais, menores possibilidades de sair a jogar.

    E eu odeio esta postura de “eh pá, eles sao a melhor equipa do mundo, já foi muito o que fizemos!”

    TRETAS! Um por um, quando analisarmos daqui a um par de anos, quando Oliver espalhar classe em Camp Nou, quando Jackson brilhar num tubarão, quando Brahimi fizer igual. Quando Casemiro for um jogador importante no Real(nao com qualidade para titular absoluto mas ainda assim importante), quando Fabiano for cognominado de “aranha mulata” num Mundial(ok esta era só para enganar) e nos recordarmos que este Bayern estava bastante desfalcado, vai doer! Porque foi tudo, tudo psicologico. Tivessem aqueles meninos as nossas camisolas e nós as deles e tudo seria diferente.

    Uma vergonha foi o que o foi! Uns meninos é o que eles foram, principalmente o Lopetegui que se arrisca este ano a um numero de Lopeseiro!

    1. Ainda não tinha lido isto, mas foi exactamente o mesmo que disse a quem viu o jogo comigo. Estar na alemanha foi dificil… porra.

      E Jorge, faz aquilo que te disse na sms se vires esses caralhos na rua!

      1. Eles são grandes pra carago, achas que eu tenho tomates para isso? Ainda encontrei o Maicon uma vez a comprar roupa na secção de bebé mas eu também estava a fazer o mesmo e parecia mal ;-)

  12. agora todos falam muito sobre o bloco baixo, claro que também não concordei, mas não acredito que o Lopetegui quis jogar assim o tempo todo… só que mal a equipa começou a pensar em subir a defesa levámos logo a bola ao poste num ataque rápido, e era claro que ficar com dúvidas e falta de confiança ia ser letal num contexto destes.

    quem chama ao que aconteceu de vergonha do meu ponto de vista devia ter vergonha ele próprio.

  13. Antes de mais tenho de dar os parabéns ao Bayern que veio cá com uma atitude á 5LB e reviu a estratégia para o jogo de ontem.
    O futebol total é aquilo que ontem vimos, uma equipa compacta que não nos deu qualquer espaço na 1º parte, plantando-se no nosso meio campo e nós conseguimos sair de forma nenhuma.
    Quanto a tacticas (tiki-taka), é isso mesmo uma táctica que só resulta se houver interpretes á altura tais como os que o Bayern tem.

    “Todos” sabíamos que aquilo de ontem poderia acontecer (ou cá ou lá) e não podemos passar de bestiais a bestas, o treinador estava limitado nas suas opções mas mesmo que não estivesse aquilo poderia acontecer.

    É obvio que é uma derrota pesadíssima e que pode abalar a nossa concentração para Domingo mas temos de ser inteligentes e racionalizar (na medida do possível) esta humilhação.

    Chegámos muito longe nesta competição e somos a equipa Portuguesa com mais jogos nas pernas, a rotatividade que todos criticavam deu para perceber que o plantel tem jogadores bons, médios, fracos e muito fracos como o caso de Herrera e Reys que não parecem cá estar, principalmente Herrera que está a tapar Rubem Neves que é muito melhor ou Evandro.

    Se têm lido os meus comentários notam que falo de Herrera muitas vezes pela negativa, mas faço-o sem ponta de perseguição, é apenas pelo que o vejo não fazer para quem joga a titular.

    Por ultimo Quaresma ontem jogou a lateral direito fazendo vários SPRINT’s á zona recuada para ajudar na defesa e percebe-se claramente que sente mágoa da sua carreira pois sabe agora que poderia ter sido um dos melhores do Mundo.

    Jackson que tanto critiquei o ano passado pelo facto da novela da saída o ano passado, mostrou e mostra ser um profissional a 110% e não sei se o melhor para ele será sair para uma equipa “pequena” dessa Europa fora ou ficar cá e aspirar a vencer mais títulos, mas ele decidirá.

    Por ultimo houve muito querer dos jogadores para saírem com a bola controlada quando o que impunha era limpar, nada mais do que isso, um ponto a rever eventualmente.

    Fizemos uma boa Liga dos Campeões, estivemos a um passo das meias finais, sonhámos muito numa competição onde entrámos sem bilhete, nunca é demais lembrar.

  14. Acima de tudo esta equipa não tem capacidade mental para jogar contra estas equipas! Em casa é uma coisa, lá fora e para decidir a eliminatória foi o que foi! Aliás , falam do grande jogo do Bayern, o grande mérito deles foi aproveitar a forma descrente, sem classe, sem personalidade que entramos… vejam o jogo novamente e reparem por ex aos 10min com o Bayern a trocar a bola e o Herrera parado, repito parado a subir as meias!! Uma vergonha de exibição, se no domingo não se entrar com outra atitude lá vai o campeonato e depois quero ver…

  15. Desde os primeiros jogos que o digo…Treinador é um Flop tegui – poderia ser um bom Diretor Técnico, mas treinador de miudos e nada mais… Felizmente para ele, as pessoas esquecem facilmente, estamos atravessados com o Jorge Mendes, nada a fazer.. Ao menos que o 5lb lhe atribua a Aguia d’ouro… espera lá, com aquele jogo da Taça, tb o scp terá de lhe atribuir o Prémio Stromp…

    Um bom Lorpategui nos saiu…então aquela do Reyes, que ele conhece há 11 meses !!!

  16. Jorge
    De uma década para cá,isto e o normal do clube.
    O Porto que se apresentou,ontem na Alemanha foi um de dinâmica de liga nacional,e de nível e classe igual,a vulgar pessoa que o treina.Sem desprimor, para o adversário.
    Quanto a massa adepta,entraram na vulgaridade que caiu o clube,o seja depois da canonização e ida o purgatório,será que se vai fazer luz.
    Quanto o figurino Espanhol,indecentemente do que aconteça no domingo,não deixará de ser para Mim, rascamente vulgar
    Fui

  17. Eis um post de um verdadeiro portista!!!!
    tentei por muito mais palavras dizer o que o Jorge diz com o encanto e a beleza com que a sua prosa me delicia cada vez que visito este tasco!!!!
    è vinho do bom aqui!!!

  18. Estive a tentar conter-me e não comentar… quando os comentários são parvos, mas vale esquecer.
    mas, tem coisas que por serem tão insanas me deixam a funcionar em três cilindros!
    Apostei quando vi tanto povo no aeroporto, que se perdêssemos, muitos dos que lá estavam iam cantar outros cânticos! Óbvio, né?
    O povo gosta é de estar com os que ganham!
    E dar porrada nos que caiem… oh, que bom que é!
    E, claro, se houver um treinador para levar com a “culpa”, ainda melhor! (a culpa é uma coisa muito portuguesinha!… sempre alguém tem de ter culpa! )

    Que ódio !

    1. parece que adivinhaste o título do post que estou a escrever neste momento. já me conheces não me conhecendo. continuo a dizer que tens um fino à tua espera quando quiseres!

      um abraço,
      Jorge

  19. Agora mais a sério, temos de ir dar uma sova aos vermelhuscos da 2a. Circular. Não há volta a dár-lhe. Tem mesmo de ser. Temos de os meter no bolso e ainda ter tempo para fumar um cigarro (ou uma shisha).

  20. O que me vale é Deus ter decidido oferecer ao criador deste BLOG a deliciosa virtude de escrever prosas que apesar das desgraças que por vezes nos assolam ainda conseguem fazer sorrir e olhar para a frente com optimismo.

    Um bem haja, amigo Jorge.

    1. Obrigado, António. As desgraças não nos fazem felizes mas ajudam a colocar os eventos em perspectiva. Não custa viver, custa é saber viver!

      Abraco,
      Jorge

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.