Baías e Baronis – Benfica 0 vs 0 FC Porto

257015_galeria_benfica_v_fc_porto_liga_nos_j30_2014_15.jpg

Não tinha grande fezada para o jogo. Ainda assim, saí de casa e fui ver a bola com amigos para um café na baixa do Porto, rodeado de portistas que apoiavam a equipa mas lamentavam cada lance perdido, cada passe falhado e cada inconsequente ataque que a nossa equipa protagonizou perante um dos campeões em título que pode revalidar o troféu com o seu pior futebol dos últimos anos. Tinha logo de nos calhar um JJ resultadista quando percebeu que a jogar bonito raramente havia de ganhar. Enfim, os moços tentaram, lutaram e fizeram o que podiam fisica e mentalmente. Não chegou. Não há sumo para mais. Nem tomates. Parece que este ano esses também tem vindo a faltar. Vamos a notas:

(+) A pressão alta no centro. Se o Benfica permitiu que jogássemos com o bloco subido, também não é demérito nosso que o tenhamos ganho. Casemiro bem na zona recuada, Ruben prático no centro com Evandro e Óliver a rodar a bola como podiam no meio de tanta perna e pontapé à solta, conseguimos impôr alguma ordem e manter a bola como precisávamos. O facto de não ter havido incursões ofensivas suficientes devido à falta de um dos extremos deveu-se no fundo à opção de Lopetegui que não tendo conseguido ganhar o meio-campo na primeira volta, decidiu enchê-lo de gente na segunda. Ganhou o meio-campo, perdeu em acutilância e velocidade. Era expectável mas a aposta foi ganha. Não valeu de muito mas ainda assim conseguimos empurrar o Benfica para trás, o que nem todas as equipas conseguem.

(+) Alex Sandro. Foi um Alex de fina colheita, cheio de garra na luta individual e a aproveitar o facto de Gaitán estar a jogar tanto como Sálvio no jogo de hoje. Esteve forte, subiu com velocidade e não fossem algumas más decisões (e se tivesse sido só ele…) no último terço e teria sido bem mais importante no jogo. Mesmo assim é bom ver Alex a jogar com fibra e com convicção até à última, acabando o jogo esgotado como se viu num dos últimos lances em que não consegue controlar a bola em velocidade porque…já não a tinha.

(+) Casemiro. Cortes de carrinho é com esta versão brasileira e bem avantajada de Otamendi a trinco, porque não só se coloca na perfeição perante a progressão do adversário como usa bem o corpo para levar a bola e parar o ataque. Não parece o mesmo badocha que cá apareceu no início do ano e só tenho pena que provavelmente não o consigamos segurar por cá a não ser que haja contrapartidas extra na venda do Danilo ao Real Madrid.

(-) A quantidade absurda de passes falhados. E voltamos a isto, que desde o tempo de Vitor Pereira me enervava. Bola para Maicon, mão no sobrolho para tapar o sol e cá vai disto. Corre, Jackson, CATRAPUM, bola em Júlio César. É das maiores parvoíces que me lembro de ver a nível de organização de jogo de uma equipa de topo, onde apenas um avançado corre como um doido para apanhar a bola enviada do cimo de uma qualquer colina com um canhão napoleónico, com qualquer tipo de ridícula expectativa que o homem se vá posicionar para receber o esférico, controlá-lo na perfeição e esperar meia-hora que os colegas subam. E isto na zona recuada, porque a quantidade de passes desperdiçados em zona de preparação para finalização foi um dos motivos pela quase total ausência de situações de perigo que deixámos por criar hoje na Luz. Nervosismo, falta de pernas, seja o que for, não se podem falhar tantos passes.

(-) Herrera. Alguém se oferece para dar uma chapada a este gajo logo no início do jogo para ver se acorda? É tremenda a lentidão com que recebe a bola e o ritmo que tenta imprimir ao jogo quando tem a bola controlada em zona de pressão é tão elevado como a marcha fúnebre tocada em 12 rotações. Demora tanto tempo quando recebe a bola que lhe caía logo em cima o Samaris, o Pizzi, a águia Vitória que estava a comer erva em Monsanto, trinta gajos da claque que desceram do terceiro anel e doze toupeiras que por ali passavam. Herrera é muito lento e como dizia um amigo na semana passada, acha que todos os outros são lentos como ele. Nestes jogos então, onde cada metro do terreno é disputado com virilidade e velocidade, ainda se nota mais.

(-) Sem ovos e com poucos “huevos”. O busílis. O torcer de rabo da porca. O lançamento da moeda. Ou seja, aquilo que decidia o jogo. Lopetegui entrou em campo a tentar controlar o jogo e a manter o meio-campo nosso, esperando que a posse de bola decidisse a inclinação do campo e fizesse com que a equipa produzisse o suficiente para marcar um golo. Não conseguiu. E não conseguiu porque ao contrário do que Julen parece pensar, a equipa não carbura a esse nível. Os rapazes entraram com garra mas com pouca cabeça, dando ideia que o plano era não sofrer em vez de marcar dois. O título decidia-se neste jogo, por muito que possamos todos pensar que ainda faltam quatro jornadas e há hipótese do Benfica tropeçar e cair num qualquer estádio por aí fora. Não é provável. E ao ver isto, urgia que tivesse mais audácia ofensiva, que atirasse o cachecol para os quintos do caralho e se mandasse para cima deles com raiva e fúria, de orgulho ferido e fome de vitória. Não foi isso que vi. Talvez não seja só Lopetegui que não o fez, talvez Munique ainda andasse no córtex dos jogadores, temerários depois da enxaguadela de realidade que apanharam na terça-feira. Mas se a luta foi boa e os rapazes se bateram com garra e dedicação, o facto do jogo se ter travado a meio-campo por força da estratégia de Lopetegui foi o início do fim da história. Lembrei-me de Vitor Pereira naquele inacredivável 2-3 na Luz em 2012. Sim, Vitor Pereira tinha mais ovos (Hulk, Moutinho, Fernando, Lucho, James, por exemplo) para fazer uma omolete. Mas também teve mais “huevos”. E isso fez toda a diferença.


Quatro jogos, doze pontos. Vou telefonar ao Nate Silver para me dar a probabilidade de sermos campeões, mas aposto que não é alta. Não interessa, até ao fim vou acreditar. Vocês também deviam.

65 comentários

  1. Disfarças bem o – a Lopotegui…

    Meu caro amigo, se não houve futebol hoje ou melhor, se houve mau futebol, tudo se deveu ao teu treinador que decidiu colocar 4 medios (+1) criando uma batalha campal no centro do terreno. Ruben Neves, Casemiro, Evandro, Oliver (+ Brahimi) fizeram mais estragos no centro do relvado do Benfica num só jogo que em toda a época. Funcionou bem, porque impediu que o Benfica conseguisse fazer 2 passea seguidos. Quando 1 jogador do Benfica tinha a bola, estavam sempre 3 azuis à volta. Mas futebol zero! Na segunda parte abriram um pouco o jogo, o que permitiu ver um pouco do futebol do Benfica. Mas pouco.
    Quanto ao pior futebol que relatas, não tens visto os jogos todos do Benfica. Pergunta aos adeptos do Nacional e da Académica, literalmente esmagados pelo rolo compressor.

    O que me surpreende é o teu treinador nunca admitir que falhou, que não esteve bem, que não tomou as melhores opções, que o adversário foi melhor. Foram melhores diz ele? Mais posse, menos remates. 2-1 em oportunidades. Por ele está sempre tudo muito bem. Na Alemanha saíu satisfeito, afinal perdeu por apenas 7-4.

    Gostava de saber o que disse ao Jesus no final do encontro, apesar das imagens falarem por si. Cumprimentaram-se, abraçaram-se e o Jesus de sorriso simpático mudou de cara pelo que disse o espanhol, que tem muito pouco respeito pelo futebol português.

    Faltam 4 jogos, nada está ganho. A única vantagem é que o Benfica só depende de si. É como diz o outro, o Porto já não pode ganhar o campeonato. O Benfica é que o pode perder. Mas isso não seria inédito…

    Abraço!

    1. Desculpa, porque estás a falar do nosso treinador, quando o teu treinador ficou contente por ter empatado?
      Ele que teve a semana toda para preparar o jogo, e há tempos que não faz outra coisa do que jogar neste retângulo?
      Rolo compressor ?
      Não vi nenhum! Vejo é muita basófia!

      Por último,tens a certeza que é “o espanhol” que tem falta de respeito?
      ?

      (Apre Jorge, não sei porque não “modera” certos comentários !
      isto é tudo em prol de quê ? …
      eu não vou a casa dos outros dizer mal do que lá vejo.
      Acho que um pouco de contenção não faz mal a ninguém.
      Enfim, o blogue é seu…)

      1. tenho uma política aberta quando as pessoas não se insultam, ainda mais quando se tratam de amigos. parvoíces permito, bocas pra barulho vou moderando. mas sim, o blogue é meu e os critérios mantém-se, curiosamente hoje não tive de censurar nenhum. deve ser do 25 de Abril :)

      2. se não viste nenhu rolo compressor tens visto poucos jogos do Benfica. em casa contra estoril, boavista, nacional, academica, setubal,… os 73 golos devem ter vindo do éter.

        o comentador anterior limitou-se a confirmar a ideia do escriba deste blog. acertada, por sinal. não era jesus que tinha que arriscar. era lopetegui. e não o fez, para grande surpresa minha, porque sempre me habituei a ver o porto nestes momentos a “ir para cima”. é o próprio autor do blogue quem o diz.

        o benfica jogou para o empate? não mais que o porto. aquele onze foi uma mensagem clara para os jogadores azuis: esperar pelo erro do Benfica. e mais nada.

        contente pelo empate, o jesus? não – ele próprio disse que isto não sabia a vitória. mas o empate é melhor para o Benfica que para o porto.

        quanto ao que o escriba afirma dos jogos que faltam ao Benfica – é muito fácil perdermos pontos em 2 deles. o porto tem é que ganhar os seus 4. barcelos, como sabemos, é campo muito duro, estadio tipo caixa de fosforos que retrai o jogo aos alas. o ano passado o benfica com muito mais solucoes que agora empatou lá. e guimaraes – todos sabemos que guimaraes é cidade orgulhosa e deve ser dos que mais farao para impedir que alguem, quem quer que seja, la festeje titulos.

        esta tudo em aberto.

    2. N vou entrar em discussoes sobre as “grandes e fantásticas” exibicoes…só tenho dois reparos ao seu cometário. Alguma vez ouviu um treinador admitir q errou ou falhou? N ouvi o Jesus a fazer isso quando perdeu no Dragao tendo o David Luiz como lateral esquerdo, ou quando fez entrar Roderick Miranda para segurar o 1-1 no jogo mítico do min 92. Todos os treinadores fazem isso no balneário. Depois, essa do treinador do FCPorto n respeitar o futebol portugues…é preciso descaramento quando o guru do jogo rasteirinho estava do outro lado. Manuel Machado, Luis Albero (jogador do Nacional) Domingos Paciencia, Vitor Pereira, Tim Sherwood, o polícia q agrediu em Guimaraes…fico-me por aqui, mas acho incrível os costumes brandos, quando realmente somos mt mais exigentes com os outros do q com “os nossos” ;)

    3. estás a exagerar um bocado a performance do Benfica 2014/2015. não vou contestar o futebol deste jogo em particular porque foi mau de ambas as partes, mas dizeres que o Benfica tem sido um rolo compressor…dude, get real. se esta época trouxe alguma coisa foi do pior futebolzinho que o teu clube mostrou e o meu não foi muito melhor. o campeonato foi nivelado por baixo, não tenho dúvidas disso. e não foram literalmente esmagados, mas isso é o grammar nazi dentro de mim a falar, que tu bem conheces.

      no fundo, quem não tem respeito é o Lopetegui? o gajo que elogiava as equipas todas antes de jogar contra elas? TODAS? ou será o JotaJota, com os lotrepeguis e lopoteguis e as bocas foleiras em inúmeras conferências de imprensa? estás a deixar que a soberba tome posse no teu cérebro e estás-te a transformar num daqueles adeptos que só falam de peito cheio e só defendem atacando. não te fica bem.

      por isso se forem campeões receberão sempre os parabéns da minha parte. mas serão uns parabéns resignados para com um clube que foi beneficiado por arbitragens (deliberadamente ou não, não é o meu lugar dizer) e jogou um futebol mesquinho e pequenino todo o ano. e isso é ser campeão, sim, mas não dá grande pica. trust me, I’ve been there.

      abraço,
      Jorge

      1. Sou o mesmo adepto de sempre… :)
        Repito: vê os jogos Benfica vs Nacional e Benfica vs Académica… Não é fácil jogar melhor… Claro que depois há jogos maus, mas há que não esquecer que por vezes, há do outro lado uma equipa que surpreende e que se assim não fosse, nunca Benfica e Porto perderiam pontos…

        Quanto ao Lopetegui, elogiar o adversário antes das partidas é o que todos fazem. O que nunca o ouvi dizer (também não vi os jogos todos) é uma palavra elogiosa para o adversário DEPOIS do jogo. Não tinha que ser ontem porque ninguém os mereceu, mas o homem dá a entender que faz tudo bem, mesmo quando é assobiado e perde pontos. O Jesus pode ter todos os defeitos e mais algum, mas quase sempre tem uma palavra de apreço pelo adversário, mesmo quando as coisas não correm bem.

        Não vou entrar em troca de palavras com os outros comentaristas porque respeito o teu espaço. Mas como perderam o seu tempo a responder, deixo só umas notas:

        @reinemargot, não ofendi ninguém, tenho uma opinião contrária. De vez em quando gosto de ouvir o que dizem os adversários, por isso cá venho. Experimente, pode fazer-lhe bem. Quanto ao ficar contente, palavras de Jesus “este empate não sabe a vitória”. Estava era mais satisfeito que o seu treinador porque manteve a distância. O seu treinador precisava de ganhar e jogou num 4-5-1…

        @Ivo, reflicta um pouco sobre os casos que mencionou: Manuel Machado é um tipo intragável. Basta ver a forma como trata os jornalistas nas flash interview, armado em dono do bom português. O Vitor Pereira era um santinho, como se vê nos casos que anda a criar na Grécia… O Tim Sherwood preferiu ver um jogo na bancada em vez de estar com os seus jogadores… O polícia NÃO foi agredido, foi puxado na defesa de um adepto. Um caso destes seria considerado heroico pelos lados do dragão…

        Para terminar, refiro que só aqui venho comentar porque gosto de falar de bola com o autor deste blog, que é um amigo. Não o faço nem em blogues vermelhos e não escondo a minha identidade. O autor é uma pessoa que adora futebol, que vive o futebol com paixão, quase sempre “sóbrio”. Que é como deve ser. É uma grande adepto do FCP e gostaria que muitos benfiquistas fossem como ele. Mas de vez em quando gosto de picá-lo um pouco e trazê-lo para as discussões de café. Nada mais.

        Abraço!

        1. @Paulo Abreu, tudo bem que o Machado é um tipo com um vocabulário claramente acima da media, mas isso n faz dele o mau da fita quando todos vimos quem provocou quem….ahh n, tava a dar instrucoes pra defesa! Historinhas pa vender jornais.
          O Vitor Pereira, quer queira quer n, é exactamente da mesmo nível que o Jesus, explorando a via da provocacao imensas vezes. Por ultimo, a historinha do policia define bem a velha maxima de sermos mais brandos com os nossos. Primeiro é um soco no braco do policia, logo agressao, segundo se fosse eu, voce ou qualquer outro tuga adepto era logo detido! LOGO DETIDO!
          Cumps

          1. Defina agressão? Tentar afastar o braço do polícia para soltar o adepto para mim não é agressão. Da mesma forma, a cabeçada do Luisão ao árbitro alemão não foi uma cabeçada. Foi uma forma pouco ortodoxa de se meter entre duas pessoas e correu mal. Gosto de perceber o contexto, não o acto isolado.
            Mas dou-lhe razão, somos mais brandos com os nossos…
            Parece que o Lopetegui ameaçou o JJ por causa de pronunciar mal o seu nome. Irónico, quando a maioria aproveita os “bitaites” do JJ para gozar…

        2. Nessas zaragatas todas, o ponto comum em todas elas é o azeiteirolas do Jesus.
          Mas a culpa é sempre dos outros.
          Parece aquela velha anedota do fulano a marchar na tropa do contrário dos outros todos, com a mãe embevecida e com lagrimita no olho a exclamar: “Aaaahh, só o meu filho é que está bem!”

          1. e já n preciso de dizer mais nada! Posto isto…bate boca para aqui, bate boca para ali…siga pa bingo hahaha! Bem respondido :)

          2. Não disse que a culpa era dos outros, apenas que não eram santinhos, tal como JJ não é. Se JJ não fosse o ponto comum, não estaríamos a discutir. Quer que dê os exemplos do Ruben Micael e Sergio Conceição do Braga, que nada têm que ver com a conversa? Segundo parece, “Lotopegui” já se pegou com Marco Silva. Coincidência, mau feitio ou mau perder?

  2. Não foi um bom jogo !

    Não percebi o 11 nem as substituições embora saiba que é Lopetegui que melhor conhece a táctica que quer impor nos jogos consoante os jogadores disponíveis.

    Podemos dizer que até aos 30 min foi uma confusão a meio campo com as duas equipas a disputarem cada lance como se fosse o ultimo, mas a partir daí o jogo acalmou e o Porto começou a circular bem a bola e a dominar o meio-campo prenunciando (pelo menos para mim) que íamos começar a construir lances de ataque e começar a pressionar o benfica no ultimo terço do campo.

    Chegou o intervalo e para meu espanto saiu um jogador que estava bem (Ruben Neves) e entrou uma vez mais Herrera o que obviamente baixou a intensidade do jogo e favoreceu o benfica que já começava a acusar cansaço psicológico por não conseguir ganhar o meio-campo.

    Uma vez mais Lopetegui deixou Quaresma no banco quando o binómio Quaresma – Danilo tem funcionado muito bem e optou por Brahimi que agarra-se em demasia á bola e definitivamente não é o jogador do 1º terço do campeonato em que jogava simples e libertava a bola atempadamente e com propósito.

    A defesa esteve bem mas não compreendi a entrada de Helton no 11.

    Obviamente é um resultado mau e creio que hoje o benfica selou o titulo !

    Jorge gostava de acreditar como você, mas não acredito pelo facto do que se tem passado no campeonato este ano, não acredito que o benfica perca 4 pontos em 4 jogos.

    Por ultimo os quatro pontos que nos faltam a nós agora perdemo-los com o Boavista (em casa) e em Guimarães e espero que no próximo ano se Lopetegui cá estiver se lembre que não podemos contar com jogos ganhos mesmo sendo superiores em tudo, jogamos contra 11 + 4 em quase todos os jogos e essa advertência tem de ser passada a todos os jogadores no próximo ano.

    Faltam 4 jogos, peço aos jogadores do Porto que honrem a camisola e ganhem todos esses jogos.

  3. Claro que quando se colocam todas as fichas num jogo só geralmente corre mal… – para os adeptos que o fizeram, calro! Milagres , Kelvinices não acontecem sempre , mas parece que nos adeptos surgem assim umas aparições de santos futebolísticos em sonhos sempre que as coisas estão perdidas. Mas, enfim, é como é.
    De resto, gosto do futebol desta equipe do porto, foi muito superior em futebol jogado à da equipe da casa; esteve desastrada a concluir…e é muito inocentinha. A forma tramada como se arrancaram amarelos a Quaresma, Jackson e Marcano são disso mostra.

    Não concordo com a apreciação ao Herrera; hoje trouxe outro dinamismo e outra disponibilidade às açoes ofensivas… mas, ok, seja. Por mim teria preferido colocar nos Baronis a merda da outra equipe que se diz maravilhosa e até aos 49 min não tem um chute à baliza contrária…
    ou a têbê que passa o desentendimento no final do JJ e do JL, porque é sempre melhor mostrar isso que analizar o jogo.

    Aliás, o Hernâni foi rasteirado e seria penalty, e todos os comentadores preferiram o fantástico: sem ângulo, Hernâni falha!…

    1. continuo a dizer que os americanos não fazem a menor ideia do que falam. o futebol não é um jogo de números, não podes espremê-lo como o baseball ou o “football” deles. enfim, murica :)

      1. Ora bolas, foi aos 77 :) e o Kleber só entrou aos 86. James por James, o espanhol meteu o Hernâni, meteu o Quaresma, meteu o Herrera. O golo do Maicon foi aos 87… Ontem o Hernâni quase se armava em Kelvin aos…90+2… No fim do dia, um ganhámos e o outro não. Claro que isso faz toda a diferença.

  4. Foi um jogo mediocre de ambas as parte. O benfica porque não sabe,jogadas de perigo na 1ª parte: zero. O porto porque entramos novamente borraditos ( percebe-se pelas escolhas do lopetegui ). Agora o que não sei é se as escolhas foram estas porque os jogadores não estavam bem psicologicamente ou porque ele queria segurar mesmo o meio campo. Não saberemos até ele sair do FCP e dizer numa entrevista algo do estilo ” os jogadores estavam muito mal tratados devido ao bayern, se o benfica marcasse iam abaixo então preferi não arriscar mesmo precisando de ganhar”.

    Odeio jogar contra o benfica e não é por perder/ganhar. É pelo estilo de jogo faltoso no meio campo. O Fedja ( fedsja ? feja ? AQUELE CAMELO ) entrou e era expulso passado 10 minutos noutra liga qualquer, em portugal levou um amarelo e pronto. Sempre que há um contra ataque de outra equipa mata-se a jogada, mas já o Mourinho fazia isso e para mim era “mau futebol”. Não gosto.

    Não acredito em fairy-tales por isso por mim o Danilo já não jogava mais e metia um defesa direito ( por exemplo o da equipa B ), o jackson, banco se for vendido, o brahimi, banco se for vendido, o oliver, banco se volta para o atlético etc etc etc

    Foi um boa época para o FCP, podíamos estar em primeiro mas as equipas que jogam contra o benfica são sempre muito faltosas e acabam sempre por jogar com menos um. É uma pena na europa ser ao contrário. Recuperamos alguma da mística que sempre nos acompanhou e parece-me que estamos no bom caminho.

  5. Sempre defendi o Lopetegui, mas fodasse… vamos perder o campeonato por culpa dele. Este jogo tinha que ser um jogo de raiva, de sofoco em que tinhamos que mostrar o porque de querermos ganhar o campeonato e nao o fizemos.
    Mais uma vez falhamos num momento critico. Falta a este Porto estofo de campeao. Foi assim nos jogos da madeira, foi o caganco em munique e os jogos com os grandes que tirando o dos lagrtos em casa, nao fizemos a ponta de um corno.
    Sim, ate podemos ter muita parra e pouca uva, mas isso nao e desculpa. Este ano nao ganhamos nada e se bem q disse q este ano ate esperava isso com uma equipa nova, vendo como as coisas correm em momentos criticos e pensando nos jogares que vao sair na proxima epoca, estamos fodidos. Chamem-me negativo, seja la o que for, mas quando tens um jogador que entende o peso destes jogos no banco durante 60m e tens um caralho de um brinca na areia com fintinhas de merda durante o mesmo tempo, nao me da seguranca.
    Nao tenho memoria de um classico tao fraco como o de ontem. PQP.

  6. Estamos no bom caminho! É sempre muito injusto para um treinador…se tivesse corridor bem, estaria a ler q o homem era um génio da táctica blablabla!
    Nem sequer me passa pela cabeca outra coisa senao a continuidade do trabalho feito até aqui, durante a próxima epoca. O Porto precisa de estabilidade e trabalho! Os adeptos precisam de continuar ao lado da equipa e o resto é treta…se n gostarem das opcoes tomadas, fiquem em casa!

    1. mas a maioria está-se nas tintas para as opções tomadas, só quer é vitórias, andar em primeiro, e o resto não interessa pra nada… e depois os jogadores são acusados de “falta de mística”

  7. Das escolhas do Lopetegui a única coisa com que não concordo foram as substituições. Quando a estratégia de jogo é meter Herrera, Quaresma e Hernani (o que é que este aspirante a Quaresma com menos técnica e ainda piores decisões está a fazer no Porto??) acho que está tudo dito.

    Na primeira parte contra aquela que é, a par de nós, a melhor equipa do campeonato (com jogadores de merda, só o Gaitan as calçava no Porto, o que diz muito do trabalho do JJ) conseguimos três remates à baliza e eles zero. Na segunda parte a única explicação que encontro para as escolhas do Lopetegui foi ele pensar que a continuar assim não íamos lá e que preferia arriscar um jogo mais aberto, com mais transições.

    O problema é que a defesa deles é muito, mas muito boa e o nosso ataque não é só bom. Tanto em transição eles taparam bem os espaços e atrasaram sempre os nossos ataques como a defender em bloco o controlo de profundidade foi perfeito, porque nem um único balão do raio do Maicon esteve sequer perto do Jackson. Não que essa fosse uma boa táctica, contra este benfica muito menos. Nos pouquíssimos casos em que a defesa deles falhou eles fizeram rapidamente falta ou o Jackson mandou por cima na única oportunidade a sério que tivemos. E era só desse pormenor que precisávamos, desse golo, e o jogo tinha sido diferente. Não foi, azar.

    Basicamente eles fizeram o que sabiam e nós não soubemos fazer mais e como o empate lhes chegava correu-lhes tudo bem.

      1. Ahaha também não me importava de fazer entrar esses :D Mas não era pela escolha dos suplentes (venha o diabo e escolha), foi simplesmente por os fazer entrar quando não se justificava. Cada substituição nos deixou mais longe da baliza deles.

    1. “com jogadores de merda, só o Gaitan as calçava no Porto, o que diz muito do trabalho do JJ) ”

      não é bem assim.. actualmente, e mantendo o 4-3-3 do Porto, uma equipa mista seria:

      Julio César, Danilo, Luisão, Jardel e Alex Sandro , Oliver, Samaris, Casemiro , Gaitan, Tello/Salvio, Jackson.

      Se a táctica fosse a do Benfica (4-4-2)

      Julio César, Danilo, Luisão, Jardel e Alex Sandro , Oliver, Samaris, Gaitan, Tello/Salvio, Jackson, Jonas.

      Facto é que o Porto este ano tem um centro de defesa para lá de mau, que não impoe respeito a ninguém. Ainda ontem comentava com um colega meu, também benfiquista, que neste momento o único gajo por quem sentimos algum “ódio” no Porto é o Quaresma, de resto, total indiferença e em alguns casos respeito (os laterias e oliver) e respeito/medo (Jackson – que se vá embora depressa). Falta-vos muitos isso, até um Bruno Alves em final de carreira seria mais importante p o Porto que ter lá qq Martins Indi ou Marcano.

      Abço

      1. Tens razão, esqueci-me do Luisão e, com dois avançados, também o Jonas. Para além do Gaitan acho os restantes jogadores bastante banais, com a diferença que estão num colectivo muito forte que os potencia. Exemplo máximo é o André Almeida que tem técnica para jogar na segunda divisão ou assim, mas como é um gajo com cabeça consegue jogar em imensas posições no Benfica sem estragar a pintura.

        Os centrais do Porto são mesmo muito fracos, talvez o Marcano se safe mais ou menos. Mas dizeres que falta lá um Bruno Alves só se acreditares que hoje em dia a melhor maneira de não sofrer golos é se os outros tiverem medo. Com Bruno Alves mais facilmente saíamos da luz com 3 ou 4 no saco vindos de faltas por patadas parvas e erros de posicionamento que nem nos iniciados se vê.

    2. @Tomas – totalmente de acordo!
      Alias, deve ter sido quase a primeira vez que Lopetegui escolheu bem o onze inicial, deixando de fora os jogadores que nao tem tecnica (Herrera, Indi) e os jogadores que nao tem cerebro (Quaresma, Hernani).

      Infelizmente a maioria dos adeptos percebe muito pouco do futebol actual e ainda acha que por ter 5 “medios” nao se pode atacar… O facto e que jogamos muito melhor na primeira parte do que na segunda e so nao marcamos na primeira parte porque estes jogadores nunca jogaram juntos (la esta, Lopetegui ja os deveria ter utilisado muitas vezes mas escolheu sempre mal) e por isso havia muitas quebras de comunicacao e passes falhados.

      Lopetegui poe a equipa a marcar HxH em bolas paradas… so isso ja demonstra o quao abaixo da qualidade (como treinador, como pessoa estou me borrifando) do JJ. E a unica razao que so estamos a 3 pontos deles e porque em muitos jogos uma individualidade (tipo Brahimi ou Jackson) pegou na bola, levou tudo a frente e marcou – jogadas individuais que nao tem nada a ver com o treinador…

  8. não concordo com a opinião da maioria dos portistas em relação a estratégia escolhida pelo Lopetegui ontem — tivemos a eliminatória duríssima contra o Bayern, e queriam que entrassemos na Luz num jogo de correrias (hoje parece que se diz “transições”) durante 90 min, como gosta o Jesus? pessoalmente parece-me uma loucura. o maior problema da ideia foi que os dribles do Brahimi arrancaram sempre em direcção à própria baliza (aliás, em poucos jogos lembro-me da criatividade do Brahimi realmente ao serviço da equipa; mas concordo perfeitamente que o Lope não meteu o Quaresma de início, visto que se previa o jogo com espaços extremamente reduzidos que aconteceu, e não é a praia do Quaresma).

    na 2ª parte, para mim o Herrera entra bem pior do que o Rúben (falam-me de verticalidade, mas sobretudo vi o ascendente do Benfica logo no re-início), e em boa verdade o Quaresma também não fez grande coisa. eles defenderam bem (também não fizeram mais nada de facto), há que reconhecer isso. não fossem os dois jogos com o Bayern devia pedir-se mais, mas assim não houve frescura física nem mental para mais.

    outra coisa: ontem devemos ter assistido ao fim do Fabiano de azul-e-branco, apesar de não ter nada contra o rapaz (parece boa pessoa) tenho pena que isso não ficou decidido desta forma antes dos jogos com o Bayern. curioso para ver quem será o redes pro ano.

    1. Subscrevo o seu comentário inteiramente!
      E mais, é óbvio de que a comunicação social nem disso falou, porque não convêm!
      Acho que quem foi “derrotado “ontem foi claramente o benfas, apesar de o amigo do Jorge assim não o achar!…
      E, se por uma constelação favorável de estrelas, não ganharem este campeonato, pode crer que vão dizer que foi neste jogo que o perderam! Por falta de cojones!… Mas, futebol é assim mesmo…

      1. também normalmente tenho uma opinião próxima dos seus comentários!

        quanto a comunicação social, deixei praticamente de a ver/ouvir, não me interessa consumir chavões que insultam qualquer pessoa minimamente interessade em e capaz de pensar pela própria cabeça. mas não deixa de ser impressionante a medida em que a opinião publicada e publicitada define uma realidade para uma maioria tremenda dum povo que, infelizmente, tem historicamente pouca tradição de pensamento independente. (e há assuntos muito mais importantes que padecem exactamente do mesmo tipo de problemas…)

        algum tempo atrás vi um documentário sobre o Cruyff no Barça onde alguém afirmou que o Cruyff foi fundamental porque conseguiu mudar a forma como os adeptos e sócios do Barça olharam para a bola, aprenderam a olhar para além do resultado e ver uma identidade. nós desde os tempos do Pedroto em princípio temos as bases para isso…

  9. Jorge, volta a apontar o dedo com fervor. Ainda mais do que fizeste hoje. Deixa-te lá disso de “eu agora estou mais maduro e já não me apetece descarregar toda a frustração no treinador ou no Secretario que deu a bola ao Acosta. Perdemos todos, ganhamos todos.”

    Como diz o nosso treinador “Maguima exigencia”, acho que significa maxima exigencia. Pois é ó Lopetegui! Defendi-te até ao inicio desta semana. Quando muitos te caiam em cima com o estupido argumento da rotatividade, ou com aquele ciclo de maus resultados no inicio de epoca. Mas havia ideias, havia qualidade!

    Mas esta semana não basco! Esta semana põe-te mas é a piar fininho. Alguém pegou nos teus cojones e jogou-os para o Atlantico e tu ainda nao te deste de conta. ELE foi o principal responsavel desta semana de terror. ELE! E não porque é o treinador, com aquela velha estupida maxima que é sempre o treinador o maximo responsavel. É ELE, porque renunciou as suas proprias ideias. COBARDE! O medo matou-nos em Munique e na Luz, e nao compreendo como ha portistas que possam colocar qualquer tipo de ressalva na analise. Uma vergonha! Não os resultados! Não são os 6-1 ou o 0-0. É a atitude. E isso não tem perdão!

    1. claro que tem perdão. tudo tem perdão. só se fosse apanhado coberto de vermelho a beber um favaíto com o Vilarinho, podre de bêbedo a elogiar o Talisca. aí sim, não tinha perdão.

    2. Parabéns Jorge Almeida, pôs o dedo na ferida.
      A pergunta do milhão de dólares é essa: porque é que terá renunciado às suas próprias ideias nestes dois jogos?
      Também já perguntei porque é que a perder por 5 em Munique, meteu o Rúben e o Evandro. Até agora não obtive qualquer resposta.
      Os especialistas em (clari)vidência lopeteguiana dizem-nos que ele é que sabe, porque sim, e pronto.
      Mas deve haver um motivo, caramba, tem de haver um motivo, que possamos conhecer sem sermos acusados de não apoiar a equipa.

  10. Boa tarde amigos dragões!
    Tenho 3 notas a tiraR do jogo de ontem, 1 é uma desilusão enorme perder este campeonato para esta equipa fraca do Benfica eles não jogam nada é anti jogo atrás de anti jogo, fora aquelas jornadas vergonhosas, Gil Vicente golo fora de jogo, nacional, rio ave, Boavista enfim foi um fartote.
    2 ponto este treinador é para manter, cometeu erros? Sim cometeu, tem melhor equipa que no ano passado? sim tem, mas paramos por aqui!!!!! não entrem em sonhos, lembro.me muito bem de equipas em que tínhamos Falcão, Hulk, João Moutinho, James Rodrigues, e por aí fora, não venham com tretas que outro treinador fazia melhor, com estes jogadores, só para lembrar, Tello, Adrean Lopez, Jackson, tiveram lesionados meses, e são 17 jogadores novos.
    3 e último ponto ACABOU A LINHA PARA QUARESMA, ACABOU, desde que ele veio para o Porto é o que se tem visto, nunca devia ter vindo, desde que chegou não ganhamos nada, por algum motivo onde passa não deixa saudade, Brahimi vai pelo mesmo caminho, anda claramente com a cabeça na lua.
    PS : oportunidade a Gudino na equipa principal e despachem o Fabiano, fez.nos perder pontos, é incrível como em Munique não faz uma defesa digna.

    1. ACABOU A LINHA PARA JACKSON, ACABOU, desde que ele veio para o Porto é o que se tem visto, nunca devia ter vindo, desde que chegou não ganhamos nada,com ele a avançado tivemos as 2 piores epocas dos ultimos 30 anos,sem titulos nenhuns,e com ele a falhar um golo em frente a baliza nos jogos contra o Benfica..Acha que faz sentido o que escrevi??Claro que não, Jackson é o melhor jogador do Porto e um dos melhores que já cá passaram,no entanto se não gostasse dele poderia escrever o que escrevi e não teria dito nenhuma mentira. Uma equipa não é um jogador,não perdemos tudo devido ao Fabiano,nem Maicon,Quaresma etc ..Até porque muitos deles já foram campeões nacionais e vencer champions..

  11. Esta tudo doido, a serio que ninguem acredita ????????

    o Benfica perdeu tres vezes, 3, 3, 3…… (até nos e sporting tem menos) aonde é que foi ? Paços, Vila do Conde e Braga, o MINHO !!!!!!!!!!!

    Porque nao acreditam ???
    num empate/derrota em Barcelos (unica derrota de VP)
    e num empate/derrota em Guimaraes ???

    Acredito que va acontecer, eles bem empataram no Estoril depois da festa na Madeira, ontem ouve festa nao por parte deles…

    Mas analisando a epoca :

    ok podemos pensar, que 16 novos mais 1 treinador novo foi um epoca de aprendizagem (nao conheciam o F.C.Porto como agora devem saber bem como é que é.

    tem 3 anos a frente e pro ano é para ganhar tudo, se nao é despedido alguma coisa vai mal, 2 anos pra um treinador, nao ganhar nada é xau xau mas como fez bonito futebol alguns jogos, acredito que sera melhor pro ano com o dinheiro 30 na champions, 31 danilo, 35 jackson, da para comprar uns gaijos bons !

  12. Jorge, um e homem, senão e deveria ser,independentemente da questão da sexualidade,e que quero dizer com isto e que,toda administração técnica e administrativa mais os jogadores,se deveriam sentir insultados de estar a disputar a liderança da liga com os lampinhoes,envergonhados por irem atrás e humilhados em caso de derrota,já aqui lhe tinha dito,no que toca a qualidade/preço os mouros ambos estão melhores servidos.

    Ontem a tarde,foi um jogo entre duas equipas que não valem um caralho real,os lampinhões pela Merda de futebol que jogam, e o Porto pelo futebol que não joga,quero dizer e que eles não jogam um caralho,exemplo maior do jogo e o da rotatividade da bola,sai curta quase sempre com o receptor e ter de estar aqueles centésimos a espera e sempre sem a aceleração certa da bola,passes de risco e com diculdade elevada de recepção e isolamento de sectores,o que leva a Muito Povo criticar o argelino,e com a sua razão mas deveriam anpliar o raio de visão para o plano táctico.

    Jorge, vou me embora, não estou para escrever mais ,mas sem antes dizer que jogar a Porto,foi o que houve na primeira parte na luz[ando a mais de uma década a espera]apenas falhando no aspeto de não estarem habituados e só errou no argelino] que deveria jogar nas costas do colombiano, e Oliver e Evandro deveriam ter invertidos as posições.
    Fui. …me

  13. Lopetegui está a tornar-se perigoso para o nosso clube… Faz o que quer, diz o que quer, contrata quem quer, dispensa quem quer,… Para tudo tem carta branca e, ainda por cima, faz de nós uns saloios! Este tipo está a mais e já vai tarde! … E não fiquemos com remorsos,… Com a qualidade dele há por aí muitos… Bons é que não abundam!

  14. Desabafos:
    – não consigo entender como é que ainda há gente que coloca as culpas no treinador em absoluto. Desculpem-me o exagero, mas é como ver outros clubes a desculparem-se ridiculamente pelas arbitragens.
    – não consigo entender como é que um benfiquista justifica um rolo compressor com 2 jogos. Dois jogos. DOIS jogos, caralho… Também demos meia dúzia ao BATE Borisov, isso conta? Não conseguem deixar de ser facciosos.

    Mas tomem lá uns dados. Jogos importantes/difíceis: Rio Ave na supertaça, Sporting 2x, Porto 2x, Braga fora, Braga na Taça, Paços fora, Rio Ave fora, 6 jogos de champions. 1 vitória nos penaltis, 2 vitórias no tempo normal, 11 jogos sem vencer. Onze-jogos-onze. ONZE. ROLO COMPRESSOR.

    Enxerguem-se.

  15. Vamos analisar factos:
    Esta epoca somos eliminados da Taça a jogar em casa,contra o Sporting,com Bruno Carvalho a fazer a festa no nosso relvado; Fomos incapaz de vencer um jogo ao nosso grande Rival,perdendo inclusive em casa ; Perdemos 2 vezes na madeira ,na casa de um clube cujo presidente nos hostiliza,sendo essas derrotas vitais para a perde de 2 títulos ; Sofremos a maior derrota da nossa história nas competições europeias ; vencemos ZERO títulos numa época com o maior orçamento de sempre ..Eu considero esta epoca um fracasso,mas é apenas a minha opinião ..Pegar-se com o treinador contrario e fazer excelentes conferencias de imprensa é importante,mas não faz de ninguém bom treinador por isso..Na minha opinião Lopetegui não deve continuar.
    PS-Acho Piada certas pessoas dizerem que determinado jogador desde que veio não ganhamos nada,mas esquecem-se que isso pode ser utilizado contra qualquer jogador ou treinador,seria o mesmo que eu dizer que com Jackson tivemos 2 epocas sem vencer nada,logo nunca devia ter vindo,faz algum sentido isto??Claro que não,uma equipa não é um só jogador..

  16. Não posso acreditar no que os meus olhos lêem por aqui. Sinceramente. Depois da época passada onde não havia uma ideia de colectivo, onde jogadores como Danilo, Fernando ou Quaresma andavam à deriva, onde Licá e Josué eram “o futuro”…

    Este ano tivemos equipa. Tivemos acima de tudo treinador. Quer isto dizer que o homem é perfeito e um garante de vitórias em todas as provas? Não, obviamente, Mas de uma coisa podem ter a certeza: Parece-me mais portista Lopetegui que muitos adeptos.

    Não foi no domingo que perdemos o Campeonato, foi na primeira metade da época. Houve claramente um apontar de baterias à Champions especialmente depois do que tinha sido o percurso europeu do Porto de Fonseca e Castro. Mais a mais foi na Champions onde recuperámos a alma, especialmente no jogo disputado em Lviv. Confirmado depois em Bilbau.

    Em território Nacional o Porto Benfica fez mossa. Os tenrinhos rapazes de Lopetegui ainda não tinham criado a estrutura mental que demonstraram meses depois frente ao Bayern de Munique no Dragão.

    Foi uma época de ilusões – muitas – e alguma desilusão para quem apenas olha para a superfície sem perceber o trabalho que foi feito “por dentro”. Lopetegui quis ver protagonistas e teve-os, mas não tantos como estava à espera. Penso que Brahimi pós-CAN nada teve a ver com o Brahimi do primeiro terço da época. Quintero apaga a esperaça a cada jogo que faz e Herrera tem picos e baixas de forma dignos de um parque de montanhas russas.

    O trabalho de Lopetegui e da sua equipa técnica tem de continuar. Claro que vamos perder referências como Jackson e Danilo, possivelmente Alex Sandro e Herrera. Vamos devolver os emprestados Oliver, Casemiro e Campaña (Tello fica mais um ano). Vamos recuperar Sergio Oliveira, possivelmente “pescar” André André. E colmatar a saída de Jackson com (Bueno?) (Gonçalo?) (outro?)

    Um ano depois, Lopetegui tomou completamente o pulso ao desafio. Lutou pelo título até ao fim, levou a equipa a uma prestação brilhante na Champions e tem apenas duas derrotas no Dragão (Benfica para a Liga e Sporting para a Taça) a amargarem a boca da massa adepta. Duvido que qualquer delas se repita, tal como duvido que o Benfica com uma equipa cada vez mais evelhecida e depauperada vá investir na renovação do plantel, especialmente se JJ continuar ao leme e se forem bi-campeões (ainda não se sabe).

    A nós custa-nos perder um campeonato aparentemente macio para o pior benfica dos últimos 5 anos. Mas é também o benfica mais “Mourinhesco” de sempre. Nós para o ano cá estaremos, mais fortes no colectivo do que nas individualidades e mais portugueses – isto é mais cientes da importância de não perder pontos nos Barreiros ou na Choupana.

    Sem atirar a toalha desta época completamente ao chão quero ver Adrián melhor aproveitado (ou vendido de volta pelo mesmo dinheiro que custou), quero o Quintero aproveitado (se ele não quiser, bon voyage!), quero o Brahimi focado (senão mais vale ir para o PSG) e quero a questão do GR resolvida. Temos 5 (CINCO!) guarda redes e nenhum (à excepção talvez do Helton) serve? Está tudo maluco?

    Nos últimos dias de Fonseca eu estava muito pessimista. Lopetegui devolveu-me a esperança e devolveu-me um FC Porto que dá gosto acompanhar. Quem não gosta de Lopetegui (que é humano e também erra) não gosta de futebol.

    1. Jorge se permitires….
      Com paleio do saco e a moda do Porto,Oh Mano se tu acreditas ainda bem, agora Eu estou farto de macacos e macacadas,e Vou te te dizer uma Merda(paleio de saco)numa cidade patrimônio mundial, e no clube devia se exigir que ele falasse Português, e não tenho nada contra o figura, até já vivi no Pais Basco sítio espetácular,mas esse (indivíduo)só me recorda uma =MERDA=chamada souness e toda a sua arrogância e prepotência ……
      Fui

    2. “Quem não gosta de Lopetegui (que é humano e também erra) não gosta de futebol.” Quem gosta do Lopetegui não gosta do Porto. Quem gosta de ver o Porto perder tudo gosta do Lopetegui..Para frases básicas e sem sentido,nada como 2 frases básicas e sem sentido..Esperança para aqui e para ali,lições de portismos para aqui e para ali ,o no final do dia ganhamos zero titulos e o Benfica bicampeão ,com o Sporting do escroque Bruno Carvalho muito provavelmente a vencer a taça. O resto é conversa e no meu caso muita azia..Será que é possivel ir buscar o Leonardo Jardim?!

      1. por amor de deus, LJ em vez de Lopetegui… esta é tão transcendente que me deixa sem palavras. just kidding, certo?

        caso contrário, felizmente não é a sua azia a dirigir o nosso clube por enquanto.

      2. Pertinente a questão,Zero títulos,pêro(mas)Eu não vou por aí, este actual figurino não tem culpa do passado, nem tem culpa do colinho e etc.

        O que ele tem culpa, para Meu gosto e de ser vulgarmente vulgar e vulgaríssimo como treinador de futebol,na prática ou seja e igual aos anteriores,e equipa joga o que capacidade individual dos seus jogadores der, e consoante o conhecimento entre eles vão se adaptando ao posicionamento,mas trabalho específico de rotatividade de bola(passes precisos),movimentos sem bola(criar linhas de passe),revejam o jogo no bessa,que e o melhor exemplo,e tentar orientar e incluir as qualidades dos jogadores em prol do grupo, ele não faz porque não sabe,exemplo maior Brahimi ,ele nunca lhe disse que segura a bola demasiado,e perdesse em fintas, mas também nunca treinou o trouxe a jogar(vagabundo)nas costas de jackson,ou tentar tirar quaresma da linha e tentar que jogasse como médio centro.
        E já agora se for feminina, os meus cordiais respeitos pela atitude do que aí escreveu.
        Fui me

      3. “Amiga”, a sua azia advém do simples facto q n sabe ganhar…e enquanto n souber perder, n saberá ganhar! O bi-campeonato do benfica vem de uma época onde perderam tudo, mas no entanto o trabalho q os adeptos básicos n conseguem ver, estava lá. N sou ninguém pa dar licoes de Portismo, mas uma coisa sei….é impossivel agradar a todos, isso é certo, e se está nessa situacao melindrosa de n ver a sua equipa a ganhar, n vá ao estádio! É o meu apelo para os q n acreditam e q vivem muito com o q os outros possam ganhar, ao ponto de os deixar transtornados e aziados!
        Só mais uma coisinha…fiquei confuso se está contra ou idolatra o Jackson, mas se o sentiment é negative só lhe digo uma coisinha….percebe pouco de bola!

        1. Desculpe,mas aquilo que você diz sobre mim, diz mais sobre você do que de mim..Também não sou ninguém para dar lições de portismo,mas portistas que quando o Porto perde,estão na boa e nem um pouco de tristeza ou azia lhes provoca,é porque também não sentem ou gostam muito do Porto..Porque haveria de deixar de ir ao estádio ou ver o Porto por ter medo(algo que não tenho) de ver o Porto perder?! Quando tenho medo de algo enfrento,não fujo,mas se você porventura o faz ,respeito..Se você está confuso sobre o que acho sobre o Jackson só lhe digo uma coisa..Está enganado e não sabe ler ;)

          1. Obrigado pelas frases básicas e sem sentido que me devolveu. Tenho pena que a Joana não saiba ou não queira ler nas entrelinhas.

            Alguém dizia que exsitem dois tipos de consumidores: aqueles que compram o que lhes aparece mesmo à frente dos olhos e os que sabem que as prateleiras são fundas.

            Quero com isto dizer para ir ver bem aos arquivos do youtube como estava o Porto na época passada e como esteve nesta. O futebol que jogámos em 2014 e o que jogamos em 2015.

            Mais, porque a Joana é uma fervente adepta do FC Porto porque não pergunta a portistas que viveram 19 anos sem ganhar nada o que é verdadeiramente ser adepto do FC Porto?

            Até o Presidente Pinto da Costa sabe que não se pode ganhar sempre. Infelizmente há adeptos do Porto que sabem mais e melhor.

    3. concordo totalmente. é curioso como uma época verdadeiramente catastrófica como a de 13/14 não ficou pelo menos um ano na memória de muita gente, que agora fala como se 14/15 tivesse sido igual. não consigo imaginar como é ser adepto dum clube quando no fim só interessa se fomos campeões ou não. ou melhor, não percebo porquê essas pessoas não se mudam pro Benfica, afinal ainda iam a tempo de festejar o mais que provável bicampeonato…

  17. Depois deste jogo queria falar de 3 pontos.

    1- A época não acabou é certo, mas sabendo que o campeonato é quase impossível, podemos desde já fazer um balanço, e sabendo que esta foi o ano “zero” de um projecto não é menos verdade que temos o plantel mais caro de sempre do clube e vai culminar com “zero” títulos. E mesmo tendo feito uma boa prestação na champions, temos de perceber como ficamos fora de todas as competições.
    Fomos eliminados por um rival em casa para a taça com uma derrota por diferença de 2 golos.
    Fomos eliminados da taça da liga na Madeira e perdemos a hipótese de ir a uma final.
    Fomos eliminados da champions com a pior derrota que tenho memória do nosso clube.
    E perdemos o campeonato para o nosso maior rival com uma derrota em casa por dois golos de diferença também. E este apesar de todos os atenuantes (que não são assim tantos) são os factos e os números do que aconteceu.

    2- Se este é um projecto a três anos, parece-me de certo modo curioso que veja da equipa tipo deste ano, tantas duvidas quanto aos elementos que ficam para a próxima época. Danilo está vendido, Jackson também deve partir, Olver regressa a casa (e perdemos os nossos 3 melhores jogadores) para além disso é provável que Herrrera e Brahim também saiam e tenho muitas duvidas que Alex Sandro fique. Para juntar a isto não sabemos o que vai acontecer a Casemiro e a Tello. Ou seja para o ano temos de fazer uma equipa nova, e lá se vão os processos e é preciso um tempo de adaptação, e é preciso criar rotinas… e o ano “um” vai passar a ano “zero”?

    3- A mística! Onde está a nossa mística? onde está uma das coisas que nos identificava? Chateia-me que no jogo contra o Benfica o arbitro dê cartões estúpidos aos nossos jogadores e ninguém questione o arbitro ninguém pressione, ninguém faça porra nenhuma, e do outro lado todos vão a correr para o arbitro, expulsar, apitar, barafustar… ou outras coisas qualquer que façam o arbitro duvidar das suas próprias decisões. Chega a parecer que metade das vezes é nos indiferente a vitoria ou a derrota. E isso não acontecia, e tem de voltar a não acontecer, temos de lutar, temos de proteger os nossos e temos de correr até à ultima gota de suor.

  18. Ena pá! Batemos um recorde de comentários ?

    Houve compinchas que acham que nada está perdido e que ser pessimista a 4 jornadas do fim é errado. Bom, acho que a maioria que acredita não viu o resto do campeonato e algumas facilidades em certos jogos. Até o Rui Santos ( aquele … ) declarou que o benfica foi beneficiado ( podem ver no youtube ou peçam ao jorge para voltar a colocar no twitter :P ) . Claro que cá dentro há uma esperança mas sendo racional, não. Não temos hipótese.

    Outros decidiram pela negativa…. e que para mim não faz sentido algum, cascar o treinador ( caramba, no final do jogo FCP VS BAYERN era o maior do mundo), outros o quaresma ( … se não viram o quaresma este ano a jogar muito melhor, como nunca jogou … ), outros o meu ódio de estimação, o brahimi. Mas não posso estar de acordo, o FCP este ano foi um bom FCP.

    Bem ou mal acho que foi uma boa época. Acho que é o momento ( já, agora, hoje ) de olhar para a frente como outros comentadores também já apontaram , mas aqui há algo que me chateia que é o “Projecto”.
    PQP, Não há projecto nenhum pá, o projecto tem de ser a mentalidade do FCP independentemente dos jogadores que existem. Vamos perder muitos jogadores? Encontrem-se soluções mas não me peçam 6 meses para os integrar! Por amor da Santa!! Todos os anos é assim e se pensarmos assim não saímos disto.

    Done :)

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.