Baías e Baronis – FC Porto 5 vs 0 Estoril

254374_galeria_fc_porto_v_estoril_liga_nos_j27_2014_15.jpg

Cincazero. Como é que um resultado que deveria elevar a alma, subindo ao zénite da emoção que sobe do coração para a cabeça, adormecendo os nervos e colocando os adeptos em estado de previsível euforia como o eterno resultado de 2010 pode ser transformado em algo tão banal, tão irrisório perante a qualidade de futebol praticado. Se o FC Porto consegue, com maior ou menor dificuldade, enfiar cinco golos no bucho de uma equipa que teve tanto de fraco como de amarelo na roupagem, continuo a questionar o porquê do nervosismo tão visível que se apodera dos nossos rapazes à medida que o jogo vai avançando. Confiança é coisa que não parece existir em grandes quantidades pelos lados do Dragão, diga o que disser o resultado. Vamos a notas:

(+) Quaresma. Enervas-me tanto, rapaz. Quando te pões com aquelas brincadeiras como fizeste depois do 3-0, em frente ao banco onde está o teu treinador a apreciar o teu talento e as tuas parvoíces. E só tu para esse tipo de jocosos malabarismos, porque marcas a diferença com o que fazes em campo, nem sempre bem mas com um empenho que nem pareces o mesmo Ricardo que daqui saiu em 2008, chateado com a vida. Mais que o penalty que marcaste e bem mais que o último golo, onde roubaste a bola ao parvinho do teu contrário e passando pelo guarda-redes a encostaste lá para dentro, mais que isso foi o sprint que deste com o resultado já feito, a pressionar um qualquer oponente no centro do terreno. Por essa até te perdoo os cantos mal marcados. Não totalmente, mas ajuda a atenuar, lá isso ajuda.

(+) Casemiro. O barbas lá de cima que me perdoe, mas nós precisávamos de mais meia-dúzia de Casemiros naquele campo porque foi dos poucos que nunca tremeu perante qualquer adversidade e ajudou a recuperar bolas atrás de bolas no sector central e se tivesse subido um pouco mais até podia ter criado perigo, tal a fraqueza do Estoril naquela zona. Perfeito a controlar a sua área de influência, continua em crescendo e acredito que vai acabar a época exausto mas em bom plano.

(+) Danilo. Havia, não duvido, quem acreditasse que o actual capitão começasse já a estagiar para a próxima época em Madrid. Nada disso. Danilo ajudou a equipa a encostar o Estoril à zona traseira e entendeu-se quase sempre bem com Quaresma para fazer as suas habituais diagonais de fora para dentro e abanar toda a defesa adversária. Marcou um belo golo na melhor jogada de todos os noventa minutos e mostrou aos adeptos que está cá até ao fim. Como seria de esperar.

(+) Os centrais. Certinhos, com Indi FINALMENTE a ganhar algumas bolas de cabeça e Marcano sempre a marcar a diferença pela forma prática com que intercepta, recebe e toca para o lado. O Estoril não lhes criou grandes dificuldades mas foi também por culpa deles que conseguimos subir de produção na segunda parte, pela forma como subiam no terreno quando era necessário criar desequilíbrios.

(-) Os nervos. É difícil ver o nosso meio-campo desde o jogo contra o Basileia. Lentos, demasiado presos em movimentações curtas sem que o harmónico que deveria pautar a organização colectiva se faça notar no terreno, com pouco apoio aos extremos e pouca decisão na melhor forma de furar pelo centro. E chegando aos últimos 33% do campo (especialmente antes do primeiro golo) houve tanta inconsequente cruzamento e tão pouca clarividência para tomar a melhor escolha para a baliza. Os cruzamentos saíam tortos, altos, longos, sem nexo nem causalidade. Poucos remates, medo no toque, a bola pica e os adeptos desesperam e os jogadores desesperam com eles e mais uma jogada se perde. Herrera perdia-se em mini-toques para o lado, Brahimi nos mesmos para a frente, Aboubakar galgava terreno em lateralizações desculpáveis mas sem progressão e Óliver caía e não se movimentava com a bola como queremos. Nervos, muitos nervos e muita falta de confiança que passa de dentro para fora e cria a medonha espiral que me assusta e só pode levar à queda. Talvez os cinco ajudem, mas os onze não parecem animados. Ansiosos, nervosos, à espera do apito que lhes termine o sofrimento. Sou eu que estou a ser pessimista?

(-) Fabiano no tiro aos defesas. Não te chegou mandares o Danilo para o hospital a pensar que era o Napoleão e agora acertas no Marcano? Homem, tem calma com as saídas e mede melhor a deslocação entre a baliza e a bola, porque estás a acertar nos azuis-e-brancos em vez de só naquela esfera de couro. Ainda precisamos de malta até ao fim do campeonato, tem lá calma contigo.

(-) Estoril. Perdemos dois pontos com estes fulanos na primeira volta. Estes mesmos que hoje mostraram que futebol é um conceito que parece afastado do dia-a-dia. Dois pontos que nos podem custar um campeonato. Contra este conjunto de pernetas. * suspiro *

(-) Os assobios a Tozé. Nem sei muito bem o que dizer. Não. Corrijo. Sei e soube porque mal comecei a ouvir o silvo da imbecilidade soltei um “assobiar ao caralho!”. É, o gajo que ouviram a gritar isso era eu. Porque não percebo o que passa pela cabeça dos idiotas que se põem a assobiar um profissional de futebol só porque marcou um golo contra a “sua” equipa. Se alguém me quiser explicar, esteja à vontade. Mas aviso desde já que vai ter um trabalho complicado, porque há muito tempo que deixei de tentar perceber a estupidez humana. Aceito-a como um facto mas não a entendo.


Mais três pontos e a equalização da goal difference com o Benfica. Cada vez dependemos mais só de nós para ganhar esta treta. Seremos capazes?

26 comentários

  1. Estas vitorias tem o condao de enervar o Benfica de tal forma que se a decisao fica para a Luz vai ser como ja tinha dito aqui ha uns tempo… vencemos la por 2-1 com um golo mesmo no finalzinho das contas.

      1. Porra, nao tinha pensado nisso, mas previsoes sao previsoes, nao ha forma de altera-las. vai ser 1-2 para nos. Vamos la rezar para que eles percam um pontito pelo caminho.

  2. Goleada para subir a moral das hostes, mas o nervosismo e a falta de confianca é bem notória! O Herrera e a sua lentidao foi deveras irritante, por isso, bem substituido!
    Quanto aos assobios, n vale a pena um gajo chatear-se com esta treta, porque neste tópico concordo em absoluto contigo Jorge. A estupidez é parte da condicao humana, cabe a cada um decidir se faz uso dela…mas é triste e revoltante! Gente estupida, doente e pouco inteligente…Vejam-se as assobiadelas ao 5LB depois da equipa sofrer o 3-1. Sejam azuis, sejam verdes ou vermelhos, só me leva a concluir que é Tuga. O Tozé é profissional, fez o seu trabalho, so what???

  3. Só para denotar que também achei fantástico ver o quaresma a sprintar aos 89 minutos para fazer pressão lol

    O nosso meio-campo não funcionou, again. Ajudem-me lá, o brahimi centrou a bola quantas vezes ? Não é por mal estou a ganhar um asco ao gajo. lol

    Baliza: Pensava que jogaria o Eltone, fiquei confuso. Mas afinal a ideia era explicar aos alemães que se chegam perto da area levam. Eles tem matuloes mas nós também temos um gajo com capado que vai para rugby no final da epoca. jasus.

  4. E nao posso deixar de comentar a atitude do Oliver Torres, um jogador pelo qual ganhei um carinho especial porque creio ter crescido imenso este ano pelo Porto. Quando o Aboubakar faz o golo e depois teima em nao comemorar o golo com a emotividade e alegria que sao devidas a situacao, isto porque tambem le jornais e se ha um jogo em que nao marca caem-lhe todos em cima, o Oliver vem ate ele e diz-lhe “Hey, o que e que se passa, esta a mexer esses bracos porra”. Claro que por outras palavras mas le-se na linguagem corporal e facial aquilo que tenta extrair do Aboubakar. Um pouco tipo “Pa, caga la nisso, marcaste e e o que interessa, estamos a vencer, porra”. Isto e de lider, ao trazer a equipa acima de tudo e de todos os valores individuais. Repare-se que no jogo transacto foi dos mais criticados. Hoje marcou e que golo, a execucao e bem mais dificil do que faz parecer. Comemorou, nao se pos com choradinhos, ou seja, trabalho, trabalho, trabalho. Este tipo vai chegar muitissimo longe, acreditem em mim. Passe o exagero vejo este gajo a ser nomeado dos melhores do mundo dentro de 4/5 anos. Vamos rir desta afirmacao, mas depois ca estara o comentario ao post para fazer valer as previsoes.

  5. Só queria fazer um parênteses em relação a Ricardo Quaresma.
    O segundo golo dele, mostra tudo o que o cigano tem de bom e de mau.
    Rouba a bola, fica 2×0 (com Aboubakhar ao lado), e em vez de fazer o que um miúdo de 10 anos sabe fazer, que é passar a bola para o lado, para permitir uma fácil finalização ao colega, tem que ir fintar o GR para chamar os louros para si.
    É bonito jogar para as bancadas, para si, para o seu umbigo.
    Mas ele já tem idade mais que suficiente para perceber que ele joga em equipa, e o melhor para a equipa é o melhor para ele.
    E depois ele pergunta-se, como é que estando todos disponíveis, (Tello e Brahimi) é ele o preterido.
    O segundo golo dele dá-lhe a justificação.

    1. naquela situação teria feito o mesmo, admito. mas Quaresma será sempre assim, em situação onde pode embelezar, lá vai o cigano com as fintinhas. este ano está muito melhor, no entanto, muito mais voluntarioso a ajudar a equipa, tem-me surpreendido…

      1. Eu compreendo que ali ele poderia ter passado a bola para a finalização fácil do colega, mas o jogo já estava 4-0 e depois de um esforço para ir desarmar o desatento defesa do Estoril e sabendo das suas qualidades, Quaresma optou bem por fazer um brilharete à maneira dele e marcar mais um golo na conta pessoal. Não consigo compreender é a repugnância que certos adeptos portistas têm por ele, sendo que ele é, para mim, claramente o jogador que cria mais situações de perigo na nossa equipa. Se se analisar bem, se o Quaresma não tivesse jogado de início contra o Estoril duvido que tivéssemos ganho 5-0 (dado que 4 golos foram fabricados por ele). Já na partida contra o Nacional da Madeira, Quaresma em 20 minutos fez mais perigo e deu mais intensidade à partida do que o Brahimi e o Tello deram no resto da partida.
        Já agora, só por curiosidade, também criticou o Jackson Martinez quando ele tentou fazer um chapéu ao guarda redes do Paços de Ferreira quando podia ter continuado e finalizado simplesmente? (Eu faria o que o Jackson fez, porque privilegio o futebol bonito quando o jogo já está mais que controlado)

        1. é um gajo que puxa à bipolaridade, tanto nas exibições como no apoio que lhe é transmitido das bancadas. como acontece com todos os génios, no fundo.

      2. E já agora, como é a primeira vez que comento neste blog sendo um leitor assíduo há já algum tempo, aproveito para felicitar o Jorge pelo seu blog que aprecio bastante!

        1. obrigado, Francisco, lá se vai fazendo o que se pode. não agrado a todos mas o objectivo também não é esse, caso contrário sofreria muito com o efeito chicotada na minha cervical.

          um abraço,
          Jorge

  6. Eu acho que é normal nao vermos esta mesma equipa do Porto contra o Basileia,

    porque sao novos, e se eles deviam escolher entre o campeonato Portugues e a Champions League eles querem é a Champions League porque é a fama, a visibilidade etc…. e todos jogadores futebol sonham com isso, mas eles ja se apreceberam que queremos os dois, e esta tudo em aberto :)

  7. hoje, 08-04-2015, Ronald Baroni celebra o seu 48º aniversário :D

    eu sou daqueles que posso afirmar que o vi “jogar”, ao vivo e a cores :D
    (e ao Quinzinho. e ao N’Tsunda. e ao Mandla Zwuane. e ao Walter Paz… acho que já chega. ‘muitos parabéns!’, Ronald.)

    abr@ço
    Miguel | Tomo III

      1. Lembro-me de todos esses nomes e até gostava de ver jogar o Quinzinho !
        Lembro-me especialmente de Bobby Robson que quando chegou ao Sporting eu achava que era um ET e quando chegou ao nosso PORTO, eu continuava a achar que era um ET, mas depois percebi que era MESMO um ET…..pois não é normal ser tão inteligente e ao mesmo tempo ter tanto fair-play.

        Quanto ao jogo em si, tivemos sorte em o 1º golo entrar quando entrou e este Estoril não ter nada a haver com o da 1ª volta.

        Individualmente tenho de destacar pela positiva os defesas centrais pela cada vez maior consistência, já não acontece perder bolas em frente á área, pela negativa e uma vez mais, Herrera que não consegue fazer nada, nem dá consistência ao meio-campo nem inicia ataques vindo de trás, é mesmo um caso perdido, Ruben Neves é muito melhor, mais rápido, dinâmico e inteligente, destaco pela negativa também Brahimi que parece não perceber que tem contrato com o F.C.P. e pensa que está em campo a exibir-se em vez de jogar para a equipa.

        Caro Jorge, continuo a vir aqui porque gosto de o ler e de ler também os coments de todos os outros mas dê lá um jeito (se puder) no alinhamento das respostas para não irem todas para a lateral a serem espremidas como temos de fazer ás nossas forças até ao fim da época para ver se vencemos o campeonato.

        Abraço das terras altas !

  8. “parvinho do teu contrário”?!?! Porra Cchini, é uma falta claríssima!!! E o penalti marcado por uma falta fora da grande área? Achei estranho o teu treinador não reclamar da arbitragem e só por isso dei-me ao trabalho de ver o resumo… :)

    1. já sabes que quem ganha só reclama das arbitragens quando…espera, ninguém faz isso, nem os “meus” nem os “teus”. utópico mundo seria se assim fosse, só vejo isso a acontecer com dois gajos a fumar um cigarro num qualquer alpendre a meio mundo de distância.

      quanto aos lances, é falta na real pilinha. o gajo mal sentiu o Quaresma a chegar perto deixou-o encostar-se e atirou-se para o chão, o Quaresma só lhe dá um encosto e o gajo voou como se tivesse levado um tiro nas têmporas! foi de acordo com o critério que o árbitro tinha seguido durante o jogo todo, por isso é que ver o resumo não chega. o lance foi igual a vários outros que o homem deixou seguir, se tivesse sido outro árbitro talvez marcasse, mas acho bem que não marque estas coisas. em relação ao penalty, já no campo me tinha ficado a ideia que o gajo depois de acertar no Brahimi pousou o pé mesmo a contornar a linha, do lado de fora. o toque é possível que tenha sido na linha, mas como foi mid-air é complicado de decidir. se fosse fora não me incomodava nada. e já agora, ao vivo fiquei com a ideia nítida que o Danilo estava fora-de-jogo no golo que marcou, mas o lance é muito rápido e difícil de decidir, também aceitaria se tivesse sido parada a jogada. era um crime de lesa-beleza, mas resignava-me :)

      grande abraço,
      Jorge

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.